Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PERIODIZAÇÃO É TÃO IMPORTANTE ASSIM?


Victor_Marques
Ir para solução Solucionado por lorenzo_EP ,

Posts Recomendados

Queria saber se fazer ou não periodização é tão importante assim pro processo hipertrófico? Já tentei entender, mas sempre quebro a cabeça.

Eu nunca fiz, mas acredito que sempre estive no treino "base"? nunca tive uma semana de força e nem deload.

Editado por Victor_Marques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 13/07/2023 em 12:33, lorenzo_EP disse:

Pra quem já tá num nível de treino avançado, sim.

Pra 90% dos frequentadores de academia, não.

 

Sei que não estou, mas oq é levado em consideração pro indivíduo estar num nível de treino avançado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 12:45, Victor_Marques disse:

 

Sei que não estou, mas oq é levado em consideração pro indivíduo estar num nível de treino avançado?

 

Não existem critérios estabelecidos. O que eu considero estar em nível avançado:

 

- treinar consistentemente durante pelo menos 2 anos ininterruptos.

- executar 8 a 12 repetições, com ótima técnica, em todos os básicos, com pelo menos o próprio peso corporal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 12:32, Victor_Marques disse:

Queria saber se fazer ou não periodização é tão importante assim pro processo hipertrófico? Já tentei entender, mas sempre quebro a cabeça.

Eu nunca fiz, mas acredito que sempre estive no treino "base"? nunca tive uma semana de força e nem deload.

 

Da pra usar a progressão dupla por muito tempo antes de precisar periodizar.

 

Enquanto continuar avançando subindo repetição e peso, tá suave. Aí parou de evoluir, parte pra periodização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 12:32, Victor_Marques disse:

Queria saber se fazer ou não periodização é tão importante assim pro processo hipertrófico?

Não.

Em 13/07/2023 em 12:32, Victor_Marques disse:

Eu nunca fiz, mas acredito que sempre estive no treino "base"? nunca tive uma semana de força e nem deload.

A grande maioria das pessoas que divulgam sobre periodização no youtube não sabem absolutamente nada do que estão falando.

Esquece base, choque, deload, são conceitos que tu não precisa se deparar nunca.

Em 13/07/2023 em 13:04, carlosfelipe.bas disse:

 

Periodização é vendida no Brasil como ficha de treino. 

Mas na realidade é uma estratégia que engloba treinamento e nutrição de curto, médio e longo prazo.

Muitas outras áreas além dessas.

Em 13/07/2023 em 13:04, carlosfelipe.bas disse:

Primeiro ano de treinamento recomendo focar em aprender a se alimentar e progredir carga ou repetições nos treinos Fullbody ou AB2x

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@all essa dúvida sobre periodização ficou na minha cabeça principalmente por causa da gymtok, lá é muito falado, mas ok, obg pelas repostas!

Editado por Victor_Marques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 12:32, Victor_Marques disse:

Queria saber se fazer ou não periodização é tão importante assim pro processo hipertrófico? Já tentei entender, mas sempre quebro a cabeça.

Eu nunca fiz, mas acredito que sempre estive no treino "base"? nunca tive uma semana de força e nem deload.

 

Para hipertrofia não.

 

Mas para seu sistema nervoso, articulações, tendões, recuperação muscular sim.

 

É preciso ter pelo menos uma variação no volume semanal, se possível de carga também.

 

A gente fica pilhado de treinar no talo todo dia, toda semana e não percebe os sinais que tá indo além do limite do corpo.

 

Já tive uma trava mental de treinar ano passado, não aguentava ir treinar, tava muito desgastante, era muito volume e muita carga, precisei dar uma parada de semanas pra me recuperar mentalmente.

 

E sábado 08/07, Eu tava agachando com 160kg, achando que tava legal, na última rep da última série estourei 2 músculos da coxa e o joelho estalou.

Passei o sábado na emergência ortopédica, RX, ressonância.

Por sorte foi só um estiramento leve, uma semana parado em casa, algumas sem treinar nada de inferiores.

 

Mas sei que o erro foi todo meu de estar há 4 meses a milhão de volume e carga 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2023 em 08:27, Victor_Marques disse:

@all essa dúvida sobre periodização ficou na minha cabeça principalmente por causa da gymtok, lá é muito falado, mas ok, obg pelas repostas!

Eu entendo o ponto deles, é pq a visão deles é de longo prazo e, eventualmente, vc vai ter que periodizar o treino para atingir isso, mas vc tem que tomar cuidado com isso tbm, pq a curto prazo é algo não mt útil e a maioria ali tá tentando te vender produtos (de forma direta/indireta) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...