Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Gama alterada e TGO e TGP Normais Querendo iniciar testo

Posts Recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo bem?

Gostaria de pedir a opinião de vocês e trocar experiências.

Tenho 43 anos, 1,86 m de altura, atualmente estou com 88 kg (em processo de emagrecimento). Em 2024 cheguei a pesar 105 kg e venho melhorando bastante com dieta, treino e acompanhamento médico.

Treino musculação regularmente, com treinos pesados, e também faço corrida de forma contínua.

Em relação à saúde:

• Nunca tive diagnóstico de doença hepática, apenas alterações laboratoriais no passado, provavelmente relacionadas ao sobrepeso

• Atualmente os exames mostram boa melhora, porém a Gama-GT ainda segue alterada:

• TGO (AST): 20 U/L

• TGP (ALT): 21 U/L

• Gama-GT: 90 U/L (referência até ~70, ou seja, ainda acima do normal) Já teve mais de 300.

• Uso tirzepatida com orientação médica, o que ajudou bastante na perda de peso e melhora metabólica

• Realizo acompanhamento médico e exames periódicos

• Minha testosterona total atual está em torno de 400 ng/dL

Apesar de treinar pesado e com constância, tenho dificuldade em ganhar massa muscular, o que vem me incomodando.

Antes de abrir esse tópico, procurei no fórum relatos de pessoas com TGO e TGP normais, mas com a Gama-GT ainda alterada, porém não encontrei muitos casos parecidos.
Por isso resolvi abrir essa discussão: para tentar encontrar alguém com um perfil mais próximo do meu e ouvir como foi a experiência, principalmente em relação ao uso de testosterona.

Minha pergunta é a seguinte:
Qual a opinião de vocês sobre iniciar com 250 mg semanais de enantato de testosterona, pensando principalmente em ganho de massa muscular, melhora da composição corporal e qualidade de vida?

Sei que cada organismo responde de forma diferente e que acompanhamento médico é fundamental. Gostaria de ouvir relatos e opiniões de quem já passou por algo parecido, especialmente quem teve histórico de sobrepeso e alterações laboratoriais semelhantes.

Toda opinião construtiva é bem-vinda.
Valeu, pessoal!

Postado
Em 08/01/2026 em 23:24, Gr Treino disse:

tenho dificuldade em ganhar massa muscular

99,9% dos seres humanos tem essa dificuldade, se não aprender a ganhar normal sem hormônio vai desperdiçar se quiser aprender usando hormônios.

Vc ta tomando remedio pra emagrecer, provavelmente com uma dieta com déficit calórico como vc quer ganhar massa magra?

Como esta a dieta? Pesa td?

Postado

Respondendo estritamente essa pergunta:

Em 08/01/2026 em 23:24, Gr Treino disse:

Qual a opinião de vocês sobre iniciar com 250 mg semanais de enantato de testosterona, pensando principalmente em ganho de massa muscular, melhora da composição corporal e qualidade de vida?

Tem muitos relatos sobre ganho de massa com uso de testosterona, é relativamente seguro e grande maioria se dá bem.

Agora olhando pro cenário todo, tens de ter em mente que se estás usando tirzepatida, o foco desse processo é e deve ser emagrecimento, e não o ganho de massa. Enquanto houver o uso da tirzepatida, haverá (normalmente) dificuldade em ingerir a quantidade calórica necessária, por isso o emagrecimento. Todavia, se o processo de emagrecimento está "nos finalmentes" e você já está na fase de desmame da tirzepatida, aí poderia ser o timing adequado para iniciar o uso da testo.

O ggt sozinho não diz muita coisa, sem correlacionar com outros exames. Chegou a fazer bilirrubinas diretas e indiretas? Olhando assim de forma superficial, eu suspeitaria que a alteração do ggt seria por conta do excesso de gordura, tanto é que já melhorou bastante, só ainda não chegou nos níveis adequados, mesmo já estando bem próximo.

O ideal seria pegar o aval do teu médico e ter o plano traçado junto ao nutricionista, focado no ganho, antes de iniciar a testo.

Cabe lembrar também que tua testo atual não é ruim, está na média. E no decorrer do emagrecimento e retomada da alimentação mais equilibrada, ela deve melhorar ainda mais.

Postado
  • Autor
Em 09/01/2026 em 08:43, Doctor Manhattan disse:

99,9% dos seres humanos tem essa dificuldade, se não aprender a ganhar normal sem hormônio vai desperdiçar se quiser aprender usando hormônios.

Vc ta tomando remedio pra emagrecer, provavelmente com uma dieta com déficit calórico como vc quer ganhar massa magra?

Como esta a dieta? Pesa td?

Então, a minha ideia ao iniciar o uso de hormônio é interromper a tirzepatida e, só então, dar início ao protocolo hormonal. Até o momento, mantive a tirzepatida porque queria normalizar completamente o último exame da Gama GT antes de qualquer intervenção hormonal.

Minha dieta passou por uma mudança drástica em meados de 2024, quando iniciei efetivamente o processo de emagrecimento. Naquela época, comecei a pesar todos os alimentos, registrar tudo no aplicativo MyFitnessPal e controlar rigorosamente os macronutrientes. Também iniciei a corrida, que foi fundamental nesse processo. Em aproximadamente um ano, saí de 105 kg (meados de 2024) para cerca de 92 kg em meados de 2025.

No meio de 2024, acabei sofrendo uma lesão na corrida, o que me fez recuperar alguns quilos, chegando a aproximadamente 95 kg em novembro. Foi justamente nesse período que iniciei o uso da tirzepatida, a qual mantenho até o momento.

Em relação aos treinos, desde 2024 faço musculação três vezes por semana. Em novembro do ano passado, aumentei a frequência para cinco vezes semanais, com foco em progressão de carga, maior intensidade e treinos mais estruturados.

Basicamente, esse é o conjunto de estratégias que venho adotando até agora.

Postado
  • Autor
Em 09/01/2026 em 08:44, MBD disse:

Respondendo estritamente essa pergunta:

Tem muitos relatos sobre ganho de massa com uso de testosterona, é relativamente seguro e grande maioria se dá bem.

Agora olhando pro cenário todo, tens de ter em mente que se estás usando tirzepatida, o foco desse processo é e deve ser emagrecimento, e não o ganho de massa. Enquanto houver o uso da tirzepatida, haverá (normalmente) dificuldade em ingerir a quantidade calórica necessária, por isso o emagrecimento. Todavia, se o processo de emagrecimento está "nos finalmentes" e você já está na fase de desmame da tirzepatida, aí poderia ser o timing adequado para iniciar o uso da testo.

O ggt sozinho não diz muita coisa, sem correlacionar com outros exames. Chegou a fazer bilirrubinas diretas e indiretas? Olhando assim de forma superficial, eu suspeitaria que a alteração do ggt seria por conta do excesso de gordura, tanto é que já melhorou bastante, só ainda não chegou nos níveis adequados, mesmo já estando bem próximo.

O ideal seria pegar o aval do teu médico e ter o plano traçado junto ao nutricionista, focado no ganho, antes de iniciar a testo.

Cabe lembrar também que tua testo atual não é ruim, está na média. E no decorrer do emagrecimento e retomada da alimentação mais equilibrada, ela deve melhorar ainda mais.

Enquanto estou usando tirzepatida, meu foco é sim o emagrecimento, e eu sei que ela dificulta atingir um superávit calórico. Por isso, a minha ideia não é usar tirzepatida junto com testosterona, e sim parar a tirzepatida primeiro e só depois pensar em iniciar a testo.

Já estou praticamente na fase final do emagrecimento, mantendo a tirzepatida mais como ajuste fino. Estou aguardando normalizar a GGT para encerrar o uso e, a partir daí, estruturar uma fase focada em ganho de massa.

Amanhã vou refazer os exames de sangue (TGO, TGP e GGT) e vou aproveitar para incluir bilirrubinas direta e indireta, como você sugeriu. Assim que sair o resultado, volto aqui para postar e atualizar a discussão.

Minha testosterona hoje está na média, sei disso, mas mesmo treinando pesado e com progressão de carga, sinto dificuldade de ganhar massa. De qualquer forma, a ideia é fazer tudo com aval médico e nutriconal bem alinhado.

Em 09/01/2026 em 08:52, piquaj disse:

1,86m com 88kg po teoricamente vc ja ta só a capa da gaita, ta com qtos de bf?!

Então, no papel parece isso mesmo 😂 mas na prática não é bem assim.

Tenho muita facilidade em acumular gordura abdominal, tanto visceral quanto subcutânea, e também nas coxas. São, disparado, as regiões onde mais concentro gordura.

Sobre o BF, fiz avaliação no médico naquelas máquinas (bioimpedância), mas não confio muito. Deu algo em torno de 15%, porém acho que não reflete bem a realidade.

Já estou agendando avaliação com um profissional para realizar a medição com adipômetro para ter um número mais preciso e, assim que fizer, volto aqui para postar o resultado e atualizar a discussão.

Postado
Em 09/01/2026 em 14:06, Gr Treino disse:

Então, a minha ideia ao iniciar o uso de hormônio é interromper a tirzepatida e, só então, dar início ao protocolo hormonal.

Vc ta freiando o carro e qdo ele tiver parado vc quer sair a 200km/h, nao é uma estrategia muito eficiente, da pra parar com a tirzepatida e ficar uns longos meses sem nada com ganhos excelentes e com saude

Postado
  • Autor
Em 09/01/2026 em 15:51, Doctor Manhattan disse:

Vc ta freiando o carro e qdo ele tiver parado vc quer sair a 200km/h, nao é uma estrategia muito eficiente, da pra parar com a tirzepatida e ficar uns longos meses sem nada com ganhos excelentes e com saude

Só para contextualizar melhor: a questão hormonal não partiu de mim, foi uma sugestão do meu médico. Isso porque eu relatava para ele cansaço frequente, desânimo, dificuldade de evolução nos treinos, entre outros pontos, mesmo treinando de forma consistente.

A ideia sempre foi primeiro normalizar os exames, principalmente a GGT, e só então voltar a conversar sobre essa possibilidade. Estou justamente chegando nessa etapa agora, por isso o assunto voltou à pauta e entre aqui para essa discussão.

Não existe intenção de acelerar tudo de uma vez. O principal motivo de eu ter aberto esse tópico foi tentar encontrar alguém que já teve alteração de GGT, conseguiu normalizar, e mesmo assim faz uso de hormônios ou iniciou depois, para entender como foi esse processo.

Isso seria uma etapa futura, que meu médico pode ou não cogitar, dependendo da evolução dos exames e do quadro geral. O objetivo aqui é trocar experiência e aprender com quem já passou por algo parecido.

Postado
Em 09/01/2026 em 16:43, Gr Treino disse:

Só para contextualizar melhor: a questão hormonal não partiu de mim, foi uma sugestão do meu médico. Isso porque eu relatava para ele cansaço frequente, desânimo, dificuldade de evolução nos treinos, entre outros pontos, mesmo treinando de forma consistente.

Vc ta comendo pouco e tomando remedio pra isso, perfeitamente normal esses sintomas.

se é uma sugestão de saude nao tem oq cogitar, o medico ja analisou e sabe que os beneficios são melhores que os maleficios em todos os sentidos

mas me parece q vc nao acredita nele pq veio pedir opiniões aqui.

Editado por Doctor Manhattan

Postado
  • Autor
Em 09/01/2026 em 16:50, Doctor Manhattan disse:

Vc ta comendo pouco e tomando remedio pra isso, perfeitamente normal esses sintomas.

se é uma sugestão de saude nao tem oq cogitar, o medico ja analisou e sabe que os beneficios são melhores que os maleficios em todos os sentidos

mas me parece q vc nao acredita nele pq veio pedir opiniões aqui.

Eu acredito sim no meu médico, até porque já tive alterações de TGO e TGP por anos, sem diagnóstico fechado, e foi justamente com a condução dele — basicamente ajuste de alimentação e alguns suplementos — que consegui reverter completamente esses marcadores. Então confiança existe, sem dúvida.

Talvez o ponto aqui seja mais ansiedade minha por ver a GGT demorar mais para normalizar, e por isso quis trocar ideia com vocês, que têm experiência prática no assunto, principalmente pensando nessa próxima fase.

Não estou aqui para questionar conduta médica, mas para entender melhor o processo, ouvir relatos parecidos e chegar mais tranquilo nessa próxima conversa com o médico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.