Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Intolerancia A Lactose E A Suplementacao Com Lactase


Posts Recomendados

  • Supermoderador

Bom pessoal, ano passado experimentando com algumas dietas diferentes eu descobri que tinha intolerancia a lactose (isso apenas com 23 anos!!). Resolvi dar uma lida no Wikipedia tanto em portugues quanto ingles e postar aqui para voces, sendo que esse problema atinge muita gente, segundo o Wikipedia, 75% dos adultos possuem algum grau de intolerancia.




Lactose (Galactose β-1,4 glucose) é um tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. As leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático.

800px-Lactose%28lac%29.png


Intolerância à lactose

Na maior parte dos mamíferos, a enzima responsável pela sua hidrólise (a lactase) só é sintetizada durante o período de aleitamento. Na ausência de lactase, a lactose não pode ser digerida, tornando-se por isso uma fonte de alimento abundante para a flora intestinal (que então começa a crescer descontroladamente), e originando por isso náuseas e vómitos, assim como diarréia (por afetar a osmolaridade do intestino delgado).

Sintomas

Os principais sintomas de intolerancia a lactose sao reacoes a produtos contendo lactose (principalmente leite), incluindo dores abdominais e colicas, flatulencias, diareia, nausea, borborigmo (barulho estomacal devido a contracao dos musculos gastricos e intestinais) e vomito. Eles aparecem 30 minutos a 2 horas apos a ingestao. A severidade dos sintomas normalmente aumentam conforme a quantidade de lactose ingerida e conforme ao grau de intolerancia.

Causas

Intolerancia a lactose é uma consequencia a deficiencia em lactase, o que pode ser genetica ou adquirida. De qualquer forma, os sintomas sao causados por insuficientes niveis da enzima lactase no duodeno (tubo que liga o estomago ao intestino delgado). A lactose é uma molecula encontrada no leite e outros produtos que nao pode ser absorvida diretamente da parede do intestino delgado para a corrente sanguinea, de modo, na ausencia de lactase, passa intacta para o colon. As bacterias no colon sao capazes de metabolizar a lactose e resultam na fermentacao que produz grandes quantidades de gases (mistura de hidrogenio, dioxido de carbono e metano) e isso causa uma grande variedade de sintomas. Os acucares nao absorvidos e a fermentacao tambem aumentam a pressao osmotica no colon, resultando em diarreia.

Diagnostico

Existem varias formas de detectar, se alguem tiver interesse nos metodos sugiro ler o Wikipedia diretamente. Fora isso, a ingestao de leite e esperar 30min a 2h para ver se algum dos sintomas aparecem deve ser suficiente.

Suplementacao com lactase

Quando nao e possivel evitar o consumo de lactose, a suplementacao de lactose pode ser uma opcao.

Enzimas similares com as produzidas pelo intestino podem ser produzidas industrialmente. Ela funciona bem apenas em ambientes acidos, assim como no intestino humano apos a adicao dos sucos gastricos no estomago. Infelizmente, acido demais pode bloquear o seu efeito, entao ela nao deve ser tomada de estomago vazio. A enzima tambem nao e efetiva se ela nao alcancar o intestino ao mesmo tempo que a comida. Pessoas com intolerancia a lactose devem experimentar momentos e dosagens diferentes conforme as suas necessidades.

Fontes
http://en.wikipedia.org/wiki/Lactose_intolerance
http://en.wikipedia.org/wiki/Lactose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia_%C3%A0_lactose

Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 6 meses depois...
  • Supermoderador
Funcionou com vc esse suplemento, aless?

Oi,

Funcionou e funciona sim, mas existem diferentes graus de intolerância e cada pessoa deve ver como fica melhor tomar. Por exemplo se eu estiver em jejum e for tomar leite com pão, por exemplo, eu preciso tomar uns 15-10min antes e só entar beber o leite. Agora se for uma pequena quantidade de leite e tiver alguma coisa que atrasa a digestão, como aveia (eu estava fazendo dejejum de 200ml de leite, 30g de aveia, 30g de all bran e whey) eu tomava junto com tudo e funcionava da mesma forma. Se eu já tiver alguma coisa no estômago e não for um quantidade alta de leite, posso tomar junto mesmo. O negócio é testar e ver como funciona melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...