Postado 16/12/2019 às 12:20 12/16, 2019 Bom dia pessoal, Já suplemento com creatina há um bom tempo, gosto muito do resultado mas, apenas recentemente, ouvi falar sobre COMBINAR CREATINA COM BICARBONATO DE SÓDIO... Realmente vale a pena? Vi estudos que demonstram ganhos significativos de resistência para exercícios de longa duração, mas para quem visa HIPERTROFIA com treinos de músculos isolados, 30 a 40 minutos no máximo, faria alguma melhoria? Quem já toma pode dizer sua experiência? Abraço!
Postado 16/12/2019 às 13:57 12/16, 2019 Supermoderador Não que "combinar" seja o que da todo esse efeito, só tem uma pesquisa combinando os dois e com nadadores. Bicarbonato de sódio sozinho já é investigado por melhorar resistência em alguns casos. Se não te da nenhum problema estomacal tomar bicarbonato, daria pra tentar pelo preço
Postado 17/12/2019 às 23:17 12/17, 2019 Autor A questão pra mim não é o possível prolema estomacal e muito menos pelo preco, mas sim para ter a certeza de que existe algum tipo de vantagem real para hipertrofia, sem o risco de complicacoes futuras, porque vi o pessoal recomendando doses que, na minha desinformada opiniao deste assunto, parecem grandes. Acho melhor ir pro lado de um pre-treino de qualidade mesmo
Postado 17/12/2019 às 23:43 12/17, 2019 17 minutos atrás, Marcos Silveira disse: A questão pra mim não é o possível prolema estomacal e muito menos pelo preco, mas sim para ter a certeza de que existe algum tipo de vantagem real para hipertrofia, sem o risco de complicacoes futuras, porque vi o pessoal recomendando doses que, na minha desinformada opiniao deste assunto, parecem grandes. Acho melhor ir pro lado de um pre-treino de qualidade mesmo eu não faria...se eu não me engano, 0.3g/kg de bicarbonato de sódio, não? é que nem aqueles protocolos famosos de "loading", onde alguém usa 20g de creatina por dia. sempre achei isso uma loucura, porque mesmo o corpo conseguindo excretar o excesso, tu te coloca em um estado de estresse completamente desnecessário, onde pode entrar num quadro de desidratação se não tomar água suficiente e exigir demais dos rins a toa...por isso eu advogo a favor de 5g de creatina por dia e nada mais. tem muito empirismo na internet hoje em dia...e isso de que "mais = melhor" é papo furado, as vezes tem efeito paradoxal. se tu já está desconfiado que as dosagens de creatina e bicarbonato são baseadas em opiniões individuais e são arriscadas, já é mais do que suficiente pra não copiar isso. duvido que alguém seguiu a risca isso em longo prazo...
Crie uma conta ou entre para comentar