Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Iniciante] Duvidas sobre evolução de carga e técnicas nas repetições.


epyon
Ir para solução Solucionado por umaprendiz ,

Posts Recomendados

Galera estou treinando há 5 meses e tenho duas dúvidas com relação a evoluir carga e execução nas repetições.

 

Vamos supor um exercicio de rosca martelo com 10 kg, na ficha de treino está  4x8 a 12 e a execução acontece assim:

1° série - 12 repetições (poderia fazer mais uma ou duas)

2° série - 12 repetições (morrendo bem ali na décima segunda)

3° série - 10 repetições 

4° série - 8 repetições

 

Nesse exemplo, devo subir a carga já no próximo treino? Ou devo esperar as repetições aumentarem na terceira e quarta série? Se alguem puder explicar melhor o feeling certo de quando aumentar a carga. 

 

Agora outro exemplo, mesmo plano de treino com outras váriaveis:

 

1° série - 12 repetições (morrendo nela)

2° série - 8 repetições 

3° série - 6 repetições

4° série - 6 repetições ou menos

 

Nesse cenário tenho a força para executar 12 rep, mas a resistencia cai nas próximas séries, qual a melhor estratégia?

A. Mantem o peso e aceita as repetições serem menores?

B. Diminui o peso um pouco e tenta alcançar mais repetições?

C. Mantem o peso, mas vai "pausando" e fazendo de pouco em pouco até atingir as repetições propostas na série? (Acho que é rest-pause essa técnica né?)

D. Outra coisa, falem o que fazer... 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Solução
Em 05/08/2023 em 14:27, epyon disse:

Galera estou treinando há 5 meses e tenho duas dúvidas com relação a evoluir carga e execução nas repetições.

 

Vamos supor um exercicio de rosca martelo com 10 kg, na ficha de treino está  4x8 a 12 e a execução acontece assim:

1° série - 12 repetições (poderia fazer mais uma ou duas)

2° série - 12 repetições (morrendo bem ali na décima segunda)

3° série - 10 repetições 

4° série - 8 repetições

 

Nesse exemplo, devo subir a carga já no próximo treino? Ou devo esperar as repetições aumentarem na terceira e quarta série? Se alguem puder explicar melhor o feeling certo de quando aumentar a carga. 

 

Agora outro exemplo, mesmo plano de treino com outras váriaveis:

 

1° série - 12 repetições (morrendo nela)

2° série - 8 repetições 

3° série - 6 repetições

4° série - 6 repetições ou menos

 

Nesse cenário tenho a força para executar 12 rep, mas a resistencia cai nas próximas séries, qual a melhor estratégia?

A. Mantem o peso e aceita as repetições serem menores?

B. Diminui o peso um pouco e tenta alcançar mais repetições?

C. Mantem o peso, mas vai "pausando" e fazendo de pouco em pouco até atingir as repetições propostas na série? (Acho que é rest-pause essa técnica né?)

D. Outra coisa, falem o que fazer... 

 

 

 

 

 

 

Se é 8 a 12 e você está fazendo 6, precisa diminuir a carga.

 

4x8~12 é auto explicativo: você precisa usar uma carga que consiga fazer 8 a 12 repetições nas 4 séries.

 

Se na primeira série você já está morrendo com 8 repetições, por exemplo, o ideal é abaixar alguns kgs, pois provavelmente as demais séries serão com menos repetições do que a primeira.

 

Não esqueça de sempre dar um bom descanso entre as séries também.

 

Mas irmão, não se apegue tanto a isso, nosso corpo não sabe contar repetições. O que ele precisa é estímulos frequentes e de progressões de cargas constantes.

Lembre-se: progredir carga não é somente de 5kg em 5kg, de 10kg em 10kg. Aumentar 1kg também é progressão.

 

Abcs

 

Editado por umaprendiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2023 em 15:12, umaprendiz disse:

30s de descanso por série você vai falhar seu SNC somente.

 

Não, o que frita SNC é alta intensidade (acima de 80%) + falha em várias séries.

 

No caso, descansar 30s é pouco tempo pra recuperar energia, por isso o cara já começa a próxima série meia-bomba. Nada a ver com SNC.

 

Editado por lorenzo_EP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2023 em 16:01, lorenzo_EP disse:

 

Não, o que frita SNC é alta intensidade (acima de 80%) + falha em várias séries.

 

No caso, descansar 30s é pouco tempo pra recuperar energia, por isso o cara já começa a próxima série meia-bomba. Nada a ver com SNC.

 

 

Me expressei mal msm, acabei escrevendo na correria e não coloquei detalhes hueheuheu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...