Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina De Solda Caseira - Série Academia Caseira


cao da noite

Posts Recomendados

Este é um de uma série de tópicos sobre a construção de uma academia particular. Através da minha experiência pretendo contribuir para aqueles que quiserem construir sua própria academia.

Importante informar que sou totalmente leigo em alguns assuntos que envolvem esse projeto, então se eu consigo fazer, tenho certeza de que pessoas com conhecimento em áreas que não domino, podem fazer melhor.

Se você tem alguma ideia para melhorar o que for mostrado aqui, contribua!

escrito por A w a Y

Bom vamos ao topico

Pra construir alguns equipamentos, você precisará de uma máquina de solda. Como uma nova é cara, encontrei um método de construir uma que sai por 1/10 do preço de uma comprada em loja.

IMPORTANTE: SE VOCÊ NAO TEM NOÇÃO NENHUMA DE ELETRICIDADE PEÇA AJUDA A UM ADULTO icon_lol.gif NÃO QUERO SER RESPONSABILIZADO SE VOCÊ TIVER UMA QUEIMADURA OU OUTROS PROBLEMAS POR CHOQUE ELÉTRICO

Então se você decidiu construir sua máquina de solda, já tem uma noção dos riscos e assume total responsabilidade.

MATERIAL:

- balde/bacia

- 3 cabos com mais de 10mm (preferencia mais de 2m cada)

- grampos de bateria ou semelhantes específicos pra solda

- porta eletrodo (pode ser substituído por um alicate)

- ferramentas para desencapar e prender os fios (faca, alicate, serra, estilete,...)

- sal de cozinha

- ferros para conduzirem a enrgia elétrica e que serão presos nos fios

- água

O negócio é relativamente simples

vc tem que saber qual é o fase e qual é o neutro da tomada, pra ligar corretamente os fios. Aqui eu descobri isso porque meu pai colocou o um prego na tomada, o que deu choque era o fase! Ri demais e ele ficou bravo.

o esquema final vai ficar assim:

j5cb5l.jpg

QUANDO ESTIVER EM USO, NÃO TOQUE NOS FERROS OU NA ÁGUA, E MANTENHA UMA DISTÂNCIA SEGURA, CUIDE PARA QUE CRIANÇAS NAO FAÇAM O MESMO, PREVINA ACIDENTES

no meu caso eu comprei um porta eletrodo (cerca de $30) e prendi o cabo (50mm, que os caras da loja me empurraram, mas poderia ter economizado dinheiro se soubesse antes que dava pra usar um de 10mm), e fiz a mesma coisa com o grampo que ia servir de terra (cerca de $25)

2zxo66g.jpg

os dois juntos ficaram assim:

deqszt.jpg

reparem que usei um cabo (o do terra) que tem 3 fios dentro, no caso eu usei dois e um está sem uso, abri a proteção e separei uma parte do cabo que seria usado para o fase, e prendi a proteção denovo com silvertape

agora a ponta que vai na tomada:

2cpeqz9.jpg

lembre-se que para ligar isso aqui corretamente vc precisa saber qual o fase e qual o neutro (neutro servirá para o terra) da tomada que vc vai usar.

normalmente tomadas comuns de pino derretem se usadas para isso, o ideal seria ter uma tomada desmontada e ligar os fios diretamente.

agora é necessário fixar os cabos a ferros que vão no balde. Você pode fazer algo simples como prender o fio a um pedaço de ferro e deixá-lo imerso na água, ou pode colocar ferros e fixar os cabos sem contato com a água, só os ferros ficarao em contato com a água. eu Prefiro fazer algo mais "elaborado" e assim que tiver disposição melhoro isso que fiz

24670d2.jpg

eu "fixei" mais ou menos com parafusos, e o ferro não precisa passar pra fora do balde como o meu passou, é que só tinha esses pra usar no momento, entao ficou assim.

18zxvb.jpg

2yvvv5f.jpg

Vale lembrar que o ideal seria deixar um dos ferros fixos e o outro móvel, ja que quando você aproxima um ferro do outro, aumenta a amperagem, e quando os distancia reduz a amperagem

Lembre-se de nao encostar os ferros um no outro

usei uns alicates comprados em loja de ferragens, não sei o nome deles, mas na realidade eles são minhas presilhas que uso nas barras pra treinar. Prender muito bem, tirei a ideia de us gringos que treinam PowerLifting, dá pra ver num video do matt krock no youtube

enfim, os alicates serviram pra dar mais estabilidade pros ferros e fios, mas é provisório

69p5ah.jpg

o Próximo passo é encher o balde com água (10l a 12l) e sal (200~250g)

não necessariamente precisa seguir essas proporções, tem videos no youtube de gente usando 10l d`água pra 5kg de sal

21orix5.jpg

Agora é só prender o terra no ferro que vc vai soldar, colocar o eletrodo no porta eletrodos (seguindo recomendaçao de um profissional da área comprei eletrodos E6013) ligar corretamente na tomada, o fase com fase e o fio do terra no neutro da tomada e está pronto pra usar

testei e funciona

i6jfib.jpg

vc construiu uma maquina de solda com quase nenhum gasto, se comparado ao que gastaria pra comprar uma em loja.

Agora é necessário aprender a soldar. É uma necessidade antes de querer produzir seus próprios equipamentos de treino. Isso você vai aprender na prática.

Vou fazer um tópico com os básicos de soldagem, depois posto o link aqui. Encontrei alguns vídeos bons para leigos, que explicam no que consiste o processo de soldagem e como fazer soldas. No caso aqui é usado eletrodo revestido. Existem métodos específicos pra se soldar dois ferros na horizontal, na vertical, em ângulo...enfim, nao é só passar o eletrodo por cima dos ferros.

depois que eu pegar o jeito com a solda, vou construir um hack para agachamento, e posto um tutorial do processo. Escolhi isso pq nao vai ter que furar, é só cortar e soldar.

quem tiver contribuições sinta-se à vontade para postar

quem achou ruim, ou muita gambiarra, ou de pobre ou sei lá o que, faça melhor e poste também (mas só se voce for capaz de fazer melhor)

Próximos tópicos da série:

-Noções de soldagem

-construção de um hack para agachamento

Na sequencia posto alguns vídeos bons sobre o assunto, pra vocês terem uma ideia de como fica na prática!Videos para exemplificar

Artesão espanhol mostra a maquina que ele construiu e usa

tambem dá algumas explicações interessantes, ouçam com atenção

http://www.youtube.com/watch?v=Xlcye4dGAPI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Na verdade, se você estiver utilizando direto na tomada o próprio disjuntor do circuito vai se incumbir de proteger os condutores. (e sua casa, indiretamente hahahah)

Só não faça a burrice de "jumpear" o disjuntor se ele tiver caindo quando estiver soldando.

Nossa é muito underground essa máquina de solda. Parabéns pela disposição de construir sua própria academia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nooosa, isso é muito perigoso, uma máquina de solda custa R$450 em 10 vezes e uma mig bem pequena R$850 essa vai ser a parte mais barata da construção da academia, alem do que como ja comentado não dá pra controla a corrente aplicada ao eletrodo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pqp, muito perigoso eu acho, parece bagulho feito em presídio!

Me lembra um eletricista que foi uma vez arrumar um portão em um local que morei que grande parte das ferramentas dele eram personalizadas e inventadas por ele mesmo e o bicho era tão ogro, que testava o eletrodo na mão e emendava fio 220 ligado! huahuahuaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ae Julio, vlw pelos creditos

fui eu que fiz essa maquina...nao achei que o topico tivesse correndo por aí...achei por um mero acaso...legal

a maquina funciona sim, to aprendendo a soldar, depois que tiver mais habilidoso eu pretendo comprar uns ferros em ferro velho mesmo, e fazer alguns aparelhos pra treinar, no estilo da "academia" gidropark, em kiev na ucrania

pra quem tiver interesse em saber do que se trata, veja o link:

http://www.360cities.net/image/gym-gidropark-kiev#0.00,0.00,70.0

Só pra constar, minha conta de luz DOBROU esse mes com o uso dessa maquina aí...

aqui dois links de outros topicos meus:

equipamentos de madeira

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/61486-equipamentos-provisorios-madeira-tutorial/

equipamentos de concreto

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/63777-equipamentos-provisorios-concreto-tutorial/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo,vejo q tem uns aqui q fazem parte da família ''Mac Gyver'' auhsiuahsiuahsiauo,só fazem gambiarra cabulosa.

Bela idéia.

A minha dúvida é a seguinte:

Será q essa solda q vcs estão usando vai aguentar o peso q vcs vão utilizar???

O pai de um amigo era soldador numa firma ,e ele disse uma vez q existem diversos tipos de solda,q umas eram mais fracas e outras bem mais fortes do q as outras,será q essa q vcs usam vai aguentar o tranco???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como interpretou meu post anterior, mas não foi uma crítica.

Informação nunca é demais, conhecimento é poder.

Iae Iceman, entao, achei que vc tivesse tirando um sarro da iniciativa...ate achei estranho pq vc é um cara que faz algo parecido com suas traduçoes

num é vc que tem uma gaiola?

concordo, conhecimento nunca será perdido

Será q essa solda q vcs estão usando vai aguentar o peso q vcs vão utilizar???

O pai de um amigo era soldador numa firma ,e ele disse uma vez q existem diversos tipos de solda,q umas eram mais fracas e outras bem mais fortes do q as outras,será q essa q vcs usam vai aguentar o tranco???

entao danilo z

esses diversos tipos de solda, ele tava se referindo aos processos, tem eletrodo revestido, mig, mag, tig e outros, tem uns videos no youtube que podem te dar uma nocao basica disso e de qual a diferença de um processo pro outro, faz uma pesquisa basica

a que eu uso com essa "maquina" de solda é de eletrodo revestido, e o eletrodo que uso aqui é E7013. Cada cm² de solda desse tipo suporta 60kg, entao, quando vc for pra academia, repara no tamanho das soldas que sao usadas pra unir os ferros dos aparelhos, a maioria é desse mesmo tipo que uso aqui

pode ter certeza que dá certo sim e aguenta carga

A questao é a habilidade do soldador, pq soldar não é só juntar dois ferros e passar o eletrodo emcima, tem toda uma tecnica pra cada angulo que vc pretende soldar, de maneira que garanta qualidade da solda e segurança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...