Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cafeína: como cortar o efeito?


sanjuro

Posts Recomendados

Saudações. 

 

Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade).

 

O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. 

 

Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono?

 

PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O efeito da cafeina dura em torno de 10~12h e não tem muito o que fazer - nem para quem está sofrendo com taquicardia devido a uma dose muito alta - a não ser esperar os efeitos passarem.

 

O máximo que pode fazer é diminuir a quantidade de cafeína ingerida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tá viciado como disse, acho que só manter já vai "acalmar" , diminuir a dose.

Abstnencia de café é frods. Eu tomei por uns meses, chegou um ponto que tava tomando 700 - 800 ML de café por dia e já não fazia mais efeito então suspendi por 2 semanas e meia mais ou menos. Tive muita dor de cabeça, moleza... agora voltei a tomar e com um copo de uns 300ML, os efeitos como disposição e etc já estão melhores do que a primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara pelo que vi você gosta de beber café, então tenta trocar pelo descafeinado, pelo menos já ajuda a controlar os efeitos colaterais, no mais acho que um copo no período da manhã não venha a afetar sua noite de sono, recomenda-se passar longe de estimulantes depois das 17~18hrs, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2020 em 12:26, sanjuro disse:

Saudações. 

 

Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade).

 

O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. 

 

Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono?

 

PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras.  

 

 

se fosse intoxicação aguda, eles administram benzodiazepinico, pra evitar até derrames...normalmente o rivotril, na via injetável.  o café não tem potencial de viciar como um narcótico, mas o estimulo psicológico pode levar a pessoa a acreditar que ela depende daquilo como se depende de água pra sobreviver. sugiro pra ti que tome café descafeinado e se é muito importante que tu durma, vai a um psiquiatra e pede pra tomar ou um benzo, ou uma medicação pra dormir como a mirtazapina (7.5mg causa muito mais sono do que 15mg, pra avisar)

 

o ideal é tu tomar cuidado com a cafeina, ela tem potencial pra fazer um estrago daqueles...não é incomum tremores e vômitos se ingerir muito de uma vez só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...