Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Paulo Gentil Em Defesa do Leg Press


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Olá,

 

Alguns aqui do fórum tem a mania de execrar o Leg Press como opção de exercício pra pernas. Vou colocar aqui um texto do Paulo Gentil defendendo o leg. Segue texto:

 

"O leg press é um ótimo exercício. A possibilidade de trabalhar com altas cargas e grandes amplitudes de uma maneira segura e confortável, o torna uma ótima opção para trabalhar e desenvolver glúteos e quadríceps. No entanto, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos em sua execução.

 

A amplitude recomendada é sempre a maior possível, pois assim você intensificará o trabalho dos músculos atuantes e gerará maiores ganhos de força e massa muscular. Com relação à segurança dos joelhos isso já está mais que superado, no entanto, um detalhe pouco observado é com relação à coluna! Pessoas com pouca flexibilidade costumar tirar muito o quadril do banco quando os joelhos se aproximam do tronco e, por mais que a retroversão aqui não seja tão agressiva quanto no agachamento, há pressão face anterior do discos, o que pode gerar um deslocamento posterior, que resulta em dores e, em logo prazo, a protusões. E agora?

 

Em primeiro lugar, nada de pânico, pois uma pequena retificação é aceitável e até mesmo normal. O que devemos evitar é o exagero, tipo aquela galera que vira um tatu bola. Nesse caso, podemos tentar algumas coisas, sozinhas ou combinadas: 1) fazer o exercício unilateral, no estilo afundo (de frente para a máquina, por favor), pois a perna "de trás" diminuiria a tendência de retroversão, o que aumenta o trabalho dos músculos posteriores e ajuda no ganho de flexibilidade. 2) fazer alongamentos específicos para os músculos encurtados. 3) trocar o exercício pelo afundo (ou até mesmo limitar sua amplitude), enquanto se corrige o desvio.

 

Agora, uma observação prática. Eu tenho hérnia na L4-L5 e consigo fazer bem esse exercício, mesmo com altas cargas e amplitudes! No entanto, é essencial que se esteja com a flexibilidade em dia. Normalmente, a pequena elevação não é problemática, mas se há dores durante ou após o exercício, examine com calma e peça ajuda a um fisioterapeuta para detectar onde está o desequilíbrio."

 

Minha opinião é que o Leg é uma boa opção, especialmente pra utilizar nas faixas de repetições médias e altas - nunca baixa. Boa opção pra provocar estresse metabólico. Muito bom pra realizar unilateralmente, como forma de corrigir desbalanços entre as pernas. Além disso, costuma ser mais rápido que um agachamento livre - que requer maior preparação pra sua execução.

Portanto, tomando o devido cuidado com a coluna, pode ser ótima ferramenta pra hipertrofia.

Abraços,

Lucas

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Schrö,

Já faço agacho low bar e frontal. Não acho que vale a pena jogar mais um leg nesse caso. O que acha?

Acho que não, mas depende de mta coisa... Acho que os exercícios devem ser feitos sempre com um propósito.

No caso do leg, por exemplo, acho que ele pode ser incluído nas seguintes circunstâncias: 

  • Aumentar o volume de treino, sem aumentar o estresse no core;
  • Promover estresse metabólico, sem o perigo de perder forma - o que tende a acontecer em high reps de agachamento;
  • Melhor aproveitamento do tempo de treino, já que requer menos preparação que um agachamento da vida;
  • Execução de técnicas como rest-pause, myo-reps, super-sets, entre outras, sem o perigo tão grande de perder a forma e se lesionar;
  • Depleção de glicogênio (eu uso com esse fim no meu treino atual);
  • Alguma outra coisa que eu não pensei agora :P.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha carga no leg ta baixa, deve ser pq faço uma amplitude alta (desço muito) e to progredindo no agach, que é o anterior do leg. Gosto dele e não tiro por nada. Agach e leg 45 são essenciais no meu treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outro ponto positivo no leg que eu sinto pelo menos pra mim, é que ele trabalha muito bem as pernas só que com um desgaste psicológico menor que um agacho ou até  um afundo.

Sim, porque trabalha bem menos o core e outros músculos mto trabalhados no agacho. O agachamento trabalha cerca de 200 músculos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Já diria o Lyle: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/145295-squat-vs-leg-press-para-pernas-grandes/

 

Sobre a lombar, eu prefiro ser mais conservador - descer apenas até antes da lombar começar a sair do banco. Melhor prevenir do que remediar, até porque você não vai conseguir uma amplitude muito maior se descer até o ponto em que o Gentil fala para descer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já diria o Lyle: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/145295-squat-vs-leg-press-para-pernas-grandes/

 

Sobre a lombar, eu prefiro ser mais conservador - descer apenas até antes da lombar começar a sair do banco. Melhor prevenir do que remediar, até porque você não vai conseguir uma amplitude muito maior se descer até o ponto em que o Gentil fala para descer.

Conhece algum vídeo onde, na sua opinião, a execução do leg pode ser seguida?

Nunca fiz leg. Sempre fui de agacho, primeiro o low, depois adicionei o front. Minhas coxas cresceram. Mas quero mudar e, numa boa, não sei até que ponto estico a perna e até onde flexiono o joelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...