Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Madrugadaum

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde rapaziada, esse tópico é apenas como desabafo mesmo... nesses dois anos de indas e vindas tentando treinar, creio que já passei por umas dez academias diferentes, e o que eu percebi em comum em todas elas é que ou o nível das instituições  que formam os profissionais de Ed. Fisica é realmente muito fraco, ou é um consenso geral entre os profissionais dessa área em estar cagando pros alunos.

Desde que eu comecei a treinar "sério", desde março, quase oito meses e só agora eu sinto que tô fazendo um supino decentemente, sem foder meu ombro, e perna então nem vou entrar nesse mérito, todo leg day é joelho fodido... Sem contar as bizarrices que eu vejo na minha academia, é uma academia de bairro, sem frescura nem aparelho moderninho, e também sem ajuda nenhuma, você quando entra ou pesquisa como executar os exercícios por conta própria (e de ver um vídeo à colocar na pratica existe um abismo), ou vc treina tudo errado até se lesionar e desistir.

Eu realmente não entendo esse descaso com os alunos, se é uma profissão sucateada então tenta melhoria, sindicato, sei lá, mas a responsa é muito grande pra largar de mão completamente.

É uma profissão que precisa de um cuidado especial, e em todas academias que eu passei oq eu vejo é a politica do "foda-se", se vc se lesionar sério, foder um joelho ou a coluna, problema seu.

Postado
Agora, Madrugadaum disse:

Boa tarde rapaziada, esse tópico é apenas como desabafo mesmo... nesses dois anos de indas e vindas tentando treinar, creio que já passei por umas dez academias diferentes, e o que eu percebi em comum em todas elas é que ou o nível das instituições  que formam os profissionais de Ed. Fisica é realmente muito fraco, ou é um consenso geral entre os profissionais dessa área em estar cagando pros alunos.

Desde que eu comecei a treinar "sério", desde março, quase oito meses e só agora eu sinto que tô fazendo um supino decentemente, sem foder meu ombro, e perna então nem vou entrar nesse mérito, todo leg day é joelho fodido... Sem contar as bizarrices que eu vejo na minha academia, é uma academia de bairro, sem frescura nem aparelho moderninho, e também sem ajuda nenhuma, você quando entra ou pesquisa como executar os exercícios por conta própria (e de ver um vídeo à colocar na pratica existe um abismo), ou vc treina tudo errado até se lesionar e desistir.

Eu realmente não entendo esse descaso com os alunos, se é uma profissão sucateada então tenta melhoria, sindicato, sei lá, mas a responsa é muito grande pra largar de mão completamente.

É uma profissão que precisa de um cuidado especial, e em todas academias que eu passei oq eu vejo é a politica do "foda-se", se vc se lesionar sério, foder um joelho ou a coluna, problema seu.

RARAMENTE você vai encontrar um "instrutor" que tenha noção de treino, a maioria literalmente passou a faculdade "jogando bola", é triste.

E não pense que é só o profissional de educação física não, os nutricionistas também estão lamentáveis, é cada "relato" de dieta que a gente vê aqui no fórum que da dó.

Postado
5 minutos atrás, tmz disse:

RARAMENTE você vai encontrar um "instrutor" que tenha noção de treino, a maioria literalmente passou a faculdade "jogando bola", é triste.

E não pense que é só o profissional de educação física não, os nutricionistas também estão lamentáveis, é cada "relato" de dieta que a gente vê aqui no fórum que da dó.

eu penso o seguinte, se esse instrutor treina, ele tbm teve que aprender tudo sozinho, errando e aprendendo, mas ce pode evitar isso, só dar uns toque. Numa dessa neguinho fode o joelho fica logo seis meses sem poder treinar, numa parada besta que podia ter sido evitada

Postado
12 minutos atrás, Madrugadaum disse:

Tenho a mesma impressao que vc, treinava e nao rendia nada, nao via evolucao, sendo assim optei por um personal "renomado" na minha academia, ate entre alguns amigos, agora vejo o quanto treinava errado, treino com metade da carga e ja posso ver a diferenca, e vejo o pessoal ao meu redor treinando errado com o mesmo instrutor da academia, infelizmente nao somente no mundo "fitness", mas na vida real, se quiser algo melhor tera que pagar mais, mas mesmo assim nao e certo ainda

Postado
2 minutos atrás, Joao Fellipe disse:

estava treinando em 1 academia de bairro bem simples como tu comentou, o instrutor tinha até 1 shape bacana e realizava o treino dele com 1 muleque de uns 18 anos que ajudava ele nas cargas apenas, esse mesmo muleque treinava parecendo 1 babuino com tendinite na frente do instrutor e o cara cagava pra ele, foi um dos motivos q me fez migrar pra famosa Sardinha's Gym, além da estrutura ser completamente diferente, o Fernando quando presente auxilia todos na medida do possivel, sempre corrigindo as falhas bizarras, fora que o cara é simplesmente foda em todos os aspectos, a humildade dele e a vontade que ele tem em ensinar é incrivel, se tu perguntar 1 coisinha pra ele, tu pode ficar 3 horas ali trocando ideia que ele vai ta falando na mesma empolgação q começou 

Babuíno é foda kkkk

Postado

Há dois problemas aí, que na verdade estão presentes em vários cursos que formam professores (bacharel de EF também vira professor, afinal de contas): formação e condições de trabalho.

Formação: é muito fácil terminar o curso sem aprender nada. Eu digo porque faço bacharelado em EF e já fiz uma licenciatura em universidade pública e vejo como as coisas são. Você só precisa aprender o mínimo do mínimo, fazer uns trabalhinhos e pronto, tá formado e pronto pra exercer a profissão. Não sei se a solução seria aumentar a dificuldade do curso, pois isso aumentaria a evasão. Além disso, no caso específico das atividades de academia, os cursos têm apenas uma ou duas disciplinas sobre o assunto, pois é preciso atender outras áreas do esporte e da saúde. Se o cara quiser, pode fazer uma especialização, mas poucos fazem.

Condições de trabalho: as academias pagam muito pouco e deixam 1 instrutor para uma academia inteira, que às vezes tem 10, 20 pessoas malhando de uma vez. É impossível fazer um trabalho personalizado e bem feito dessa forma. Se você contrata um PT, talvez consiga um treino melhorzinho, boa instrução na técnica dos exercícios, mas mesmo assim tem PT por aí que só faz cagada (muitos são até famosos na internet).

Postado (editado)

Nego formado tá ganhando 10 reais a hora, ficando 12 horas em pé por dia alguns pra mal tirar 3000 reais , sem horário de almoço nem nada. Tu acha mesmo que esse cara vai ficar correndo atrás de aluno ?

Eu só estou na área pq durante a faculdade procurei andar com pessoas influentes e puxar saco de professor , e hoje posso fazer meu serviço de personal com qualidade, dedicação e ganhando uma remuneração justa para o tanto que estudei. Meus colegas estão todos migrando para concursos políciais, o cara prefere mil vezes ser PM, usar uma farda quente pra porra, aguentar hierarquia militar, tem q fazer barba todo dia, cortar cabelo toda semana e fazer plantão de 24 horas do que trabalhar nessa merda falida de Ed física. 

Editado por frankx
Postado

É galera, nao sou do ramo, mas penso seriamente em entrar já tem um tempo. Já treinei em varias academias e se em duas delas tiveram instrutores bons e atenciosos foi mto. Fatores que contribuem pra isso ao meu ver, como vcs citaram, condições...mto aluno pra pouco professor e mto aluno preguiçoso tbm que ja faz o mesmo treino ha 1, 2 meses e ainda "não sabe" o que é um peckdeck. Vejo aluno com a ficha na mão correndo atras do professor pra perguntar se são 10min de esteira, sendo que o bagulho está escrito ali, alunos assim tbm tomam um tempo precioso.

Outro ponto tbm é instrutor que nao treina, nao digo nem que tenha que ter um baita shape foda, mas pelo menos treinar. É comum vermos professores que mtas vezes não sabem os "macetes" das execuções pra recrutar mais X do que Y e se vc começa a questionar mto, perdem a linha ou se esquivam...

Postado
26 minutos atrás, frankx disse:

Nego formado tá ganhando 10 reais a hora, ficando 12 horas em pé por dia alguns pra mal tirar 3000 reais , sem horário de almoço nem nada. Tu acha mesmo que esse cara vai ficar correndo atrás de aluno ?

Faz sentido, mas muitas vezes não custa o cara dar um toque, principalmente quando a execução está errada, muitos viram a cara.

De fato a condição de trabalho é péssima.

Postado

Eu também estou na área de bacharel de EF e vou concordar com o que o @LuizLeandro disse. É muito fácil você se formar em um curso superior, mesmo em uma faculdade publica. Agora, enquanto em uma faculdade privada os alunos talvez saiam com mais conhecimento, existe um outro problema que essas mesmas pessoas não tem uma capacitação para lidar com pessoas o que é algo que as empresas acabam conseguindo melhor dos alunos da rede publica.

Também existe aquele outro problema de questão monetária, se você for estagiário o salário é uma desgraça. Já vi academia querer pagar R$200,00 para trabalhar as 30 horas semanais de um estagiário - o que é basicamente trabalho escravo a não ser que a academia realmente queira investir nos seus profissionais com cursos de capacitação e outras coisas mas são poucas que fazem - conheço pessoas que estavam com o contrato de estagiário para vencer e mesmo assim a academia acabou presenteando a pessoa com um curso.

E existe sim uma falta de humanização no curso de EDF e é um curso que realmente precisa lidar com pessoas - por exemplo, um instrutor chegar para algum cara magrelo que e falar: "Vamos treinar frango?" - a pessoa já está ali porque não se da bem com o corpo, provavelmente já sofro de algum problema psicológico por não aceitar o corpo direito. Ou até mesmo o fato, do que você já citou os professores dão pouca atenção. 

Postado

Muito cara se forma e vê que as academias nem assinar carteira querem. Eu diria que 70% dos profissionais estão irregulares, então não há benefício previdenciário nenhum, é como se ele não tivesse fazendo nada da vida e já pode esquecer aposentadoria por tempo de contribuição, e pior ainda se sofrer algum acidente e precisar encostar, tá literalmente fudido. 

Resumindo: o CREF/CONFEF fecha os olhos, as academias fingem que pagam e os profissionais fingem que trabalham.

Quem sai perdendo mais? Todo mundo, o cara que investiu para abrir uma academia( atualmente é o pior negócio para se ter) e sabe-se lá quando vai ter retorno, o professor que investiu tempo e dinheiro num curso que não vai te dar retorno nem financeiro e nem em qualidade de vida, e  principalmente os alunos que são reféns desse sistema falho. Falo isso por tô dentro dessa bolha aí.

Postado
1 minuto atrás, frankx disse:

Todo mundo, o cara que investiu para abrir uma academia( atualmente é o pior negócio para se ter) 

Só por curiosidade, meu tio está com interesse em abrir uma academia... 

Acha que o mercado de academias já está muito saturado e com concorrência muito forte ou por causa do retorno que não é imediato? 

Postado
9 minutos atrás, Gabriel Caimbro Prates disse:

Acha que o mercado de academias já está muito saturado e com concorrência muito forte ou por causa do retorno que não é imediato? 

A pergunta nao foi pra mim, mas hj eu acho complicado abrir uma...essas franquiadas ai estão """"roubando"""" o espaço das academias de bairro...elas tem uma puta estrutura dai jogam os preços la embaixo....dificil competir ate pq hj em dia a galera vai mais pelo valor do que pela qualidade do serviço, como um todo, em si...sem contar que com essa "moda fitness" a galera prefere uma academia bonitona pra tirar selfie...

Postado
24 minutos atrás, Richard Thomas disse:

É galera, nao sou do ramo, mas penso seriamente em entrar já tem um tempo. Já treinei em varias academias e se em duas delas tiveram instrutores bons e atenciosos foi mto. Fatores que contribuem pra isso ao meu ver, como vcs citaram, condições...mto aluno pra pouco professor e mto aluno preguiçoso tbm que ja faz o mesmo treino ha 1, 2 meses e ainda "não sabe" o que é um peckdeck. Vejo aluno com a ficha na mão correndo atras do professor pra perguntar se são 10min de esteira, sendo que o bagulho está escrito ali, alunos assim tbm tomam um tempo precioso....

Não é questão do aluno ser preguiçoso. Nem todo mundo está na academia por resultado, as vezes a pessoa está ali porque quer um pouco de atenção do profissional e ele precisa de uma desculpa para conversar com ele, talvez ele gaste 5 minutinhos conversando com o profissional para dai sim perguntar qual é o exercício. Parte do trabalho de um instrutor de academia é conversar com os alunos, fazer o social, fazer com que as pessoas que estejam ali se sintam bem no ambiente e que o aluno continue ali - não confunda com dar em cima das novinhas.

5 minutos atrás, Gabriel Caimbro Prates disse:

São 32 mil academias no Brasil, para 8 milhões de alunos ativos. O que da cerca de 250 alunos por academia. 

Depois temos as Blue Fit e a Smart Fit. Eles roubaram muitos alunos de algumas academias, inclusive de academias que já estavam abertas há décadas forçando elas a fecharem. Em um dos seminários da faculdade, apresentaram uma Blue Fit e só aquela unidade tinha 3 mil alunos matriculados. É difícil concorrer com uma mensalidade baixa, apesar de que o real negócios dessas redes não é ter lucro com as mensalidades e sim vender personal.

Para se ter uma academia hoje no brasil, ou a Cidade que vocês está não tem uma academia e ou você tem que ter um diferencial muito grande. Eu por exemplo, adoraria erguer ferro em uma academia feita com ferro velho que nem os africanos famosinhos da internet tem.

Postado
1 minuto atrás, Mr Nobody disse:

Não é questão do aluno ser preguiçoso. Nem todo mundo está na academia por resultado, as vezes a pessoa está ali porque quer um pouco de atenção do profissional e ele precisa de uma desculpa para conversar com ele, talvez ele gaste 5 minutinhos conversando com o profissional para dai sim perguntar qual é o exercício. Parte do trabalho de um instrutor de academia é conversar com os alunos, fazer o social, fazer com que as pessoas que estejam ali se sintam bem no ambiente e que o aluno continue ali - não confunda com dar em cima das novinhas.

Faz sentido sim o que vc falou, mas tbm há gente preguiçosa e em ambos os casos citados por nós, reforça ainda mais a questão das condições do profissional, pq um só pra atender a todos, seja pelos 5 minutos de atenção, por preguiça ou qlqr que seja o fator, nao tem como ele estar la pra todos.

Em uma das academias que treino as vezes, havia uma instrutora mto top, achava ela mto competente, mas ai qndo faltava 1 mes para ela se formar, mandaram ela embora...dai agora entrou um cara que peca em todos os sentidos que falamos....tanto que as vezes, nem sabemos se ele está lá ou nao

Postado

Minha opinião é a seguinte: o que a maioria falou sobre o salário, formação, etc, e também acho que é por causa de certas pessoas que treinam que são "ignorantes", pois não aceita dica ou opinião sobre execução, parece que isso fere seu ego, não aceita estar errado e/ou não ouve os instrutores, e proveniente disso, os instrutores vêem essas atitudes, isso acontecendo e desanima/desiste de falar com os alunos. Não estou justificando, mas acredito que tudo que falaram está correto, e isso também, claro que não justifica, enfim.

Postado

Existe sim uma boa linha de maus instrutores na maioria das academias.

Porém também existe uma linha de expectativa muito alta da maioria dos alunos também, que acreditam que o instrutor precisa ser um personal proprio para o cara.

Na maioria dos casos e das academias que frequentei, sempre foi nessa linha, treino básico, aluno saia fazendo e ok, mas se o aluno ficasse no pé do professor, dificil de ver quem não ajudava um pouco, claro dependendo do horário fica mais complicado.

Problema é que hoje galera ve tanta, mais tanta coisa na internet, que quer "exigir" do instrutor treinos mirabolantes, coisas que acabou de ver na internet, e o cabra mal sabe fazer um supino direito, isso deixa os próprios profissionais em cheque, pois se passam algo numa linha "basica" são taxados de inaptos, e se não passam o que o aluno quer, são vistos de forma distorcida.

Se o seu instrutor quando você questiona um exercício ele caga, ai é uma questão de você falar até com o dono da academia e alinhar com o cara, por isso eu digo que se você fica no pé do instrutor e questiona, a grande maioria ajuda, oras, ele vai gastar tempo com quem está mais interessado, me parece senso comum.

Postado

Meu posicionamento frente a isso é bem claro. 

Não se pode tentar mudar tal cultura, alias até pode mas vai ser infrutífero e provavelmente você vai se desgastar a toa. 

Minha dica, aprenda você mesmo, quanto antes melhor, e a maior dica tenha um mentor! 

Tenha alguém com quem poder tirar as dúvidas e aprender, toda academia tem alguém que sabe treinar, que você vê que a pessoa executa as séries buscando a perfeição na execução, respeitando a postura. Aprenda com esses, ou continue a estar dos lado de quem não faz mínima ideia do que tá falando. 

Não há nenhum demérito tirar dúvidas, querer aprender, busque quem faz melhor que você, pra você melhorar tem que se cercar de quem é bom, não de quem é ruim. 

Seja aberto à críticas, peça pra pessoa ver a sua execução, que ela possa falar que está errado e você não tomar como ofensa, pesquise, observe e aprenda. Esqueça ego! 

Postado

E ai cara, a respeito disso tbm acho que nas academias os que se dizem profissionais de Ed.física ou personal trainers, realmente não dão uma assistência legal para os frequentadores, até porque são poucos treinadores pra muita gente, visto ainda que o objetivo de cada um é diferente. Por isso sou mais pesquisar e fazer por conta própria. Pagar academia todo mês para correr o risco de se lesionar por causa de profissional que não dá atenção ou não ensina direito, acho desnecessário. Compensa muito mais comprar alguns equipamentos e montar um cantinho do monstro em casa, e pesquisar sobre treinos, suplementação, doses, dieta e etc, sai muito mais em conta e não se lesiona.

Postado
E ai cara, a respeito disso tbm acho que nas academias os que se dizem profissionais de Ed.física ou personal trainers, realmente não dão uma assistência legal para os frequentadores, até porque são poucos treinadores pra muita gente, visto ainda que o objetivo de cada um é diferente. Por isso sou mais pesquisar e fazer por conta própria. Pagar academia todo mês para correr o risco de se lesionar por causa de profissional que não dá atenção ou não ensina direito, acho desnecessário. Compensa muito mais comprar alguns equipamentos e montar um cantinho do monstro em casa, e pesquisar sobre treinos, suplementação, doses, dieta e etc, sai muito mais em conta e não se lesiona.
Que diferença tem a barra e a anilha da academia ou a barra e anilha da sua casa? Você pode se lesionar em qualquer um dos lugares. Eu hein.
Postado
1 minuto atrás, Florence Noir Belot disse:
20 minutos atrás, Mutante ogro disse:

Que diferença tem a barra e a anilha da academia ou a barra e anilha da sua casa? Você pode se lesionar em qualquer um dos lugares. Eu hein.

Pois é, se a pessoa não sabe realizar o exercicio na academia e precisa da ajuda de 1 profissional, pq na academia "dela em casa" seria diferente? Até pior no caso pq a pessoa ta sozinha, pelo menos na acad tu tem o colega treinando, o profissional (por mais que não tão presente)... vai entender

Postado (editado)

Os verdadeiros profissionais de Educação Física não estão dentro das academias. Embora seja dura, essa frase é verídica. Oque encontramos hoje dentro das academias são os que entraram no curso apenas pelo diploma e o resultado disso são esses "instrutores" sem compromisso com a verdadeira Educação Física. 

Falo a partir da minha visão de acadêmico, estou encaminhando para o ultimo ano do curso e pra vocês terem uma noção dos profissionais que são formados hoje em dia vou comentar algo que aconteceu essa semana comigo.

Minha turma entre Biomecânica Aplicada  e Esportes de raquete, pasmem... preferiram esporte de raquete pois alegaram que estamos encaminhando pra o ultimo ano da faculdade e não querem uma matéria difícil.

Então a gente consegue a partir disso ter uma noção, o problema não é as instituições que são fracas ou a profissão está sucateada, são os próprios acadêmicos que fazem essa escolha.

Os que se dedicam, realmente estudam e exercem o papel de Educador Físico tem a ânsia de algo a mais doque um instrutor de academia. Não desmerecendo a categoria porem devemos ser realistas. Um estagiário com certeza é bem mais comprometido que varios "instrutores formados"

Editado por Matheus França
Postado

Minha turma entre Biomecânica Aplicada  e Esportes de raquete, pasmem... preferiram esporte de raquete pois alegaram que estamos encaminhando pra o ultimo ano da faculdade e não querem uma matéria difícil.

No geral as pessoas tem preguiça de pensar e e estudar, por isso esse profissional de salão faz tanta falta.

A lei brasileira que exige esse profissional no salão é ridícula, é diminuir e desvalorizar o próprio profissional. Esse profissional do salão não tem nenhuma finalidade, nem para montar o treino, pois quando você escreve o ciclo de treino de alguém, você manipula as variáveis conforme a resposta do aluno.

Se você leva seu treino a sério e preza pela performance, ou você estuda e aprende sobre, ou se você não quer estudar, você paga alguém que estudou e tem o conhecimento. Pessoal quer periodização de graça.

Ou na pior das hipóteses, compra a porra de um template pronto de algum treinador fodido. Ainda será melhor que o treino mequetrefe desses de academia. Tem academia que a mensalidade custa 29,90 e galera quer treino periodizado. Imagine a hora desse professor, absurdo!

É iniciante e não tem grana, existe um zilhão de treino pronto na internet. É só pegar e fazer. Existe um zilhão de canal ensinando execução. Acha chato ler ou assistir vídeo, porra, vai fazer algo que ache legal então. Né não?
Postado

A questão dos instrutores despreparados (que eu considero muito mais nocivos do que os desinteressados) não seria tão grave se as pessoas, ao menos, se dessem ao trabalho de pesquisar e estudar sobre o assunto antes de começar. Mas, como disseram por aí, o pessoal começa por modinha (e nessa época de fim de ano, então, isso é potencializado), sem nenhum embasamento prévio, querendo tudo mastigado. Aí fica meses fazendo aqueles treinos de instrutor, com milhões de séries cheias de isoladores nas máquinas, sem nenhuma noção de dieta, e uma hora desiste porque não vê resultados. 
Em tempos de Internet e informação a um clique no mouse, não há desculpas para isso. Ou essa galera começa a estudar por si própria, ou terá que aguentar pra sempre o instrutor falando coisas como "5 pra força, 10 pra crescer, 15 pra definir".

Postado
8 horas atrás, JCesar13 disse:

A questão dos instrutores despreparados (que eu considero muito mais nocivos do que os desinteressados) não seria tão grave se as pessoas, ao menos, se dessem ao trabalho de pesquisar e estudar sobre o assunto antes de começar. Mas, como disseram por aí, o pessoal começa por modinha (e nessa época de fim de ano, então, isso é potencializado), sem nenhum embasamento prévio, querendo tudo mastigado. Aí fica meses fazendo aqueles treinos de instrutor, com milhões de séries cheias de isoladores nas máquinas, sem nenhuma noção de dieta, e uma hora desiste porque não vê resultados. 
Em tempos de Internet e informação a um clique no mouse, não há desculpas para isso. Ou essa galera começa a estudar por si própria, ou terá que aguentar pra sempre o instrutor falando coisas como "5 pra força, 10 pra crescer, 15 pra definir".

Qndo eu comecei, ha seis anos, eu qse cai nessa de depender de instrutor...cheguei a pedir treino e ele prometeu para a semana seguinte, dai na semana seguinte nada do meu treino e a atenção era para as gostosas, dai na segunda semana de atraso do treino, decidi que nao ia esperar...comecei a ler, ler mto, ver os videos do Sardinha, Waldemar Guimarães e fui aprendendo...outra coisa que costumava fazer, era pedir pra treinar com os mais experientes...superiores com os caras que eu julgava monstro, inferiores com as mina que eu via que nao queriam só aparecer...e desde então, nunca mais dependi de instrutor...mas a maior parte dos "modinha" de hj..é só selfie

• 2 meses depois...
Postado

Até que na academia onde treino os instrutores - maioria estagiários - são bem atenciosos. Isso varia conforme a academia. 

Como já treino há uns 6 anos, consigo desembolar meu treino tranquilo. Geralmente eu monto minhas séries etc etc, mas volta e meia vem um ou outro me corrigir ou passar alguma orientação ou sugestão. 

Penso que muitos alunos novos, sem conhecimento de como funciona a fisiologia do exercício, execuções etc etc podem mesmo encontrar problemas sérios em boa parte das academias. Já fui convidado a treinar por um amigo em uma dessas grandes redes de academia que é bem conhecida hoje no país e pude observar que a atenção com o aluno, pelo menos na unidade que treinei, é paupérrima mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...