Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento: velocidade, reflexo de estiramento e dive bomb


ohomemquevendeuomundo

Posts Recomendados

Qual é a vantagem e desvantagem de agachar fazendo dive bomb - descer rápido e aproveitar o reflexo de estiramento muscular para subir com velocidade? Muitos levantadores de peso agacham assim em sets pesados e 1RM, diferente dos powerlifters, que em maioria agacham devagar. Isso faz alguma diferença significativa para o treino de força no geral ou é somente uma individualidade técnica?

 

Pode ser que isso não seja tão comum no powerlifting pela diferença de técnica (a maioria faz low bar, no qual é mais difícil pro quadriceps atingir esse grau estiramento)?

 

Exemplos:

Milko Tokola

 

Clarence antes de lesionar os joelhos

 

Pat Mendes

 

Toshiki

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 16/06/2022 em 22:02, ohomemquevendeuomundo disse:

Isso faz alguma diferença significativa para o treino de força no geral ou é somente uma individualidade técnica?

 

Em atletas olimpicos vc observa isso em cargas que eles já estão acostumados.

Eles tem experiência e flexibilidade e suporte médico preventivo pra treinar assim.

 

Agora vai o Zézinho com isquitibiais encurtados, baixa flexibilidade de quadriceps, adutores, glúteo e calcanhares...Parece que vai dar merda n parece? 

 

Edit: 

Respondendo, é uma forma de conservação de energia. Precisa ter confiança nos tendões...

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2022 em 22:21, Zanne disse:

 

Em atletas olimpicos vc observa isso em cargas que eles já estão acostumados.

Eles tem experiência e flexibilidade e suporte médico preventivo pra treinar assim

 

Mas a experiência e flexibilidade não são consequências do treino? A dúvida é se realmente mais vantajoso e eficaz fazer o movimento assim, quando a intenção é fazer sets pesados próximos a 1RM. Tem powerlifter que agacha assim tb, como o Chad Wesley Smith. Quanto a suporte médico preventivo, não sei dizer o que pode ser feito diferente pra prevenir lesões nesse sentido, além do treino.

 

Em 16/06/2022 em 22:21, Zanne disse:

 

Agora vai o Zézinho com isquitibiais encurtados, baixa flexibilidade de quadriceps, adutores, glúteo e calcanhares...Parece que vai dar merda n parece? 

 

Não sei dizer, será que não depende mais da carga que vai ser utilizada? Digo isso pq o mesmo tipo de pessoa a gente vê com frequência hoje em academia em crossfit treinando movimentos bem mais complexos tipo C&J e até mesmo snatch sem problemas, usando carga apropriada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vantagem pra hipertrofia? Zero. Na boa, é só chama lesão. É uma "roubada" pra levantar mais carga gastando pouca energia na fase excêntrica, e usando a energia elástica da "queda" pra ajudar a subir. Pra mim, fazer um movimento com fase excêntrica descontrolada é estupidez.

 

No supino existe vantagem em deixar a barra desabar no peito, pra usar o "efeito peito mola"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 08:55, Alex_83 disse:

Vantagem pra hipertrofia? Zero

A questão é se é vantajoso pra força. Não pra necessariamente ficar mais forte, mas sim pra treinar a técnica pra utilizar na hora de levantar grandes cargas, tipo uma tripla, dupla, ou um single pesado. Eu não imagino que o movimento seja descontrolado, desde que haja equilíbrio na descida sem oscilação do trajeto da barra, e sem perda da postura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 09:08, ohomemquevendeuomundo disse:

A questão é se é vantajoso pra força. Não pra necessariamente ficar mais forte, mas sim pra treinar a técnica pra utilizar na hora de levantar grandes cargas, tipo uma tripla, dupla, ou um single pesado.

 

Pra força pura se treina com movimentos mais explosivos.

 

Em 17/06/2022 em 09:08, ohomemquevendeuomundo disse:

Eu não imagino que o movimento seja descontrolado, desde que haja equilíbrio na descida sem oscilação do trajeto da barra, e sem perda da postura.

 

Aí que tá o ponto, nos teus exemplos nenhum usou uma execução aceitável.

 

- no primeiro e no terceiro vídeos eles sobem o quadril antes do tronco

- no segundo também, além de fazer uma compensação com joelhos na subida

- no quarto nem preciso comentar aqueles joelhos

 

Se o cara tá competindo, ok, vale o risco, é quase impossível uma execução ótima quando o cara tá passando seu próprio limite. Mas pra quem não compete, vale o risco?

Editado por Alex_83
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 09:22, Alex_83 disse:

Mas pra quem não compete, vale o risco?

Eu imagino que não, mas resolvi perguntar aqui pra ver se não estou perdendo alguma coisa, pq eu mesmo não tenho segurança pra fazer um single pesado (+90%) nessa velocidade equilibrando bem a barra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 09:37, ohomemquevendeuomundo disse:

Eu imagino que não, mas resolvi perguntar aqui pra ver se não estou perdendo alguma coisa, pq eu mesmo não tenho segurança pra fazer um single pesado (+90%) nessa velocidade equilibrando bem a barra.

 

Eu nunca agachei pra 1RM, não acho que valha o risco. Agacho pra 2-4 repetições, deve ficar em 95%. Sempre com descida controlada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 09:41, Alex_83 disse:

Eu nunca agachei pra 1RM, não acho que valha o risco. Agacho pra 2-4 repetições, deve ficar em 95%. Sempre com descida controlada.

Com certeza é mais seguro. Eu mesmo nunca fiz 1RM sentindo que foi RPE 10, sempre acho que existe uma minúscula possibilidade de fazer mais uma, ou ter colocado 1kg a mais de cada lado (RPE 9.5 no máximo). E mesmo assim já fico taquicárdico só de chegar perto da barra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2022 em 09:22, Alex_83 disse:

Aí que tá o ponto, nos teus exemplos nenhum usou uma execução aceitável.

discordo, Alex

 

Em 17/06/2022 em 09:22, Alex_83 disse:

 

- no primeiro e no terceiro vídeos eles sobem o quadril antes do tronco

o que é bem natural e tem muito a ver com proporções corporais, o que tem evitar é uma subida exagerada

 

Em 17/06/2022 em 09:22, Alex_83 disse:

- no segundo também, além de fazer uma compensação com joelhos na subida

Clarence tem agacho que é só pra ele mesmo

 

Em 17/06/2022 em 09:22, Alex_83 disse:

- no quarto nem preciso comentar aqueles joelhos

aconteceu nada com os joelhos, apenas voltaram pra posição normal na subida, não entraram... no bottom eles estavam lá pra fora pra abrir espaço pra chegar na posição baixa e quando subiu apenas voltou pro alinhamento normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...