Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Barriga Dilatada E Má Digestão

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Barriga dilatada e má digestão

Muitas vezes, o aumento do abdômen dá uma falsa impressão de obesidade. Algumas pessoas nem são tão obesas quanto parecem, mas, como diz o médico Eduardo Almeida, a dilatação do abdômen é um indício acentuado de má digestão e acúmulo de gases e fezes.

Eduardo lembra que dieta e hábitos inadequados de alimentação sobrecarregam e levam à progressiva falência do sistema digestivo, evidenciado pelo acúmulo alimentar no intestino. Assim, o organismo perde a capacidade de fazer a digestão enzimática (pâncreas) e deixa que o alimento passe para o intestino, para então sofrer a digestão fermentativa bacteriana.

A digestão enzimática é rápida e produz poucas escórias, enquanto que a digestão fermentativa bacteriana é lenta e produz grande quantidade de gases e produtos tóxicos (disbiose).

O médico, que é adepto da Medicina Integral, e olha o processo de adoecimento humano como uma combinação de vários fatores que incluem herança genética, estilo de vida, forma de interação com ambiente, dieta imprópria, violência social e familiar, estresse etc , comenta que “as pessoas, em geral, desconhecem o esforço que o organismo realiza a cada refeição para promover a digestão dos alimentos. Além de um forte direcionamento do fluxo sanguíneo para o abdômen, o fígado e o pâncreas produzem quantidades importantes de sucos digestivos”.

O processo de digestão de uma refeição como o almoço equivale ao esforço exigido por uma caminhada de quatro quilômetros, o que explica, segundo ele, o fato de pacientes cardíacos morrerem, com freqüência, após uma refeição.

A boa e a má digestão

Na digestão normal, o intestino funciona quando o bolo alimentar passa por ele. Em seguida ele se esvazia e entra em repouso. Ou seja, não fica com nenhum conteúdo em seu interior.

A “prova dos nove” para avaliar a retenção intestinal, ensina o médico, pode ser feita com o teste do espinafre ou qualquer outra verdura escura. Basta ficar dois dias sem ingerir nenhuma verdura e no dia do teste comer uma boa porção de espinafre no almoço. O trânsito normal é de 18 horas, então na evacuação do dia seguinte, as fezes sairão verdes, demonstrando a eliminação da verdura.

Na digestão já alterada, o alimento passa direto pelo estômago e duodeno e vai sofrer digestão fermentativa no intestino - o que gera acúmulo de alimentos, líquidos e gases em toda sua extensão - causando um grande aumento do volume intestinal que pressiona a parede abdominal.

Eduardo alerta que nem sempre a má digestão provoca náuseas e vômitos. Em muitos casos os sintomas de má digestão se revelam através da intensa produção de gases, auto-intoxicação, disbiose e abdômen volumoso. Apesar do intestino poder funcionar diariamente (evacuação), ele o faz por transbordamento, mantendo períodos superiores a 48 horas de trânsito.

Esse é o caso do comilão com abdômen volumoso que pensa ter ótima digestão porque come de tudo e “não passa mal”. É que ele já perdeu todos os reflexos que levam uma pessoa a se sentir mal quando come em excesso, inclusive o reflexo gástrico de saciedade.

O desequilíbrio digestivo dos barrigudos afeta toda a economia do seu organismo, sobrecarregando-o e intoxicando-o. Segundo o médico, a pressão abdominal restringe os movimentos do diafragma, fazendo com que a pessoa use mais a musculatura torácica, em substituição, o que leva a grandes ampliações da caixa torácica com o aumento do espaço morto pulmonar. O peso abdominal também busca compensação na lordose.

Mudança de hábitos

O médico comenta e alerta sobre algumas atitudes saudáveis para a dinâmica da digestão:

Fazer refeições regulares. O ideal são três refeições a intervalos também regulares.

Valorizar o ato de se alimentar. As culturas orientais, principalmente a japonesa, mantêm postura de tranqüilidade, relaxamento e concentração durante as refeições. A nossa cultura tende a transformar a mesa em ponto de encontro e conversa com alto grau de excitação. O pâncreas - órgão central do processo digestivo - é muito sensível à dinâmica emocional e, freqüentemente, é afetado por este estilo de alimentação.

Mastigar com eficiência. Uma boa digestão depende de uma mastigação eficaz (em torno de 25 mastigações por cada porção), com o uso da própria saliva para fazer e deglutir o bolo, dispensando o uso de água ou refrigerantes. O ato da alimentação está tão alterado na nossa cultura, que uma das conseqüências é a atrofia das glândulas salivares. Por desuso, muitas pessoas não conseguem mais produzir saliva suficiente para deglutir os alimentos, e passam a usar líquidos para empurrá-los.

Observar o reflexo de saciedade. É preciso ficar atento e respeitar o próprio limite. A cultura de comer tudo o que se põe no prato não costuma respeitar este princípio, de modo que é melhor se servir com menos e depois repetir, se for o caso.E, ainda, selecionar o que come, priorizando o que é mais saudável.

OBS: Eduardo Almeida é médico e autor dos livros “As razões da terapêutica - racionalismo e empirismo na Medicina” (EDUFF, 2002) e “O elo perdido da Medicina – o afastamento da noção de vida e natureza” (Imago, 2007).

Fonte: educa

Editado por M2a

  • Respostas 93
  • Visualizações 61,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Comendo estupidamente muito, vai acontecer, inevitável, mas ai tem o lance de amenizar, que seria não mandar liquido junto, tentar suplementar com enzima digestiva, mastigar legal etc. Fora que,

  • ressuscitando o topico.. E o ronnie coleman q possui barriga dilatada? axo q tambem tem a parte genetica Abraço

  • Olá! Na verdade o estômago, enquanto musculatura lisa tem a capacidade de ser reduzido, ao longo de algum tempo, se você diminuir a necessidade de suportar grandes quantidades de alimentos de uma v

Postado
  • Autor

Postei, porque pesquisei isso, tomeia té remédio pra vermes hduashud, acreditem, e tenho essa merda de má digestão mesmo, vou ver se manipulo pancreatina, enzima digestiva. Abraços

Postado

Agora também fiquei com dúvida se tenho ou não má digestão. Por que chega uma hora que todo mundo aqui come muito para atingtir as necessidades calóricas. Até mesmo em cutting nós chegamos a nos "entupir" um pouco (200g de frango em uma refeição é muito sim ). Barriga dilatada todo mundo aqui fica quando está em bulk. E gases então? Não sei se a produção alta de gases é devido à má digestão realmente, ou à quantidade de albumina que tomo....

Postado
  • Autor

Agora também fiquei com dúvida se tenho ou não má digestão. Por que chega uma hora que todo mundo aqui come muito para atingtir as necessidades calóricas. Até mesmo em cutting nós chegamos a nos "entupir" um pouco (200g de frango em uma refeição é muito sim ). Barriga dilatada todo mundo aqui fica quando está em bulk. E gases então? Não sei se a produção alta de gases é devido à má digestão realmente, ou à quantidade de albumina que tomo....

Comendo estupidamente muito, vai acontecer, inevitável, mas ai tem o lance de amenizar, que seria não mandar liquido junto, tentar suplementar com enzima digestiva, mastigar legal etc.

Fora que, mais importante é saber diferenciar, se é dilatada ou gordura, então observar dejejum como fica etc. Porque as vezes mesmo baixando o bf fica a barriga estufada durante o dia, e a pessoa encana que tem que baixar mais ainda o bf (era meu caso). E stamach vaccum da vida não resolvia, porque era devido a má digestão mesmo. Então colar liquido longe da refeição, e o sintoma de gases, da pra diferenciar se vem da albumina ou alimentação, já que tu não toma ela dia todo, almoço por exemplo, eu mandava liquido junto e tal, arrotava a vera depois, aquele gosto da comida. Ou seja, digestão enzimatica indo pro saco.

Editado por M2a

Postado

Eu com toda certeza tenho má digestão , meu estomago fica estufado maior parte do tempo ,a diferença de quando eu acordo (quando ele nao ta estufado) é gigante , da até de "ensaiar um taquinho " :D

Postado

Uma questão ficou no ar...

Quem tem a "barriga dilatada", consegue se recuperar? Existe tratamento para voltar ao normal?

Valeu!

Postado
  • Autor

Uma questão ficou no ar...

Quem tem a "barriga dilatada", consegue se recuperar? Existe tratamento para voltar ao normal?

Valeu!

Adequar os habitos alimentares, como dito acima, que são as causas. E stomach vacuum ajuda também. Com o tempo com certeza terá uma boa melhora. Pesquisar e fazer uso de algo que ajude na digestão, em outro tópico eu coloquei um texto, onde fala sobre uso de Aloe Vera em gel, depois da uma olhada.

Postado

Comendo estupidamente muito, vai acontecer, inevitável, mas ai tem o lance de amenizar, que seria não mandar liquido junto, tentar suplementar com enzima digestiva, mastigar legal etc.

Fora que, mais importante é saber diferenciar, se é dilatada ou gordura, então observar dejejum como fica etc. Porque as vezes mesmo baixando o bf fica a barriga estufada durante o dia, e a pessoa encana que tem que baixar mais ainda o bf (era meu caso). E stamach vaccum da vida não resolvia, porque era devido a má digestão mesmo. Então colar liquido longe da refeição, e o sintoma de gases, da pra diferenciar se vem da albumina ou alimentação, já que tu não toma ela dia todo, almoço por exemplo, eu mandava liquido junto e tal, arrotava a vera depois, aquele gosto da comida. Ou seja, digestão enzimatica indo pro saco.

Eu kuaze nao mastigo a comida vai descendo direto, o que eu + mastigo e carne

Postado

Eu estou fazendo uma "dieta"

E estou perdendo boa parte da gordura da barriga e claro levando junto, medidas de braço, perna, e etc..mais to gostando...

Postado

"Segundo o médico, a pressão abdominal restringe os movimentos do diafragma, fazendo com que a pessoa use mais a musculatura torácica, em substituição, o que leva a grandes ampliações da caixa torácica com o aumento do espaço morto pulmonar."

Tá explicado então porque a minha barriga é grande e o peitoral é estufado.

Agora é tentar comer mais devagar... e eu tolo, achando que comendo aquela montanha no self-service sem balança em menos de 3min era algo para me orgulhar...

Postado

Eu kuaze nao mastigo a comida vai descendo direto, o que eu + mastigo e carne

Tbm quase n mastigo, em quanto como 7 Salgados (Dia do Lixo) meus amigos estão no 2º, KKKKKKKKK.

Postei, porque pesquisei isso, tomeia té remédio pra vermes hduashud, acreditem, e tenho essa merda de má digestão mesmo, vou ver se manipulo pancreatina, enzima digestiva. Abraços

Tbm tenho esse Problema de Má Digestão. ;/

Ótimo Topico, Vlw.

Abraços.

Editado por Ðannarøk

Postado

Outra coisa..é ingerir liguidos antes ..durante e apos as principais refeições...

antes de almoçar e jantar não faço ingestão de liguidos, nem durante e espero mais ou menos 1:30 depois...

Postado

Tbm quase n mastigo, em quanto como 7 Salgados (Dia do Lixo) meus amigos estão no 2º, KKKKKKKKK.

pow... eu arrumo meu prato por ultimo boto + que todo mundo e acabo primeiro kkkkkkkkkkkkk , e tambem nao consigo comer sem beber nada mas minha barriga nao e dilatada

medo dela ficar :S

Editado por metallwarrior

  • 1 mês depois...
Postado

Caraca eu como milho no almoço e vejo ele saindo na janta! Sem contar que tenho solto uns 3 peidos por minuto! ahiehai

Será que é muita proteína?

Acho que como muito feijão (e grãos em geral) e muito ovo. Muito ovo mesmo (uma caixa por dia). Ai fico peidando o dia todo. ahaha. Por sorte eu solto tudo e nao fico inchado =D

Se acharem que estão retendo gases tomem um luftal ou flatol junto com as refeições e observem. Se peidarem um monte é provavel que estejam produzindo mais gases que caminhão velho! ahiehai

Abraços ai peidoreiros.

  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
Postado

ressuscitando o topico..

E o ronnie coleman q possui barriga dilatada?

axo q tambem tem a parte genetica

Abraço

Esse pessoal usa GH e insulina q além de crescer o corpo cresce os músculos internos e dilata a barriga.

  • 9 meses depois...
Postado

Eu com toda a certeza tenho o problema da barriga dilatada, já ando há uns anos para descobrir o que é... Trata-se certamente de fatores genéticos visto que algumas pessoas da minha familia têm problemas nos intestinos e o meu pai inclusive também é homem de acumular muitos gases.

Eu fico com grande facilidade inchado, então se comer legumes... É festa o dia todo.

Sou muito seco e mesmo assim, às vezes, pareço que estou de 3meses -_-

Postado

Putz, que zica, devo ter isso sim!

Foda, 1,83m 65 kg, +/- 8 % percentual de gordura e minha barriga é gigante! x.x

Faz 3 anos que não como fritura, refrigerante e doces, de vez enquando como algum docinho por que é foda, mas da pra contar nas mãos as vezes que como no ano :/

Tive umas variações de peso de 68 pra 60, depois de 60 a 69 e peguei 63-65 agora e sempre tive barrigona e membros finos x.x

Quando comecei a treinar notei que meus braços deram uma definidinha e tals, até a barriga mesmo, mas o inchaço, estufamento seja la oque for, domina :s

E também sou muito "ressecado", tem vezes que passo 3 dias sem evacuar, simplesmente não da, mas geralmente quando estou "normal" , acordo fino, coisa mais linda rsrs ai é só eu comer qualquer coisinha que ja incha o balão T.T

Enquanto aguardo minha consulta, se alguem tiver mais dicas ai do que fazer, posta ai '-'

Editado por Kzony

Postado

Da hora o tópico.

Bom, visto que os BBs chegam a comer 400g pra mais de frango em 1 refeição durante milhares de anos e vivem até a velhice, sugiro que não devemos nos preocupar.

Mas é bom essa de mastigar bastante. Eu venho pro PC com o prato e fico até mais de meia hora comendo as 300g de frango.

Uma dica pra quem quer evitar os gases é o chá de espinheira santa, extremamente digestivo.

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Postei, porque pesquisei isso, tomeia té remédio pra vermes hduashud, acreditem, e tenho essa merda de má digestão mesmo, vou ver se manipulo pancreatina, enzima digestiva. Abraços

Pow, tem a opção de farmácia chamada pankreoflat... que é a base de pancreatina e simeticona (luftal, anti-gases). Vc mata dois coelhos numa única pancada!!!

Postado

O único jeito de reduzir o estômago é via cirurgia?

Olá!

Na verdade o estômago, enquanto musculatura lisa tem a capacidade de ser reduzido, ao longo de algum tempo, se você diminuir a necessidade de suportar grandes quantidades de alimentos de uma vez neste orgão.

Se você se alimentar de pequenas quantidades, várias vezes ao dia e não ingerir líquidos juntamente com o alimento, aos poucos ele vai reduzindo seu tamanho e diminuindo a aparência de barriga inchada.

Anti-timpânicos e digestivos como a simeticona e a pancreatina dão uma aliviada naqueles dias em que você se sente muito inchado.

Espero ter ajudado!

Abração

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.