Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Afinal, O Whey Pode Ser Aquecido ?

Posts Recomendados

Postado

olá,

a duvida e o seguinte... meu café da manhã normalmente é 40g de whey e 60 de aveia batida com agua e só. porém como esses dias está frio comecei a pegar essa mistura e fazer mingau com banana picada e canela, procurando alguma receita diferente me deparei com algumas pessoas falando que não pode aquecer o whey pq ele perde as propriedades por causa da desnaturação proteica!!

então ate que ponto isso é verdade ou não ?

Editado por adrianocs

Postado
  • Este é um post popular.

Primeiro temos que entender o que é desnaturação proteica pra entender se fode ou não.

Desnaturação proteica é quando tem a ordem dos aminoácidos "bagunçados" , então se essa proteína tem uma função, por exemplo a insulina ou a hemoglobina (sim, pra quem não sabe a insulina ou a hemoglobina são proteínas), essa função é perdida, pois a cadeia química (ligação peptídea) foi modificada. Então a insulina quando sofre a desnaturação proteica, não tem mais o poder de carregar as coisas pra dentro das células.. se acontece com a hemoglobina, ela não consegue mais transportar oxigênio e por ai vai com todas as proteínas que tenham FUNÇÃO.

Mas, quando falamos de uma proteína pra se alimentar, elas não tem FUNÇÃO nenhuma, são apenas uma cadeia de aminoácidos! E com a desnaturação essa cadeia se bagunça, mas TODOS OS AMINOÁCIDOS continuam lá, portanto nada muda.

Um bom exemplo disso é o ovo. Quando cozinhamos o ovo, ele fica mais firme... isso é desnaturação proteica! Quando cozinhamos um ovo, se não me falha a memória, são destruídas as pontes de hidrogênio dos aminoácidos, por isso que ele fica mais firme. Mas a absorção continua a mesma coisa, pois os aminoácidos estão todos lá.

O que vc não pode é CARBONIZAR uma proteína, pois ai sim os aminoácidos são destruídos e a proteína fica mais pobre.

Abraço

Postado

Muito boa explicação Leandro.

Eu estive lendo sobre o assunto para responder mas depois da sua explicação não há mais muito o que comentar.

Então, resumindo: Desnaturação das proteínas dos alimentos não tem problema, pois eles serão digeridos e os aminoácidos incorporados do mesmo jeito pelo nosso corpo. Já se a desnaturação ocorrer com as proteínas do nosso próprio corpo aí é problema. mas iss osó se vc pegar uma febre de mais de 42°C ou se infiar em um forno heuheuhee

Acho que quando você fica exposto ao sol por muito tempo, sem protetor, ocorre justamente isso. Queima as proteínas e tudo o mais na pele, desnatura elas, e as coisas ficam até pretas literalmente por causa do calor. Descasca qp a pele nem possui mais suas propriedades de antes.

Postado

Muito boa explicação Leandro.

Eu estive lendo sobre o assunto para responder mas depois da sua explicação não há mais muito o que comentar.

Então, resumindo: Desnaturação das proteínas dos alimentos não tem problema, pois eles serão digeridos e os aminoácidos incorporados do mesmo jeito pelo nosso corpo. Já se a desnaturação ocorrer com as proteínas do nosso próprio corpo aí é problema. mas iss osó se vc pegar uma febre de mais de 42°C ou se infiar em um forno heuheuhee

Acho que quando você fica exposto ao sol por muito tempo, sem protetor, ocorre justamente isso. Queima as proteínas e tudo o mais na pele, desnatura elas, e as coisas ficam até pretas literalmente por causa do calor. Descasca qp a pele nem possui mais suas propriedades de antes.

Valeu querido!

Então, não é exatamente as proteínas de dentro de nosso corpo, são as proteínas com função! Por ex: insulina, hemoglobina, sistema imunológico, etc..

Não precisa ta exatamente dentro do corpo, se vc pegar a insulina de farmácia e elevar ela a mais de 30º, ela desnatura e não tem mais seu efeito hipoglicemiante.

A parte final, é exatamente isso, vc destrói as proteínas do tecido epitelial..

Abraço

Postado

N

Primeiro temos que entender o que é desnaturação proteica pra entender se fode ou não.

Desnaturação proteica é quando tem a ordem dos aminoácidos "bagunçados" , então se essa proteína tem uma função, por exemplo a insulina ou a hemoglobina (sim, pra quem não sabe a insulina ou a hemoglobina são proteínas), essa função é perdida, pois a cadeia química (ligação peptídea) foi modificada. Então a insulina quando sofre a desnaturação proteica, não tem mais o poder de carregar as coisas pra dentro das células.. se acontece com a hemoglobina, ela não consegue mais transportar oxigênio e por ai vai com todas as proteínas que tenham FUNÇÃO.

Mas, quando falamos de uma proteína pra se alimentar, elas não tem FUNÇÃO nenhuma, são apenas uma cadeia de aminoácidos! E com a desnaturação essa cadeia se bagunça, mas TODOS OS AMINOÁCIDOS continuam lá, portanto nada muda.

Um bom exemplo disso é o ovo. Quando cozinhamos o ovo, ele fica mais firme... isso é desnaturação proteica! Quando cozinhamos um ovo, se não me falha a memória, são destruídas as pontes de hidrogênio dos aminoácidos, por isso que ele fica mais firme. Mas a absorção continua a mesma coisa, pois os aminoácidos estão todos lá.

O que vc não pode é CARBONIZAR uma proteína, pois ai sim os aminoácidos são destruídos e a proteína fica mais pobre.

Abraço

Nossa, excelente explicação Leandro. Eu já sabia que a desnaturação das proteínas dos alimentos não alterava a composição dos aminoácidos, mas você detalhou tudinho. Reputado.

Postado

N

Nossa, excelente explicação Leandro. Eu já sabia que a desnaturação das proteínas dos alimentos não alterava a composição dos aminoácidos, mas você detalhou tudinho. Reputado.

Valeu maninho, obrigado!

Se tiver algo pra adicionar, compartilha com a gente..

Abraço

Postado

nossa bem esclarecedor isso, eu tava pensando em fazer um 'bolo' com minha albumina (n aguento beber akilo...), ou então uma barra de proteína caseira com albumina,aveia e outras coisinhas. Tava bem pensativo sobre a albumina perder seu 'efeito' , mas agr vou fazer sem medo, vlw ! :D

• 5 anos depois...
Postado

Só dando uma atualizada no post. A proteína do ovo quanto mais aquecida, mais biodisponivel segundo estudos recentes.

Postado
20 minutos atrás, Anim4L disse:

Só dando uma atualizada no post. A proteína do ovo quanto mais aquecida, mais biodisponivel segundo estudos recentes.

concordo , mas poderia nos fornecer as fontes ou onde as pesquisas foram feitas ?

Postado
  • Supermoderador
Em 17/02/2018 em 17:36, jureg disse:

concordo , mas poderia nos fornecer as fontes ou onde as pesquisas foram feitas ?

pesquise pela relação entre avidina e biotina. Se bem lembro os primeiros resultados (pesquise em inglês) são do google escolar e do pubmed.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.