Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Vale a pena trocar divisão tradicional por Full Body?

Posts Recomendados

Postado

Fala, galera.

Treino há mais de 2 anos e atualmente sigo essa divisão:

Peito + Tríceps, Costas + Bíceps, Pernas, Ombro

Com um dia de descanso entre costas/bíceps e pernas.

Costumo fazer 1 série de aquecimento no primeiro exercício de cada grupo muscular. Depois faço 3 séries, sendo:

• 1 leve de preparação

• 1 com RPE ~8.5-9

• 1 até a falha real

Tenho boa técnica, recuperação e consigo progredir cargas a cada 2-3 semanas.

Mas estou pensando em testar um treino Full Body 4x por semana, para aumentar a frequência dos grupamentos sem aumentar muito o volume.

Queria saber se vale a pena... 

Agradeço a compreensão

Postado

Testa irmao! Só não sei se 4x por semana não é muita coisa

se fosse um uppper lower, aí acho legal treinar 4x na semana

full body seria mais legal até 3x na semana e idealmente descansando entre os treinos(alternando dias de treino com dias de descanso)

outra coisa fundamental no full body é a escolha certa dos exercícios e fazer com que realmente cada repetição valha a pena

Postado

Treinei por mais de um ano nas divisões "tradicionais" e já faz uns meses que faço FB.

Estava fazendo 6x na semana e recentemente diminui para 5x por questão de organização pessoal, não me atrapalhava em nada treinar seis. Inclusive o FB foi o método que mais me proporcionou progressões, seja de carga, volume, 1RM, etc, foi absurda a diferença de rendimento entre FB e outras divisões.

O pulo do gato no FB é que você não precisa fazer exatamente todos os grupamentos musculares (principalmente isolados) todos os dias se treinar numa frequência maior.  Exemplo: faço biceps isolado 3x na semana em dias alternados para dar descanso ao músculo (1 exercício por sessão apenas, o restante do estímulo nesse músculo fica por ação indireta dos exercícios de costas). E me recupero muito bem!! 

Então você não precisa colocar 1 exercício de biceps + 1 costas + 1 triceps + 1 peito + 1 quadriceps + 1 glúteo + 1 posterior etc etc em todas as sessões. Iria ficar muito longo e desgastante. Faça bom uso dos multiarticulares que já trabalham mais de uma musculatura de uma vez só, e em dias alternados coloca exercícios isolados de forma estratégica naquela parte que tu quer dar um foco maior ou que tu simplesmente mais gosta.

Mês passado fiz uma semana de upper/lower só para testar e odiei, não consigo voltar mais para essas divisões. Mas tu só vai saber se o FB vai ser bom pra ti de um jeito: TESTANDO e testando as variações de frequência dentro do fb. Geralmente rola de fazer ajustes no programa conforme vai testando a ficha.

Postado
Em 06/06/2025 em 06:52, natalliacarv disse:

Treinei por mais de um ano nas divisões "tradicionais" e já faz uns meses que faço FB.

Estava fazendo 6x na semana e recentemente diminui para 5x por questão de organização pessoal, não me atrapalhava em nada treinar seis. Inclusive o FB foi o método que mais me proporcionou progressões, seja de carga, volume, 1RM, etc, foi absurda a diferença de rendimento entre FB e outras divisões.

O pulo do gato no FB é que você não precisa fazer exatamente todos os grupamentos musculares (principalmente isolados) todos os dias se treinar numa frequência maior.  Exemplo: faço biceps isolado 3x na semana em dias alternados para dar descanso ao músculo (1 exercício por sessão apenas, o restante do estímulo nesse músculo fica por ação indireta dos exercícios de costas). E me recupero muito bem!! 

Então você não precisa colocar 1 exercício de biceps + 1 costas + 1 triceps + 1 peito + 1 quadriceps + 1 glúteo + 1 posterior etc etc em todas as sessões. Iria ficar muito longo e desgastante. Faça bom uso dos multiarticulares que já trabalham mais de uma musculatura de uma vez só, e em dias alternados coloca exercícios isolados de forma estratégica naquela parte que tu quer dar um foco maior ou que tu simplesmente mais gosta.

Mês passado fiz uma semana de upper/lower só para testar e odiei, não consigo voltar mais para essas divisões. Mas tu só vai saber se o FB vai ser bom pra ti de um jeito: TESTANDO e testando as variações de frequência dentro do fb. Geralmente rola de fazer ajustes no programa conforme vai testando a ficha.

muito boa dica. eu gosto muito de ir a academia. é um descanso para mim. então eu achava que FB so daria para ir umas 3 ou 4 x na semana (é o que tenho lido). valeu!

Postado

Eu tiraria esse dia de ombro isolado.

Colocaria frontal com peito e lateral/ posterior com costas.  Faria 3 on 1 off. Bem melhor que as duas opções ( na minha opinião )

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.