Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta dos Antigos Olimpianos (e Gregos)


Posts Recomendados

Por Cameron Walker 
para National Geographic News 
Olympianos antigos Seguido "Atkins" Diet, diz acadêmico:


Os Jogos Olímpicos modernos mudaram radicalmente desde sua estréia em 776 aC, quando o cozinheiro Koroibos venceu o evento esportivo que consistia inicialmente em uma única modalidade: uma corrida a pé. Mas, mesmo assim, os atletas antigos estavam preocupados com a dieta e alguns até mesmo as seguiam fielmente o que pode ser chamado de dieta Atkins com muita carne, muita mesmo.

 

Historiadores de alimentos estudam textos gregos e romanos antigos para entender sobre a dieta dos primeiros atletas olímpicos e sobre as raízes da cozinha mediterrânea. Os arqueólogos foram capazes de descobrir restos de comida em antigos sítios egípcios, graças ao clima árido da região, disse Louis Grivetti, um historiador de alimentos da Universidade da Califórnia em Davis.

 

Assim restos de comida também foram encontrados em escavações gregas ", bem como há uma riqueza de informações disponíveis através de antigos textos gregos e latinos", disse o historiador. Grivetti concentra sua própria pesquisa sobre o texto antigo Os Deipnosophists (também conhecidos como Banquete dos Filósofos), um conto de 15 volumes de uma longa festa escrito por volta de 200 dC pelo escritor Ateneu, grego de Naucratis, uma cidade antiga sudeste da atual Alexandria, Egito.

 

Ateneu descreve um banquete incomum, uma onde as pessoas conversam sobre a origem dos alimentos, discutem a qualidade, e debatem a origem geográfica. A refeição é uma festa para apreciadores, e cada pessoa fornece as citações literárias para o comentário, disse Grivetti. Enquanto 1.500 textos são citados por Ateneu, apenas 15% é possível encontrar atualmente. Porém em conjunto esses trabalhos que sobraram apresentam um quadro da melhor da cozinha mediterranea, 
 

A principio na Grécia antiga, a dieta de pessoas comuns consistia principalmente de pães, legumes e frutas. Peixe era a carne mais comum comido nesta região marítima, mas para os atletas a coisa era um pouco diferente.

 

Os antigos Olympianos surgiram das camadas sociais superiores na Grécia, uma vez que as famílias ricas poderia alimentar seus filhos com legumes e carnes ricas em proteínas para a construção muscular. Os primeiros registros apontam para uma dieta à base de queijo e frutas para os primeiros atletas, mas em algum momento a ênfase na dieta mudou para carne, disse Grivetti.

 

O livro Os Deipnosophists narra o conto do lutador Milon de Crotona, que venceu seis competições das Olimpíadas:

 

Milon de Crotona costumava comer 20 libras [9 kg] de carne, muitos de pães, e três jarros de vinho diariamente. E no Olympia ele colocou um touro de quatro anos de idade em seus ombros e levou-a ao redor do estádio; após o qual, cortou-o e comeu-o sozinho em um único dia (um pouco exagerado rs).

 

Segundo o historiador alimentar Francine Segan, um antigo corredor olímpico ganhou várias competições ao seguir uma dieta somente de carne. Segan notou - ao rever o livro Os Deopnosophists - que entre outras dicas para os atletas incluia evitar o pão e incluir figos secos.

 

O historiador alimentar disse tornou-se interessado em alimentos mediterrânicos antigos enquanto pesquisava um livro de receitas do tempo de Shakespeare: "Durante a Renascença as pessoas estavam buscavam reencontrar os antigos" disse a pesquisadora que então foi buscar direto na fonte. Segan também menciona algo surpreendente: muitos alimentos comuns de hoje, como o milho, chocolate e baunilha, são produtos do Novo Mundo. (acho que o motivo é meio óbvio o milho tem origem nas américas, assim como o Cacau e Baunilha que é especificamente do México).

 

Por exemplo, a receita de Segan para lasanha reflete o que estava disponível na Grécia antiga. Os tomates pode parecer uma tradição mediterrânea mas foram incorporados na cozinha muito mais tarde, ela disse. (outra fruta da américa muito consumida na pré-Colombia).

 

Fonte: http://news.nationalgeographic.com/news/2004/08/0810_040810_olympic_food_2.html

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

AS SOPAS NA GRÉCIA (O ALIMENTO PREFERIDO DOS GREGOS ANTIGOS COMUNS, OS NÃO ATLETAS)

As sopas foram populares na Grécia desde os tempos mais remotos, na verdade, há uma grande continuidade no consumo das sopas que já dura por milhares de anos, embora a mais famos de todas felizmente. ou infelizmente, o Caldo Negro Espartano não durou muito. Este mistura de carne de porco, sangue e vinagre claramente separa os homens dos meninos. Plutarco, em sua antiga Alfândega dos espartanos [Moralia 236F], citou:


"Uma coisa tinha aprovação especial entre entre os espartanos era o chamado caldo negro, tanto que os homens mais velhos cediam para os homens jovens. Diz-se que Dionísio, o tirano da Sicília, por causa do caldo comprou um escravo que outrora foi um cozinheiro espartano, e ordenou-lhe para preparar o caldo, não poupando nenhuma ingrediente ou recurso para obtê los. Mas, quando o rei provou, ele cuspiu com nojo, após o cozinheiro citar os ingredientes, e ainda acrescentou: "Ó rei, é necessário ter exercido à maneira espartana, e ter banhado no Eurotas, para poder apreciar este caldo ".

Outro comentário antigo: "Não admira que os espartanos preferem morrer, dez mil vezes."

Outras sopas, eram no entanto mais tragáveis, algumas feita de peletes secos de trigo esmagado e iogurte (A favorita de Herákles. Aristófanes com sua sopa de rãs (405 aC). AS famosas sopas de lentilhas. 

 

Em geral, sopas na grécia eram substanciais - o prato principal da refeição, embora amplamente apoiada com saladas, mezze, pão, azeitonas, e queijo. OApesar de cozinha varia significativamente de região para região na Grécia, sopas de feijão, grão de bico, favas, lentilhas e feijão branco, elas eram comuns em todos os lugares. Assim, o velho ditado: "Fasothátha pou trefi tin Ellada", "toda a Grécia é levantada na sopa de feijão." Hoje, sopa de feijão continua a ser o esteio de moradores, que geralmente comem às sextas-feiras.


Além de sopas de feijão e ervilha, sopas tradicionais gregas incluem:
 

Sopa de entranhas do cordeiro com ovos  e suco de limão e servido no café da manhã e a meia-noite de Páscoa.
Sopas de peixe espinha de peixe (coluna cervical).
Sopas de trigo em todas as variações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Milon de Crotona costumava comer 20 libras [9 kg] de carne, muitos de pães, e três jarros de vinho diariamente. E no Olympia ele colocou um touro de quatro anos de idade em seus ombros e levou-a ao redor do estádio; após o qual, cortou-o e comeu-o sozinho em um único dia

 

Quantas tonaladas tinha esse milon de crotona? hahahaha Joguei o nome dele no google

 

"Mílon, filho de Diotimus, foi um célebre atleta grego que destacou-se na luta e que nos jogos antigos teria ganho 12 competições: seis vezes nos Jogos Olímpicos e seis vezes nos Jogos Pítico (wikipedia)"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rochagabrielferri disse:

 

Quantas tonaladas tinha esse milon de crotona? hahahaha Joguei o nome dele no google

 

"Mílon, filho de Diotimus, foi um célebre atleta grego que destacou-se na luta e que nos jogos antigos teria ganho 12 competições: seis vezes nos Jogos Olímpicos e seis vezes nos Jogos Pítico (wikipedia)"


Pior que não deveria ser muito pesado devido a estatura média na época não ser tão alta, ainda que alguns poucos fossem altos a média era "normal". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...