Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Engordar, Evitando Gorduras!


_henriqueeL

Posts Recomendados

Estou em bulk, vou ficar gordo?

Para começar quero logo quebrar mitos do gênero, de que se alguém está de bulking terá a obrigação de aumentar o bf, ou se alguém está de cutting irá queimar gorduras, não é bem assim.

Vou me utilizar como exemplo, pois não pude fazer o teste com outras cobais, comecei meu bulking com 63Kg, atingi 68Kg em 1 mês e meio, meu bf se manteve o mesmo sem alteração, tudo o que fiz foi manter a quantidade de gorduras em 0,65g/Kg somando a frequência 3x na academia foi o suficiente para não levar minha gordura corporal.

Porém atualmente venho ingerindo muita gordura vindas da picanha argentina que estou comendo no almoço, como todos sabem a picanha argentina tem muita gordura e é um pecado não comer algo tão gostoso assim... Ingerindo esse tipo de comida 3x - 4x por semana, sem elevar meu peso meu bf subiu 0,7% em apenas 1 semana, e como mencionei acima não subi de peso, apenas alterei os macros alimentares.

Então é obvio que se alguém quiser mandar um bulking não necessáriamente ela irá aumentar a quantidade de gorduras, a menos que sua dieta esteja mal planejada nesse aspecto, outro ponto importante a se analisar é quanto mais devagar você crescer melhor, pois nosso corpo terá mais tempo para assimilar o novo peso e direciona-lo para a massa magra do músculo. (Isso se seu treino estiver com cargas elevadas, e você esteja progredindo, caso contrário não faz muito sentido ser convertido em massa magra p/ os músculos)

Então a vantagem em engordar lentamente, é exatamente está, você terá mais tempo para elevar as cargas enquanto a nova massa poderá ser melhor administrada, mas isso não impede de você aumentar 4Kg por mês e ter bons resultados, é tudo questão de dieta.

Perder gorduras sem diminuir o peso é possível?

Lógico que sim! Eu mesmo já diminui meu bf algumas vezes apenas alterando a qualidade dos alimentos e mantendo o mesmo peso, mas tambéma adição de aeróbicos ou anaeróbicos, só irá acelerar mais o processo de queima de gorduras.

Em modo geral, pode ser um pouco mais lento de demorado queimar gorduras desse modo, porém é totalmente possível

Irei citar alguns metôdos que não cheguei a testar por não precisar no momento, porém são bem conceituados no fórum.

Aeróbico -> http://www.hipertrof...nhar em jejum

Anaeróbico -> http://www.hipertrof...ueimar-gordura/

Como dito acima, não testei nem um dos métodos, porém a proposta do Hiit me é mais atraente, então caso você esteja em dúvida sobre qual optar.

Anaeróbicos, Aeróbicos e Vitaminas, como podem ajudar?

A proposta do anaeróbico é queimar gordura enquanto ao mesmo tempo haja uma exigência de evolução do corpo para se adaptar aos novos estímulos, assim gerando um anabolismo junto a queima de gordura.

A proposta do aeróbico, é tornar seus músculos mais resistêntes a provas diversas, aumentando assim sua capacidade de resistir ao volume, enquanto se elimina gorduras.

Vitamina D, você a conhece?

Você sabia que a vitamina D, ajuda a queimar gorduras na região abdôminal, além de tornar nossa musculatura mais forte, nós fazer mais velozes e mais fortes?

Exatamente a vitamina D, é capaz de aprimorar nossos atributos atleticos e nosso sistema emunológico tudo ao mesmo tempo, porém não esperem milagres.

Outro ponto importante a ser cogitado é, a menos que você ande pelado no meio da rua, difícilmente irá absorver a quantidade de raios UV sufientes para sitentizar uma boa quantidade de vitaminas D, por isso é importante a suplementação do mesmo, sendo que é bem excassa os alimentos que possuem vitamina D, e mesmo assim são em quantidades pequenas.

Minha dica é, façam um exame sanguíneo para saber qual é seu nível atual de vitamina D, para que possam suplementa-lá com mais segurança e certeza.

Mais sobre a vitamina D -> http://www.hipertrof...5-d-de-dopping/

Autor do Artigo: Dacio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Porém atualmente venho ingerindo muita gordura vindas da picanha argentina que estou comendo no almoço, como todos sabem a picanha argentina tem muita gordura e é um pecado não comer algo tão gostoso assim... Ingerindo esse tipo de comida 3x - 4x por semana, sem elevar meu peso meu bf subiu 0,7% em apenas 1 semana, e como mencionei acima não subi de peso, apenas alterei os macros alimentares.

Como se a medição fosse super acurada pra não ter margem de erro...

Vc realmente acha que os métodos pra medir BF são tão exatos assim a ponto de ter precisão de menos de 1%? Ta de zua né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se a medição fosse super acurada pra não ter margem de erro...

Vc realmente acha que os métodos pra medir BF são tão exatos assim a ponto de ter precisão de menos de 1%? Ta de zua né?

Não é exato, não houve estudos com cenetas ou milhares de pessoas.

Porém ao seguir o espelho diáriamente pude comprovar o que estava ou não dando certo. Isso com vários anos de acompanhamento, não dias ou semanas.

Edit:

Outra coisa que vale a pena lembrar, isso não é nem uma verdade absoluta.

Pode funcionar para algumas pessoas e outras não, afinal de contas não houve um sistema de controle. Porém acredito que deva servir de base para algumas pessoas, o intuíto é apenas esse. Na realidade nem acho que isso deveria ser intitulado como artigo ou muito menos públicado, mas se pode ser útil para alguém, então já valeu meu dia.

Editado por Dacio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Ganhar gordura sem ganhar peso é algo praticamente impossível, teria que ter um problema metabólico muito grande para perder massa magra e ganhar gordura. Com certeza foi erro de medição.

A ideia do artigo foi boa, mas infelizmente você colocou mais mitos do que se propôs a derrubar :D

* perder gordura sem perder peso - só se você reter líquido, não espere ganhar em massa muscular o que perder de gordura, não irá acontecer

* dieta com menos gordura gera menor acúmulo de gordura - dependendo do caso pode acontecer, mas não é uma regra geral. Em algumas pessoas ocorre o contrário - com uma ingestão mais alta de gordura e menor de carboidrato há um maior ganho de massa muscular em um bulking

* Gerar um anabolismo junto a queima de gordura - só em iniciantes com sobrepeso, quanto mais massa muscular você tiver menores as chances de ganhar massa muscular em cutting

* vitamina D ajuda a queimar gorduras na região abdominal - hahaha, tá de sacanagem :D não acredite em tudo que você lê por aí.

De resto gostei do texto, principalmente estes dois pontos

* crescer mais devagar é melhor (menor acúmulo de gordura)

* adição de aeróbicos ou anaeróbicos acelera mais o processo de queima de gorduras (considerando uma dieta hipocalórica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhar gordura sem ganhar peso é algo praticamente impossível, teria que ter um problema metabólico muito grande para perder massa magra e ganhar gordura. Com certeza foi erro de medição.

Infelizmente não tenho um grupo de teste, mas mantive o mesmo bf por 1 mês e meio, sempre me pesando regularmente, e após mudar a alimentação porém sem engordar meu bf subiu. Mas concordo com você nesse ponto, isso não pode ser considerado como algo sério.

Mas no geral acredito sim, que se possa ganhar peso sem egordar, para algumas pessoas, o fato é que metabolismos são diferentes, assim como dietas.

A ideia do artigo foi boa, mas infelizmente você colocou mais mitos do que se propôs a derrubar :D

A única intenção seria trazer um novo modelo de se ver as coisas, não sendo como regra oficial sempre que bulkar, ter que cuttar. :P

* perder gordura sem perder peso - só se você reter líquido, não espere ganhar em massa muscular o que perder de gordura, não irá acontecer

- Depende, digamos que alguém tenha deficiênte calórico, mas só coma hamburger, pizza e refrigerantes durante todo o dia? Já parou para pensar na quantidade insana de gorduras + frutose que isso teria? Acredito sim que nesse caso irá aumentar o BF.

* dieta com menos gordura gera menor acúmulo de gordura - dependendo do caso pode acontecer, mas não é uma regra geral. Em algumas pessoas ocorre o contrário - com uma ingestão mais alta de gordura e menor de carboidrato há um maior ganho de massa muscular em um bulking

Verdade, cada metabolismo tem uma certa distinção.

* Gerar um anabolismo junto a queima de gordura - só em iniciantes com sobrepeso, quanto mais massa muscular você tiver menores as chances de ganhar massa muscular em cutting

Nesse caso, apenas citei as palavras do Hiit, não quiz sugerir ou induzir que irá aumentar o anabolismo ou nada assim.

* vitamina D ajuda a queimar gorduras na região abdominal - hahaha, tá de sacanagem :D não acredite em tudo que você lê por aí.

Desculpa, mas nesse ponto descordo 100% de você, até ter estudos em mãos que comprove que vitamina D, não afete a queima de gorduras continuarei imparcial, porém com algo que tenho em mente em testar, em mim mesmo e em outros atletas amigos.

Eu entendo o que você quer dizer, mas veja bem, vou citar 2 exemplos.

1 - Uma pessoa que ingere 2g/Kg gordura com 90Kg, e tem uma ingestão diária de 180g gordura. sendo que a vitamina D só tem a capacidade de queimar 20g gorduras por dia, e seu metabolismo só consegue queimar 100g gordura/dia, sendo assim 100 + 20 = 120g gorduras queimadas por dia, ainda temos 60g de gorduras acumaladas diáriamente, ou seja vitamina D nem uma nesse mundo fará efeito nessa pessoa, pois os valores são muito distintos.

2- Nesse caso temos uma pessoa que tem uma dieta de gorduras mais controlada, ela ingere 0,7g/Kg gordura com 80Kg, que dará um total de 56g gordura diária, e seu metabolismo é um pouco lento e só consegue queimar 50g gordura por dia, com a adição da vitamina D supondo que ela irá queimar 10g gordura nesse caso, teríamos 60g gordura de queima contra 56 gordura de ganho, ou seja o valor total será negativo, então essa pessoa irá queimar gorduras, seja no abdômen ou aonde for, isso seria uma questão de onde a vitamina D será concentrada e terá seu efeito disperçado.

Outro ponto importante a se lembrar é que, até certo % de BF somos susetiveís a diminuir gordura, a partir de 10% BF a queima de gordura passa a ser mais difícil, e uma simples vitamina D sozinha não fará milagres, porém gostaria de ressaltar que existem estudos por grandes médicos da área sobre sua possível efetividade.

De resto gostei do texto, principalmente estes dois pontos

* crescer mais devagar é melhor (menor acúmulo de gordura)

* adição de aeróbicos ou anaeróbicos acelera mais o processo de queima de gorduras (considerando uma dieta hipocalórica)

Obrigado mp, sempre bom ler seus posts :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perder gordura sem perder peso? opa, tren ace tudo nosso vlw vlw abç

mas então, dá pra aumentar de peso sem aumentar o % de bf, se ganhar massa magra limpa (complicado, eu sei) mas se vc tem 80 kg 10% bf (72 mm 8 fat) vc ganha 1kg de massa magra e não ganha gordura, a % de gordura cai, saca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

E aí Dácio,


Infelizmente não tenho um grupo de teste, mas mantive o mesmo bf por 1 mês e meio, sempre me pesando regularmente, e após mudar a alimentação porém sem engordar meu bf subiu. Mas concordo com você nesse ponto, isso não pode ser considerado como algo sério.
Mas no geral acredito sim, que se possa ganhar peso sem egordar, para algumas pessoas, o fato é que metabolismos são diferentes, assim como dietas.


Ahh agora você está falando de ganhar peso sem engordar, e não de ganhar gordura sem ganhar peso, hehe
Isso eu acho possível. Por exemplo, quando se toma creatina, você irá reter um pouco mais de água nos músculos - sua massa magra vai aumentar sem ganho de gordura.


* perder gordura sem perder peso - só se você reter líquido, não espere ganhar em massa muscular o que perder de gordura, não irá acontecer

- Depende, digamos que alguém tenha deficiênte calórico, mas só coma hamburger, pizza e refrigerantes durante todo o dia? Já parou para pensar na quantidade insana de gorduras + frutose que isso teria? Acredito sim que nesse caso irá aumentar o BF.


dá uma lida na história desse nutricionista aqui: http://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/index.html
Ele perdeu 13 kg em 2 meses seguindo uma dieta à base de doces e salgadinhos, e a grande maioria da perda - quase 90% - foi de gordura. Reduziu níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos, reduziu a pressão....
O segredo? Déficit calórico, simples assim. Seu corpo é uma máquina, que utiliza uma quantidade X de energia por dia. Se você ingere menos do que X, perde peso. Se ingere mais, ganha peso. Você pode seguir uma dieta totalmente à base de gorduras e frutose e perder peso - desde que ingira menos do que o seu gasto calórico.
Vai ser uma dieta otimizada? Claro que não. Mas vai perder peso.


* vitamina D ajuda a queimar gorduras na região abdominal - hahaha, tá de sacanagem não acredite em tudo que você lê por aí.

Desculpa, mas nesse ponto descordo 100% de você, até ter estudos em mãos que comprove que vitamina D, não afete a queima de gorduras continuarei imparcial, porém com algo que tenho em mente em testar, em mim mesmo e em outros atletas amigos.


Opa, mas foi você que disse que vitamina D queima gordura na região abdominal, é você quem tem que mostrar estudos provando isso :P

Naquele artigo sobre vitamina D só é citado um estudo, de Shalamar Sibley; ou melhor, nem estudo é citado, apenas o nome da pesquisadora. Não encontrei em lugar algum o estudo, apenas uma referência à apresentação do estudo em uma conferência de 2009. Aparentemente no estudo 38 pessoas com sobrepeso seguiram uma dieta hipocalórica (déficit calórico de 750 kcal), e quem tinha níveis mais altos de vitamina D perdeu mais peso. A própria autora fala que os resultados seriam apenas um ponto de partida, e mais estudos controlados são necessários para avaliar a relação entre vitamina D e perda de peso.
Esse estudo aqui, mais recente, avaliou, entre outras coisas, o efeito da suplementação de vitamina D durante uma dieta hipocalórica. Não encontrou diferenças na perda de peso entre o grupo que suplementou e o que não suplementou: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23364004
"WL groups lost 3.8 ± 1.1% of weight with no difference between vitamin D(3) supplementation and the placebo."


Eu entendo o que você quer dizer, mas veja bem, vou citar 2 exemplos.
1 - Uma pessoa que ingere 2g/Kg gordura com 90Kg, e tem uma ingestão diária de 180g gordura. sendo que a vitamina D só tem a capacidade de queimar 20g gorduras por dia, e seu metabolismo só consegue queimar 100g gordura/dia, sendo assim 100 + 20 = 120g gorduras queimadas por dia, ainda temos 60g de gorduras acumaladas diáriamente, ou seja vitamina D nem uma nesse mundo fará efeito nessa pessoa, pois os valores são muito distintos.


Não entendi seu raciocínio... você só vai acumular gordura (em geral) se ingerir mais calorias do que gasta ;)


2- Nesse caso temos uma pessoa que tem uma dieta de gorduras mais controlada, ela ingere 0,7g/Kg gordura com 80Kg, que dará um total de 56g gordura diária, e seu metabolismo é um pouco lento e só consegue queimar 50g gordura por dia, com a adição da vitamina D supondo que ela irá queimar 10g gordura nesse caso, teríamos 60g gordura de queima contra 56 gordura de ganho, ou seja o valor total será negativo, então essa pessoa irá queimar gorduras, seja no abdômen ou aonde for, isso seria uma questão de onde a vitamina D será concentrada e terá seu efeito disperçado.


Da mesma forma, ela só vai queimar gordura se estiver em déficit calórico.


Outro ponto importante a se lembrar é que, até certo % de BF somos susetiveís a diminuir gordura, a partir de 10% BF a queima de gordura passa a ser mais difícil, e uma simples vitamina D sozinha não fará milagres, porém gostaria de ressaltar que existem estudos por grandes médicos da área sobre sua possível efetividade.


No aguardo dos estudos :D


Abraços!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perder gordura sem perder peso? opa, tren ace tudo nosso vlw vlw abç

mas então, dá pra aumentar de peso sem aumentar o % de bf, se ganhar massa magra limpa (complicado, eu sei) mas se vc tem 80 kg 10% bf (72 mm 8 fat) vc ganha 1kg de massa magra e não ganha gordura, a % de gordura cai, saca?

Aeeee, alguém que finalmente percebeu isso.

Pra ficar mais facil:

100kg 10%bf = 90kg massa magra / 10fat

Bulkei 10 anos, agora tenho 150kgs, e os mesmos 10%bf....não ganhei gordura certo? Hahaha

Comparado ao seu peso anterior, ganhou 50% a mais de gordura. Pois saiu de 10kg fat para 15kg fat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeee, alguém que finalmente percebeu isso.

Pra ficar mais facil:

100kg 10%bf = 90kg massa magra / 10fat

Bulkei 10 anos, agora tenho 150kgs, e os mesmos 10%bf....não ganhei gordura certo? Hahaha

Comparado ao seu peso anterior, ganhou 50% a mais de gordura. Pois saiu de 10kg fat para 15kg fat.

hum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perder gordura sem perder peso? opa, tren ace tudo nosso vlw vlw abç

mas então, dá pra aumentar de peso sem aumentar o % de bf, se ganhar massa magra limpa (complicado, eu sei) mas se vc tem 80 kg 10% bf (72 mm 8 fat) vc ganha 1kg de massa magra e não ganha gordura, a % de gordura cai, saca?

Exatamente, mas se houver um pequeno aumento no bf que compense o aumento de peso ficará no mesmo nível "inalterado", pois ambos os valores subiram.

E aí Dácio,

Ahh agora você está falando de ganhar peso sem engordar, e não de ganhar gordura sem ganhar peso, hehe

Isso eu acho possível. Por exemplo, quando se toma creatina, você irá reter um pouco mais de água nos músculos - sua massa magra vai aumentar sem ganho de gordura.

Na verdade ambas as possibilidades, acredito serem possíveis.

Digamos que você ingira 3000 Kcals para manter seu peso com 0,8g/Kg gordura e tem seu bf em 10%.

Depois você altera a dieta para 3000 Kcals porém com 3g/Kg gordura seu bf provávelmente subirá, mas o peso se manterá o mesmo.

dá uma lida na história desse nutricionista aqui: http://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/index.html

Ele perdeu 13 kg em 2 meses seguindo uma dieta à base de doces e salgadinhos, e a grande maioria da perda - quase 90% - foi de gordura. Reduziu níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos, reduziu a pressão....

O segredo? Déficit calórico, simples assim. Seu corpo é uma máquina, que utiliza uma quantidade X de energia por dia. Se você ingere menos do que X, perde peso. Se ingere mais, ganha peso. Você pode seguir uma dieta totalmente à base de gorduras e frutose e perder peso - desde que ingira menos do que o seu gasto calórico.

Vai ser uma dieta otimizada? Claro que não. Mas vai perder peso.

Opa vou ler sim, acabei de chegar da academia, vou almoçar, quando voltar vou dar uma olhada, mas sou meio cético com esse tipo de dietas.

Opa, mas foi você que disse que vitamina D queima gordura na região abdominal, é você quem tem que mostrar estudos provando isso :P

Naquele artigo sobre vitamina D só é citado um estudo, de Shalamar Sibley; ou melhor, nem estudo é citado, apenas o nome da pesquisadora. Não encontrei em lugar algum o estudo, apenas uma referência à apresentação do estudo em uma conferência de 2009. Aparentemente no estudo 38 pessoas com sobrepeso seguiram uma dieta hipocalórica (déficit calórico de 750 kcal), e quem tinha níveis mais altos de vitamina D perdeu mais peso. A própria autora fala que os resultados seriam apenas um ponto de partida, e mais estudos controlados são necessários para avaliar a relação entre vitamina D e perda de peso.

Esse estudo aqui, mais recente, avaliou, entre outras coisas, o efeito da suplementação de vitamina D durante uma dieta hipocalórica. Não encontrou diferenças na perda de peso entre o grupo que suplementou e o que não suplementou: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23364004

"WL groups lost 3.8 ± 1.1% of weight with no difference between vitamin D(3) supplementation and the placebo."

Mas o que impede dessa queima de calórias seja feita nas gorduras? Acredito que tudo seja possível, porém também desconheço a funcionalidade da vitamina D, então não posso afirmar nada, melhor testar na prática e tirar as notas.

Mas se analisarmos bem, o que a gordura é? Peso morto que não serve para nada em termos atleticos, ele não te deixa forte, nem agil, nem resistênte...

Se com a vitamina D, promete aumentar em até 10% de sua velocidade, alguma melhora deve haver no nosso corpo, afinal não existem mágicas, nada acontece por acaso, alguma reforma irá acontecer dentro de nosso corpo, por que queimar as gorduras no músculo, para melhorar seu rendimento deveria ser tão impossível de acontecer? Afinal de contas não seria um modo de melhorar o rendimento do músculo, a pergunta correta é, como a vitamina D age dentro de nosso corpo.

Não entendi seu raciocínio... você só vai acumular gordura (em geral) se ingerir mais calorias do que gasta ;)

Da mesma forma, ela só vai queimar gordura se estiver em déficit calórico.

No aguardo dos estudos :D

Abraços!

Bom, isso é um fator que atua em favor da homeostase, porém ela pode se adaptar, nosso corpo é extremamente adaptativo.

Por que um magrelo de 50Kg de 1,90 não possuí no abdômen mesmo só comendo besteiras?

A resposta é simples, porque o deficit calórico dele é muito baixo, então as gorduras produzidas serão consumidas como uma fonte de energia para seu corpo, porém se o colocar sobre pressão, como fazer uma atividade física intensa é muito provável que ele passe mal, pois seu corpo não está adaptado.

Assim como se ele começar a ganhar peso, é provável que no início ele acumule mais gorduras que o normal, pois seu corpo está acostumado a armazenar gorduras como um modo de sobrevivência. A questão é entender nosso corpo, e dar os estímulos necessários para que ele faça o que nós queremos e não o oposto.

Segunda, vou fazer o exame da sangue para ver minhas taxas de vitamina D, e então suplementar com mais segurança em relação a dosagem, relatarei sim, porém não espero nada rápido ou resultados mirabolantes, apenas um pequeno estímulo extra e nada mais.

Abraço.

Aeeee, alguém que finalmente percebeu isso.

Pra ficar mais facil:

100kg 10%bf = 90kg massa magra / 10fat

Bulkei 10 anos, agora tenho 150kgs, e os mesmos 10%bf....não ganhei gordura certo? Hahaha

Comparado ao seu peso anterior, ganhou 50% a mais de gordura. Pois saiu de 10kg fat para 15kg fat.

Na realidade ganhou sim, mas seu peso corporal compensou e então os níveis se manteram os mesmos, é como falange disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...