Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual seria a melhor progressão na Calistenia?


Ariel pique Aquaman
Ir para solução Solucionado por Mitra7 ,

Posts Recomendados

Após um período muito conturbado da minha vida, evoluí e adotei a calistenia em minha vida nesse ano. Já vai se fazer uns 5 meses que faço apenas exercícios básicos; flexões, abdominais e agachamentos (uns 3 meses eu estava aprendendo e errei bastante na escolha dos treinos, no 4 mês comecei a progredir e no 5 mês entendi que deveria entender o básico para depois avançar). Consigo fazer 4 series de 25 cada, dependendo do dia, descanso 10 segundos entre 10...10...5 repetições em cada série, porém na maioria das vezes consigo fazer 20 repetições tranquilamente e 5 dando um pouco de esforço. Semana passada, comecei a fazer flexão diamante, abdominal rema-rema (deve ter outro nome, porém conheço assim), agachamento búlgaro e barras (no muro da minha casa). O treino está assim:

 

Domingo(descanso)

 

 

  • caminhada

 

Segunda:

 

  • 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) + 2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

 

Terça

 

  • 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 

 

Quarta

 

  • 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) + 2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

 

Quinta

 

  • 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 

 

Sexta

 

  • 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) +2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

 

Sábado(descanso)

 

  • caminhada

 

 

Bem repetitivo, porém está extraindo bastante de mim mesmo. Preocupo bastante com as barras, para ser sincero a primeira vez que fiz não esperava que fosse tão difícil, mas a vida me deu um tapa na cara bem no meio da minha fuça mostrando o quão pouco estou fazendo. Mas já evoluí, saí de 1 repetição para 6.

 

Lendo os artigos entendi bastante sobre como funciona a hipertrofia, a força e afins, porém o conteúdo é mais focado para nossos amigos marombeiros levantadores de ferros. Sim vi que há artigos bastante completos para o público como eu, abrindo bastante minha mente. Mas acabou levantando uma dúvida; na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?

 

Um adendo, comecei essa semana a tornar minha dieta mais produtiva também, focando em alimentos mais naturais e aumentando a quantidade desses também (sou ectomorfo daqueles que cresce com muito esforço e dedicação) e também comecei a tomar creatina + albumina + maca peruana. Pretendo me tornar um calistênico freestyle e participar de competições daqui uns 4/5 anos (claro, com muito treino e dedicação nesse tempo, muito mesmo).

 

Após esse breve resumo da vinha vida calistênica, estas são as perguntas:

 

  • Essa rotina de treino está boa? Se não, o que recomendariam mudar.
  • Na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?
  • E também qualquer outro adendo que os nobres gostaria de comentar será de grande ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 14/10/2023 em 17:45, trenbolono disse:

calistenia é coisa de frango amigaozao vai pra musculacao ok

Pretendo no futuro aliar musculação com a calistenia, infelizmente por enquanto, provavelmente até essa ano e/ou o próximo não tenho condições de ir a uma academia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2023 em 17:02, Ariel Calebe disse:

Mas acabou levantando uma dúvida; na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?

 

  1. Abra o Youtube
  2. Pesquise "calistenia para iniciantes" ou "calysthenics for beginners"
  3. Com certeza tem um passo a passo de como vc pode evoluir rapido, programas de treino e dicas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

seu treino está errado, voce precisa dividir o treino nao pode trabalhar os mesmos musculos em dias seguidos. divida o treino em 3 empurrar perna puxar.

(Segunda) empurrar: voce vai fazer flexao e derivados

(terça)perna: vai treinar agachamento etc

(Quarta) puxar: voce vai treinar barra, pull up, chin up e a barra australiana que é a mais importante se voce faz poucas reps da barra normal. 

continue.

e eu no seu lugar começaria a incluir as progressoes dos movimentos V-sit, handstand, front lever são basicos e vão te ajudar a ganhar força

Editado por Mitra7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2023 em 19:09, Mitra7 disse:

seu treino está errado, voce precisa dividir o treino nao pode trabalhar os mesmos musculos em dias seguidos. divida o treino em 3 empurrar perna puxar.

(Segunda) empurrar: voce vai fazer flexao e derivados

(terça)perna: vai treinar agachamento etc

(Quarta) puxar: voce vai treinar barra, pull up, chin up e a barra australiana que é a mais importante se voce faz poucas reps da barra normal. 

continue.

e eu no seu lugar começaria a incluir as progressoes dos movimentos V-sit, handstand, front lever são basicos e vão te ajudar a ganhar força

Muito obrigado mesmo. Para as skills, você recomendaria incluir nos dias entre os treinos de puxar, empurrrar, etc? (Tipo, segunda-empurrar, terça-skills, quarta-perna, quinta-skills, quinta-puxar, sexta-skills)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2023 em 18:51, carlosfelipe.bas disse:

 

  1. Abra o Youtube
  2. Pesquise "calistenia para iniciantes" ou "calysthenics for beginners"
  3. Com certeza tem um passo a passo de como vc pode evoluir rapido, programas de treino e dicas.

Obrigado chefe, gostei bastante do seu canal, principalmente o vídeo "BAS #07 - Bulking para ectomorfos", se é que me entende ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...