Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo - O espinafre é mesmo rico em ferro?


Torf

Posts Recomendados

🌿O espinafre é uma ótima fonte de ferro, certo?

 

Não, não realmente.

 

📜Essa crença tem origem no final do século 19 e início do século 20. O primeiro relatório foi publicado em 1871 e afirmou que o espinafre era relativamente rico em ferro.

 

🌱No entanto, não ficou claro se espinafre seco ou fresco foi usado nesses primeiros relatos. Um relatório de 1936 afirmava que o espinafre fresco deveria ser usado para a determinação do teor de ferro em vez do espinafre seco, pois a secagem das amostras interfere na análise.

 

🧐O teor de ferro do espinafre fresco agora é de cerca de 2-4 mg por 100 g, enquanto o espinafre seco tem cerca de 20-40 mg por 100 g (diferença de 10 vezes!).

 

🤔Além disso, existem duas formas de ferro: heme e não-heme (isso não era conhecido em 1871). O ferro em produtos à base de plantas é tipicamente ferro não-heme, que tem baixa absorção no intestino delgado. Em contraste, as fontes de origem animal normalmente contêm ferro heme que é muito melhor absorvido.

 

✍️Também foi sugerido que o alto teor de ferro relatado no espinafre foi simplesmente o resultado de um decimal colocado incorretamente, que superestimou o teor de ferro em dez vezes. No entanto, não há evidências para esse erro.

 

💡Em conclusão, o espinafre não é uma grande fonte de ferro, como muitas vezes se afirma.

 

💪🏻(curiosidade: o criador do Popeye afirmou que Popeye comia espinafre por causa do alto teor de vitamina A, não de ferro).

 

Referência:

 

Sutton, Mike SPINACH, IRON and POPEYE: Ironic lessons from biochemistry and history on the importance of healthy eating, healthy scepticism and adequate citation Internet Journal of Criminology  2010

 

dsfsdfsdf.PNG?1666337822

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...