Postado 20/07/2021 às 18:42 07/20, 2021 Fala, povo do fórum. Resumindo: eu era bem obeso, e, de um ano pra cá, perdi uns 30kg mais ou menos com treino e dieta. Depois de uns 40 dias parado, por causa da recuperação de uma cirurgia que tive que fazer, voltei a treinar ontem e fiz uma avaliação física hoje. O resultado deu que estou com 14,3% de BF, o que, a princípio, sei que é alto pra fazer bulking ou qualquer coisa assim. Porém, o rapaz lá que trabalha na academia e fez a avaliação me disse que, como eu tinha perdido muito peso e não tinha muito músculo, não teria problema em mudar o foco da dieta agora, pra ir ganhando massa e, dessa forma ir diminuindo o percentual de gordura. Isso que ele falou me deixou com dúvida e aí, com base na minha foto, queria saber o que cês acham que seria melhor: continuar seguindo meu plano inicial, que era continuar o cutting, abaixar mais o BF e depois, aos poucos, subir as calorias pra fazer um bulking? Ou mesmo com esse valor de BF, finalizar o cutting já ir focando em ir subindo as calorias pra eventualmente começar um bulking? Dados da avaliação: Altura: 1,53m (anão de jardim kkkk) Peso: 65,65kg Percentual de gordura: 14,3% Foto relaxado e em jejum.
Postado 20/07/2021 às 18:58 07/20, 2021 Cara, parece que você tem mais que 14% de BF, você fez uma avaliação de dobras cutâneas ou bioimpedância? Você voltou a treinar ontem porém estava em cutting? Então pelo que entendi tava só fazendo dieta sem exercicios. Nesse caso, recomendaria a ficar umas 2 semanas na manutenção, depois iniciar um bulk limpo, sem ser muito agressivo e subindo aos poucos as calorias, tendo em vista que se você é ex-obeso, tem tendencia a engordar. No mais, parabéns por ter perdido 30kg e ter saído do conforto em prol de um objetivo.
Postado 20/07/2021 às 18:58 07/20, 2021 Manteria uma manutenção ou leve superávit para ver como reage, como está voltando aos treinos terá um bom aumento de Massa magra então é interessante ter nutrientes para "construi-la"... no cutting vai ficar só pele e osso já que não aparenta ter uma MM boa.
Postado 20/07/2021 às 19:25 07/20, 2021 Autor 19 minutos atrás, zcrixus disse: Cara, parece que você tem mais que 14% de BF, você fez uma avaliação de dobras cutâneas ou bioimpedância? Você voltou a treinar ontem porém estava em cutting? Então pelo que entendi tava só fazendo dieta sem exercicios. Nesse caso, recomendaria a ficar umas 2 semanas na manutenção, depois iniciar um bulk limpo, sem ser muito agressivo e subindo aos poucos as calorias, tendo em vista que se você é ex-obeso, tem tendencia a engordar. No mais, parabéns por ter perdido 30kg e ter saído do conforto em prol de um objetivo. Fala, irmão. Então, eu fiz por dobras cutâneas (7 dobras mais especificamente) e também me surpreendi porque também não acho que aparento ter 14% de BF e sim mais que isso Sobre o tempo parado, acabou que me expressei mal. Antes da cirurgia, eu tava comendo uma quantidade de calorias, visando deficit. Depois dela, já que estava praticamente o dia todo em repouso, mantive a mesma quantidade de calorias de antes, já que, sem as atividades, o gasto calórico diminui. Também cheguei a pensar nessa ideia que cê deu, de ficar umas duas semanas em manutenção, mas não sabia se valia a pena ou não. A princípio devo fazer isso então. Brigado pelo parabéns! Tmj!
Postado 20/07/2021 às 19:25 07/20, 2021 Autor 26 minutos atrás, projetohuck2 disse: Manteria uma manutenção ou leve superávit para ver como reage, como está voltando aos treinos terá um bom aumento de Massa magra então é interessante ter nutrientes para "construi-la"... no cutting vai ficar só pele e osso já que não aparenta ter uma MM boa. Show! Parecido com que o irmão do comentário anterior sugeriu então, né? Provavelmente vou fazer isso.
Postado 20/07/2021 às 19:41 07/20, 2021 14 minutos atrás, Luizinguitar disse: Show! Parecido com que o irmão do comentário anterior sugeriu então, né? Provavelmente vou fazer isso. certamente, quando mandei msg não tinha o post dele.... mas é isso ai sim.
Postado 20/07/2021 às 23:23 07/20, 2021 Eu naum continuaria no cutting, naum leve como ofensa, mas vc naum tem nada de MM. Se continuar assim, vai cagar ainda mais o metabolismo. Fique em LEVE superavit ou manutenção calórica e foca em ir colocando MM aos poucos, a julgar pela condição atual, vc consegue tranquilamente ganhar MM e perder gordura ao mesmo tempo, só precisa descer o pau nos treinos.
Postado 22/07/2021 às 02:10 07/22, 2021 Autor Em 20/07/2021 em 20:23, SaBiih disse: Eu naum continuaria no cutting, naum leve como ofensa, mas vc naum tem nada de MM. Se continuar assim, vai cagar ainda mais o metabolismo. Fique em LEVE superavit ou manutenção calórica e foca em ir colocando MM aos poucos, a julgar pela condição atual, vc consegue tranquilamente ganhar MM e perder gordura ao mesmo tempo, só precisa descer o pau nos treinos. Relaxa, irmão, não levei como ofensa porque sei que é a realidade hhahah. Então é isso. Vou fazer o que você e os amigos aí comentaram e descer o pau nos treinos. Brigadão!
Crie uma conta ou entre para comentar