Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Importância Do Dht


Posts Recomendados

A importância do DHT

A Finasterida age inibindo a conversão de Testosterona em DHT (Dihidrotestosterona). Isso causa uma queda de 70% no nível de DHT em quem toma Finasterida.

Funções do DHT (Dihidrotestosterona) no corpo do homem:

Formação do corpo e puberdade:

- Formação dos órgãos sexuais masculinos no feto. Meninos que nascem sem a capacidade de converter Testo em DHT nascem com genitálias ambíguas, pênis mal formados. Pseudo-hermafroditas.

- Desenvolvimento das características masculinas na puberdade. O DHT é o responsável pelo aparecimento de pêlos no corpo (inclusive a barba), crescimento do pênis, desenvolvimento da libido e função sexual e da próstata. Os pseudo-hermafroditas não desenvolvem estas funções na puberdade, mesmo tendo um nível de testosterona normal. Eles apenas desenvolvem a musculatura masculina, apesar de ter o corpo liso e do seu órgão sexual estar entre um clitóris superdesenvolvido e um micro pênis. No entanto, nunca desenvolvem calvície.

Fase Adulta:

a) Manutenção da saúde da próstata.

A próstata é onde se encontra a maior concentração de DHT no corpo do homem. Fazendo uma analogia bem simples (bem simples mesmo), o DHT tem para a próstata a importância que o o óleo e a gasolina tem para um motor. Ela lubrifica a próstata, mantém o tamanho, estimula e mantém o órgão funcionando.

E qual a importância da próstata?

Bom, sem próstata o pênis não funciona... Homens que são submetidos a prostatectomia total (retirada completa da próstata), apresentam impotência, diminuição do tamanho do pênis, alteração do tecido do corpo cavernoso peniano (o tecido passa a ser cartilaginoso, prejudicando a capacidade de ereção), doença de peyronie (cicatriz no tecido peniano, causa deformação e dor), entre outros problemas. Então num efeito cascata,

Podemos dizer que o DHT é fundamental para manter a estrutura e a saúde do pênis. Existem casos mais sérios de homens afetados pela Finasterida (O que vem sendo chamado de Síndrome Pós Finasterida) em que eles apresentam exatamente esses problemas... alteração do tecido peniano e doença de peyronie (além de impotência), o que significa que a inibição de 5 alpha reductase nesses homens foi tão forte que afetou seriamente suas próstatas (mais uma vez, estes pacientes são os casos mais graves de SPF, não são a maioria dos casos). E o pior é que a Finasterida causa encolhimento da próstata e esse enconlhimento se dá por apoptose (morte celular), o que significa que a depender de como isso se dá no corpo (tempo de uso, sensibilidade à droga, propensão, idade, quanto de DHT a próstata consegue manter internamente mesmo durante o uso de Finasterida e uma centena de fatores que não conhecemos ainda) a próstata pode sofrer consequências mais sérias por causa do uso de Finasterida.

B) Libido e equilibrio hormonal:

O DHT é um hormônio 5 vezes mais erógeno e potente que a testosterona. A verdade é que a medicina ainda está engatinhando na tarefa de explicar a libido do homem e como os hormônios trabalham em conjunto. O que se sabe é que há um equilíbrio muito sutil entre testosterona, testosterona livre, DHT, estrógeno e prolactina no cérebro. Além disso, cada um desses hormônios têm sub produtos, é reduzido por enzimas em outros hormônios. É como se fosse uma grande rede interconectada e um sofre influência do outro... O DHT inclusive, é posteriormente transformado em 3 adiol G ou Androstenadiol Glucoronídeo (mulheres com alto nível de 3 Adio G apresentam excesso de pêlos e dificuldades de reprodução... é também um hormônio masculinizante. Infelizmente também foi constatado um nível extremamente baixo de 3 Adiol G em homens com efeitos persistentes da Finasterida).

Voltando ao equilibrio hormonal. Homens na andropausa ("menopausa" masculina) apresentam alto nível de DHT e estrógeno e nível médio de testosterona, além de um nível mais alto de prolactina. Já homens jovens apresentam "baixo" nível de DHT e estrógeno, alto nível de testosterona e baixo nível de prolactina.

Após a ejaculação, o nível de prolactina no cérebro sobe rapidamente, o que causa desinteresse sexual naquele momento. Quanto mais novo você é, mais rápido o nível de prolactina volta a diminuir, e mais rápido você sente o interesse sexual novamente.

Homens mais velhos tem um nível de prolactina mais alto e portanto são mais desinteressados por sexo. Esse aumento no nível de prolactina é causado pelo aumento de estrógeno que acontece naturalmente ao envelhecer. O corpo, para manter o equilíbrio, e o interesse sexual ao envelhecer, aumenta o nível de DHT sempre que o nível de estrógeno aumenta. Eles são interligados.

O excesso de testosterona é convertido em DHT e estrógeno em níveis semelhantes. Então, para facilitar o entendimento, numa simplificação: No homem, o DHT aumenta a libido e o Estrógeno diminui (porque é interligado à prolactina no cérebro). Para manter o equilíbrio do corpo, estes dois hormônios são análogos e interligados, quando o nível de um é baixo, o nível do outro também é. Quando o nível de um aumenta, o nível do outro também aumenta. Nunca, em estado natural, o homem apresenta alto nível de estrógeno e baixo de DHT, porque o estrógeno é um hormônio altamente feminilizante e o DHT altamente masculinizante. Apenas quando o homem toma Finasterida, ele causa esse desequilibrio no corpo.

Um pequeno esquema para facilitar o entendimento. Repare que o nível de DHT em homens jovens, mesmo sendo baixo se comparado a um homem maduro, dá a ele uma libido maior. Isso porque ele tem um nível de estrógeno baixo também. Lembre-se, o estrógeno neutraliza a libido no homem:

Homens Jovens (situação normal)

Testosterona - nível alto

DHT nível baixo - normal

Estrógeno (estradiol) nível baixo - normal

Prolactina baixa - normal

Resultado: Libido alta

Homens maduros (situação normal)

Testosterona - media

DHT - elevado

Estrógeno (estradiol) - elevado

Prolactina - media

Resultado: Libido mediana

Homens velhos (situação normal)

Testosterona media-baixa

DHT - medio

Estrógeno (estradiol) - medio

Prolactina media-elevada

Resultado: Libido baixa

Homens jovens que tomam Finasterida - primeiro momento

Testosterona mais alta (15 a 20%)

DHT baixíssimo (reduzido em 70%)

Estrógeno (estradiol) ?

Prolactina ?

Resultado: ?

Homens jovens que tomam Finasterida - segundo momento, reequilibrio do corpo

Testosterona alta

DHT baixíssimo (reduzido em 70%)

Estrógeno (estradiol) elevado (o excesso de testosterona é convertido só em Estrógeno, ao invés de E2 e DHT. Tendência de feminilização do corpo)

Prolactina aumentada (um aumento no nível de estrógeno causa aumento da prolactina também)

Resultado: libido reduzida

Os 2 últimos esquemas são os unicos desequilibrados. A longo prazo isso é insustentável para o corpo do homem. Isso porque como eu disse antes, o DHT e o Estrógeno são interligados. O DHT é a proteção natural do corpo masculino contra o aumento de estrógeno (estradiol). Com a Finasterida, força-se artificialmente um nível baixo de DHT, então o excesso de Testosterona se converte em Estrógeno ao invés de DHT. O corpo vai tentar diariamente encontrar o equilíbrio, enquanto você o mantém artificialmente nesse estado. O problema é que o corpo pode achar um equilíbrio de uma forma que não seja boa para o paciente... E isso pode explicar os efeitos persistentes causados pelo Finasterida em alguns homens.

Risco 1:

O corpo pode interpretar esse aumento de estrógeno como uma produção excessiva de testosterona (sim, você leu certo). A pituitária "lê" estrógeno e testosterona como um único hormônio, a pituitária é a mesma no homem e mulher, apenas sofreu a ação de hormônios diferentes durante a vida. Então, se o corpo entender que você está produzindo testosterona em excesso, vai diminuir progressivamente sua produção natural de testosterona, o que também causa diminuição no tamanho dos testículos (irreversível em grande parte dos casos). Isso se chama Hipogonadismo Secundário. Por isso existem homens que tomaram finasterida e apresentam nível diminuído de testosterona. É a mesma coisa que pode acontecer com alguem que toma "bomba". Resultado: baixo nível de testosterona, infertilidade, impotência, falta de energia, depressão etc, etc. Muitos médicos vão revirar na cadeira se você disser que

Finasterida pode causar hipogonadismo secundário em alguns homens, mas existem casos comprovados e estudos publicados. O problema é que a Merck escondeu esse risco (ou não sabia, não apareceu nos estudos de curto prazo).

Risco 2:

O nivel de testosterona não é afetado, mas o estrógeno estabiliza em um nível elevado. Consequências: Possibilidade de feminização do corpo, ginecomastia ou pseudo-ginecomastia, acúmulo maior de gordura nos quadris, libido reduzida etc, etc. Se o seu corpo conseguir balancear novamente o nível de DHT com o de Estrógeno quando você parar o Finasterida, esses efeitos serão atenuados.

Risco 3:

Ainda não tem explicação. Muitos homens apresentam níveis normais de Testosterona, Estrógeno e DHT depois de parar o Finasterida e mesmo assim apresentam efeitos persistentes da droga. Provavelmente este grupo está mais relacionado com as consequências da inibição de 5 alpha reductase, já que ele tem outras funções no corpo além de converter a testosterona em DHT.

FONTE: blogriscosdafinasterida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

tomo finasterida há mt tempo , mas fiz paradas... agora estou a quase 1 ano utilizando direto.... vou ter que tomar 0,5mg DSDN por 23 dias, para o corpo voltar a produzir a DHT necessaria, dessa forma poderei parar de tomar sem prejudicar tanto os hormonios

Cara como o Artgnan falou ae, ela possui colaterais permamentes, eu mesmo fiquei com algums depois do uso dela, se fosse vc parava de vez com ela e partia pra algum topico

Da uma olhada nesse site http://www.propeciahelp.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito raro uma droga mudar o corpo humano irreversivelmente. Finasterida consegue isso. As vezes só deixa os hormonios todos bagunçados. Mas algumas vezes mesmo com reposicao hormonal correta o corpo não volta. Ela impede que o DHT se converta a 3 DIOL para sempre.

Porque isso não é divulgado?? Porque a merck arrecada 440 milhoes de dolares por ano com ela. Dá para comprar muita gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpa pela desinterrada kkkk

Não sou medico, longe disso, causar um desequilíbrio hormonal é óbvio que causa um efeito adverso

Mais a partir do momento que usa o argumento que o balanço hormonal uma vez afetado possivelmente não voltará a uma condição considerada normal, isso não se aplica a qualquer esteróide anabolizante? Qual a diferença entre eles e o finasterida, já que o problema exposto é o balanço hormonal?

PS: não estou defendendo nenhuma tese kkkk, pergunta meramente didática kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente no caso dos esteroides ainda é reversível, no caso da fina dizem que em alguns casos NÃO.

Vou dar um exemplo chulo, se tu faz um ciclo de 600mg de testo/semana por 20 semanas (não preciso nem repetir que isso é um exemplo idiota né) tu vai suprimir tua produção natural, e com HCG, tamox, talvez IA e algumas outras coisas tu consegue voltar a produzir naturalmente tua testo. MAS, tu pode já ter naturalmente uma produção de testosterona INFERIOR ao normal e se depois do ciclo piore tudo e tu não consiga mais produzir testo, se tu fizer reposição hormonal (mesmo que seja pro resto da vida) tu leva uma vida normal.

Agora tu imagina que o DHT é a testosterona mais potente no nosso organismo, e quando é convertido a testo em dihidrotesto também é convertido (por outra enzima) pra estradiol, tu vai perder a função de converter testo em DHT (testosterona mais potente), e vai converter apenas estradiol (hormonio feminino), ou seja, não vai mais ter o DHT para equilibrar.. não preciso nem dizer que tu vai virar uma garota né,

E não tenho certeza, mas acredito que não há como reverter isso de modo tão eficaz quanto seria no outro caso

Editado por xxhotnosxx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...