Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Se a pessoa tiver metabolismo muito lento ou muito rápido...?


Slipk

Posts Recomendados

Se a pessoa tiver um metabolismo muito lento e outra um metabolismo muito rápido, o que vai diferir uma da outra no quesito ganhar peso com facilidade e ganhar com dificuldade e os porquês disso acontecer é a taxa metabólica basal? 

 

Logo uma pessoa ectomorfo tem uma TMB passando dos 2k500 , e o Endomorfo tem lá sua TMB 1k500.. tô usando a lógica, a lógica está certa?

 

Surgiu essa dúvida porque na calculadora do fórum, eu usei várias combinações, e sempre gera aproximadamente a mesma TMB, com a diferença de 100kcal ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

33 minutos atrás, master_mm disse:

Não! Isso difere apenas em estrutura óssea, o cálculo de um tmb de um endomorfo para um ectomorfo não muda...

Não muda???? Mas pq o ecto come pra caralho e não engorda e o endo cheira a comida e engorda (ironicamente) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Terres/RS disse:

Se a pessoa tiver um metabolismo muito lento e outra um metabolismo muito rápido, o que vai diferir uma da outra no quesito ganhar peso com facilidade e ganhar com dificuldade e os porquês disso acontecer é a taxa metabólica basal? 

 

Logo uma pessoa ectomorfo tem uma TMB passando dos 2k500 , e o Endomorfo tem lá sua TMB 1k500.. tô usando a lógica, a lógica está certa?

 

Surgiu essa dúvida porque na calculadora do fórum, eu usei várias combinações, e sempre gera aproximadamente a mesma TMB, com a diferença de 100kcal ... 

o ectomorfo é o famoso sortudo, pra alguns...o porquê exato disso acontecer ainda não está tão estabelecido, senão com certeza haveriam milhões de pessoas querendo a terapia genética responsável por poder comer todos os dias mais de 10 mil calorias por dia e não ganhar peso fácil. talvez alguns comam pouco até, por não sentirem a menor necessidade de comer acima de 2000kcal (tem louco pra tudo, eu consigo comer 2000kcal brincando, é ridiculo de fácil.) Provavelmente esses individuos tenham taxas hormonais favoraveís e mecanismos adaptogenos diferentes que não estão bem compreendidos até agora.

 

O endomorfo é diferente porque a parte assimilação e desassimilação de macronutrientes não é regida da mesma forma no organismo dele, por alguma razão o corpo decide aproveitar o que tu come em surplus e estocar em forma de gordura. O outro filho da mãe sortudo não estoca com tanta facilidade ou as vezes, em casos extremos, nem estoca NADA (tenho amigas assim)

 

Quando se contraria muito a natureza em relação a isso, normalmente há uma resposta muito agressiva do corpo perante a mudança: alterações de humor, taquicardia, alterações na pressão arterial, insônia...nada vem muito fácil, quando se trata de fazer mudanças nutricionais, porque altera hormônios e neurotransmissores. emagrecer e perder gordura tem um pedágio caro, quem diz que é só disciplina mental, obviamente nunca conheceu um obsessivo-compulsivo de perto. quem tem com compulsão, passa por sérias dificuldades pra tentar mitigar o vício, seja em comida ou narcóticos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe metabolismo lento ou rápido. A variação de TMB é baixa, em torno de 300 kcal, quando muito.

 

21 minutos atrás, Terres/RS disse:

Não muda???? Mas pq o ecto come pra caralho e não engorda e o endo cheira a comida e engorda (ironicamente) 

Normalmente pq o ecto ACHA que come, e o endo ACHA QUE NÃO come...

 

Na prática clínica não há distinção por biotipo na prescrição.

 

Mas, pra não ser tão simplista... Existem vários fatores que influenciam no ganho e perda de peso e composição corporal, como sensibilidade à insulina, suscetibilidade ao NEAT (ao que os estudos indicam, a genética pode interferir se a pessoa vai ficar mais ou menos "preguiçosa"), descontrole na produção de leptina, aumento da produção de grelina após uma grande perda de peso etc...

 

Tudo isto pode levar a entender que o gordinho tem metabolismo lento... Mas não é o que, de fato, ocorre.

Só um edit: não quis dizer que a TMB só muda 300kcal em qualquer indivíduo... Obviamente, muda muito mais que isto entre indivíduos com composição corporal diferente (50 contra 100kg, por exemplo).

Mas, entre indivíduos com características similares, a mudança é pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

metabolismo "rapido" ou "lento" só tendo disfunção hormonal ou TALVEZ na adolescência seja "mais rapido" por pico hormonal mesmo + fase de crescimento, etc...

 

Não perca tempo com textos e conceitos de biotipos, é totalmente inutil para ditar qualquer coisa na sua vida relacionado a dieta e treino.

 

Como o Paulo comentou, quase sempre quem fala que "come muito e não ganha peso" com certeza absoluta não come tanto quanto acha que come. É algo comum de ocorrer em qualquer lugar do mundo todo, tem até reports e estudos sobre isso, ou até exemplos daqueles programas de pessoas muito gordas ou anoréxicas falando o quanto comem no dia e o programa mostra na realidade o quanto estão comendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal aí acima já respondeu de forma mais fundamentada isso. Mas no geral a maioria das pessoas que são magras ou gordas estão nessa condição devido a alimentação, as pessoas magrelas que eu conheço comem muito pouco e quase só porcaria, basicamente carboidratos puros, e geralmente fazem bastante atividade, meu primo tem um 1,70 e pesa 50 kg, e meu pai é irmão gêmeo do meu tio, ou seja, nós temos quase o mesmo sangue, na verdade somos meio irmãos geneticamente falando (pois gêmeos tem o mesmo DNA), já eu antes da dieta tava beirando os 80 kg com a mesma altura e genética, o que diferenciava nós era a alimentação e nível de atividade. O mesmo vale para os obesos, a maioria é obesa devido a alimentação inadequada e sedentarismo.Não sou nenhum geneticista mas já li em vários lugares que biotipos não existem, que esse mito é baseado em pesquisas imprecisas e obsoletas de mais de 100 anos atrás, o que existe são genéticas individuais diferentes, algumas pessoas são mais altas, outras mais baixas, algumas tem uma estrutura óssea maior, outras menores, agora pessoas que tem uma composição corporal parecida, embora com formatos de corpo e genética diferentes, não vão ter uma TMB diferente só porque um é ''endomorfo'' e o outro ''ectomorfo'', como falaram aí em cima existe algumas peculiaridades bem especificas que causam uma tendência em alguns de ganhar ou perder peso, mas isso é muito pouco significante no ganho de resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gasto calórico é o mesmo, depende do peso.
O problema de muitos ectomorfos é a falta de apetite, muitos fazem 2 refeições ao dia e mesmo sendo muito calóricas não batem a TMB
Por exemplo: um ectomorfo com TMB de 2300 faz 3 refeições muito grandes por dia e mesmo assim não bate os 2300
Existem alguns hormonios reguladores do apetite: a Leptina por exemplo, quanto mais gordura maior a quantidade e maior o apetite, além da Gastrina (que pra mim é o que mais estimula a fome), quanto maior o estômago (mais dilatado) maior a liberação de gastrina pra aumentar a quantidade de acido cloridrico
Minha namorada é um exemplo, ela é a típica ectomorfa, montamos um bulking pra ela e no inicio por estar com metabolismo desacelerado por consumir poucas kcal por dia acumulou gordura e tivemos que reduzir os carbos

Abraço

Editado por gusborgs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...