Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Diário de um eterno frango natural

Posts Recomendados

• Respostas 138
  • Visualizações 4,8k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• Deveria pensar o contrario. Existe o conceito das reps efetivas, que são as reps que realmente sinalizam hipertrofia. Reps efetivas são as 5 ultimas antes da falha, então se voce fez 5 rep

• Durante anos o fórum teve um react que era essa cara: 😪. Uma pena ter sido retirado.

• é igual convencer um terraplanista. Ele quer acreditar na mentira pq isso conforta ele e pode justificar a falta de progresso com alguma ideia/teoria mirabolante que ele não conhecia. Aí volta posta

Postado
Em 23/02/2026 em 14:17, reginarsto disse:

Vou me inscrever então e vou colocar 2 vezes na semana pelo menos 1 set de terra. Bora lá.

Vai de RPE baixo, que aí não deve atrapalhar muito os demais dias. Deixa o esforço mais alto pra uma semana ou outra do campeonato. Só pra se superar mesmo. (Eu mesmo só vou tentar PR nele inclusive)

Em 23/02/2026 em 15:54, fullbodier disse:

não tinha visto teu último post, ehehe.. Eu tinha entrado aqui pra te aconselhar colocar um treino de terra meio que a parte, e que provavelmente não vai se arrepender, vai é viciar.

Pois é hehe

Editado por vitoriacampeao2

Postado
  • Autor

Duração do Treino

00:48:05                                                                         

• Treino bom. Boas progressões. Cheguei 5 da manhã e já tinha maluco querendo treinar. Quem são essas pessoas.

• Talvez seja inreressante substituir a abdutora pra fazer na máquina específica. 

• Talvez. Seja interessante começar pelo abdomen porque ao final do treino a academia ja ta muito lotada.

Tempo entre séries

Exercício

Carga

Reps

RIR

Observações

↓↓3min45s↓↓

SLDL no Smith

35kg

06

1+

Mesmas reps, mas menos esforço.

↓↓1min20s↓↓

SLDL no Smith

35kg

04

1+

Mantive.

↓↓2min10s↓↓

Extensora Unilateral.

82kg

05

2+

Mantive.

↓↓30s↓↓

Extensora Unilateral.

82kg

05

2+

+1 Rep. No próximo treino dá pra buscar +2

↓↓3min10s↓↓

Cadeira Flexora

103kg

07

0

+ 1 Rep

↓↓↓30s↓↓↓

Cadeira Flexora

103kg

05

1+

Mantive

↓↓1min50s↓↓

Leg 180 Bilateral

195kg

05

1+

+2 Reps. Acho que dava mais. Proximo treino vou socar nessa bomba.

↓↓1min45s↓↓

Panturrilha Unilateral no Leg c/ Colchão.

105kg

08

F

+2 Reps.

Tenho que começar com o pé direito. Ele é mais fraco.

↓↓40s↓↓

***???

11kg

04

0

+1

??

Elevação Pélvica ou Algum de Glúteo

180kg

04

0

Não fiz

↓↓2min15s↓↓

***???

Cadeira Adutora

140kg

07

1+

+1 Rep.

↓↓2min15s↓↓

Cadeira Abdutora

147,5kg

11

1+

Máquina zerada. Procurar nova execução. Posso fazer na máquina abdutora com anilhas.

↓↓1min30s↓↓

Cadeira Adutora

140kg

06

1+

+1 Rep.

↓↓1min40s↓↓

Abdômen Pulldown

30kg

16

2+

Aumentar carga.

Abdômen Pulldown

37,5kg

08

1+

Progredi carga.

Críticas e sugestões construtivas são bem vindas!

Postado
  • Autor

Upper A

Duração do Treino

00:57:08                                                                                                                  

Considerações

• Dia bom de treino, provavelmente com os horários, consigo adicionar 1 set de alguma coisa. Tudo progredindo bem, só talvez preciso mudar a ordem de uma coisinha ou outra pra ficar perfeito.

• Se eu for colocar mais algum set de alguma coisa, provavelmente vai ser triceps

Tempo entre séries.

Exercício

Carga(kg)

Rep

RIR

Observações

↓↓2min20s↓↓

Crucifixo Máq.

105

07

0

+1 Rep

↓↓↓20s↓↓↓

Flex. de Punho

17,5

09

1+

Demorei 2min pra fazer o setup.

↓↓↓40s↓↓↓

Cross. Reto

15

09

0

+2 Reps

↓↓1min10s↓↓

Flex. de Punho

17,5

10

F

+4 Reps

↓↓1min25s↓↓

Cross. Polia Baixa

17,5

05

1+

+1 Rep

↓↓1min20s↓↓

Triceps Polia Unil.

17,5

06

0

Mantive

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

15

03

F

Progredi carga.

↓↓1min30s↓↓

Triceps Cama Unil.

15

07

0

+1 Rep

↓↓1min50s↓↓

Rosca Máq.

67

08

0

+1 Rep.

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

15

02

0

Progredi carga.

↓↓1min30s↓↓

Rosca Máq.

74

05

F

↓↓40s↓↓

Extensão de Punho

7,5

08

1+

+1 Rep

↓↓1min↓↓

Keenan Flaps

20

03

0

Progredi carga.

↓↓1min50s↓↓

Extensão de Punho

7,5

07

0

+1 Rep

↓↓1min40s↓↓

Remada Unil. Pulldown

30

08

1+

Fiz com o pegador normal dessa vez.

↓↓2min35s↓↓

Encolhimento Kelso

50

06

1+

04min30s de setup.

Progredi carga

↓↓1min40s↓↓

07

F

Progredi carga.

↓↓1min40s↓↓

Puxada Máq.

75

07

1+

Não fiz

↓↓1min40s↓↓

Desenv. Máq.

Flexão.

60

04

F

+1 Rep

Postado
  • Autor

Duração do Treino

00:54:05                                                                         

• Treino mais ou menos. Algumas progressões. Outras regressões, mas é isso. Vou ter que ajustar o treino daqui a pouco tempo, já que já zerei algumas máquinas aqui.

Tempo entre séries

Exercício

Carga

Reps

RIR

Observações

↓↓3min45s↓↓

SLDL no Smith

35kg

06

1+

Lombar não respondeu bem. 03 Reps.

↓↓1min20s↓↓

SLDL no Smith

35kg

04

1+

Senti a lombar. Hoje peguei leve. 

↓↓2min10s↓↓

Extensora Unilateral.

82kg

06

1+

+1 Rep

↓↓30s↓↓

Extensora Unilateral.

82kg

06

1+

+1 Rep

↓↓3min10s↓↓

Cadeira Flexora

103kg

08

1+

+ 1 Rep. Saiu com muita facilidade. Talvez pq não deu pra exigir dos isquios no sldl.

↓↓↓30s↓↓↓

Cadeira Flexora

110kg

04

F

Progredi carga.

↓↓35s↓↓

Leg 180 Bilateral

195kg

06

0

+1 Rep. Daqui a pouco vou ter que migrar pro bilateral. Máquina zerada.

↓↓1min45s↓↓

105kg

06

0

-2 Reps. Comecei com o pé direito dessa vez.

↓↓40s↓↓

***???

110kg

04

0

Mantive.

??

Elevação Pélvica ou Algum de Glúteo

180kg

04

0

Não fiz

↓↓2min15s↓↓

***???

Cadeira Adutora

147,5g

04

1+

Progredi carga. Máquina zerada.

↓↓2min15s↓↓

Cadeira Abdutora

147,5kg

12

F

Máquina zerada. Procurar nova execução. Posso fazer na máquina abdutora com anilhas.

↓↓1min30s↓↓

Cadeira Adutora

147,5kg

05

0

+1 Rep.

↓↓2min30s↓↓

Abdômen Pulldown

37,5kg

10

F

Progredi carga.

Abdômen Pulldown

45kg

05

0

Progredi carga.

Postado
  • Autor

Upper A

Duração do Treino

00:54:20.                                                                                                                     

Considerações

• Treino mais ou menos. Dormi meio mal e fiquei 2 dias sem ir treinar na rotina. Por conta disso imagino que tenham poucas progressões. Fazer o que, seguimos.

Tempo entre séries.

Exercício

Carga(kg)

Rep

RIR

Observações

↓↓2min20s↓↓

Crucifixo Máq.

105

07

0

Mantive.

↓↓↓20s↓↓↓

Flex. de Punho

20

04

0

Progredi carga.

↓↓↓40s↓↓↓

Cross. Reto

20

04

1+

Progredi carga.

↓↓1min10s↓↓

Flex. de Punho

20

04

1+

Progredi carga.

↓↓1min25s↓↓

Cross. Polia Baixa

20

04

0

Progredi carga.

↓↓1min20s↓↓

Triceps Polia Unil.

17,5

06

F

Mantive

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

15

03

0

Mantive.

↓↓1min30s↓↓

Triceps Cama Unil.

15

07

F

Regredi. Aumentou a percepção de esforço.

↓↓1min50s↓↓

Rosca Máq.

74

06

0

Progredu carga.

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

12,5

06

1+

Diminuí a carga pra ter mais reps.

↓↓1min30s↓↓

Rosca Máq.

74

05

0

Mantive.

↓↓40s↓↓

Extensão de Punho

7,5

10

2+

+2 Reps

↓↓1min↓↓

Keenan Flaps

21,25

17

03

06

0

1+

Mantive.

↓↓1min50s↓↓

Extensão de Punho

7,5

08

1+

+1 Rep

↓↓1min40s↓↓

Remada Unil. Pulldown

30

08

1+

Não fazer com a parte fraca da caneleira.

Posso grudar 2 caneleiras uma na outra pra ficar maior e seguro.

↓↓2min35s↓↓

Encolhimento Kelso

50

08

0

04min30s de setup. Alternativa mais rápida ?

↓↓1min40s↓↓

07

F

Progredi carga.

↓↓1min40s↓↓

Puxada Máq.

75

07

1+

+1 

↓↓1min40s↓↓

Desenv. Máq.

Adução

60

05

1+

Fiz em flexão. No plano escapular.

Postado

Uma dúvida.

Seu treino está montado de acordo o que você acredita ser mais eficiente pra você ou de acordo a metodologia que você gosta mais de treinar (me refiro ao prazer de treinar) ?

Estendendo um pouco a pergunta .. o tempo de treino limitado e quase que.. cronometrado, é algo seu que você curte fazer ou apenas não vê necessidade de treinar mais ?

Postado
  • Autor
Em 02/03/2026 em 10:34, kipoi disse:

Uma dúvida.

Seu treino está montado de acordo o que você acredita ser mais eficiente pra você ou de acordo a metodologia que você gosta mais de treinar (me refiro ao prazer de treinar) ?

Um pouco dos dois.

Eu sei que não é a melhor forma de treinar por vários motivos. Mas eu não quero ficar mais de 1h em dia de semana na academia, então eu acho que esse é o treino mais eficiente, dada essa limitação. Algumas coisas são preferência pessoal, outras são conveniência, outras eu acredito serem mais eficiente. Fui montando ao longo do tempo e continuo adaptando conforme as concessões que eu faço.

Em 02/03/2026 em 10:34, kipoi disse:

Estendendo um pouco a pergunta .. o tempo de treino limitado e quase que.. cronometrado, é algo seu que você curte fazer ou apenas não vê necessidade de treinar mais ?

É mais algo que eu fixei no meu dia mesmo. Eu defini que eu quero treinar 1h só por sessão, e eu to fazendo isso.

Como eu curto muito treinar, final de semana quando eu tiver alguma sessão eu pretendo estender as pausas entre exercícios e não ligar muito pra tempo.

Editado por reginarsto

Postado
Em 02/03/2026 em 10:58, reginarsto disse:

Um pouco dos dois.

Eu sei que não é a melhor forma de treinar por vários motivos. Mas eu não quero ficar mais de 1h em dia de semana na academia., então eu acho que esse é o treino mais eficiente, dada essa limitação. Algumas coisas são preferência pessoal, outras são conveniência mesmo.

É mais algo que eu fixei no meu dia mesmo. Eu defini que eu quero treinar 1h só por sessão, e eu to fazendo isso.

Como eu curto muito treinar, final de semana quando eu tiver alguma sessão eu pretendo estender as pausas entre exercícios e não ligar muito pra tempo.

Então, justamente eu ia entrar nesse ponto. Se você curte treinar, já tentou desapegar um pouco e treinar do jeito que gosta e sem tanto foco em acabar no menor tempo possível ?

Eu te digo que as vezes nem muda muita coisa, vai sair de 55 min pra talvez 1h e 10 min. Duvido que seja muito mais que isso. Seu tempo de treino atual não está ruim, só acho desnecessário tanto apego nesses detalhes, da pra relaxar mais e fazer um pouco do que você gosta mesmo.

Se eu te disser que depois que parei de ficar tão bitolado eu além de aumentar as cargas ainda reduzi tempo do treino.. Loucura né.

Mas entendo seu ponto, você de certa forma dá essa folga nos finais de semana. Só estou dizendo que não acho que 10 ou 15 minutos a mais vão atrasar seu dia. Da pra fazer com mais calma ou até colocar exercícios que exigem mais tempo de preparo.

Não esqueça que treino no meio da semana também é pra fugir um pouco dos problemas e aliviar ansiedade/estresse, tente aproveitar melhor esses benefícios já que gosta de treinar.

No demais meu gosto pessoal é volume alto e treino bem dividido, mas considero que eficiente é o treino que você consegue fazer com consistência.

Postado
  • Autor
Em 02/03/2026 em 11:13, kipoi disse:

Então, justamente eu ia entrar nesse ponto. Se você curte treinar, já tentou desapegar um pouco e treinar do jeito que gosta e sem tanto foco em acabar no menor tempo possível ?

Eu te digo que as vezes nem muda muita coisa, vai sair de 55 min pra talvez 1h e 10 min. Duvido que seja muito mais que isso. Seu tempo de treino atual não está ruim, só acho desnecessário tanto apego nesses detalhes, da pra relaxar mais e fazer um pouco do que você gosta mesmo.

Se eu te disser que depois que parei de ficar tão bitolado eu além de aumentar as cargas ainda reduzi tempo do treino.. Loucura né.

Mas entendo seu ponto, você de certa forma dá essa folga nos finais de semana. Só estou dizendo que não acho que 10 ou 15 minutos a mais vão atrasar seu dia. Da pra fazer com mais calma ou até colocar exercícios que exigem mais tempo de preparo.

Não esqueça que treino no meio da semana também é pra fugir um pouco dos problemas e aliviar ansiedade/estresse, tente aproveitar melhor esses benefícios já que gosta de treinar.

No demais meu gosto pessoal é volume alto e treino bem dividido, mas considero que eficiente é o treino que você consegue fazer com consistência.

Você tem razão em dizer que não faria muita diferença no dia 10 minutos pra mais ou pra menos. É só uma opção que eu fiz mesmo.

O meu argumento é que: se eu posso obter, digamos, 80% dos resultados, economizando 30, 40% do meu tempo, eu acho que vale a pena.

Da pra fazer com mais calma ou até colocar exercícios que exigem mais tempo de preparo.

Isso é algo que eu to pensando em fazer. To esperando só um empurrãozinho pra voltar a fazer supino barra, só pelo prazer de colocar o peso na barra.

Não sei se você tem diário ou teve por aqui. Mas seria legal criar um pra podermos acompanhar progressões de carga e coisa do tipo.

Postado
Em 02/03/2026 em 11:26, reginarsto disse:

Isso é algo que eu to pensando em fazer. To esperando só um empurrãozinho pra voltar a fazer supino barra, só pelo prazer de colocar o peso na barra.

Não sei se você tem diário ou teve por aqui. Mas seria legal criar um pra podermos acompanhar progressões de carga e coisa do tipo.

Então .. vale a pega economizar 30% ( em numeros brutos 15 min kk ) mas a satisfação de um supino na barra também vale rsrs. Fica a seu critério analisar isso.

Sobre o diario .. não tenho, mas quem sabe no futuro, atualmente estou em um processo pessoal que vai precisar interromper meus treinos por algum tempo, talvez uns 2 ou 3 meses. Agora realmente não possuo tempo para dedicar ao diário e não me sinto digno de compartilhar nada pois estou meio vagabundo nos treinos kkkk apesar de ter batido alguns records de peso recentemente.

Mas agradeço de coração a recomendação, me incentivou.

Postado
  • Autor

Não sei se alguém já fez o teste, ou sabe de alguma pessoa que fez, mas pretendo fazer um experimento no meu próximo dia de lower.

Vou fazer 1 série de agachamento, ou coisa parecida, em RPE 11, e logo depois vou fazer 1 série de rosca unilateral, pra ver o quanto que o SNC prejudica o rendimento de uma série de um exercício que não tem relação alguma com o músculo trabalhado.

@Lucas @fullbodier @kipoi ou alguém que tiver alguma experiência com coisa parecida, se puderem contribuir 🙏.

Postado

Em 03/03/2026 em 11:59, reginarsto disse:

Vou fazer 1 série de agachamento, ou coisa parecida, em RPE 11, e logo depois vou fazer 1 série de rosca unilateral, pra ver o quanto que o SNC prejudica o rendimento de uma série de um exercício que não tem relação alguma com o músculo trabalhado.

Eu acredito que cause pouco impacto. Se for um exercício multiarticular primeiro e logo em seguida um exercício isolado como rosca direta, sendo estes exercícios para músculos completamente diferentes. Não vejo muita perca.

O limitante seria a parte cardiovascular e talvez, bem talvez o SNC caso você esteja pegando cargas muito fora do normal.

O pouco de experiência que eu tenho com isso seria relacionado ao sistema de treinamento Y3T do neil hill. Nele alguns treinos vem com super sets , fazendo 3 ~4 exercícios seguidos para o mesmo musculo. Nessa situação por ser o mesmo músculo e estar em altas reps você não vai usar a mesma carga e o limitante se torna o seu mental ( talvez SNC ) e o tanto que vc aguenta queimar a rosca .. digo o biceps.

Outro exemplo é quando fazemos treino de agonista com antagonista.

No geral vc fazer um exercício para um musculo diferente te permite descansar mais o músculo trabalhado no primeiro exercício. Porém caso seja feito uma série seguida da outra a vantagem seria aumento de intensidade/economia de tempo.

Postado
  • Autor

Upper A

Duração do Treino

00:54:30.                                                                                                                     

Considerações

• Deu uma pequena estagnada hoje. Talvez precise aumentar o tempo de pausas. Provavelmente algum supino vai vir pro treino pra tirar o trabalho de biceps do primeiro crucifixo (a execução tá bem ruim e to jogando pro biceps)

• Testei uma alternativa mais rápida ao encolhimento e fiz 2 sets isométricos de máximo esforço voluntário de retração de escápula em uma máquina. Poupou bastante o tempo de setup e provavelmente vou incluir no meu treino nos dias de semana em que eu não quero perder meu tempo fazendo setup que demora um pouquinho.

Tempo entre séries.

Exercício

Carga(kg)

Rep

RIR

Observações

↓↓2min20s↓↓

Crucifixo Máq.

105

07

0

Mantive.

↓↓↓20s↓↓↓

Flex. de Punho

20

07

2+

+3 Reps.

↓↓↓40s↓↓↓

Cross. Reto

20

04

0

Mantive

↓↓1min10s↓↓

Flex. de Punho

20

05

1+

+1 Rep.

↓↓1min25s↓↓

Cross. Polia Baixa

20

05

0

+1 Rep

↓↓1min20s↓↓

Triceps Polia Unil.

17,5

06

0

Mantive

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

12,5

07

1+

Diminuí a carga pra fazer + reps.

↓↓1min30s↓↓

Triceps Cama Unil.

15

07

0

Mantive as reps, mas saiu mais fácil.

↓↓1min50s↓↓

Rosca Máq.

74

06

0

Mantive.

↓↓1min45s↓↓

Elevação Lateral

12,5

07

1+

+1 Rep.

↓↓1min30s↓↓

Rosca Máq.

74

04

0

Regredi.

↓↓40s↓↓

Extensão de Punho

7,5

12

F

+2 Reps.

↓↓1min↓↓

Keenan Flaps

17,5

07

Regredi a carga pra ter mais reps.

↓↓1min50s↓↓

Extensão de Punho

7,5

10

1+

+2 Reps

↓↓1min40s↓↓

Remada Unil. Pulldown

30

08

1+

Não fiz

↓↓2min35s↓↓

Encolhimento Kelso

50

08

0

Não fiz

↓↓1min40s↓↓

07

F

Não fiz

↓↓1min40s↓↓

Puxada Máq.

75

08

0

+1 

↓↓1min40s↓↓

Desenv. Máq.

Adução

60

05

1+

Não fiz.

Postado
  • Autor
Em 03/03/2026 em 15:49, kipoi disse:

Eu acredito que cause pouco impacto. Se for um exercício multiarticular primeiro e logo em seguida um exercício isolado como rosca direta, sendo estes exercícios para músculos completamente diferentes. Não vejo muita perca.

O limitante seria a parte cardiovascular e talvez, bem talvez o SNC caso você esteja pegando cargas muito fora do normal.

O pouco de experiência que eu tenho com isso seria relacionado ao sistema de treinamento Y3T do neil hill. Nele alguns treinos vem com super sets , fazendo 3 ~4 exercícios seguidos para o mesmo musculo. Nessa situação por ser o mesmo músculo e estar em altas reps você não vai usar a mesma carga e o limitante se torna o seu mental ( talvez SNC ) e o tanto que vc aguenta queimar a rosca .. digo o biceps.

Outro exemplo é quando fazemos treino de agonista com antagonista.

No geral vc fazer um exercício para um musculo diferente te permite descansar mais o músculo trabalhado no primeiro exercício. Porém caso seja feito uma série seguida da outra a vantagem seria aumento de intensidade/economia de tempo.

Vou testar algo parecido. Mas a minha teoria é de que se eu fizer um exercício isolado logo depois de um multiarticulado com altíssima percepção de esforço (como um agachamento) eu vou perder pelo menos 1 rep ou duas que eu faria no segundo exercício.

Em 03/03/2026 em 16:21, Rambaoretorno disse:

Pode te ser útil.

Valeu 🤗. Só não entendi a aplicabilidade com o que eu to pretendendo. Mas entendi a relação.

Postado
Em 04/03/2026 em 08:47, reginarsto disse:

Vou testar algo parecido. Mas a minha teoria é de que se eu fizer um exercício isolado logo depois de um multiarticulado com altíssima percepção de esforço (como um agachamento) eu vou perder pelo menos 1 rep ou duas que eu faria no segundo exercício.

Valeu 🤗. Só não entendi a aplicabilidade com o que eu to pretendendo. Mas entendi a relação.

Provavelmente perde alguma rep, se você realmente for no máximo de intensidade que poderia ir. Contudo é dificil mensurar com exatidão o motivo. Pode ser apenas cardio fraco, pode ser SNC ou apenas o fato de vc conjugar exercícios.

Intensidade é inversamente proporcional ao volume então é natural você perder volume ao aumentar a intensidade do treino.

Postado
Em 04/03/2026 em 08:47, reginarsto disse:

Vc tá confundindo conceito as vezes regi, da uma lida é curtinho

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.