Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tpc Para Mulheres (Dudu)


Posts Recomendados

A algum tempo se discute o uso de Terapia Pós-Ciclo (TPC) para mulheres. Diferente dos homens as mulheres não precisam recuperar o eixo hormonal (eixo HPT nos homens, hipotálamo-pituitária-testicular), no entanto elas podem sofrer uma série de colaterais durante e após o ciclo de esteroides devido ao desequilíbrio hormonal, colaterais principalmente relacionados ao efeito… androgênico dos esteroides, e não como alguns (eu mesmo) atribuíam ao efeito rebote de estrogênio pós-ciclo [1]. Os colaterais virilizantes como hirsutismo (crescimento de pelos, incluindo na face), alopecia androgenética feminina (queda de cabelo), hipertrofia do clitóris, engrossamento da voz, redução dos seios, podem ocorrer durante o ciclo. Acne, oleosidade da pele e amenorreia (ausência de ciclo menstrual) são colaterais muito comuns também e muitas vezes bem preocupantes, principalmente após o ciclo, e também são resultantes do efeito androgênico dos esteroides, mesmo com a queda nos níveis androgênicos após o ciclo. Acredito que parte desses efeitos colaterais pós-ciclo são resultantes do fato de androgênios reduzirem níveis de SHBG (globulina ligadora dos hormônios sexuais), aumentando os níveis de testosterona livre [2]. Portanto mesmo com o fim do ciclo o desequilíbrio hormonal gerado durante o ciclo pode gerar uma série de colaterais pós-ciclo. Colaterais como queda da libido, depressão e aumento da gordura são basicamente resultados do crash hormonal após o ciclo (queda dos níveis androgênicos), enquanto colaterais como acne, queda de cabelo e amenorreia são resultado possivelmente do efeito androgênico da testosterona livre, aumentada pela redução dos níveis de SHBG causada pelos esteroides.

Como existem duas origens distintas para os colaterais pós-ciclo em mulheres isso causa muita confusão para se montar um protocolo TPC para mulheres. A melhor forma de prevenir esses colaterais é tendo cautela durante o ciclo, nas doses, combinações de drogas, tempo de uso. Os SERM’s (tamox e clomid) podem ter sua utilidade em uma TPC feminina, mas não para evitar efeitos de rebote do estrogênio, como erroneamente se pensava, e sim para estimular o retorno do ciclo menstrual [3] e atenuar aumento de gordura (causado pelo crash hormonal dos androgênios), já que essas drogas são antiestrogênicas no tecido adiposo, e o tamoxifeno também pode ajudar na melhora do perfil lipídico. O Dr. Michael Scally, renomado estudioso de protocolos TPC para homens é contra o uso dessas drogas em uma TPC feminina, principalmente no caso dos inibidores de aromatase, que vão reduzir estradiol nas mulheres (principal hormônio feminino). Segundo o Dr. Michael Scally o melhor para reduzir os colaterais pós-ciclo no caso das mulheres seria reduzir as doses gradativamente no final de um ciclo até a menstruação retornar [4]. Também acredito que essa seja uma das melhores alternativas, mas ainda assim acho válido o uso de SERM’s (tamox, clomid) para estimular o retorno do ciclo menstrual (visto que esse pode levar mais de 2-3 meses para retornar em algumas mulheres) e controlar efeitos estrogênicos pós-ciclo. De qualquer forma agora você percebe que essas drogas não têm tanta relevância em uma TPC feminina, como se acreditava antes. As doses usuais são de 10-20mg por dia de tamoxifeno ou 50-100mg por dia de clomifeno por média de 4-8 semanas, ou até retornar a menstruação. Lembrando que essas drogas estimulam o hormônio luteinizante (LH), que estimula a ovulação, então é bom ter cuidado para não engravidar após o ciclo [1].

Outra classe de colaterais que ocorrem após um ciclo de esteroides são os de origem androgênica, possivelmente pelo aumento da testosterona livre (devido a redução do SHBG pelos esteroides androgênicos). Entre esses colaterais (hirsutismo, queda de cabelo, etc), o mais comum é a acne. Aqui existe uma complicação adicional, visto que por serem de natureza androgênica o controle ou redução desses colaterais envolve o uso de drogas antiandrogênicas (espironolactona, acetato de ciproterona), que por bloquearem efeitos androgênicos vão acabar resultando em efeito catabólico, principalmente se usadas logo após o ciclo de esteroides. Em casos mais agressivos de sintomas de hiperandrogenismo (hirsutismo, acne, queda de cabelo) pós-ciclo o mais comum é o uso de espironolactona em doses que variam de 100 a 200mg por dia. Por isso acho que o mais importante é ter cautela durante o ciclo para não sofrer com os colaterais pós-ciclo e acabar no fim das contas jogando seus ganhos no lixo. Algumas mulheres podem também querer fazer uso de um contraceptivo oral (estrogênio, progesterona, que ajudam a elevar níveis de SHBG, reduzindo testosterona livre [5]) durante ou logo após o ciclo para atenuar os colaterais [6], mas isso também vai atenuar os efeitos anabólicos dos esteroides.

Exames hormonais importantes para uma mulher após o ciclo são LH, FSH, estradiol, progesterona, prolactina, SHBG, testosterona total e livre.

A melhor prevenção para a mulher que quer evitar colaterais agressivos após um ciclo de esteroides é a cautela com a estrutura do ciclo (doses, combinações, tempo de uso), e também a estratégia de ir reduzindo as doses gradativamente nas últimas semanas [4]. Então se você faz um ciclo com 30mg por dia de oxandrolona por 6 semanas, nas 2-4 semanas seguintes você pode ir reduzindo a dose para 20 e depois 10mg por dia. Nessa fase você não terá ganhos adicionais, apenas vai atenuar os efeitos do crash hormonal pós-ciclo. O uso de drogas antiestrogênicas, antiandrogênicas e contraceptivos orais devem ser considerados de acordo com a gravidade dos colaterais, e lembre-se que algumas dessas drogas (antiandrogênicas e contraceptivos orais) podem ser poderosas para reduzir colaterais (principalmente virilização), mas também vão reduzir significativamente seus ganhos, então o melhor é evitá-las sempre que possível. O restante do protocolo TPC, incluindo dieta, treino e vitaminas pode ser seguido na forma padrão, como na referência [7].

abraços, DUDU HALUCH

[1] ESTEROIDES e CICLOS para MULHERES (DUDU)
http://www.duduhaluch.com.br/esteroides-e-ciclos-para-mulheres/
http://www.steroidology.com/forum/women-s-general-discussion-forum/93119-post-cycle-therapy-women.html
[2] Williams Tratado de Endocrinologia, 11ª edição.
[3] Endocrinologia Feminina e Andrologia, Ruth Clapauch.
[4] Post Cycle Therapy (PCT) for Female Steroid Users?
http://thinksteroids.com/articles/post-cycle-therapy-pct-female-steroid-users/
[5] ENDOCRINOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA, DE GREENSPAN, 9ª edição.
[6] TPC feminina, Adam Abbas
https://word.office.live.com/wv/WordView.aspx?FBsrc=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fdownload%2Ffile_preview.php%3Fid%3D431167060322005%26time%3D1381938480%26metadata&access_token=100006462936973%3AAVLIV65I10PwT2in4dMChGKzwYf6spCZlkXOCA9NAcLl5Q&title=tpc+feminina+Adam+Abbas.docx
[7] TPC Completa (DUDU)
[8] Endocrinologia, Guedes, Moreira e Benchimol, editora Rubio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Como sempre, perfeito dudu. Sou seu fã cara! E sobre a história de diminuir as doses no ciclo, isso implicaria no aumento da homeostase, correto? Então essas duas semanas onde há a diminuição das doses, teriam de ser adicionadas (1-8), ou na 5º semana do ciclo teria que começar a diminuição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...

Oiii! Queria ajuda. Já faz uns 8 anos que malho, porém não estou satisfeita com a minha forma, principalmente, na parte inferior, faço dieta e tudo, porém, ainda insatisfeita. Vou tomar BCAA e Albumina. Busco a definição com bf 14

Estou pensando em tomar oxandrolona, só que não sei como funciona, nunca usei. Por isso, queria uma orientação com relação a ciclo e etc por eu ser iniciante.

Malho 4/5 vezes por semana.

1h de musculação e 30/40 minutos

Tenho: 39 anos

Peso:59Kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Queria compartilhar minha decepção com meu primeiro ciclo de oxan.

Fiz com uma dose bem baixa por ser a primeira vez, e também porque embora eu malho há muitos anos eu tive que parar por uns meses então que eu havia voltado firme mesmo fazia apenas um ano.

Pois bem, com uma dose de 10mg/ dia nas primeiras 4 semanas e 20mg/dia nas 2 semanas seguintes (total 6 semanas) eu consegui um resultado que até me deixou bem contente. Perdi 3% de BF e melhorei bastante minhas medidas, na coxa por exemplo ganhei 5,5 cm.

Porem......

Terminado o ciclo pesquisei muito sobre TPC e não encontrei nada muito fora disso, tomava bastante cha de boldo e parei com o anticoncepcional (ja havia parado pra começar o ciclo). Passado um mês do termino eu perdi TUDO o que tinha ganhado, voltei exatamente às mesmas medidas de antes, apenas mantive o BF. Gente que decepção, não zoei a dieta, continuei treinando 6x por semana e dando o maximo de mim, não sei o que eu fiz de errado. Eu enchi de espinhas, não muitas, mas aquelas poucas enormes e doloridas, meu cabelo e pele ficaram super oleosos e mesmo passado um mes do fim do ciclo esses colaterais nao sumiram. Fim das contas, me ferrei :/

Se alguma pessoinha benevolente puder me ajudar a entender o que aconteceu comigo eu agradeço muito!!

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oiii! Queria ajuda. Já faz uns 8 anos que malho, porém não estou satisfeita com a minha forma, principalmente, na parte inferior, faço dieta e tudo, porém, ainda insatisfeita. Vou tomar BCAA e Albumina. Busco a definição com bf 14

Estou pensando em tomar oxandrolona, só que não sei como funciona, nunca usei. Por isso, queria uma orientação com relação a ciclo e etc por eu ser iniciante.

Malho 4/5 vezes por semana.

1h de musculação e 30/40 minutos

Tenho: 39 anos

Peso:59Kg

Existem diversos relatos de oxan na área de esteróides aqui no fórum para área feminina, da uma olhada... mas em geral é 8 semanas com doses que variam de 20 a 50mg (dependendo de muitos fatores) e releia o primeiro post deste tópico para fazer a TPC correta (diminuição gradativa da dose).

Queria compartilhar minha decepção com meu primeiro ciclo de oxan.

Fiz com uma dose bem baixa por ser a primeira vez, e também porque embora eu malho há muitos anos eu tive que parar por uns meses então que eu havia voltado firme mesmo fazia apenas um ano.

Pois bem, com uma dose de 10mg/ dia nas primeiras 4 semanas e 20mg/dia nas 2 semanas seguintes (total 6 semanas) eu consegui um resultado que até me deixou bem contente. Perdi 3% de BF e melhorei bastante minhas medidas, na coxa por exemplo ganhei 5,5 cm.

Porem......

Terminado o ciclo pesquisei muito sobre TPC e não encontrei nada muito fora disso, tomava bastante cha de boldo e parei com o anticoncepcional (ja havia parado pra começar o ciclo). Passado um mês do termino eu perdi TUDO o que tinha ganhado, voltei exatamente às mesmas medidas de antes, apenas mantive o BF. Gente que decepção, não zoei a dieta, continuei treinando 6x por semana e dando o maximo de mim, não sei o que eu fiz de errado. Eu enchi de espinhas, não muitas, mas aquelas poucas enormes e doloridas, meu cabelo e pele ficaram super oleosos e mesmo passado um mes do fim do ciclo esses colaterais nao sumiram. Fim das contas, me ferrei :/

Se alguma pessoinha benevolente puder me ajudar a entender o que aconteceu comigo eu agradeço muito!!

Abcs

Você deveria ter reduzido a dose gradativamente, talvez elevando o ciclo mais 2 semanas atém e ter baixado a dose para 10mg novamente na primeira semana da "TPC" e depois 5mg mais uma semana para não ter tantas perdas... na próxima vez já sabe. Isso foi falado aqui no tópico se você leu a primeira postagem.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversos relatos de oxan na área de esteróides aqui no fórum para área feminina, da uma olhada... mas em geral é 8 semanas com doses que variam de 20 a 50mg (dependendo de muitos fatores) e releia o primeiro post deste tópico para fazer a TPC correta (diminuição gradativa da dose).

Você deveria ter reduzido a dose gradativamente, talvez elevando o ciclo mais 2 semanas atém e ter baixado a dose para 10mg novamente na primeira semana da "TPC" e depois 5mg mais uma semana para não ter tantas perdas... na próxima vez já sabe. Isso foi falado aqui no tópico se você leu a primeira postagem.

[]'s

Obrigada pela atenção! Eu realmente li isso neste tópico assim como li em outros que deveria cortar de uma vez, por isso na duvida segui as orientações do medico que me vendeu. Antes que se assuste comprei no Paraguai, haja visto que moro na região de fronteira, conheço um medico muito bom que tem uma farmácia por lá, ele monta ciclos em conformidade com a legislação deles, mas ele receita sempre ciclos bem "suaves" ao menos para iniciantes. Mas como vc disse, na próxima ja sei... pretendo estudar muito antes de me aventurar outra vez. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela atenção! Eu realmente li isso neste tópico assim como li em outros que deveria cortar de uma vez, por isso na duvida segui as orientações do medico que me vendeu. Antes que se assuste comprei no Paraguai, haja visto que moro na região de fronteira, conheço um medico muito bom que tem uma farmácia por lá, ele monta ciclos em conformidade com a legislação deles, mas ele receita sempre ciclos bem "suaves" ao menos para iniciantes. Mas como vc disse, na próxima ja sei... pretendo estudar muito antes de me aventurar outra vez. Valeu!!

O melhor a se fazer é pesquisar bastante mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

oi poderia me ajudar estou mto intrigada meu marido sempre ciclou não para, a dois anos tenho relação com ele sem me previnir não engravidei, e em outubro fiz um ciclo rapido de 2 semaninhas e minha mestruação não veio desde então!! fiz um teste hoje de gravidez deu positivo .... isso é possivel ? eu engravidar bem qnd ciclei  :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...