Postado 21/02/2021 às 12:03 02/21, 2021 Já vi em diversos lugares (aqui, artigos, youtube etc) falarem que apesar do supino com halter trabalhar o peitoral e deltoide da mesma maneira que a barra, a ativação do triceps é menor. Isso é real? Se sim, qual seria o motivo? Tenho feito somente supino com halter e a sensação tem sido ótima (na primeira serie de aquecimento já sinto o peito trabalhado) mas n sei se eu deveria adicionar algum exercicio extra pro triceps Editado 21/02/2021 às 12:04 02/21, 2021 por gustavooliver71
Postado 21/02/2021 às 12:25 02/21, 2021 Rapaz, nunca ouvi falar nisso. Sei que electromiografia não é tudo, mas em estudos, como por exemplo Stastny et al. (2017) encontrou resultados de ativação similares para o tríceps comparando o supino com halteres e com a barra. Fonte: Stastny P, Gołaś A, Blazek D, Maszczyk A, Wilk M, et al. (2017) A systematic review of surface electromyography analyses of the bench press movement task. PLOS ONE 12(2): e0171632.
Postado 21/02/2021 às 12:29 02/21, 2021 Na real trabalha mais os sinergistas e estabilizadores em geral, mas nada muito considerável em comparação ao supino com barra. Gosto de usar os dois no treino: se faço o reto com barra, faço o inclinado com halteres, ou vice-versa. Editado 21/02/2021 às 12:32 02/21, 2021 por Alex Ruiz
Postado 21/02/2021 às 12:47 02/21, 2021 Autor 17 minutos atrás, Torf disse: Rapaz, nunca ouvi falar nisso. Sei que electromiografia não é tudo, mas em estudos, como por exemplo Stastny et al. (2017) encontrou resultados similares para o tríceps comparando o supino com halteres e com a barra. Fonte: Stastny P, Gołaś A, Blazek D, Maszczyk A, Wilk M, et al. (2017) A systematic review of surface electromyography analyses of the bench press movement task. PLOS ONE 12(2): e0171632. Interessante ver outros estudos com resultados diferentes. Nesse que li aparentemente a menor ativação do triceps se dava por causa de uma maior ativação no bíceps, mas nunca percebi o biceps trabalhar no supino com halter (diferentemente do crucifixo, q da pra perceber a ativação), ai achei curioso. O estudo que li https://www.researchgate.net/publication/49746305_A_comparison_of_muscle_activity_and_1-RM_strength_of_three_chest-press_exercises_with_different_stability_requirements
Postado 21/02/2021 às 12:50 02/21, 2021 Autor 18 minutos atrás, Alex Ruiz disse: Na real trabalha mais os sinergistas e estabilizadores em geral, mas nada muito considerável em comparação ao supino com barra. Gosto de usar os dois no treino: se faço o reto com barra, faço o inclinado com halteres, ou vice-versa. Eu estava fazendo dessa forma, reto com barra e inclinado com halter. Essa semana mudei e curti fazer o reto com halter mas o problema pra mim é erguer o peso (incríveis 16kg), tou com o punho direito dolorido e sinto um incomodo danado pra por o halter na perna, com a mão esquerda vai suave
Postado 21/02/2021 às 13:18 02/21, 2021 Me falaram dos estabilizadores que na barra é legal e tal, mais para mim não posso fazwr na barra, tenho frouxidão ligamentar, e quando faco na barra sinto muito mais o tendão que o próprio musculo, acaba ficando muito ruim, a dor fica aguda nas juntas, infelizmente... tenho tendinite tbm o que piora a situação, então tenho trocado tudo que é barra pelos halteres... mais em relacao ao triceps nao, somente a diferença nos estabilizadores
Postado 21/02/2021 às 13:19 02/21, 2021 26 minutos atrás, gustavooliver71 disse: Interessante ver outros estudos com resultados diferentes. Nesse que li aparentemente a menor ativação do triceps se dava por causa de uma maior ativação no bíceps, mas nunca percebi o biceps trabalhar no supino com halter (diferentemente do crucifixo, q da pra perceber a ativação), ai achei curioso. O estudo que li https://www.researchgate.net/publication/49746305_A_comparison_of_muscle_activity_and_1-RM_strength_of_three_chest-press_exercises_with_different_stability_requirements Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps. E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores.
Postado 21/02/2021 às 16:07 02/21, 2021 2 horas atrás, Torf disse: Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps. E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores. Da hora manow teus comentários nos topicos, sao normalmente quase uma aula sobre os assuntos... acho bem legal isso, tem me ajudado bastante nos conhecimentos
Postado 22/02/2021 às 14:33 02/22, 2021 Em 21/02/2021 em 10:19, Torf disse: Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps. Depende do movimento. No crucifixo por exemplo, tem um momento de extensão de cotovelo exercido pelo peso que é justamente o bíceps que faz a força oposta quando muda a fase do movimento entre excêntrica e concêntrica. (Tom Erik Solstad, Vidar Andersen, Matthew Shaw, Erlend Mogstad Hoel, Andreas Vonheim, Atle Hole Saeterbakken. (2020) A Comparison of Muscle Activation entre Barbell Bench Press e Dumbbell Flyes em homens treinados com resistência . Journal of Sports Science and Medicine (19) , 645-651.) Com certeza EMG não significa hipertrofia, entretanto mostra que há trabalho, logo, algo precisa ser pensado sobre como por exemplo: Esse aumento na utilização do biceps pode prejudicar o movimento e/ou expor há algum tipo de problema sendo feito após uma sessão pesada de biceps? Em 21/02/2021 em 10:19, Torf disse: E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores.
Postado 22/02/2021 às 14:38 02/22, 2021 Deixando um pouco de lado os estudos apresentados, opinião pessoal, na pratica com barra sinto bastante o anterior de ombro e um pouco triceps, porém com halteres não sinto esse incomodo no ombro, e sinto maior ativação do peitoral e amplitude
Postado 22/02/2021 às 21:16 02/22, 2021 6 horas atrás, ThePunisher disse: Deixando um pouco de lado os estudos apresentados, opinião pessoal, na pratica com barra sinto bastante o anterior de ombro e um pouco triceps, porém com halteres não sinto esse incomodo no ombro, e sinto maior ativação do peitoral e amplitude tambem, comecei fazendo o reto com barra, porém o ombro doi demais e o peito nem sente direito, mudei pra halter e eu sinto bem mais, e me da mais segurança tambem
Postado 22/02/2021 às 21:50 02/22, 2021 Autor 7 horas atrás, ThePunisher disse: Deixando um pouco de lado os estudos apresentados, opinião pessoal, na pratica com barra sinto bastante o anterior de ombro e um pouco triceps, porém com halteres não sinto esse incomodo no ombro, e sinto maior ativação do peitoral e amplitude meu peito sai dormente na serie de aquecimento q faço com halter de 8kg, com barra so sinto isso no peitoral ao fim das 3 series e olhe la
Postado 23/02/2021 às 01:50 02/23, 2021 Fala ae irmão, tranquilo? Seguinte: Minha opinião pessoal é que você sente com mais facilidade essa conexão mente-musculo (pensando no peito...) realizando o supino com halteres, mas não abriria mão do supino com barra jamais. Como já disseram aí, varia que dá bom.
Postado 23/02/2021 às 11:31 02/23, 2021 A quem interessar, mês passado criei um tópico para explorar essa questäo de ativacäo vs. desenvolvimento muscular:
Postado 23/02/2021 às 14:35 02/23, 2021 Autor 12 horas atrás, Yohan Jac disse: Fala ae irmão, tranquilo? Seguinte: Minha opinião pessoal é que você sente com mais facilidade essa conexão mente-musculo (pensando no peito...) realizando o supino com halteres, mas não abriria mão do supino com barra jamais. Como já disseram aí, varia que dá bom. faço um abc2x, em um dia faço o reto com barra e no outro com halter (inclinado sempre com halter) e tem sido bem bacana 3 horas atrás, Torf disse: A quem interessar, mês passado criei um tópico para explorar essa questäo de ativacäo vs. desenvolvimento muscular: Muito bacana Torf, o q mais vejo aqui na academia é a galera fazendo meio supino pra usar mais peso e conseguir mais rep...
Postado 24/02/2021 às 01:56 02/24, 2021 11 horas atrás, gustavooliver71 disse: faço um abc2x, em um dia faço o reto com barra e no outro com halter (inclinado sempre com halter) e tem sido bem bacana Muito bacana Torf, o q mais vejo aqui na academia é a galera fazendo meio supino pra usar mais peso e conseguir mais rep... Eu gosto de fazer o inclinado com barra tbm, experimenta revezar ele..
Crie uma conta ou entre para comentar