Este é um post popular. diego.rcsantos Postado Abril 24, 2011 às 23:20 Este é um post popular. Postado Abril 24, 2011 às 23:20 Pessoal, Como sei que nem todos me conhece, sou usuário deste fórum desde 2009 (época aurea.. hehehehe). Sou analista de sistema e trabalho com analise de sistemas e desenvolvimento de softwares. A muito eu tive uma idéia de desenvolver uma sistema para o hipertrofia.org, para nos ajudar a gerenciar treinos, dietas, metas, etc. Inicialmente minha idéia era criar um sistema online. Até iniciei o projeto de forma particular, mas os gastos em tempo, servidor, etc, era um tanto alto para mim. Entaum resolvi desenvolver uma versão para a plataforma win32 (windows). O sistema ainda esta bem no inicio, porem o módulo de dietas já esta quase que totalmente finalizado. Seguem algumas telas: Wizard de configuração inicial Tela principal do aplicativo Tela inicial Abrindo uma dieta Editando uma dieta Biblioteca de alimentos com aproximadamente 500 alimentos (Unicamp) Sei que parece bem simplista, mas é bem interessante sua utilização. Para o módulo de dieta estou me baseando na planilha do nosso amigo Juninho, ou seja, todas as funcionalidades implementadas por ele estão presentes com mais algumas características implementadas por mim para tornar o sistema ainda mais bacana. Escopo Original A idéia final de funcionamento do sistema é um pouco mais complexa. No sistema cada usuário deve ter no minimo um perfil, este perfil agrupara itens relacionados ao perfil, como: dietas, treinos, etc. Dentro do perfil é necessário vc criar um programa de treinamento onde vc pode atribuir uma meta de ganhos (peso, biceps, coxas, bf, etc) e assim acompanhar graficamente sua evolução. Cada programa é composto por uma dieta, uma rotina de treinos, um álbum de evolução com fotos (opcional), uma meta e avaliações (medidas de biceps, coxa, bf, etc) ao longo do programa. Num mesmo perfil vc pode ter varios programas, um para bulking e outro para cutting por exemplo, cada um com sua dieta especifica, sua rotina de treino, etc. Assim fica mais fácil analisar todo o contexto. O sistema terá uma serie de relatórios, este que espero obter ajuda de vcs para idealizar. Cada item de um perfil pode ser importado ou exportado para foruns PHPBB através do padrão BBCode. Isso possibilitara uma fácil inserção de dieta, treinos, etc para analise dos usuários. Este sistema será gratuito de código fechado. A idéia será mantida através de possíveis doações dos usuários ou o aluguel de espaço publicitário dentro do sistema, mas isso é num outro momento. Por enquanto estou me dedicando nas horas vagas, espero ter mais tempo para terminá-lo nos próximo 2 meses. Vou disponibilizar versões de teste para usuários específicos, afim de melhorar o sistema o máximo possível. Quem se interessar em me ajudar, com testes e cadastramento de alimentos ficaria mto grato. A versão com o módulo de dietas esta previsto para semana que vem. Espero que gostem da idéia e me ajudem com suas opiniões. Eu percebi uma movimentação sobre um sistema deste tipo na sessão dedicas e sugestões. Espero não estar competindo com ninguem esta ideia, pois gostaria apenas de somar e não atrapalhar o andamento de nenhum projeto atual. Galera preciso da opinião de vcs sobre a viabilidade deste projeto, pois gostaria de me dedicar bastante a isso, mas se naum for de interesse essa dedicação será em vão. Abraços a todos. Jean Braga, Vicenzzo Paiva, Carlos Eduardo Souza e 6 outros reagiu a isso 9
##PK## Postado Abril 24, 2011 às 23:30 Postado Abril 24, 2011 às 23:30 otima iniciativa diego muito interessante mesmo
Geek Postado Abril 24, 2011 às 23:34 Postado Abril 24, 2011 às 23:34 Otimo man. Ja tive uma ideia dessa pro meu TCC, mas como voce deve saber, nessa área poucos se interessam por esportes entao meu grupo foi todo contra Pega firme no projeto man, de qualquer forma irá servir como um adicional no curriculo, empresas, nutricionistas, etc poderiam se interessar no sistema e voce conseguiria uma boa grana
CONRADOLIVEIRA Postado Abril 24, 2011 às 23:34 Postado Abril 24, 2011 às 23:34 Muito boa a sua iniciativa cara, parabéns... se você conseguir mesmo arrumar tempo pro desenrolar do projeto se quiser eu posso ajudar você com dicas etc, acho que também é do interesse de todos um sistema desse tipo.
Polh Postado Abril 24, 2011 às 23:52 Postado Abril 24, 2011 às 23:52 Muito bom, tudo junto fica muuuito mais facil Vai compartilhar com a gente? Muito bom, tudo junto fica muuuito mais facil Vai compartilhar com a gente?
D_Tox Postado Abril 24, 2011 às 23:59 Postado Abril 24, 2011 às 23:59 Muito bom mesmo, e copartilho da pergunta do amigo acima? Muito bom mesmo, e copartilho da pergunta do amigo acima?
Raphaeltkd Postado Abril 25, 2011 às 00:05 Postado Abril 25, 2011 às 00:05 Muito bom! Poderia liberar o programa para o público e um site para receber doações.
diego.rcsantos Postado Abril 25, 2011 às 02:10 Autor Postado Abril 25, 2011 às 02:10 galera o sistema será gratuito e distribuído a todos do fórum. Estou pensando em montar um tópico aqui mesmo ou um blog para que todos possam opinar sobre o desenvolvimento e sobre as funcionalidades do sistema. Hj continuei implementando algumas coisas. Já esta funcionando os graficos da dieta, os dados dos macronutrientes, etc. segue a imagem: Abraços
MaikoID Postado Abril 25, 2011 às 02:18 Postado Abril 25, 2011 às 02:18 Passa a licença pra GPL, abre o código bota num SVN/GIT da vida que te ajudo e um monte nele.. =D Abração.
Kiki22 Postado Abril 25, 2011 às 11:43 Postado Abril 25, 2011 às 11:43 Diego, nao sei se e do seu interesse, mas deixa esse software tipo o Linux, (se nao me engano chama OpenSource ne?), para quem for utilizando e tenha conhecimento, vai aprimorando o sistema. Parabens pela iniciativa cara, valeu!!! Abracos
Janinha Postado Abril 25, 2011 às 13:27 Postado Abril 25, 2011 às 13:27 Opa Diego, fiquei empolgada com esse sistema, para pessoas perdidinhas como eu, será ótimo. Em casa confiro as telas. Qq ajuda pode contar comigo. bjs!
jucaa Postado Abril 25, 2011 às 13:32 Postado Abril 25, 2011 às 13:32 (editado) grande idéia brother, vai ser muito util pra maioria aqui do forum, inclusive eu ele calcula até o sódio? isso que eu to precisando haha Editado Abril 25, 2011 às 13:33 por jucaa
Visitante Rodrigo1985 Postado Abril 26, 2011 às 16:23 Postado Abril 26, 2011 às 16:23 Muito bom mesmo!
Fernando Bull Postado Abril 26, 2011 às 16:40 Postado Abril 26, 2011 às 16:40 Legal a iniciativa, achei o layout massa.
diego.rcsantos Postado Abril 27, 2011 às 13:50 Autor Postado Abril 27, 2011 às 13:50 Legal a iniciativa, achei o layout massa. To me focando mto no layout e na usabilidade. Quero que seja fácil de usar. Para isso estou abusando do wizards (assistentes para isso e aquilo... hauhua). O layout me baseei nos produtos da Adobe, usei a mesma escala de cor, pois acho agradável para um produto de uso continuo. Bom pessoal, Fiz um vídeo com uma versão alpha do sistema, mostrando algumas funcionalidades do módulo de dietas. Ainda há ajustes e melhorias, mas ja esta ficando bem legal. Segundo meu cronograma vou disponibilizar uma versão de teste está semana, somente com o módulo de dieta. E posteriormente vou soltando novas versões com novas funcionalidades e módulos disponíveis. Segue o video: Estava analisando o sistema e suas funcionalidades e cheguei num ponto onde preciso muito da opinião de vcs. A biblioteca de alimentos está bem extensa, mas longe de estar bem completa, precisamos de atualizações constantes. A dúvida é o seguinte, será que é interessante deixar o usuário inserir seus alimentos manualmente na biblioteca, ou seria mais interessante disponibilizar atualizações da base de alimentos cadastrados? pois se for feito esse gerenciamento dos alimentos por uma equipe dedicada a isso (equipe hipertrofia por exemplo) conseguiríamos manter um padrão na inserção e assim seria possível trocar informações entre aplicativos, pois os dados seriam comuns. Não sei se fui claro, mas to com preguiça de explicar detalhadamente..... Abraços.
mandachuva Postado Abril 27, 2011 às 14:20 Postado Abril 27, 2011 às 14:20 Achei excelente a idéia. Mas um sistema como esse deveria ser desenvolvido para alguma plataforma web, com os dados disponíveis na Internet mesmo. Dessa forma aí, com banco de dados local, você fica restrito a um único computador.
diego.rcsantos Postado Abril 27, 2011 às 14:40 Autor Postado Abril 27, 2011 às 14:40 Achei excelente a idéia. Mas um sistema como esse deveria ser desenvolvido para alguma plataforma web, com os dados disponíveis na Internet mesmo. Dessa forma aí, com banco de dados local, você fica restrito a um único computador. Minha idéia inicial era web, mas exige uma soma de fatores como: infraestrutura, analise mais detalhada, etc. Inicialmente estou desenvolvendo win32 com a idéia de uma sincronização de dados via web. Para que a base de alimentos seja atualizada de um servidor online, assim podemos tornar o ambiente o mais comum possível. A priori estou desenvolvendo para plataforma windows, se a idéia se fortalecer pretendo migrar para web num projeto que ja iniciei, porem esta em standby. Abraços
Andre Pajé Postado Abril 27, 2011 às 14:53 Postado Abril 27, 2011 às 14:53 muito interessante mesmo!!! É como o bodyspace do bodybuilding.com? (sei q é diferente, mas o conceito se aproxima???) pode contar comigo pra qualquer coisa abx
Fernando Bull Postado Abril 27, 2011 às 14:59 Postado Abril 27, 2011 às 14:59 Seria legal ter um database online que a galera poderia cadastrar e editar os alimentos. Ai o soft procurava atualizações quando conectado a internet. Tendo esta opção e uma opção de database off-line onde o próprio usuário cadastrava os alimentos em um database offline.
rodmarinho Postado Abril 27, 2011 às 15:12 Postado Abril 27, 2011 às 15:12 Se for viavel essa de database online e offline seria o ideal... o soft se atualizaria em relação a tabela quando conectado a internet. Ótima idéia a criação do soft, esta de parabéns pela iniciativa Diego, espero que dê tudo certo pois isso facilitaria nossa vida =D Mais uma vez, parabéns e abraços ;D
Dipunker Postado Abril 27, 2011 às 15:13 Postado Abril 27, 2011 às 15:13 Acho que os alimentos deveriam ser cadastrados e atualizados por uma equipe e nao pelos usuários, para efeitos de troca de informações e padronização do sistema. E na boa, STRONDOU HEIN MOLEQUE ???????? Mando benzao! OBS: Qual linguagem vc utilizou?
........ Postado Abril 27, 2011 às 15:19 Postado Abril 27, 2011 às 15:19 (editado) Ótima ideia e iniciativa! Não sei se você já planeja implementar, mas poder adicionar alimentos customizados para uso próprio (que você escolhe quantos gramas de carboidrato, proteína e gordura têm em determinada quantidade) vai ajudar muito. Abraços! Editado Abril 27, 2011 às 15:24 por Kevin_
Larrison mOURA Postado Abril 27, 2011 às 16:24 Postado Abril 27, 2011 às 16:24 Muito bom coisa de primeiro MUNDO"!
diego.rcsantos Postado Abril 27, 2011 às 16:33 Autor Postado Abril 27, 2011 às 16:33 Aee galera, finalmente senti o envolvimento de vcs no projeto. Agradeço mto aos comentários, vamos lá entaum: muito interessante mesmo!!! É como o bodyspace do bodybuilding.com? (sei q é diferente, mas o conceito se aproxima???) pode contar comigo pra qualquer coisa abx Valeu mesmo André. Neste momento toda a ajuda será bem vinda. Minha idéia é criar uma equipe técnica do hipertrofia mesmo para ajudar com a parte de inteligência embutida. Uma só pessoa pode deixar passar algumas coisas, mas uma equipe fica mais facil dividir as tarefas, desde teste, homologação dos dados, novas funcionalidades, desenvolvimento, etc. Espero que os interessados se candidatem. Se julgar interessante gostaria mto de ter vc no time. Seria legal ter um database online que a galera poderia cadastrar e editar os alimentos. Ai o soft procurava atualizações quando conectado a internet. Tendo esta opção e uma opção de database off-line onde o próprio usuário cadastrava os alimentos em um database offline. Se for viavel essa de database online e offline seria o ideal... o soft se atualizaria em relação a tabela quando conectado a internet. Ótima idéia a criação do soft, esta de parabéns pela iniciativa Diego, espero que dê tudo certo pois isso facilitaria nossa vida =D Mais uma vez, parabéns e abraços ;D Acho que os alimentos deveriam ser cadastrados e atualizados por uma equipe e nao pelos usuários, para efeitos de troca de informações e padronização do sistema. E na boa, STRONDOU HEIN MOLEQUE ???????? Mando benzao! OBS: Qual linguagem vc utilizou? Qto ao database. A ideia inicial é realmente uma base off e uma base online de sincronização. O aplicativo vem com uma base padrão de acordo com sua versão, mas sempre, ao iniciar, o mesmo se contecta a um servidor (ainda naum definido) e sincroniza seus dados, afim de se atualizar em relação a novos alimentos, templates de dietas, etc. Ao meu ver os dados devem ser administrados por uma equipe, para manter um padrão, assim como comentou o user Dipunker. Mas jogo essa decisão a vcs, o que vcs julgarem mais conveniente será o implementado no sistema. A linguagem adotada foi o Delphi com base MS Acess (com possibilidade de upgrade de SGBD). Ótima ideia e iniciativa! Não sei se você já planeja implementar, mas poder adicionar alimentos customizados para uso próprio (que você escolhe quantos gramas de carboidrato, proteína e gordura têm em determinada quantidade) vai ajudar muito. Abraços! Tenho uma idéia de inserir a possibilidade de alimentos compostos, para possibilitar a inserção de receitas próprias. Assim poderias criar alimentos compostos por outros alimentos e anexar inclusive a receita de preparo e os dados nutricionais seriam regidos pelas mesmas regras do sistema. Abraços a todos
Geek Postado Abril 27, 2011 às 21:36 Postado Abril 27, 2011 às 21:36 Mais pra frente implementar um "plus" para ciclos http://www.steroidsource.net/calculator.htm com um sistema semelhante a essa calculadora, ficaria interessante pra galera mais ogra gerenciar o protocolo de ciclo e tals.
Guijj Postado Abril 27, 2011 às 21:49 Postado Abril 27, 2011 às 21:49 (editado) Muito boa a iniciativa... igual falaram anteriormente, são poucos que atuam nessa área que gostam do assunto! hauuhaahhau ... se precisar de uma humilde ajuda estamos aqui! =D! Abraço PS: posso ter apenas um post, mas eu tinha uma outra conta aqui,porém, perdi a senha dela! Enfim, só pra constar mesmo. Editado Abril 27, 2011 às 21:51 por Guijj
A w a Y Postado Abril 29, 2011 às 18:39 Postado Abril 29, 2011 às 18:39 Boa garoto...excelente iniciativa, senti mta falta de um sistema parecido em lingua portuguesa...tem mta coisa gringa, mas é complicado pq os padoes de medidas deles são outros, oz, pounds e por aí vai entao, o forum http://anabolicminds.com/forum/ tem um sistema desses, com planejador pra dietas, treinos, registro de progresso, fotos é valido vc se registrar lá e ver como funciona o deles, vai q vc tem alguma ideia nova, isso se vc ainda nao conhece é claro (deve saber disso já) e é melhor a sua ideia de manter fechado pra inserir novas informacoes pelo usuarios, sobre os alimentos, padronizar e tornar possivel atualizar seria mais eficaz pra TD e nao manjo NADA de programaçao mas SE PRECISAR DE AJUDA EM ALGO, eu to aki e faço na maior boa vontade....só pretendo poder usar depois! hehehe qualquer coisa manda MP, pq nao acompanho mto o forum, e assim aparece no email vamo botar essa ideia em pratica o quanto antes! excelente iniciativa, parabens
jorney Postado Abril 29, 2011 às 19:02 Postado Abril 29, 2011 às 19:02 realmente a idéia é show, nunca vi nesses sistemas informações extras como glicemia dos alimentos que podem ser uteis em algumas situações, sei que é difícil fazer isso, mas poderia se adicionar estimativas de IG nos alimentos. Outro aspecto interessante, é separar as gorduras não apenas como totais, mas como saturadas, trans, mono, poli... e etc bom sei que dá um trabalho mas é apenas uma sugestão pra um futuro, realmente curti mesmo a idéia. Agora imagina isto ligado como uma rede social? rede de "marombas" e tals seria show... bom é isso abraços.
edinoandre Postado Abril 29, 2011 às 20:46 Postado Abril 29, 2011 às 20:46 cara, muito interessante, gostei muito da tua iniciativa quando estara disponivel ?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora