Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale A Pena Cortar Os Carboidratos À Noite?


Visitante LeandroTwin

Posts Recomendados

Esse negócio de cortar carboidrato à noite é uma coisa que vem de não sei quantos anos atrás. Faz parte do mesmo grupo de informações da tal faixa de batimento cardíaco para melhor queima de gordura e de que apenas os aeróbios promovem perda de gordura, e também de que a natação é a cura para todos os males, ou seja: são ideias com pouco fundamento, que se enraizaram e ficaram como "verdades absolutas". Certo, vamos tratar da refeição noturna, mas vamos primeiro falar de consumo de carboidrato durante todo o dia. Em uma conta hipotética, uma pessoa necessita de 800 gramas de carboidrato durante o dia todo, e faz 6 refeições diárias. Desde que ele consuma isso distribuído em todas as refeições do dia, que seja de carboidratos complexos, não há justificativa para que ele distribua isso nas 5 primeiras refeições e corte o carboidrato antes de dormir. Para isso, vale lembrar que nosso metabolismo basal é responsável por cerca de 70% a 85% dos nossos gastos energéticos. Então, o que quer dizer? Que, mesmo dormindo, vamos gastar energia. Portanto, se isso vale pra uma pessoa que não pratica atividades físicas no período noturno, imagine pra quem acaba de chegar de um treino de musculação.

Na verdade, nem precisaria continuar falando sobre consumo de carboidrato à noite depois do que acabei de escrever, mas vou explicar melhor como funciona para quem acabou de treinar, para que fique bem entendido. Imagine o seguinte: você faz um treino de musculação no período noturno. Você gastou energia e degradou seus músculos nesse treino.

Após o treino, você vai ter que escolher: ou comer apenas proteína, e essa ser usada principalmente para repor a energia gasta durante o treino, ou comer carboidrato, para que esse seja usado como repositor de energia e também para produzir um pico de insulina, e proteína, agora sim, desempenhando seu papel no crescimento e/ou manutenção muscular. Eu, particularmente, fico com a segunda opção. Pra quem fica com a primeira opção, qual a justificativa? A pessoa esta em busca de liberação de cortisol e de catabolismo? E, olha que legal, isso vai continuar acontecendo durante toda a noite!!! Bom, né?

Então, para o praticante de musculação, acho que é uma questão bem simples: após o treino, seja ele de dia, de tarde, de noite ou de madrugada, com chuva ou com sol, é OBRIGATÓRIO a ingestão de carboidratos. Ah, mas tem gente que vai falar sobre a liberação de GH noturno!!! Basta que eles lembrem que o carboidrato, consumido logo após o treino, será utilizado rapidamente, interferindo pouco nesse aspecto. E, além disso, a liberação de GH noturno já é otimizada após um jejum de carboidrato de 4 horas, onde já se entra em hipoglicêmia, situação interessante para a melhora na liberação de GH.

Portanto, como sabemos que a pessoa vai tentar dormir suas 8 horas diárias, sobra bastante tempo para o GH... e, mesmo que, hipotéticamente, bloqueemos essa liberação de GH, o que é preferível: ficar sem a liberação otimizada de GH noturno, ou deixar que o organismo fique em estado catabólico por 8 horas??? Já ouviu falar da expressão "Vale Catabólico"? Se não, é uma expressão usada por fisiculturistas para designar a fase noturna, quando estamos dormindo, onde não se tem ingestão de alimentos de qualquer espécie por um longo período. Já imaginou, que legal, é estar nesse vale catabólico, e ainda tendo que se virar para a recuperação pós-treino, sem ter consumido carboidrato? Eu, só de pensar, devo ter perdido umas 300 gramas de massa muscular.

Para quem insistir no assunto liberação de GH, essa pessoa deve se lembrar que um dos momentos de maior liberação desse hormônio é durante treinos realmente intensos. Portanto, basta treinar sério que ela terá a liberação do seu querido GH otimizado.

Agora você pode estar se perguntado: Ah, mas muita gente corta carboidrato no período noturno e tem sucesso em dietas de perda de peso.

Tem mesmo? E isso é devido exclusivamente a cortar carboidrato na refeição noturna, ou a um déficit calórico no total do dia? A verdade é que essas pessoas teriam um resultado melhor se cortassem esse carboidrato divido durante o dia todo. Se, por exemplo, em uma dieta com o consumo planejado de 250g de carboidrato, essa pessoa tivesse, ao invés de comer 5 refeições com 50 gramas de carboidrato, e nada na última, elas tivessem consumido 40 gramas de carboidrato em todas as 6 refeições, com certeza, elas teriam perdido muito mais gordura, e menos massa muscular.

Por Bruno Gonzalez ([email protected])

Personal Trainer e Bodybuilder

Campeão Classe IV - Vº Mr. Aço 2008 Volta Redonda/RJ

Campeão Classe III - Campeonato Bodybuilding Extreme 2008 Bhz/MG

2º lugar Classe III - Campeonato Nacional de Fisiculturismo (Extreme) 2009 Bhz/MG

3º Lugar Classe III - Campeonato Mineiro 2009

Vice Campeão Classe III - Campeonato Mineiro 2010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Agora são 21:45 minutos e estou comendo meu pós sólido (Arroz, feijão, peixe, salada, legumes) e depois ainda uma laranja e uma banana. E la pelas 22:50 tem caseína + azeite.

Quando é 23:30 +- vou dormir... E la pelas 4, 5 horas da manhã acordo com uma fome de Leão da Porr#$%¨&*!!! Estou em Cutting e estou perdendo graxa visivelmente e através de bioimpedancia tiro as prova dos 10.

Sobre o titulo do tópico, concordo! Só discordo de alguns pontos do texto.

Vlw por compartilhar Leandro ;):P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, to ficando doido ou você tinha um post aqui dizendo que era só uma ideia mas que você é contra comer carbos na ceia?

Como sei que você não é a favor de comer carbos a noite, como você faria se o seu treino fosse a noite, perto da hora de dormir? Deixaria o sólido para a manhã do dia seguinte?

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom topico leandro!!

noto aki no forum q vc sempre busca tirar as duvidas da galera isso é fundamental para nao nos perdermos com tanta informaçao!!(parabens)

voltando ao assunto oque nos preocupamos sem duvida aki é com a perda de massa muscular pós treino ou a nao consumir ou comsumir carbo a noite(tudo depende do%gordura,objetivo cut-off etc..

mas eu falo por experiencia propia que:

A atp-é a fonte de energia para toda atividade no corpo humano(contraçao muscular,respiraçao,funcionamento das celulas cerebrais e demais atividades)falando do carboidrato(glicogenio,glicose)pensamos que sem ele nao funcionaria um pós treino mesmo a noite!

O problema é que o corpo produz glicose sem o carboidrato..eu aconselho usar a proteina e a gordura a noite por motivos que explicarei abaixo...

Quando os carboidratos vivem o dia a dia de uma dieta basicamente queima-se glicose(outros açucares junto com a glicose entram na via glicolitica)dos carboidratos como fonte de energia passam a corrente sanguinia(energia imediata)outra parte é estocada como glicogenio no figado e nos musculos(lembra do topico sobre insulina)o resto desses carboidratos se transformam em trigliceridios(gordura corporal)ae que tá o problema mesmo que esse carboidrato seja absorvido rapido a noite pelo gasto na atividade fisica a estoques de glicogenio quebrados a muito ainda decorrentes do dia a dia. "pra mim" a ingestao de(carbo)a noite e prejudicial pq a gordura se equivale com a glicose em termos de glicogenio só que o carboidrato fica muito atraz para o objetivo que buscamos(tamanho e definição)quando usamos muito carboidrato no dia como fonte de energia nosso corpo produz insuliuna para processalo e estocalo isso é muito bom mas ao utilisarmos a insulina ativamos as enzimas lipogenicas(produtoras de gordura)assim diminuindo a atividade das enzimas lipolíticas(queima de gordura)assim acarretara num aumento de gordura corporal e ao utilizarmos gordura o processo é o inverso uma definiçao muscular maior e menos catabolismo.

referencias ..

dr.atkins

dr.mauro d pascuale

american journal critical nutrition

americam journal phisiologist

chung hua chinese journal patology

dietary fats and cancer

e assim por diante

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, to ficando doido ou você tinha um post aqui dizendo que era só uma ideia mas que você é contra comer carbos na ceia?

Como sei que você não é a favor de comer carbos a noite, como você faria se o seu treino fosse a noite, perto da hora de dormir? Deixaria o sólido para a manhã do dia seguinte?

abraço!

Cara, to apenas trazendo artigos pro forum pra dar todas as visões pra todos.

Eu nao gosto de carboidrato a noite, não me dou bem. Mas isso nao quer dizer que nao possa ser útil para outros, entende?

Como a idéia de comer de 3 em 3 horas esta sendo disputada pela idéia do jejum intermitente (Leangains, warrior diet, etc)

Sobre sua dúvida, depois de pesquisar muito, particularmente, cheguei a conclusão que devemos usar malto durante e/ou no shake pós.

Já na refeição sólida, caso seja ectomorfo ou esteja em bulk, pode mandar carbos tranquilamente (mas sem tirar as gorduras).

Caso seja endomorfo ou esteja em cutting, mande apenas proteina e gordura.

Abraço

bom topico leandro!!

noto aki no forum q vc sempre busca tirar as duvidas da galera isso é fundamental para nao nos perdermos com tanta informaçao!!(parabens)

voltando ao assunto oque nos preocupamos sem duvida aki é com a perda de massa muscular pós treino ou a nao consumir ou comsumir carbo a noite(tudo depende do%gordura,objetivo cut-off etc..

mas eu falo por experiencia propia que:

A atp-é a fonte de energia para toda atividade no corpo humano(contraçao muscular,respiraçao,funcionamento das celulas cerebrais e demais atividades)falando do carboidrato(glicogenio,glicose)pensamos que sem ele nao funcionaria um pós treino mesmo a noite!

O problema é que o corpo produz glicose sem o carboidrato..eu aconselho usar a proteina e a gordura a noite por motivos que explicarei abaixo...

Quando os carboidratos vivem o dia a dia de uma dieta basicamente queima-se glicose(outros açucares junto com a glicose entram na via glicolitica)dos carboidratos como fonte de energia passam a corrente sanguinia(energia imediata)outra parte é estocada como glicogenio no figado e nos musculos(lembra do topico sobre insulina)o resto desses carboidratos se transformam em trigliceridios(gordura corporal)ae que tá o problema mesmo que esse carboidrato seja absorvido rapido a noite pelo gasto na atividade fisica a estoques de glicogenio quebrados a muito ainda decorrentes do dia a dia. "pra mim" a ingestao de(carbo)a noite e prejudicial pq a gordura se equivale com a glicose em termos de glicogenio só que o carboidrato fica muito atraz para o objetivo que buscamos(tamanho e definição)quando usamos muito carboidrato no dia como fonte de energia nosso corpo produz insuliuna para processalo e estocalo isso é muito bom mas ao utilisarmos a insulina ativamos as enzimas lipogenicas(produtoras de gordura)assim diminuindo a atividade das enzimas lipolíticas(queima de gordura)assim acarretara num aumento de gordura corporal e ao utilizarmos gordura o processo é o inverso uma definiçao muscular maior e menos catabolismo.

referencias ..

dr.atkins

dr.mauro d pascuale

american journal critical nutrition

americam journal phisiologist

chung hua chinese journal patology

dietary fats and cancer

e assim por diante

abraços

Valeu por contribuir.. muito interessante cara! Como eu disse lá, em bulk ou em off eu acho válido mandar, por que o objetivo imediato não é a definição e sim o ganho de massa magra. No mais concordo contigo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver isso de carbo pós 18 é lenda de revista Ana Maria. Eu mesmo coloco sem dó cho na ceia lá pelas 23:30++. São 10g frutose + 10g sacarose. Além do lanchinho de pão integral + fruta cítrica que comi lá pelas 22:00. Se carbo pós 18 engordasse então eu não teria reduzido de bf 13% pra atuais 8,5% estabilizados.

O que vale é sempre o contexto geral da dieta ! Se você não colocar cho/lip teu corpo vai viver do que ? Das ptn que deveriam ir para construção muscular ou dos próprios músculos...

Editado por Paulmito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver isso de carbo pós 18 é lenda de revista Ana Maria. Eu mesmo coloco sem dó cho na ceia lá pelas 23:30++. São 10g frutose + 10g sacarose. Além do lanchinho de pão integral + fruta cítrica que comi lá pelas 22:00. Se carbo pós 18 engordasse então eu não teria reduzido de bf 13% pra atuais 8,5% estabilizados.

O que vale é sempre o contexto geral da dieta ! Se você não colocar cho/lip teu corpo vai viver do que ? Das ptn que deveriam ir para construção muscular ou dos próprios músculos...

Mas ai a questáo é exatamente essa... Ao invés de carboidratos, tem que ter gordura na dieta... Uma dieta SÓ de proteina, aí ninguém aguenta e ainda perde tudo mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

Cortar ou diminuir os carboidratos a noite tem fundamento ou é apenas lenda?

Sim,esse fundamento ciêntífico para isso.Não é apenas coisa de Ana Maria Braga...

O que acontece é que muitos hormônios são controlados pelos chamado CICLO CIRCADIANO,na parte da noite temos diferente respostas fisiologicas...

Se fizer o consumo de uma quantidade X de um carboidrato Y por exemplo as 11 horas da manhã e outro as 11 horas da noite terão picos de glicemia diferente.

Não precisa CORTAR todos os carboidratos da dieta na parte da noite,principalmente para quem tem como objetivo a hipertrofia,e também não precisa deixar de realiazar a refeição pós treino com a quantidade de carbo apropriada...

TUDO DEPENDE DO OBJETIVO

E para quem tem como objetivo a definição muscular também pode ser usado apenas proteina no pós treino,para aproveitar melhor o pico de GH do treino,que se houver um consumo de carboidrato irá elevar a quantidade de insulina que então vai reduzir os niveis de GH.

Resumindo:Existe SIM evidências ciêntificas sobre diminuir/controlar o consumo de carboidratos no final do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sabe eu sempre me perguntava sob isso...mas foi bem respondida porém com algumas duvidas. Cara eu também sempre me intriguei com uma coisa até em sala de aula eu e meu professor ficamos discuntindo sob metabolismo e o uso de energias que o corpo utiliza, e certa vez ele me falou que a gordura é recrutado primeiro em forma de energia do que o musculo(glicogenio)...no caso se for assim ele não recrutará a massa muscular como fonte de energia e sim o tecido adiposo né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...