Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gordura da dieta


Ericles96

Posts Recomendados

Fala galera! A dúvida é sobre a quantidade do macro gordura na dieta. Em uma dieta de manutenção ou ganho de massa, quantas g/kg de gordura seria o ideal? Sei que em bulking deve-se aumentar as calorias provindo do carboidrato, mas em alguns momentos o peso pode não subir mesmo já vindo mandando mais de 300g de carbo. Aí me surgiu a dúvida se pode ser benéfico aumentar a gordura ou proteína da dieta um pouco para acrescentar mais calorias sem abusar muito do carbo, pois acho um exagero mandar, sei lá, 500g de carbo todo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A quantidade de carbo é subjetivo. Comer 300g ou 500g pode ser pouco ou muito, depende do contexto calórico da dieta, do teu peso. Não adianta tu comer 300g de carbo e não estar em superávit calórico. Em 300g de carboidratos tu vai ingerir 1200kcal, então é bem fácil não estar em superávit calórico comendo isso. O mais importante é o teu saldo calórico total.

 

Sobre as gorduras, o mais recomendando varia entre 0.5-1.2g/kg. Por isso que se aumenta o carboidrato em dietas de bulking, pq há recomendação para quantidade de gorduras e proteínas, já o carboidrato acaba sendo o macronutriente coringa da dieta. É melhor tu aumentar o carbo do que comer 2g/kg de gordura, por exemplo. Mas se a tua gordura está próximo ao mínimo recomendado, da sim pra aumentar pra 1g/kg, isso já vai trazer um bom aporte de calorias pra tua dieta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2022 em 13:45, Ericles96 disse:

Aí me surgiu a dúvida se pode ser benéfico aumentar a gordura ou proteína da dieta um pouco para acrescentar mais calorias sem abusar muito do carbo, pois acho um exagero mandar, sei lá, 500g de carbo todo dia.

 

Aumentar proteína sai caro e tem bastante perda energética...de 100kcal de proteína vc "guarda" aproximadamente 70-80kcal.

 

Aumentar gordura em um ambiente de superávit calórico precisa de cuidado pois é muito mais fácil gordura virar gordura, do que carboidrato. A grosso modo, carboidrato demanda mais processos digestivos do que a gordura.

 

500g de carbo é tranquilo, principalmente se a pessoa souber adicionar outros alimentos na dieta como macarrão, mingau de aveia/arroz, sucrilhos, frutas, geleias, pães, sucos e shakes.

 

Mas se quiser bater 500g de carbo com arroz branco, aí concordo contigo...é complicado comer quase 2kg de arroz por dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para composição corporal, carboidrato SEMPRE vai ser superior a gordura, ainda mais em superavit.

Qualquer coisa entre 0,5-0,8g/kg já vão ser suficientes pra absorção de nutrientes e manutenção hormonal.

Se sua dificuldade for comer, use a estratégia que o Chris Aceto prega para os atletas que tem essa dificuldade: Inicie as primeiras refs com carbos mais fáceis de digerir (arroz, batata inglesa, frutas, pão, etc...) e deixe as gorduras pra última/duas últimas refs dia. Assim, vai facilitar a digestão durante o dia, evitar o estufamento abdominal e a gordura da dieta fica pro final do dia, logo antes de dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...