Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de treino - 7 meses antes do 1° ciclo - Seguindo a jornada


followingthejourney

Posts Recomendados

Contexto

 

Pisei os pés pela primeira vez numa academia em meados de 2016.

 

Sempre fui bem alto e falso magro, detestava meu corpo de todas as maneiras possíveis. Como todo iniciante, meu começo foi bem meia boca, fiz muita merda, demorei pra engrenar na rotina e fazer aquele básico que todo mundo sabe que é o que basta pra crescer. Todo esse cientificismo que alguns profissionais tanto pregam, no fim das contas, é só uma medição de pau besta pra ver quem entende mais do que o outro e quem melhor se autopromove profissionalmente. 

 

Considero que 2016 foi um ano desperdiçado de treino pra mim, só serviu pra eu entender como funcionava a academia, já que eu literalmente não fazia nada direito. Em 2017, devo ter treinado metade do ano e parei por estar desmotivado, fazia dieta às cegas, comendo em grande quantidade aquelas "bro foods", tipo ovo, batata-doce, banana, etc, mas não contabilizava calorias nem macros. Tive pequenos ganhos. Em 2018 eu voltei a treinar e considero que foi um ano muito mais produtivo que os demais, apesar de, na minha opinião, ainda ter sido medíocre. Se me recordo bem, consegui treinar durante a maior parte do tempo, mas a dieta ainda não estava bem alinhada.

 

Em 2019 eu parei de treinar por questões de estudo, passei no vestibular, estava com a mente focada para voltar a treinar em 2020, mas aí veio a pandemia e o retorno teve que esperar. De qualquer forma, tirei o tempo pra tentar aprender o máximo de informações sobre o bodybuilding e tudo que o envolve (nutrição, descanso, treino)

 

Acabou que eu voltei a treinar de verdade em outubro de 2020, quando as academias reabriram na minha cidade.

 

Não sei exatamente se cometi um erro, mas fiz um bulking bem sujo quando voltei pros treinos, pensando em abusar da memória muscular que eu iria me beneficiar de início.  Então basicamente essas foram as mudanças no período:

------------------------------------------------------------------------------------------

 

Outubro de 2020 - Março de 2021 - [Retorno após quase 2 anos parado]

 

Altura:      190cm

Peso:        78kg - 92kg

BF:            15% - 17% 

Braço:       34cm   -  39cm

Pernas:     56cm   -   61cm

 

Sinceramente, não me recordo das outras medidas, mas tive ganho em todas elas.

 

Segui durante a maior parte do tempo um treino ABC 2x por semana, mas era uma divisão muito ruim de treino, sendo A = braço, B = peito e costas, C= ombro e perna. Volume muito baixo, 4 exercícios no máximo pra cada grupamento, inclusive os grandes. Força veio muito rápido. 

 

Ganhei um volume nítido, foi uma boa diferença de massa muscular, mas a retenção e gordura que vieram foram bem foda de aguentar AUHEAUJSDKPAS. Eram mais ou menos 3500 calorias / dia, mas, olhando agora, eu não teria feito tantos cheat days e flexibilizado tanto a dieta, acabou que eu comia muito lixo toda semana, adicionando calorias extra desnecessárias.

 

 

Março de 2021 - Abril de 2021 [2 meses parado por conta do "lockdown" retardado]

 

Depois de ter finalizado esse bulking de retorno aos treinos, meu plano era de começar um cutting imediatamente, mas aí teve um fechamento completamente retardado e sem sentido das academias novamente no Brasil inteiro, que durou 2 meses e eu aposto todas minhas fichas que isso não surtiu efeito algum em parar o avanço da contaminação pelo vírus.

 

2 meses então eu fiquei sem treinar corretamente, tentei fazer calistenia nas praças, fazendo só barra fixa, flexão, paralela, etc, mas não foi o suficiente pra segurar a massa. A dieta também tava podre, voltei a comer lixo, sem bater proteínas e eu perdi peso. Desmotivação total nesse período.

 

Fui de 92kg pra 86kg nesses 2 meses. Físico tava horripilante, vergonhoso pra caramba, e mesmo tendo perdido alguma massa, eu não tinha outra escolha a não ser fazer um cutting.

 

Maio de 2021 - Julho de 2021 [Cutting de 3 meses após reabertura das academias]

Antes   -  Depois: https://imgur.com/a/YY0d92y

 

Logo após voltar a treinar em uma academia de verdade, dei início ao cutting. Foi o primeiro cutting bem feito que eu fiz na minha vida, mesmo tendo esperado mais, fiquei satisfeito com o resultado, porque eu literalmente não errei em nenhum dia nesses 3 meses e cheguei em um bf que nunca tinha chegado antes. Foi meu período de maior disciplina em dieta, treino e cardio. No fim, eu consegui ver um pouco da definição da minha mid section, peitoral definiu mais, perna com começo de cortes, etc.

Primeiro mês foi cetogênica, carbo zero, não gostei, força caiu muito rápido e sentia indisposição nos treinos. Segundo e terceiro mês abaixei a gordura e subi o carbo. Faixa de 1600-1800 calorias diárias + cardio de 50-80 minutos.

 

 

Peso:        86kg - 80kg

BF:            17% -  11% (segundo bioimpedância)

Braço:       38cm - 38cm 

Pernas:     62cm  - 61cm 

 

Agosto de 2021 - Janeiro de 2022 [Último bulking natural antes do 1° ciclo]

Atualmente:  https://imgur.com/a/bHeUqOu

 

Acabei de completar o primeiro mês de bulking. Até agora tenho seguido com uma dieta muito mais disciplinada. Lixo somente a cada 14 dias, todas as calorias e macros contabilizados, comendo o básico: ovo, peixe, frango, arroz, batata, banana, aveia, mel, etc.  O peso no começo subiu bem rápido, creio que os primeiros 4 kg iniciais foram de retenção. Ajustei as calorias para que o peso subisse lentamente, pra tentar evitar o máximo ter ganho alto de gordura. Eu sei que agora meu ganho de massa magra já não vai ser tão alto e as calorias extras vão com toda certeza ser armazenadas como gordura. Estou ganhando em torno de 400 - 500g na balança semanalmente, e pretendo permanecer nisso pelos próximos 4 meses, pra não ficar uma bola de retenção e gordura. Decidi fazer mais um ciclo de bulking e cutting antes de utilizar os hormônios.

 

Eu sei que meu abdome é muuuito fraco e preciso hipertrofiar ele mais! Tinha o pensamento idiota de que não precisava treinar abdome e ele iria aparecer quando secasse, maior lenda. Na minha opinião, isso só é válido se tu já praticava esportes por muito tempo e hipertrofiou o core naturalmente ao longo de vários anos (alguns conhecidos meus nunca treinaram na vida e tem o abs muito marcado, mesmo com um bf não tão baixo). Se não, tem que treinar. Acabou que ele marcou muito pouco no fim do cutting e claramente foi por falta  de treino, pq a pele estava consideravelmente fina.

 

Peso:            87kg

BF:               13.5% 

Braço:          39.5 cm 

Pernas:         62cm 

Pantu:          40 cm

 

 

Comparação 2018 - Atual

https://imgur.com/a/rpskuVX

 

Essa primeira foto aí sou eu no ápice da desnutrição, pesando 73kg, com depressão, fobia social, ansiedade, TOC, sem vontade de fazer absolutamente nada que não fosse ficar em casa jogando vídeo-game. A segunda é atual 87kg, depois de uns anos, errando e aprendendo, parando e voltando aos treinos. Dessa vez eu vou completar 2 anos sem erros e posso dizer seguramente que a academia mudou minha vida e continua mudando. 

 

 

 

Editado por followingthejourney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Treino de hoje foi de peito, um lixo, não rendeu.

 

• Supino inclinado barra 25kg lado

• Supino máquina 74kg total 

• Supino reto halter 25kg 

• Crucifixo halter reto 15kg

 

Acordei tarde pra ir treinar, cheguei na academia 12h e não sabia que por ser feriado hoje fechava às 13h. Tive 6h mal dormidas de sono, que qse sempre me destroem. Treinei sem força, correndo e metade das reps nos supinos. Frustrante. 

 

Não me alimentei bem antes, só tomei um shake às pressas pra ir logo treinar, obviamente não deu tempo suficiente de fazer a digestão e de encher o glicogênio dos músculos. Somei isso com o fato de não ter dormido direito e o resultado foi esse.

 

Enfim, amanhã é costas, e vou seguir 100% pra não acontecer isso novamente. 

Editado por followingthejourney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...