Postado 8/06/2023 às 04:07 06/8, 2023 Olá, pessoal! Passei em um nutricionista pra começar a fazer um acompanhamento, me ajudar com a dieta que já estou seguindo, etc. Porém, fiquei surpreso com algumas coisas após a consulta. Uma delas foi o percentual de gordura que ele calculou. Fiz com ele a avaliação antropometrica, com adipometro, e as medidas de dobra cutanea são as seguintes (em milimetros): Triceps 15 Escapular 11 Toráxica 8 Suprailíaca 9 Abdominal 24 Quadriceps 16 Panturrilha 16 Total (soma) 99 Idade: 26 anos Peso: 86kg Altura: 1,85m Perguntei pra ele inclusive a equação utilizada e ele disse que é a de Jacson Pollock. Porém, quando aplico essa equação com base nessas medidas, chego em 14,2% de gordura. Mas na avaliação dele deu 18,7%. Fiquei assustado, porque imaginei que eu estava por volta de 14 a 15%, pelo espelho. Além disso, a dieta que ele passou dá umas 1600kcal e atualmente estou em um leve deficit, com 2300kcal. Estou calculando correto o % de gordura e ele calculou errado? Ou ele pode estar usando outra fórmula e esses 18,7% pode estar certo, com base nessas medidas? E sobre as kcal, eu com 1,85 de altura e 86kg, mesmo que o percentual fosse de fato os 18,7%... não está um deficit muito agressivo? Agradeço pela ajuda! Editado 8/06/2023 às 04:32 06/8, 2023 por MatheusV2 Ajuste do peso
Postado 8/06/2023 às 04:33 06/8, 2023 tem uns nutri que vou te falar, ou é burro ou tá se fazendo pra passar uma dieta e te garantir resultados com os próprios resultados sim man, pelo 7 sobras vc está com 14% de bf... 1600kcal é sacanagem pra quem pesa 86kg, a não ser que vc esteja num cutting agressivo (que provavelmente não é) eu não aderiria a essa dieta, vc vai ficar flat e vai ter rebote com certeza obs: e pediria meu dinheiro de volta
Postado 8/06/2023 às 12:13 06/8, 2023 Eu não entendo. Se voce sabe calcular sua dieta porque passou num nutri? Se voce quer checar as coisas que ele te passou e não confia, porque gastou dinheiro com isso? Cara sinceramente mesmo, para de procurar pelo em ovo velho. Nutricionista é acompanhamento, ele vai avaliar como seu corpo respondeu a dieta e vai ajustar se necessário. Idai se o bf deu 18 ou 14? O que importa é o espelho, o número é só um direcionamento. E sua obrigação com a dieta É SEGUIR, e não ficar calculando pra saber quantas kcals deu, acho isso uma puta babaquice. Ninguém fica mexendo no carro depois que o mecânico arrumou. Seu papel é seguir amigo, no retorno voce vai chegar com algum resultado E VAI SER AJUSTADO!
Postado 8/06/2023 às 12:53 06/8, 2023 Saber o BF não vai mudar absolutamente nada. Daí vem a pergunta, por que vocês tem tanto tesão em saber o bf exato? O que vale mais, ter um físico maneiro no espelho ou saber exatamente se o BF é 10, 15 ou 20%? Sobre o nutricionista, você precisa ir num esportivo, caso contrário só vai receber dietas engessadas de 1600~1800kcals para secar e 2000kcals para ganhar massa muscular. E por ele ter passado 1600kcals eu já sei que é daqueles que só pagaram um diploma e tchau.
Postado 8/06/2023 às 19:03 06/8, 2023 Cara, várias coisas erradas por aí. Quanto ao BF realmente é irrelevante saber se tá com 0,5% ou 2% à mais do que tu acha. Quanto a dieta e distribuição dos macros, eu não comento pq não tô vendo, mas de pronto eu ja tiro que 1600kcal é em média o teu basal. Você deve ter um GET de ~2800 brincando, considerando um FA x 1,6. É um déficit muito agressivo sim, vai levar um maior catabolismo muscular em curto espaço de tempo. Editado 8/06/2023 às 19:05 06/8, 2023 por Mauriciosnutri O comentário foi duplicado.
Postado 8/06/2023 às 20:21 06/8, 2023 Em 08/06/2023 em 01:07, MatheusV2 disse: Além disso, a dieta que ele passou dá umas 1600kcal Pqp, um FDP estudou 4 anos pra isso Melhor rasgar o diploma 1600kcal passei pra uma mulher de 1,6m com 69kg e ela tá emagrecendo Em 08/06/2023 em 01:33, Sazonal disse: tem uns nutri que vou te falar, ou é burro ou tá se fazendo pra passar uma dieta e te garantir resultados com os próprios resultados Nem me fala É tanta merda que falam sobre leite, aveia, carboidrato
Postado 9/06/2023 às 23:02 06/9, 2023 Autor A questão não é saber exatamente o BF, mas sim pegar a percepção de outras pessoas (vocês) se os cálculos que ele fez estão certos ou não. Achei que ele chegar nesse BF de quase 19% com uma conta que é pura matemática (pelas medidas do adipometro) foi estranho. Ou ele errou ou agiu de má fé mesmo. "Vou colocar um percentual maior aqui pra na próxima vez eu calcular certo e ele achar que minha dieta é sensacional." E se ele agiu de má fé, não pretendo continuar com o acompanhamento. Sim, sempre montei minha própria dieta e estudo muito sobre o assunto. Mas achei que passar em algum profissional poderia ajudar (principalmente relacionado à gastriste e refluxo que tenho). E o ponto não é confiar ou não no profissional, mas sim que o que ele passou vai contra tudo que eu já estudei sobre o assunto na vida. Aí eu me pergunto "será que ele realmente vai me ajudar?". Porque diploma não significa nada, o que mais tem por aí é profissional ruim exercendo a profissão e tendo resultados ruins. Ele, teoricamente, é um nutricionista esportivo. Paguei pela consulta achando que teria melhores resultados do que os que tenho hoje montando tudo sozinho. Mas a partir do momento que ele me passa uma dieta com 1600kcal pra seguir por 1 mês (até a próxima consulta), sendo que ingiro 2300 hoje e já estou em deficit, e sendo que minha gordura pode não estar tão alta como ele disse, eu desconfio sim. Bom, eu vou dar mais uma chance, seguindo a dieta com umas pequenas adaptações (pra dar pelo menos 2000kcal), menos agressiva, pra não correr o risco de ter um déficit muito grande. Vou passar novamente com ele no mês que vem e vamos ver o que ele diz sobre os resultados.
Postado 10/06/2023 às 01:38 06/10, 2023 A dobra da Panturrilha não se usa na equação D7, está faltando a dobra Axilar média nas suas informações, talvez esteja aí a diferença. Indiferente disso, se as dobras ele mediu corretamente, serve de parâmetro para avaliar a evolução no futuro, é até mais importante que o percentual baseado em cálculo, só ver a comparação direta entre as dobras. Uma coisa que você não nos contou é seu nível de atividade, rotina etc... e o Nutri esteve na sua frente te avaliando e te questionando, vai ver ele pegou algo durante a consulta que fez ele te passar essas 1600kcal... não da de condenar sem saber de tudo
Postado 10/06/2023 às 02:23 06/10, 2023 Autor Em 09/06/2023 em 22:38, kkmultes disse: A dobra da Panturrilha não se usa na equação D7, está faltando a dobra Axilar média nas suas informações, talvez esteja aí a diferença. Indiferente disso, se as dobras ele mediu corretamente, serve de parâmetro para avaliar a evolução no futuro, é até mais importante que o percentual baseado em cálculo, só ver a comparação direta entre as dobras. Uma coisa que você não nos contou é seu nível de atividade, rotina etc... e o Nutri esteve na sua frente te avaliando e te questionando, vai ver ele pegou algo durante a consulta que fez ele te passar essas 1600kcal... não da de condenar sem saber de tudo Bom ponto! Realmente, independente da gordura, as medidas das dobras consigo avaliar a evolução. E sobre a rotina, atualmente eu treino 5x na semana, uns 50 min de musculação e 15 min de cardio. Faço alguns exercícios compostos que acredito que deixam os treinos bem intensos, do ponto de vista de gasto energético. Fora isso, minha rotina é mais tranquila, trabalho sentado. Bom, mas é isso. Ainda estou meio com o pé atrás, mas vou dar uma chance e passar mais algumas vezes com ele pra ver se minha opinião se mantém ou não. Em uma primeira consulta, talvez não dê pra julgar tanto mesmo. Editado 10/06/2023 às 02:24 06/10, 2023 por MatheusV2 Palavra escrita errada
Crie uma conta ou entre para comentar