Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clique aqui

Vitor1990BR

Iniciante pode fazer levantamento terra?

Posts Recomendados

Eu treino há 2 meses completos, já havia treinado antes por duas vezes, mas nunca sério, sempre parava. Dessa vez tô indo 6x na semana e fazendo dieta a risca. Como relatei aqui esses dias, acabei ficando com uma dor na lombar fazendo agachamento (sempre sentia ao fazê-lo), mas da última vez foi mais sério a dor, mas acho que já tô recuperado. Tô querendo fortalecer a lombar e core, para isso farei abdominais, prancha (já fazia) e suas variações, extensão lombar e queria fazer o exercício mais sagrado, que é o levantamento terra, pois sempre achei ele foda e li aqui no fórum que ele é o melhor pra fortalecimento da lombar.

Será que eu, iniciante, poderia fazer já? Eu começaria com uma carga de 3 kg no máximo de cada lado, só até pegar o jeito do exercício e assim ir progredindo. No agachamento, ao fazer ele errado, eu sempre sentia a dor na lombar durante ou depois dele. No levantamento terra tem algum sinal também? Por exemplo, se eu fizer errado sentirei alguma dor na lombar? E assim, poderei corrigir antes de estar fazendo com uma carga elevada. 

Na minha academia ninguém faz ele, então é foda, mas o dono parece ser um cara que entende muito, já me ajudou uma vez nuns exercícios e falou que eu poderia sempre perguntar pra ele algo. Ele e um outro instrutor são as únicas pessoas que confio pra me ajudar nesse exercício. 

Já li gente falando que é melhor começar fazendo agora que sou iniciante do que depois, já experiente e tendo (ou querendo) que começar  com cargas mais elevadas que, com uma execução errada, pode me foder seriamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poder pode, mas assim como o agachamento você provavelmente vai sentir dor na lombar.

Você precisa de certa mobilidade para fazer agachamento e levantamento terra.

O movimento básico que você precisa aprender para fazer levantamento terra é o Hip Hinge. E por exemplo, se você tiver os músculos flexores de quadril encurtados, sua coluna não vai ficar arqueada e você vai sofrer outra lesão na lombar.

Um iniciante sedentário precisa basicamente trabalhar essas 4 aptidões físicas ao fazer academia: força e resistência muscular, flexibilidade, cardiorrespiratório e composição corporal.

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Mr Nobody disse:

Poder pode, mas assim como o agachamento você provavelmente vai sentir dor na lombar.

Você precisa de certa mobilidade para fazer agachamento e levantamento terra.

O movimento básico que você precisa aprender para fazer levantamento terra é o Hip Hinge. E por exemplo, se você tiver os músculos flexores de quadril encurtados, sua coluna não vai ficar arqueada e você vai sofrer outra lesão na lombar.

Um iniciante sedentário precisa basicamente trabalhar essas 4 aptidões físicas ao fazer academia: força e resistência muscular, flexibilidade, cardiorrespiratório e composição corporal.

Pesquisando por Hip hinge caí num vídeo de Romanian Deadlift. Já vi uns caras e mulher fazendo algo parecido com isso pro treino de perna, não sei se é o mesmo exercício, acho que é stiff o nome do que eles fazem.

Anyway, ele ajudaria em algo? No vídeo, o cara diz pra quando eu chegar no ponto em que minha coluna dobra é pra eu parar e subir de novo. Pra não passar desse ponto.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Vitor1990BR disse:

Então

Iniciantes não apenas podem como devem fazer terra.

A metodologia starting strength do Rippetoe, que muita gente conhece apenas a progressão para iniciantes, já recomenda iniciar fazendo terra.

Em um certo país tropical, onde possivelmente você também vive, não ensinam logo de cara por alguns motivos, que elencarei à seguir:

1 - o " desinstrutor " , que em 90% das academias será um estagiário de período baixo no curso ( e que pra piorar queria trabalhar com futebol, mas não tem vaga , e por isso odeia acadêmia) simplesmente não sabe ensinar

2 - um cenário pior ainda que o primeiro citado, o indivíduo mal remunerados que te prescreve o treino além de não saber ensinar ainda acredita que terra faz mal pq é perigoso ( viver no Brasil é perigoso, atravessar a rua é perigoso, ir na esquina comprar pão TB é perigoso, mas enfim...)

3 - a combinação dos itens 1 e 2 somados aos treinos Ctrl +c Ctrl +v que rola em toda academia, que prioriza máquinas ( afinal assim o desinstrutor tá querendo ter tempo pra dar leve na gata fazendo glúteos) não ajuda

4 - academia comercial não tem interesse que cliente vire maromba animal, prefere dona de casa que paga plano anual pra fazer esteira e glúteos com caneleira. Assim não precisam investir em equipamentos de verdade

5 - insira aqui outros motivos

Aprenda a terrar e seja feliz

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Power_tr00 disse:

Então

A metodologia starting strength do Rippetoe, que muita gente conhece apenas a progressão para iniciantes, já recomenda iniciar fazendo terra.

Em um certo país tropical, onde possivelmente você também vive, não ensinam logo de cara por alguns motivos, que elencarei à seguir:

1 - o " desinstrutor " , que em 90% das academias será um estagiário de período baixo no curso ( e que pra piorar queria trabalhar com futebol, mas não tem vaga , e por isso odeia acadêmia) simplesmente não sabe ensinar

2 - um cenário pior ainda que o primeiro citado, o indivíduo mal remunerados que te prescreve o treino além de não saber ensinar ainda acredita que terra faz mal pq é perigoso ( viver no Brasil é perigoso, atravessar a rua é perigoso, ir na esquina comprar pão TB é perigoso, mas enfim...)

3 - a combinação dos itens 1 e 2 somados aos treinos Ctrl +c Ctrl +v que rola em toda academia, que prioriza máquinas ( afinal assim o desinstrutor tá querendo ter tempo pra dar leve na gata fazendo glúteos) não ajuda

4 - academia comercial não tem interesse que cliente vire maromba animal, prefere dona de casa que paga plano anual pra fazer esteira e glúteos com caneleira. Assim não precisam investir em equipamentos de verdade

Porra mano, podes crer.  É desesperador isso. Teve uma vez, em que,  voltando a academia,  ia pegar aquela treino básico.  Quando olho a ficha. .cade treino de pernas?  Tive que ir lá,  pedir ao "desinstrutor" hahah, incluir. Ele disse que era automático a galera não pedir treino inferior.  Enquanto isso, ele ficava secando a galera das calças coloridas.  Tenso...

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro fazer um período de mobilização, e alongamento, pra ja chegar sem tanta dificuladade na execução.

Além do fortalecimento da lombar, glúteo e posterior.

Compartilhar este post

Link para o post

pode dês de que execute de forma correta

simples assim.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Stein disse:

simples assim.

abraço.

Isso resume tudo melhor do que eu faria

Compartilhar este post

Link para o post

@Vitor1990BR Difícil te dizer se o RDL é uma opção melhor para você provavelmente vai ser menos taxativo para a sua limitação - porque cada corpo tem uma história, cada corpo tem uma limitação e é preciso trabalhar essas limitações para fazer o movimento o melhor possivel.

Fazer o RDL mesmo só com a barra pode ser muito taxativo para a sua lombar. Se você se machucar agora, ai sim vai ser difícil aumentar o peso fazendo Terra no futuro.

E faça exercícios de flexibilidade. Você precisa ter uma base forte para não se machucar no futuro.

Talvez ir no médico e pedir um Raio-X para saber se o problema não é na estrutura óssea - escoliose, hiperlordose, hipercifose.

Compartilhar este post

Link para o post

Todo iniciante deve incluir compostos no treino, pois servem para todo tipo de objetivo e prática esportiva. Primeiro de tudo pesquise sobre a execução do exercício e verá que existem inúmeras formas de execução, teste para encontrar a melhor forma segundo o seu biotipo. Se está com dor provavelmente nao foi nem a execução, mas a carga. Um iniciante deve começar com pouca carga, ou até com a barra vazia até aumentar a aprendizagem com o tempo o exercício irá fluir normalmente. O fortalecimento da musculatura alvo pode ser adquirido com o próprio exercício, é necessário ter paciência no começo até a musculatura ter maturidade para receber mais carga.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, surf disse:

Sugiro fazer um período de mobilização, e alongamento, pra ja chegar sem tanta dificuladade na execução.

Além do fortalecimento da lombar, glúteo e posterior.

Quais exercícios são esse de alongamento?

E para o core e lombar - Extensão lombar banco, prancha e prancha unilateral, abdominais e wall sit são suficientes?  

Para posterior de coxa eu faço a elevação pélvica com uma perna só e sinto bastante ela, dói demais, sinto lombar também.

6 horas atrás, Stein disse:

simples assim.

abraço.

Mas como saberei se está certo ou não, pois é um exercício tão complexo?

O básico que sei é não entortar a coluna, manter ela sempre arqueada durante o movimento, contrair glúteos e abdomen e peito estufado. Pensei em fazer de lado pro espelho. O dono da academia fica lá de manhã, ele pode me ajudar nas primeiras vezes, mas de resto vai ser só eu.

5 horas atrás, Norton disse:

Todo iniciante deve incluir compostos no treino, pois servem para todo tipo de objetivo e prática esportiva. Primeiro de tudo pesquise sobre a execução do exercício e verá que existem inúmeras formas de execução, teste para encontrar a melhor forma segundo o seu biotipo. Se está com dor provavelmente nao foi nem a execução, mas a carga. Um iniciante deve começar com pouca carga, ou até com a barra vazia até aumentar a aprendizagem com o tempo o exercício irá fluir normalmente. O fortalecimento da musculatura alvo pode ser adquirido com o próprio exercício, é necessário ter paciência no começo até a musculatura ter maturidade para receber mais carga.

O caso do agachamento nem deve ser a carga, eu sentia até em casa fazendo sem peso. Creio que eu descia demais, fazendo retroversão pélvica e não contraindo abdomên, causando uma carga excessiva na lombar.

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Vitor1990BR disse:

O dono da academia fica lá de manhã, ele pode me ajudar nas primeiras vezes

é o que precisa
o resto é com vc mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Power_tr00 disse:

Então

AEHUAHEUAHUAHEUHEA sim cara, vai lá botar o iniciante pra fazer exercicio multiarticular  com carga pra no máx 5 repetições, pode ter certeza que não vai dar nada de errado não amiguinho!

AHUEAHUEHAUEHAUHEAUAHEUHEAUEAHUAEHUHAE EU PASSO MAL COM ESSE FÓRUM, PUTA QUE PARIU

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
42 minutos atrás, cliffb62 disse:

AEHUAHEUAHUAHEUHEA sim cara, vai lá botar o iniciante pra fazer exercicio multiarticular  com carga pra no máx 5 repetições, pode ter certeza que não vai dar nada de errado não amiguinho!

AHUEAHUEHAUEHAUHEAUAHEUHEAUEAHUAEHUHAE EU PASSO MAL COM ESSE FÓRUM, PUTA QUE PARIU

Caríssimo amiguinho,

Já leu algum livro do Rippetoe?

A metodologia dele foi feita a priori para proporcionar ganho de força pra adolescentes no ensino médio, para jogar futebol americano.

Então é metodologia para iniciantes.

No mais vá fazer terra que sua vida melhora. 

Editado por Power_tr00 (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...