NewbieTrack Postado Agosto 2, 2015 às 18:54 Postado Agosto 2, 2015 às 18:54 (editado) Já faz algum tempo que ouvi isso, estava conversando com uns amigos meus de SC e eles falaram que se isso fosse acontecer seria excelente, que seria um pedaço da Europa na América do Sul e que seria um ótimo país. Queria ler opiniões a respeito do assunto, me informar mais, o que acham dos prós e contras, e o que aconteceria se isso realmente fosse aprovado. https://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/2015/03/12/movimento-separatista-quer-plebiscito-para-independencia-do-sul/?topo=98,2,18,,,77 https://www.facebook.com/FanPageMeuSul/photos/a.264204033602944.68277.241572595866088/814368758586466/?type=1 Editado Agosto 2, 2015 às 18:56 por NewbieTrack
manel007 Postado Agosto 2, 2015 às 19:07 Postado Agosto 2, 2015 às 19:07 (editado) a curto prazo seria um boa opção (para alguns). Mas a longo, acredito que seria melhor investir no Brasil do jeito que está. Sempre que vem a tona esse tipo de assunto, me pergunto o que aconteceria se os EUA (e a futura implicação para o mundo) tivesse se separado na guerra civil americana... Editado Agosto 2, 2015 às 19:09 por manel007 NewbieTrack reagiu a isso 1
JulioSonic Postado Agosto 2, 2015 às 19:53 Postado Agosto 2, 2015 às 19:53 Esse projeto existe a anos, quando eu era criança já se comentava isso, mas acho que nunca vai sair do papel. Eu como morador do Sul gostaria muito que isso realmente acontecesse. nonono, NewbieTrack, RoxySux e 1 outro reagiu a isso 4
NewbieTrack Postado Agosto 2, 2015 às 22:52 Autor Postado Agosto 2, 2015 às 22:52 (editado) Muito polêmico isso, parece que a maior parte da população do sul pede a separação, acho que se isso ocorrer(o que eu não duvido mais) o novo país iria bem, uma vez que lá tem grandes hidrelétricas, grande produção agrícola e pecuária. Mas não acho que se tornaria um país de primeiro mundo logo de imediato, uma vez também que iriam acabar adquirindo uma parte da divida externa que o Brasil possui. Acho que quem sairia perdendo mesmo seria o restante do Brasil. Editado Agosto 2, 2015 às 22:52 por NewbieTrack
danilorf Postado Agosto 2, 2015 às 23:05 Postado Agosto 2, 2015 às 23:05 Pelo menos pelas vias legais isso é impossível.
JulioSonic Postado Agosto 2, 2015 às 23:59 Postado Agosto 2, 2015 às 23:59 Se for por votação é certa a separação, mas o restante do Brasil não vai querer perder tão fácil assim a mamata que tem no sul, afinal é nós que carregamos o Brasil nas costas. A reeleição da Dilma deu muita força pra esse movimento que estava parado, talvez agora vá pra frente isso.
RoxySux Postado Agosto 3, 2015 às 00:05 Postado Agosto 3, 2015 às 00:05 Se for por votação é certa a separação, mas o restante do Brasil não vai querer perder tão fácil assim a mamata que tem no sul, afinal é nós que carregamos o Brasil nas costas. A reeleição da Dilma deu muita força pra esse movimento que estava parado, talvez agora vá pra frente isso. Pisou na bola cara. Vai causar treta atoa. E isso não é verdade, não se iluda Obs: Sou do Sul, RS mais precisamente
Aroma Postado Agosto 3, 2015 às 00:12 Postado Agosto 3, 2015 às 00:12 Pelo menos pelas vias legais isso é impossível. Exatamente. Nem adianta dar muita corda por causa disso. Nossa constituição não deixa isso acontecer. Abraços
JulioSonic Postado Agosto 3, 2015 às 00:14 Postado Agosto 3, 2015 às 00:14 Pisou na bola cara. Vai causar treta atoa. E isso não é verdade, não se iluda Obs: Sou do Sul, RS mais precisamente Talvez tenha exagerado um pouco, foi mals..
NewbieTrack Postado Agosto 3, 2015 às 00:15 Autor Postado Agosto 3, 2015 às 00:15 (editado) ... Editado Agosto 3, 2015 às 00:16 por NewbieTrack
T. Wall Postado Agosto 3, 2015 às 01:23 Postado Agosto 3, 2015 às 01:23 Pelo menos pelas vias legais isso é impossível. Exato. Só quem for muito leigo para suscitar algo do tipo. Pelas vias legais, a forma federativa do país é clausula pétrea da Constituição Federal (não poder se modificada). Pelas formas ilegais a própria CF prevê intervenções para impedir qualquer movimento com este intento.
manoarroz Postado Agosto 3, 2015 às 01:56 Postado Agosto 3, 2015 às 01:56 Porque que o sul quer se separar?
Visitante Víkingr Postado Agosto 3, 2015 às 02:07 Postado Agosto 3, 2015 às 02:07 Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.
RoxySux Postado Agosto 3, 2015 às 02:28 Postado Agosto 3, 2015 às 02:28 Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui. Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais
NewbieTrack Postado Agosto 3, 2015 às 02:46 Autor Postado Agosto 3, 2015 às 02:46 Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais Diferença cultural tem em todo estado, se for só por isso os outros deveriam ter este tipo de movimento também, a Bahia seria um país independente, o Norte etc... Você mora na Capital do seu estado?
Johnn Postado Agosto 3, 2015 às 11:16 Postado Agosto 3, 2015 às 11:16 O Sul é totalmente diferente mesmo. Tem cidade lá que nem parece Brasil. Se quiserem levar a ideia a frente...só levante armado. NewbieTrack reagiu a isso 1
Deschain Postado Agosto 3, 2015 às 11:44 Postado Agosto 3, 2015 às 11:44 Aqui no PR o Norte é diferente do sul, que é diferente da capital. É um estado bem heterogêneo. Mas, mesmo assim, se isso fosse votado, com certeza seria aprovado. Eu, particularmente, não acredito que separar o sul do resto é algo possível. Se isso fosse feito, dividindo a dívida por numero de habitantes e não cobrando nada a mais por isso, rapidamente o Sul se desenvolveria, talvez ao nível do Chile. Se tornar país com nível de 1º mundo acho que demoraria muito. Infelizmente o sulista superestima a região, que é ótima. NewbieTrack reagiu a isso 1
Overisti Postado Agosto 3, 2015 às 12:11 Postado Agosto 3, 2015 às 12:11 Acho interessante o tema. Sou de PE e apoio. Com certeza não teríamos a influencia global que o Brasil como um todo tem. Porém, talvez fôssemos vários países melhores. Pernambuco tentou a independência 3 vezes, conseguiu uma vez. Porém o Imperador conseguiu acabar com os insurgentes. Porém a que mais marcou foi quando PE tentou a independência da maior parte do NE. (Não seria esse o sonho de vários outros brasileiros?) kkk Acredito que a Região NE fosse estar bem mais desenvolvida do que é hoje. Os Insurgentes tinham grandes ideais libertários. Um dos motivos da separação era a alta carga tributária do império - Que é insignificante ao que é hoje em dia cobrado pela república - Então creio que o novo país fosse ser mt mais liberal, pois com poucos impostos e burocracia atrairia investimento, negócios, logo haveria mais emprego, riqueza, etc. SP, BA, Pará, PE, RS, MG, RJ.. Todos já tentaram a independência alguma vez. Se houvesse tido mais sincronia nas revoltas (e não ocorressem em anos distintos), tenho certeza que o País estaria fragmentado. Entretanto o que disseram ai já é verdade. É IMPOSSÍVEL (sem guerra) haver secessão, a constituição proíbe. E o Sul, nem qualquer outra região conseguiria. A não ser q os movimentos separatistas surgissem em outras partes do País. Isolando o Brasília e o Governo Federal. Então a pressão seria tanta que talvez criassem uma nova constituição, sem Guerra. NewbieTrack reagiu a isso 1
Cavani Postado Agosto 3, 2015 às 12:24 Postado Agosto 3, 2015 às 12:24 Sou do suldeste, mas totalmente a favor da separação, dada as dimensões do Brasil temos duas opções para crescer, uma reforma política, ou a separação, com essa organização política atual não cresceremos nunca com uma população e território grande como o nosso;
Este é um post popular. Deschain Postado Agosto 3, 2015 às 17:07 Este é um post popular. Postado Agosto 3, 2015 às 17:07 (editado) Esse tamanho todo é terrível para se administrar. Os Estados Unidos, por exemplo, são basicamente fragmentados em 50 "países independentes", digamos assim, tanta é a liberdade de criação de regras e adminstração entre os estados. Nenhum outro País do tamanho do nosso é desenvolvido.(o Canadá tem a população concentrada no Sul, a Rússia no Oeste, a China é uma bagunça que só agora está se desenvolvendo, mas a população em sua maioria é miserável, a Índia idem, a Austrália é praticamente um deserto com um litoral desenvolvido). Uma área menor para se administrar significa conhecer melhor as necessidades. Por isso eu sempre defendi a descentralização do poder e do dinheiro no Brasil. Menos grana pra União e mais para os estados e municípios. Mas quem tá com o poder na mão não vai querer se desfazer nunca. Somos reféns de bandidos. Editado Agosto 3, 2015 às 17:07 por Deschain HEAVY DUCCI, FrangoEctomorfo, vitorsousac14 e 3 outros reagiu a isso 6
Johnn Postado Agosto 3, 2015 às 17:39 Postado Agosto 3, 2015 às 17:39 Cada estado deveria ser assim.Concordo.
Blaudiin Postado Agosto 3, 2015 às 19:02 Postado Agosto 3, 2015 às 19:02 Concordo! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
MasTeR-X Postado Agosto 7, 2015 às 01:01 Postado Agosto 7, 2015 às 01:01 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só passando pra deixar meu riso no post!
NewbieTrack Postado Agosto 7, 2015 às 02:58 Autor Postado Agosto 7, 2015 às 02:58 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só passando pra deixar meu riso no post! Não entendi. Por qual motivo?
Visitante Flex W. Postado Agosto 7, 2015 às 22:58 Postado Agosto 7, 2015 às 22:58 (editado) se isso acontecer o brasil vai ficar sem Sul? já que o sul obrigatoriamente tem que ser frio uai Editado Agosto 7, 2015 às 22:59 por Flex W.
JulioSonic Postado Agosto 8, 2015 às 00:51 Postado Agosto 8, 2015 às 00:51 Vai ficar daí Brasil do Sul e Brasil do norte Kkkkk
Deschain Postado Agosto 8, 2015 às 14:19 Postado Agosto 8, 2015 às 14:19 Eu ainda acho que se o sul se separasse, logo o RS iria se separar novamente. Gauchada acha que RS é o Uruguai do Norte. Quase Ex Gordo reagiu a isso 1
Cavani Postado Agosto 8, 2015 às 17:30 Postado Agosto 8, 2015 às 17:30 Exatamente o que o Deschain disse, o tamanho é o problema, uma pequena observação, em caso de separação, o sul seria um país independente com aproximadamente 29 milhões de habitantes, maior que a maioria dos países, imagina a futura potencia que o sul seria como país independente.
Visitante Víkingr Postado Agosto 8, 2015 às 18:33 Postado Agosto 8, 2015 às 18:33 Esse tamanho todo é terrível para se administrar. Os Estados Unidos, por exemplo, são basicamente fragmentados em 50 "países independentes", digamos assim, tanta é a liberdade de criação de regras e adminstração entre os estados. Nenhum outro País do tamanho do nosso é desenvolvido.(o Canadá tem a população concentrada no Sul, a Rússia no Oeste, a China é uma bagunça que só agora está se desenvolvendo, mas a população em sua maioria é miserável, a Índia idem, a Austrália é praticamente um deserto com um litoral desenvolvido). Uma área menor para se administrar significa conhecer melhor as necessidades. Por isso eu sempre defendi a descentralização do poder e do dinheiro no Brasil. Menos grana pra União e mais para os estados e municípios. Mas quem tá com o poder na mão não vai querer se desfazer nunca. Somos reféns de bandidos. USA
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora