Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida cruel entre cutting ou bulking


1Mtzim

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal

Treino a mais ou menos 3 anos e meio, porém com aquelas famosas pausas devido a trabalho, estudos e etc. Se não me engano acho que foi 1 ano de treino focado.

 

23 anos

1,66 cm

78kg

Meu BF não sei exatamente, mas deve estar entre 18-20%, me corrijam se eu estiver enganado.

 

No início eu comecei um bulking até que um pouco agressivo porque não tinha conhecimento de calorias e macros, então meio que comia muito hahahah e nunca fiz um cutting.

Então estou na dúvida se já está na hora de startar um cutting ou continuo num bulking bem limpo ?

 

Fotos: https://imgur.com/a/7tGKWEd

Obs: Nas fotos não estou em jejum, já havia realizado a primeira refeição.

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Salve man.

Pela foto da pra ver que tá começando um acúmulo legal de gordura, que é bem normal num bulking. Porém lendo em diversos fóruns e vídeos por ai você verá que a instrução mais comum é: "seque a sua gordura primeiro para poder começar um bulking limpo e de qualidade."

Por experiência própria já fiz alguns bulkings sujos e tentei ganhar volume com base em dietas desenfreadas , resultado: alto acumulo de gordura, pouca construção muscular, e tempo  maior do que  o previsto em cutting para poder perder a gordura ganha, e você sabe né? -Quanto mais tempo em cutting mais  massa magra se perde no processo.

Então a ideia de construir um bulking mais limpo ganhando volume com qualidade é muito bom pois  terá um cutting menos severo ,sofrendo menos e preservando mais  sua  massa magra.

Atualmente estou num bulking mais limpo que os anteriores que já fiz , e posso dizer que o resultado é muito mais satisfatório. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 13:31, 1Mtzim disse:

Boa tarde pessoal

Treino a mais ou menos 3 anos e meio, porém com aquelas famosas pausas devido a trabalho, estudos e etc. Se não me engano acho que foi 1 ano de treino focado.

 

23 anos

1,66 cm

78kg

Meu BF não sei exatamente, mas deve estar entre 18-20%, me corrijam se eu estiver enganado.

 

No início eu comecei um bulking até que um pouco agressivo porque não tinha conhecimento de calorias e macros, então meio que comia muito hahahah e nunca fiz um cutting.

Então estou na dúvida se já está na hora de startar um cutting ou continuo num bulking bem limpo ?

 

Fotos: https://imgur.com/a/7tGKWEd

Obs: Nas fotos não estou em jejum, já havia realizado a primeira refeição.

 

Grato!

 

Seu bf está mais alto que isso, bastante.

Pode iniciar um cutting pra limpar essa graxa, quando atingir uns 17-18% traz a dieta pra manutenção e começa recomp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 17:12, Vitgtw disse:

 

Seu bf está mais alto que isso, bastante.

Pode iniciar um cutting pra limpar essa graxa, quando atingir uns 17-18% traz a dieta pra manutenção e começa recomp.

E quanto a possibilidade de uma recomposição e depois iniciar o cutting ? Como o amigo acima disse, ainda falta massa muscular e isso me encucou um pouco kkkkk. Ou é melhor já iniciar o cutting ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2022 em 15:23, 1Mtzim disse:

E quanto a possibilidade de uma recomposição e depois iniciar o cutting ? Como o amigo acima disse, ainda falta massa muscular e isso me encucou um pouco kkkkk. Ou é melhor já iniciar o cutting ?

 

O recomp eh excelente pra quem está com bf abaixo de 20%, não eh o seu caso.

O recomp torna se ainda mais eficiente mesclando com curtos períodos de superavit calórico,  que em vc agora soh faria subir bf, embora crie alguma massa magra, mas sem eficiência.

No seu caso como o bf está bem alto precisa dar uma enxugada antes, pra depois passar pra uma dieta de construção muscular. Ateh poderia fazer agora, mas resultado viria em vários anos, tornaria se muito lento, então neste caso acelere um pouco as coisas,  perca esse excesso de gordura, pra depois com um bf e visual já mais bacana possa passar pra manutenção.

A parte boa eh q enxugando já a graxa vc aprenderá mais sobre dieta e facilitará as coisas pro futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2022 em 15:56, Vitgtw disse:

 

O recomp eh excelente pra quem está com bf abaixo de 20%, não eh o seu caso.

O recomp torna se ainda mais eficiente mesclando com curtos períodos de superavit calórico,  que em vc agora soh faria subir bf, embora crie alguma massa magra, mas sem eficiência.

No seu caso como o bf está bem alto precisa dar uma enxugada antes, pra depois passar pra uma dieta de construção muscular. Ateh poderia fazer agora, mas resultado viria em vários anos, tornaria se muito lento, então neste caso acelere um pouco as coisas,  perca esse excesso de gordura, pra depois com um bf e visual já mais bacana possa passar pra manutenção.

A parte boa eh q enxugando já a graxa vc aprenderá mais sobre dieta e facilitará as coisas pro futuro.

Beleza, muito obrigado!

Vou tentar secar até uns 12-13% de BF e depois iniciar a manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/06/2022 em 13:31, 1Mtzim disse:

Boa tarde pessoal

Treino a mais ou menos 3 anos e meio, porém com aquelas famosas pausas devido a trabalho, estudos e etc. Se não me engano acho que foi 1 ano de treino focado.

 

23 anos

1,66 cm

78kg

Meu BF não sei exatamente, mas deve estar entre 18-20%, me corrijam se eu estiver enganado.

 

No início eu comecei um bulking até que um pouco agressivo porque não tinha conhecimento de calorias e macros, então meio que comia muito hahahah e nunca fiz um cutting.

Então estou na dúvida se já está na hora de startar um cutting ou continuo num bulking bem limpo ?

 

Fotos: https://imgur.com/a/7tGKWEd

Obs: Nas fotos não estou em jejum, já havia realizado a primeira refeição.

 

Grato!

Tá de sacanagem né? Óbvio que cutting! Não se faz bulking com mais de 16% de bf. Provavelmente você não tá se sentindo bem com esse acúmulo de gordura, então é bem melhor deixar o cenário limpo para o ganho de massa tranquilo do que passar o ano inteiro sem poder tirar a camisa. Um cutting aí de 5 semanas da pra diminuir bastante essa graxa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...