Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de uma gorda que não tem como prioridade emagrecer


marypaixao

Posts Recomendados

Publicidade

Em 11/12/2022 em 13:44, marypaixao disse:

E aí, beleza?

Tenho 32 anos, 1.46m e 90kg. 

Faço academia e tentativas de dietas desde os... 14 anos, acho, entre idas e vindas. Passo seis, nove meses na academia, paro por um, dois anos e depois recomeço. Tive puberdade precoce, tomei hormônio quando era criança, mas comecei a engordar aos 8 anos e não parei mais. Durante a vida já fiz natação, vôlei, academia, pilates, HIIT, power dance, power jump, power combat, enfim... Sempre fui gorda, o máximo que já emagreci foi 10kg em 2017-2018, fiquei com 75kg (ou seja, ainda gorda rs).  Agora toquei o foda-se, minha prioridade não é emagrecer. Quero ter força, quero continuar sem alterações nos exames, quero conseguir fazer barra fixa. Não faço mais dieta, mas tento comer melhor, principalmente tirando as comidas industrializadas e adicionando frutas e legumes no dia a dia. 

 

Eu fazia academia entre 2017 e 2018, aí parei em 2018, tentei fazer uns exercícios em casa em 2020, na pandemia, mas não rolou por muito tempo. Voltei à academia faz um mês. Foram 20 dias úteis (de treino), vou de segunda a sexta por 30 a 40 minutos, e só não fui na última sexta, dia do jogo final do Brasil. Vou na força do ódio, odeio ter que sair de casa pra ir suar, mas pela primeira vez na vida não fico pensando se vou ou não, eu apenas penso "tenho que ir". Odeio essa coisa de ter que fazer sempre e pra sempre, senão perde todo o progresso (como aconteceu comigo nos últimos quase 20 anos), mas quero viver muito, ainda tenho muito livro pra ler.

 

Pretendo atualizar esse tópico semanalmente.

Eu tô treinando numa Smartfit, mas como já tenho vários anos de vivência em academia, não tô fazendo o treino básico que os professores de lá passam. Não por achar que é muito básico, afinal, todo o progresso de cargas que um dia já fiz foi por água abaixo, mas por achar que treinos para mulheres focam muito em pernas e glúteos, e isso não é minha prioridade, prefiro priorizar braços. Então eu tô fazendo um treino que peguei aqui mesmo no site, três vezes superiores e duas vezes inferiores. Outro ponto importante é que os treinos básicos geralmente são, em sua maioria, feitos nas máquinas das academias, e, como eu sou baixinha, acho que grande parte das máquinas não me dá amplitude total. Enfim, esse é meu treino atual. 

 

Segunda: peito, tríceps, deltoides

Supino inclinado com halteres 4x12

Crucifixo reto com halteres 4x12

Desenvolvimento com halteres 4x10

Elevação lateral no cross 4x12

Triceps corda 4x10

 

Terça: quadríceps, glúteo e panturrilhas

Agachamento frontal com halteres 3x10

Cadeira extensora 3x10

Ponte com barra 3x10

Cadeira abdutora 3x10

Panturrilha em pé 3x15

 

Quarta: costas e bíceps

Puxada na polia 4x12

Remada sentada no cross 4x12

Pulldown 4x12

Crucifixo invertido 4x12

Rosca alternada com halteres 4x12

 

Quinta: posteriores de coxa, glúteo e panturrilha

Stiff com barra 3x10

Agachamento sumô 3x10

Cadeira flexora 3x10

Good morning 3x10

Cadeira adutora 3x10

Panturrilha sentada 3x15

 

Sexta: peito, tríceps e deltoides

Supino reto com halteres 4x12

Crucifixo com halteres 4x12

Desenvolvimento com halteres 4x10

Elevação lateral no cross 4x12

Rosca francesa na polia 4x10

 

Uma vez por semana: na segunda, faço 2 séries de prancha, quantos segundos conseguir (tô em 12 rs); na sexta, eu faço cardio, andando 2 minutos na esteira e correndo 1 minuto por dez minutos. A intenção é diminuir a caminhada e aumentar a corrida aos poucos. Sobre as cargas, eu normalmente faço a série inicial com um peso mais leve do que eu consigo fazer, aí faço duas séries com o peso normal pra mim (mais pesado do que o da série inicial) e a última série, se eu conseguir, eu aumento o peso um quilo (ou uma barra das máquinas) (e aí vou até a falha).

 

Tava pensando em mudar esse treino agora, pensando que esse é um treino "inicial", mas talvez seja muito cedo? 

Toda ajuda é bem-vinda (mas não, não vou fazer cardio 5 vezes por semana), obrigada de antemão. 

 

 

Bom, seu foco não eh emagrecer e sim saúde, mas vamos la:

 

Vc limpou a alimentação.

 

Seu treino está Ok, dá pra evoluir muito com ele, sem necessidade de mexer por pelo menos 6 meses. Foco nas progressões de carga. Não há problema nenhum em não malhar em máquinas, eu malho em casa, praticamente soh exercícios livres e da pra tocar de boa assim.

 

Mesmo o foco sendo saúde, está fazendo tudo certo pra emagrecer, há não ser por um porém.

 

Se o foco eh saúde, e deve ser mesmo, vc esta certíssima, não dá pra negligenciar o cardio. 

 

Não precisa começar fazendo 5x na semana de 1 hr, 3x de meia hora já serão suficientes nesse começo, deixa seu corpo pedir mais, vai acabar pedindo, acredite. As vz começar pela esteira se torna mais difícil, pode continuar usando ela, mas depois faz mais 20 minutinhos de bike, seu cardio respiratório irá agradecer, seu hdl e ldl também. Na verdade vai melhorar em todos os marcadores de saúde.

 

Está começando muito bem, vou acompanhar aqui pra ver a sua evolução, pois se vc mantiver esse foco, sei bem aonde vai chegar no próximo ano.

 

Boa sorte, bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sexta semana de treino começou hoje, e a última semana foi interessante porque meus pais estão passando uns dias comigo e fomos nós três pra academia todos os dias. Meu pai nunca tinha pisado numa academia antes, minha mãe já faz há mais ou menos um ano. Tá todo mundo ajudando todo mundo. Vou viajar essa semana e vou até aproveitar pra fazer academia também no lugar onde vou, pra não perder o ritmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Mary, tudo bem? 
 

primeira coisa parabéns por estar aqui relatando e querendo melhorar e se aperfeiçoar e desse modo incentivar outras pessoas a deixarem o sendentarismo


porém aqui é um fórum aberto a discussão e comentários e vou deixar meus 2 centavos para tu ler e caso te sirva de algo, ficarei feliz porque o intuito é ajudar e não de maneira nenhuma julgar ou algo assim

 

entendo tuas frustrações, medos e aquilo de bahh já tentei fazer dieta tantas vezes e não consegui, então vou esquecer isso e focar em ter desempenho na academia

 

porem dieta( e não falo aqui em te restringir ou algo assim) e resultados estão intimamente ligados.

 

como tu é alguém que aparenta não ter pressa, da pra fazer um trabalho a longo prazo, onde tu vai evoluir lentamente mas de forma constante e ao mesmo tempo tu vai estar “fazendo dieta” sem perceber que tu tá fazendo dieta. E a medida que as semanas e meses forem passando, tu vai te empolgar com resultado(tanto estético como de desempenho) e vai querer cada vez mais esforçar, criando um feedback positivo que vai te transformar.

 

se tu quiser  te ajudo(na amizade total, sem envolver qualquer financeiro ou algo assim) a montar tua dieta, treino, cardio e tudo mais, e em 6 meses(caso tu queira) teremos uma Mary ainda melhor.

 

caso tenha interesse me chama inbox que te dou essa força. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala, galera, beleza?

O fim de ano foi bem louco com minha família por aqui, então não apareci pra comentar as semanas de treino.

Nas últimas duas semanas do ano eu viajei e só fui duas vezes pra academia, mas também andei loucamente com minhas tias, então não faltou cardio! 

Nessa primeira semana de janeiro já voltei à rotina, totalmente na força do ódio, mas fui. 

 

@MadrugaDentista muito obrigada por querer ajudar, mas eu não me sinto capaz de fazer uma dieta disciplinada e orientada no momento. Eu até tô em déficit na maioria dos dias (em casa, na rotina do dia a dia), mas não é algo que eu esteja forçando ou registrando. Como quando tô com fome e não compro doces ou massas normalmente (moro sozinha, então, se eu não comprar, não como). 

 

Ah, essa semana adicionei no meu treino aquela máquina que eu acho que se chama Gravitron (?) pra fazer barra fixa com algum auxílio. Tô com os braços e costas todos doloridos hahaha! Mas consegui fazer, antes eu tinha até medo de subir na máquina, mas agora, apesar de ainda achar que a máquina é muito grande pra mim (heheh não tem como colocar os apoios das mãos mais pra perto), tô conseguindo fazer aos poucos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2022 em 13:44, marypaixao disse:

quero conseguir fazer barra fixa

E vai conseguir. Eu comecei incluindo exercícios de progressão para Barra como um aquecimento para costas. Demorou mas funcionou. Bons treinos e acompanhando! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...