Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Experiência ruim com nutrólogo: o que fazer agora em diante?

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, bom dia

Acho que o principal assunto daqui deve ser musculação, mas se tiver algum nutrólogo no fórum eu preciso de uma orientação por favor.

Tenho 48 anos, 1,71mt e 73 kg.

Faço caminhadas diárias sem falta há mais de 8 anos e alguns exercícios em casa (flexão de braço e alguns básicos para biceps, triceps e ombros) mas nada pesado, são só pesos leves somente para movimentar o corpo.

De um tempo para cá percebi que estou perdendo massa muscular e aumentando gordura corporal. Está sendo visível no corpo.

E devido a algumas mudanças de horário de trabalho e de necessidade de cuidados de um idoso na familia, minha vida tem sido mais corrida e minha alimentação piorou bastante.

Por isso comecei por conta própria o uso de um complexo vitamínico básico de A a Z para que pelo menos ele ajudasse a suplementar a minha evidente falta de nutrientes diária. Mas mesmo assim, achei melhor procurar ajuda de um nutrólogo com a esperança que uma ajuda profissional poderia me trazer uma orientação correta do que devo fazer, uma aferição de minha massa muscular, gordura corporal, orientação sobre alimentação correta e se necessário o pedido de alguns exames.

Mas na consulta ele somente me perguntou sobre medicações básicas que tomo (somente de pressão), aferiu o peso, altura, disse que meu caso é simples, que devo perder só uns 2 kg, começar academia, informou verbalmente que não aconselha uso de vitaminas e que eu devo me alimentar normal (pão com queijo de manha e arroz, feijão e uma carne no almoço).

Essa orientação foi dada somente verbalmente e ele não me passou nada por escrito e encerrou a consulta.

Eu saí de lá com uma sensação de perda de tempo e de dinheiro muito grande.

Não tenho condições financeiras de ficar gastando dinheiro a toa, é por isso que não consigo pagar academia, que faço os exercicios em casa e tampouco posso comprar suplementos de proteinas.

E como sou totalmente leigo neste assunto de nutrição, estou escrevendo somente para entender se vale a pena me esforçar e dispor de recurso para marcar uma consulta com outro profissional ou se realmente a função de um nutrólogo é somente essa mesmo que ele apresentou na consulta?

Outra opção seria buscar ajuda gratuita online, em foruns como esse, em videos do Youtube ou até mesmo de IA. E já vi que realmente a IA está muito boa nisso e se for necessário irei procurar esta forma, já que é gratuita.

Mas fico me perguntando, se existe um profissional que estudou para isso, porque ele não procura atender seus clientes com o mínimo de empatia e boa vontade, já que a pessoa se esforçou financeiramente para dar esse crédito e voto de confiança ao seu profissionalismo?

Desculpem pelo desabafo e por favor entendam que não estou aqui para denegrir a imagem do profissional que me atendeu.

Somente queria entender a função desta profissão e buscar ajuda para meu problema.

Muito Obrigado

Solucionado por vitoriacampeao2

Ir para solução
  • Hipertrofia.org mudou o título para Experiência ruim com nutrólogo: o que fazer agora em diante?
Postado
  • Solução

Infelizmente não sei muito sobre isso, mas, numa parte - talvez grande - dos casos, bastará fazer o básico mesmo pra reverter o processo normal e até esperado que você descreveu.

No caso, montar um plano alimentar que resulte em mudança de hábito. De preferência com leve déficit se você realmente estiver com muita circunferência abdominal ou algo do tipo. A comida não precisa ser cara, mas é interessante que seja saudável e que gere adesão/aderência ao planejado. Comida normal mesmo. De verdade. Do dia-a-dia. Ferramentas de IA ajudam a calcular macros se você fizer as perguntas certas e pode até sugerir bons (saudáveis) carbos, proteínas e gorduras, mas o ideal acaba sendo um profissional (nutricionista é o indicado pra montar dieta). Se não tiver grana de jeito algum... vai de IA. E/ou posta aqui pra galera avaliar. ChatGPT da vida já me ajudou numa coisa ou outra. Nutricionista também.

Para barrar e mesmo reverter a tendência de perda da massa muscular depois de certa idade, é imprescindível treino resistido com boa intensidade de esforço (iniciantes estão muito sujeitos a pensar que estão chegando perto da "falha" em cada série quando na verdade ainda não estão e/ou não têm toda essa percepção). Pesos leves só no início, com intenção de ir aumentando rep-e-ou-carga a cada semana. Senão o corpo para de ver motivo pra crescimento ou mesmo manutenção de massa muscular.

Se for fora da academia, pode ser mais difícil adicionar sobrecarga ou mesmo treinar certos grupos musculares, mas pesquisando é bem fácil de achar e montar treinos caseiros. Ideal aqui também é ter um profissional, claro. Tou falando de quem realmente não tem grana.

Um extra: Mesmo um treino tremendamente básico e simples, mas que envolva alto esforço e seja cumprido de forma constante (sem enrolações ou adiamentos constantes) tende a ser bem efetivo pra construção de alguma massa no longo prazo. Uns seis ou sete exercícios compostos feitos constantemente com máximo esforço tendem a gerar mais resultado que um super-plano-otimizado-difícil de seguir por motivo x ou y.

Por último, controlar ao máximo estresse e principalmente dar máxima atenção ao sono. Qualidade e quantidade (mínimo de sete horas bem dormidas e etc).]

Tudo isso tende a ser mais importante que qualquer outra coisa que qualquer próximo profissional vá lhe vender. E nem sempre eles vendem coisas legais, digamos assim. Ainda mais no seu caso que, desde a descrição, colocou que treina somente para movimentar o corpo. É melhor que nada. Pra saúde, bem melhor que nada. Só que preservar e até ganhar massa magra, vai exigir plano e sobrecarga progressiva. Ficar mais forte e etc. Até pra evitar a dinapenia, que vem mais cedo que a sarcopenia inclusive. A notícia boa é que nunca é tarde pra começar, segundo os últimos estudos. Tem até gente de 75 anos ou mais revertendo esses processos.

Enfim, falei um bocado, mas é meio que isso aí rs

Postado

Larga essa vitamina e usa o dinheiro pra pagar uma academia barata de bairro

IA é útil sim pra calcular nutrientes, inclusive pra indicar os que estão abaixo do mínimo na alimentação. Quem não tem cão caça com gato, com rato, com animal imaginário, importante é caçar

Modelo de treino útil:

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.