Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Grupamentos Críticos


felipevieiradacunha

Posts Recomendados

Um artigo que li tratava do que chamava de "grupamentos críticos", se referindo àqueles cujo desenvolvimento é muito mais difícil do que o dos demais.

O artigo tratava o tema de forma genérica, só falando sobre a possibilidade de não se estar descansando direito o músculo, ou treinando-o demais, etc. E, na verdade, ele só mencionava o assunto para depois recomendar o uso do Heavy Duty ao determinado grupo muscular. Por isso nem vale apena copiar o artigo aqui, pois a única explicação dele se refere a esse sistema de treino.

Então, achei interesante criar um tópico para debater especificamente os tais grupos que não crescem como os outros e para propor outros meios de solucionar o problema, já que o Heavy Duty não pode ser utilizado por muito tempo.

Começo eu, tenho dois grupos que crescem de forma lenta em relação aos demais, ficando desproporcionalmente pequenos: deltódes e bíceps.

- deltóides: a respeito destes já li que não se deve treinar os anteriores diretamente, pois já são usados nos exercícios de peito, já li que não se deve treinar no mesmo dia do peito nem no seguinte. Procede tudo isso? E no dia anterior ao peito? O que dá pra fazer pra otimizar? O problema não é descanso nem os treinar demais, pois, recentemente aumentei o número de exercícios e ainda obtive maior crescimento. Acho que o problema está mais na divisão do treino.

- bíceps: treino bíceps tanto quanto treino tríceps, inclusive no mesmo dia, e tudo em exercícios agonistas/antagonistas. Nesse método de treino tive ótimos resultados tanto de bíceps quanto de tríceps, e, por isso mesmo, o tríceps cresceu muito em relação ao bíceps, que continuou proporcionalmente pequeno.

Meu treino:

A - peito/costas

B - ombros/trapézio superior/abs.

C - bíceps/tríceps

D - pernas

Só que treino seis vezes por semana, em uma semana treino ABCDAB, na outra CDABCD.

Obrigado a quem se dispuser a me ajudar.

E parabéns pelo fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Essa divisão de treino é boa...

E outra..

Minhas dificuldades são.. peitoral e panturrilhas

Pra tentar resolver o problema, estou treinando ABC 2X..

Costa/triceps

peito/biceps/antebraço

ombro/trapezio/perna

Rapaz, uma coisa que pode estar atrapalhando o seu peito é treinar tríceps no dia anterior, pois quando tu vai supinar o tríceps, que auxilia o movimento, ainda vai estar cansado.

Por isso que a divisão clássica do ABC é:

A - peito/tríceps

B - costas/ bíceps

C - ombro/perna

Outra coisa que pode ser é que o supino com barra é um exercício tão clássico e bom, que muita gente faz ele por anos seguidos. Como todo exercício, ele vai parar de funcionar quando o corpo acostumar. É legal variar os supinos (seja o reto/inclinado/canadense) usando halteres. Também gosto da variação de supino com halteres com rotação (twist).

Acho essa a melhor saída, mas querendo manter a sua série como está, tu poderia fazer uma pré-exautão com um exercício isolador antes de cada exercício de supino (ex.:um voador logo antes do supino reto - sem intervalo). Assim, tu cansa o peito e quando for supinar, vai usar um peso menor, que pro peito exausto vai ser pesado, mas pro tríceps não. Mas ainda assim é melhor mudar a série.

Com relação às panturrilhas, também já tive uma fase que elas não cresciam mais. Um erro meio comum é fazer os movimentos dos exercícios muito rápido, assim quando descontrai e alonga no final do movimento, parece que "quica", judando a levantar o peso de novo. Pra mim o que resolveu foi fazer o movimento lento (com menos peso). Atualmente ainda faço isso, acrescentando que agora no pico do movimento sustento o peso no alto e faço 3 movimentos curtos com o peso no alto (um tipo de isometria). Tem funcionado bem. E não esquecer de descer devagar também! E não vale descansar muito entre as séries!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que a intenção é debater, coloque aqui o artigo pra gente analisar e comentar.....pq se nao vai ficar só um bando de "depoimentos" de qual musculo fulano ou ciclano tem dificuldade em desenvolver...

Abraço.

Concordo, mas é que eu não tinha explicado direito e já editei o tópico pra explicar melhor. É que o tal artigo falava na verdade sobre o Heavy Duty. Ele só citava esses "grupamentos críticos" dizendo que sempre tem um grupo que teima em não crescer, aí ele recomenda aplicar o Heavy Duty nele, e só. No mais, só explica como o Heavy Duty funciona.

Eu queria justamente métodos que não o Heavy duty para fazer compensar, no meu caso, deltóides e bíceps. Aí sim, se alguém tiver artigos falando em como dar ênfase a esses dois, ou outro de interesse de alguém, é só postar.

Falou?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em começar a fazer drop sets....

Acho uma boa..também..não sei se concordam..

Apareceu um artigo justamente sobre panturrilha:

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/02/25...s-panturrilhas/

Com relação ao peito, não vai adiantar drop set se continuar treinando no dia seguinte ao tríceps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...