Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nefropatia Por Iga X Suplementos

cardosods

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

primeiramente sou novo no fórum, já venho acompanhando o mesmo há um bom tempo e admiro-o muito pela disposição que os usuários e administradores tem de ajudarem uns aos outros. Há quatro meses e meio comecei uma dieta hipocalórica c/ acompanhamento de uma nutricionista e atividades físicas regularmente(academia) c/ objetivo definição, era uma pessoa extremamente sedentária. Perdi 14 kgs com muita disciplina nos treinos e sendo bem radical na minha alimentação. Satisfeito com meu peso atualmente, decidi mudar meu objetivo p/ hipertrofia "seca", justamente porque não quero correr o risco de engordar novamente, aos poucos estou aumentando o consumo de alimentos ricos em proteína e baixo índice de gordura. Sou uma pessoa extremamente ansiosa, mas já me conformei que nessa modalidade esportiva tem que ter muita paciência e disciplina porque os resultados demoram, e no meu ponto de vista ter bons resultados com hipertrofia é ainda mais difícil. Já estava cogitando uma nova consulta com uma nutricionista esportiva para ver uns pré treinos e pós treinos mais potentes c/ melhores suplementos para "crescer", mas conforme citei, visando não ter de engordar(me refiro a gordura corporal) para alcançar os resultados. Logo me lembrei que havia urinado sangue em duas infecções de garganta que tive, busquei informação e fui orientado a procurar um nefrologista pois falaram que esse sintoma poderia ter relação ao rim(aí começou minhas desmotivações). Só para constatar, essas duas infecções ocorreram a um ano atrás muito antes de começar academia e etc. Fui ao nefrologista, e o diagnóstico deu que possuo nefropatia por iga(primária) ou doença de berger é um problema relacionado ao sistema imunológico(IGA), nada grave pois nem tratamento precisa ser feito, apenas é necessário fazer exames de 2 em 2 anos para ver como estão os rins, ele me orientou também que deveria beber muita água, evitar anti-inflamatórios, excesso de proteína, sal(não sou hipertenso) e etc. Aí questionei sobre a creatina, que era um dos principais suplementos que eu estava interessado em adicionar na minha dieta, junto com whey ou albumina e etc. Pela que eu entendi, ele quiz dizer que eu deveria evitar e não tomar essas suplementações evitando assim que essa doença evolua para uma síndrome nefrítica ou até insuficiência renal crônica, porém a expressão dele não foi de "Você não pode tomar nada! Caso contrário voce vai precisar de hemodialise!!!", acredito que ele apenas tenha me advertido sobre os riscos. Fiz a consulta faz 2 dias, e desde então estou meio desmotivado e desorientado. Gostaria de saber se alguem possui essa doença ou conheça alguem que tenha e já fez uso desses suplementos, ou se possui conhecimento sobre essa doença e possa me dar sugestões do que tomar ou o que fazer nesse caso, visto que os médicos costumam exagerar um pouco quando se trata de suplementação. Outro detalhe é que ele mesmo admitiu que não havia nada comprovado que a creatina prejudica ou não os rins. Nesses 4 meses e meio, apenas tomei whey protein da solaris. Abaixo a dieta realizada nesses últimos meses e demais especificações:

Café da Manhã

7:00hs - Vitamina de fruta: 200ml leite desnatado + fruta de preferencia + 1 colher de sopa de aveia

Lanche manhã

10h - 1 Barra de cereal

Almoço

12:00 - Hortaliças cruas/cozidas: porção conforme preferir, c/ azeite de oliva

Macarrão OU Batatas OU Arroz OU Aipim - 2 colheres de sopa

Feijão - 1 concha média

Frango grelhado OU carne bovina OU peixe OU ovo cozido - 1 unidade grande

sobremesa fruta a gosto

Não ingerir líquidos durante a refeição(isso eu sempre fiz)

Lanche tarde

15:00h

Café c/ leite sem açúcar(100ml) + 2 biscoitos (integral ou água/sal ou broa pequena

Lanche pré treino

17:00h

Taurina(500mg) + Vitamina C (500mg) = 1 caps.(manipulado)

1 banana + 1 colher de sopa de mel

durante o treino ingerir 500ml de agua aprox.

Jantar

19:00h

Shake: 2 colheres de sopa de whey hidrolisado(solaris) c/ 200ml de leite desnatado + macarrão ao molho vermelho (pouco molho)

Ceia

22:00h

1 Iogurte de frutas light

Avaliação corporal (antes/depois da dieta e atividade física)

ANTES

Altura: 1,69m

Peso: 74,8kg

%gordura: 21,9% Peso de Gordura: 16,4kg

Perimetria

Braço D.: 35,5cm Braço E.: 35,5

Tórax: 99cm

Cintura: 84,5cm

Quadril: 98cm

Abdômen: 90cm

Coxa D.: 58cm Coxa E.:58

Perna D.: 37,5 Perna E.: 37,5

Ombro: 113cm

Índice de massa corporal: 26,2kg/m²

DEPOIS

Peso: 63,8kg

%gordura: 13,9% Peso de Gordura: 8,9kg

Perimetria

Braço D.: 33,5cm Braço E.: 34

Tórax: 93cm

Cintura: 73cm

Quadril: 88,5cm

Abdômen: 78cm

Coxa D.: 50cm Coxa E.:51

Perna D.: 35,5 Perna E.: 35,5

Ombro: 107cm

Índice de massa corporal: 22,3kg/m²

OBS: No post citei perda de 14 kg, pois antes de começar as atividades físicas e ir na nutricionista eu já estava fazendo dieta por conta. Todas as medidas foram feitas pelo instrutor, e os cálculos através do sistema utilizado na cooperativa.

Toda opnião/experiência sobre a doença/dieta ou sugestão de suplementação será muito bem vinda justamente por isso estou recorrendo ao fórum. Minha nutricionista já avisou que caso eu volte para uma nova consulta, ela não prescreverá suplementos protéicos, creatina ou dietas hiper-protéicas, realmente não sei pra onde correr. Lembrando que já faz algum tempo que meu treino foi alterado com objetivo de hipertrofia, conforme citei antes estou aumentando a qtde das refeições aos poucos, mas sempre visando o ganho de massa muscular "limpa" c/ menos gordura possível, e atualmente sem tomar nenhum suplemento.

Obrigado a todos desde já.

Cássio Cardoso da Silva

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...