Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo - O preço dos alimentos e bebidas influencia o seu sabor?


Torf

Posts Recomendados

As expectativas podem influenciar muito a experiência percebida, também conhecido como efeito placebo. As expectativas de alimentos ou bebidas podem ser afetadas por seu preço, o que pode influenciar o sabor percebido.

 

Este estudo investigou se uma diferença de preço pode influenciar a satisfação percebida do mesmo vinho. Os participantes estavam degustando o mesmo vinho duas vezes: uma quando disseram que era vendido por 5 dólares e outra quando disseram que era vendido por 45 dólares. A agradabilidade percebida foi avaliada usando um questionário de 6 pontos. Além disso, a ressonância magnética funcional foi usada para avaliar a atividade da região do cérebro associada à experiência de prazer.

 

De fato, os participantes perceberam o vinho como muito mais agradável quando pensaram que era vendido por 45 dólares em comparação com 5 dólares. Além disso, houve maior atividade na região do cérebro associada à experiência de prazer.

 

Portanto, esperar que alimentos ou bebidas sejam saborosos com base em fatores externos, como preço ou marca, provavelmente resultará em uma experiência mais agradável.

 

Em conclusão, o preço do vinho (e provavelmente de outras bebidas ou alimentos) pode influenciar muito seu sabor percebido.

 

Referência:

 

Plassmann et al. Marketing Actions Can Modulate Neural Representations of Experienced Pleasantness. Proc Natl Acad Sci USA, 2008

sdfsdf.jpg?1647935631

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Há de fato efeito placebo 

Eu mesmo já pedi para amigo dono de cervejaria artesanal para engarrafar com um rótulo bonito que eu fiz e imprimi em gráfica umas cervejas glacial e dei pro povo no trabalho. Turma que paga caro pra beber brejão experimental 

Adoraram 

 

 

No meu caso específico preço me faz ficar mais atento à qualidade e sabor 

Coisas que deixo passar num copo sujo da vida não acho aceitáveis em coisas mais caras.

(E este é um dos motivos de só comer burguer artesanal com indicação forte de gente que confio. É uma bosta pagar caro em algo meio pretensioso e ser ruim.)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...