Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Dúvidas - Teste Cardiopulmonar - Tabela De Metabólicos

Posts Recomendados

Postado

Galera, fiz um checkup geral no cardiologista... e dentre outros exames, fiz o exame cardiopulmonar.

Dentre as várias informações, uma das que mais me saltou os olhos foi a tabela de metabólicos, como fiz uma bateria grande de exames e essa tabela não era exatamente o escopo da consulta médica, não pude tirar muitas dúvidas a respeito dela com o médico.

Queria saber onde encontro mais informações ou se alguém pode me esclarecer a respeito dela.

Queria saber as seguinte coisas:

1 - Vendo a tabela, posso presumir que minha faixa ideal (para perda de gordura corporal com mínimo de catabolismo muscular) seria entre 124-137 bpm ?

2 - Se eu faço os aeróbicos no pós treino, esses valores costumam ser alterados em relação aos bpm ?

3 - No treino com pesos, temos várias metodologias de intervalos entre as séries, gostaria de saber se, tendo um monitor cardíaco, é mais interessante eu basear os intervalos em relação ao tempo ou a frequencia cardíaca ? (Ex: Em vez de esperar 1 minuto pra iniciar outra série, esperar os batimentos atingirem X% da frequencia..)

Meu plano seria fazer os aeróbicos sempre no pós treino, 4x por semana, sempre entre 10 a 20 minutos. Se eu levar em conta o que eu imagino que esse exame demonstra, planejo ficar nessa faixa de bpm durante todo o aeróbico.

A ideia é essa ? Tem algo que eu não esteja observando que possa me ajudar a perder gordura corporal (em termos de treino e utilização de monitor cardíaco).

São muitas perguntas... eu sei. Mas pesquisei um pouco no google e o assunto fica meio escondido na área de saúde.. encontrei muita informação mais relacionada ao escopo do exame e coisas do tipo do que relacionado ao seu uso direcionado a manipulação de composição corporal.

No fórum não encontrei nada com os termos que pesquisei, portanto, venho recorrer aos colegas.

Agradeço desde já !

jYbUXOKl.jpg

Postado

isso é metabolismo energético cara.

teoricamente sim, você está certo

quanto mais leve a atividade, a maior predominancia é via aerobia oxidativa = gorduras

quanto mais pesada, anaerobia glicolitica, = carboidratos, glicose e proteinas

mas o que realmente importa pra você?

a quantidade de gorduras utilizadas durante seu aerobio ou a quantidade de calorias eliminadas em um HIIT ? somando no deficit final do dia?

Graduado em Educação Física: licenciatura e bacharel.

Postado
  • Autor

Saintgraal, Valeu a resposta..!!

Eu entendo que seja metabolismo energético... mas queria entender melhor o que significa exatamente ... mas, sem ler pilhas de livros e me aprofundar no assunto, não achei muita informação que me desse um norte... interpretei o exame com bom senso mesmo ...

O meu interesse era entender... pra decidir se é mais interessante fazer aeróbico como atividade aeróbica ou, da maneira que vc colocou, anaeróbica glicolítica.

Pelo que eu entendi então, após o treino (momento em que as fontes glicolíticas já estão escassas) seria mais interessante eu me manter antes do limiar anaeróbico do exercício (no meu caso, 124-140 batidas por minuto), porquê dessa maneira eu consigo queimar gordura em vez de exigir do organismo outras fontes glicolíticas (que pelo que entendi, incluiriam, dentre outros, o catabolismo muscular como fonte de aminoácidos), otimizando a queima de gordura e minimizando o catabolismo muscular. Estou certo no raciocínio ?

Eu ODEIO ser o cara que só pergunta... realmente odeio... Mas eu realmente sou leigo nessas questões de fisiologia... então, aceito sugestões de leituras a respeito do tema.. não sou preguiçoso que não gosta de pesquisar, mas sobre o tema, eu não tenho nem um norte. rs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.