Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino Com Bandas Elásticas.


danilorf

Posts Recomendados

Devido a natureza física das bandas elásticas há uma maior tensão conforme elas se esticam mais, tornando a continuidade do movimento mais difícil tanto em relação à força quanto ao controle, também a variação de peso é radical em diferentes posições, muito menos na parte inferior, mas muito maior no topo.

Além das características gerais do princípio mencionado, as bandas elásticas também criam uma sobrecarga extra na fase excêntrica , lembrem-se, as bandas estão literalmente puxando você para baixo e você é obrigado a vencer essa resistência, se não for avançado e sem proteção nem tente fazer a fase negativa de forma rápida ao treinar com bandas, poderá se acidentar, além de não aproveitar as virtudes do equipamento, pois as bandas fazem a parte excêntrica do movimento consideravelmente mais difícil, ou seja, além de ótimas para ganhos de força, também geram hipertrofia através do rompimento das fibras, sendo pródigas em gerar a dor muscular tardia, com isso o músculo também precisará de maior recuperação, mas sobre isto eu falo já já..

Elas também são ótimas ferramentas para a aprendizagem de velocidade e aceleração, ela ensina a ser mais rápido com a barra, porque se você não for rápido no início do movimento então você nunca vai chegar eficazmente ao topo do movimento, que é chamado de lock-out ou bloqueio,o ponto final de equilíbrio do movimento.

Exemplo de execução com saída explosiva:

Percebam que o atleta não ganha altura rapidamente, mesmo saindo rapidamente, devido a resistência oferecida em sentido contrário, o que revela outro princípio importante desse material, que é a falta de impactos ou de "trancos" que poderiam lesionar alguma estrutura.

Eu falo muito do powerlifting, um pouco em causa própria, mas essa característica das bandas também é muito útil para outros esportes de explosão, como atletismo, podendo o atleta treinar um salto por exemplo, sem sair do chão e, portanto, não recebendo o impacto na volta, além de treinos de tração e deslocamentos horizontais. Muito utilizado também nas artes marciais, quem for atleta da área sabe disso, treinos de projeção, aproximação ou entrada para single leg, socos e etc... Os professores eou mestres das artes marciais já se utilizam desse tipo de material há muito tempo, não necessariamente as Bandas que são comuns no powerlifting, mas materiais elásticos dos mais variados, mas que obedecem o mesmo princípio, usava-se da criatividade e do improviso.

As bandas elásticas exigem alguns cuidados, quando se utilizar bandas, notadamente ao serem acopladas a pesos em treinos dos esportes de força, é preciso ter cuidado para não se acidentar, as bandas produzem uma grande quantidade de sobrecarga excêntrica como foi dito e deve-se ter cuidado para não cair sentado, por exemplo, no caso do agachamento, ou ser atingido pela barra no caso do supino. Mas vocês irão perceber muito rápido e de forma instintiva de que irão ter que ir mais depressa do que as bandas podem trazê-los de volta, assim que você desenvolva uma rápida saída será mais fácil chegar ao lockout ou bloqueio .

Se não fosse o bastante , as suas caracteísticas também a tornam um ótimo material para treinos de reabilitação e fisioterapia, devido ao caráter de tensão contínua. Nesses casos são usadas Bandas mais "fracas", que tem uma largura menor ou mesmo específicas para cada caso.

As bandas elásticas são muito utilizadas nos treinos da westside barbell , notadamente nos dias de dynamic effort , para incrementar a velocidade e explosão, excelente para treinar as fibras brancas, isso não exclui a sua utilização nos dias de treino de força(max effort) com maior cadência, embora exija maior equilíbrio, pelos fatores já discutidos aqui.

Ao se treinar com bandas, aumentará o tempo máximo ou próximo do máximo esforço e aumenta a carga excêntrica, que conduzem a um aumento da força. Elas também determinam uma desaceleração nos movimentos que simulam os movimentos em atividades esportivas e permite trabalhar de perto com uma potência máxima de saída durante toda a amplitude de movimento.

Fonte:http://motastrengthsports.blogspot.com/search/label/bandas%20el%C3%A1sticas

Dei uma resumida, apenas o mais essencial, se quiserem a matéria completa é só ler o link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Pra ser sincero eu nunca usei no agachamento... Soh uso no pulso... Mas tenho certeza de que elas realmente fazem uma boa diferença... Vc tem um conforto maior pra fazer o exercício e daí consegue ter um treino melhor e consequentemente resultados maiores...

Flw

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...