Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Devo fazer um cutting ou uma recomposição corporal?

Posts Recomendados

Postado

Então, aqui está a minha situação.

Comecei a malhar com 14,8% de gordura corporal. Naquela época, eu não sabia de nada, então a ideia de uma recomposição corporal nem passou pela minha cabeça. Eu simplesmente entrei direto em um superávit calórico. Os resultados foram bons: ganhei 12 quilos de músculo no primeiro ano, junto com um pouco de gordura. Meu percentual de gordura foi de 14,8% para cerca de 16%.

Comecei com 59 kg e terminei com 72,5 kg (tenho 1,83m de altura).

Depois, decidi fazer um cutting, e isso arruinou completamente meu físico. Acabei estragando o cutting. Desci para 68 kg, mas perdi mais músculo do que gordura. Fiquei com cerca de 15% de gordura.

Depois disso, fiquei na manutenção e depois em um superávit muito leve. Ao longo de 5 meses, consegui voltar para 74 kg. Ainda consigo ver meus abdominais se eu contrair levemente e, se eu expirar, consigo ver meu serrátil anterior. Acredito que recuperei a massa muscular que perdi e talvez tenha adicionado 1 kg de gordura, então acho que ainda estou em torno de 15% de gordura.

Agora aqui está o meu dilema: Você acha que eu posso fazer uma recomposição corporal agora?

A única coisa que fiz direito naquela época foi a nutrição – eu me alimentava bem. Mas meu treino era terrível: volume demais, treinando todos os dias, e não focava em sobrecarga progressiva. Então, se eu focar agora em sobrecarga progressiva, encontrar meu volume ideal de treino, dormir bem, acertar na nutrição e gerenciar o estresse, você acha que eu poderia ter sucesso com uma recomposição corporal?

Como estou no meu segundo ano de treino e realmente não construí nenhuma massa muscular nova este ano, eu ainda devo ter alguns "ganhos de iniciante" sobrando, certo? Ou devo apenas fazer um cutting?

• 1 mês depois...
Postado

Entendo perfeitamente o seu ponto. É importante lembrar que o corpo se adapta, e reduzir a ingestão calórica após o ganho pode causar a perda do que você conquistou. Minha sugestão seria focar em criar um leve déficit calórico (mantendo o foco na qualidade nutricional) por meio de um aumento estratégico no gasto energético. Você já considerou adicionar ou intensificar um pouco o seu treino cardiovascular ou incluir uma nova atividade que eleve seu gasto total? Assim, você pode continuar com um bom volume alimentar, mas cria a margem calórica necessária para a fase de definição/perda de gordura. O ajuste fino deve ser feito gradualmente, sem cortes bruscos na alimentação.

Postado
Em 22/08/2025 em 15:51, asjnxns disse:

Agora aqui está o meu dilema: Você acha que eu posso fazer uma recomposição corporal agora?

Sem fotos não dá pra te dizer, o ideal é você ignorar % e se focar no espelho, não tem parâmetro melhor que o espelho.

Postado
Em 14/10/2025 em 08:25, Oliveiralan disse:

Sem fotos não dá pra te dizer, o ideal é você ignorar % e se focar no espelho, não tem parâmetro melhor que o espelho.

Man, hoje depois de fazer bio, dexa e ser fissurado em números, descobri que servem de parâmetro, mas focar neles é a maior besteira.

Fiz um dexa sábado, mesmo perdendo medidas, secando os flancos, trocando calças que ficaram largas, o dexa deu um resultado que eu fiquei bem cabreiro: no anterior tinha 80kg e 16 de bf, no de agora 74kg e 16 de bf Ahauahauha

Na análise deu que perdi 1kg de gordura e 5kg de músculo … aí eu broxei mesmo dos exames …

Nada melhor que o espelho, agradeço ao @lorenzo_EP pelo post das vozes sobre os números (aos demais também), esclarece muita coisa, pena que a maioria é teimosa (eu tbm) e gosta se preocupar com isso …

Mais uma lição vivida e aprendida kkk

Postado
Em 14/10/2025 em 08:35, Polaco88 disse:

Fiz um dexa sábado, mesmo perdendo medidas, secando os flancos, trocando calças que ficaram largas, o dexa deu um resultado que eu fiquei bem cabreiro: no anterior tinha 80kg e 16 de bf, no de agora 74kg e 16 de bf Ahauahauha

Na análise deu que perdi 1kg de gordura e 5kg de músculo … aí eu broxei mesmo dos exames …

Se tu não vê abdômen, o BF deve estar acima de 15% mesmo. E com 74kg, tá faltando massa muscular. De qualquer forma, sem fotos comparando antes e depois, fica difícil opinar.

Cara, uma pergunta: e o treino? Como tão tuas cargas nos básicos?

Postado
Em 14/10/2025 em 08:54, lorenzo_EP disse:

Se tu não vê abdômen, o BF deve estar acima de 15% mesmo. E com 74kg, tá faltando massa muscular. De qualquer forma, sem fotos comparando antes e depois, fica difícil opinar.

Cara, uma pergunta: e o treino? Como tão tuas cargas nos básicos?

sim, concordo justamente por isso. Percebi que antes era totalmente desprovido de massa, uma vez cheguei a 66kg mas parecia doente, e acredite, ainda não via meu abdômen.

Agora com 74kg, tenho braço, ombro (diferente da outra vez), e o abs tá querendo começar a aparecer..

Não faço exercícios livres, sempre opto pelas máquinas, no inclinado máquina faço com 90kg com 8 reps, agacho na máquina 60kg 8 reps elevação halteres 12kg pra 10 reps …

Preciso melhorar minhas marcas, mas quero secar primeiro, talvez não seja o caminho “ótimo”, mas vou tentar. Sei que tu não gosta de usar as coisas, mas estou com 1mg de retatrutida e 250mg de testo por semana.Pela primeira vez consigo controlar a fome hedônica, está me ajudando muito nessa parte. Estava sendo muito frustrante não conseguir emagrecer mais e ficar travado nos 75kg.

Assim que conseguir dar uma “secada” a mais, aí vou começar a focar em ganhos…

Mas meu objetivo hoje é esse. Abaixar o BF.

Postado
Em 14/10/2025 em 09:52, Polaco88 disse:

Agora com 74kg, tenho braço, ombro (diferente da outra vez), e o abs tá querendo começar a aparecer..

Não faço exercícios livres, sempre opto pelas máquinas, no inclinado máquina faço com 90kg com 8 reps, agacho na máquina 60kg 8 reps elevação halteres 12kg pra 10 reps …

A maneira mais lógica pra melhorar composição corporal é construindo massa muscular, e enquanto tu não pegar pesado nos exercícios básicos, isso dificilmente vai acontecer. Máquinas, em geral, são muito leves.

Sempre coloco isso pra galera: o mínimo pra deixar de ser iniciante, é fazer pelo menos 8 repetições em todos básicos com o próprio peso. O cara que não faz isso, deveria focar única e exclusivamente nessa meta.

Em 14/10/2025 em 09:52, Polaco88 disse:

Sei que tu não gosta de usar as coisas, mas estou com 1mg de retatrutida e 250mg de testo por semana.

Não é questão de gostar ou não, eu não uso porque não vejo necessidade nenhuma.

E 99% das pessoas que aparecem aqui usam sem a menor condição, sem saber treinar bem e comer bem, que é o mínimo pra ter resultados satisfatórios. A grande maioria mal parece que treina.

Postado
Em 14/10/2025 em 10:06, lorenzo_EP disse:

A maneira mais lógica pra melhorar composição corporal é construindo massa muscular, e enquanto tu não pegar pesado nos exercícios básicos, isso dificilmente vai acontecer. Máquinas, em geral, são muito leves.

Sempre coloco isso pra galera: o mínimo pra deixar de ser iniciante, é fazer pelo menos 8 repetições em todos básicos com o próprio peso. O cara que não faz isso, deveria focar única e exclusivamente nessa meta.

Não é questão de gostar ou não, eu não uso porque não vejo necessidade nenhuma.

E 99% das pessoas que aparecem aqui usam sem a menor condição, sem saber treinar bem e comer bem, que é o mínimo pra ter resultados satisfatórios. A grande maioria mal parece que treina.

Esse é o plano. Abaixar BF e colocar massa muscular. Errei muito em dietas, teve vez que tava comendo 4600kcal (insano), ou vez que comia 1500 e não tinha vontade de viver kk

Valeu as dicas man!

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.