Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício Pullover - Peitoral Ou Costas?


faelhpt

Posts Recomendados

Exercício Pullover - Peitoral ou Costas?

PULLOVER+COM+ALTERE.jpg

Paulo Marchetti

Mestre em Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício, Membro do Laboratório de Biofísica – EEFEUSP

Fala sobre Ativação Eletromiográfica do Exercício Pullover

Cada vez mais, o treinamento de força (musculação), vem ganhando espaço no cenário mundial como um meio eficiente para a obtenção de índices ótimos de qualidade de vida, no que tange ao aumento da capacidade funcional ou mesmo à estética corporal desejada.

Entretanto, para a real obtenção de tais benefícios, faz-se necessário um entendimento ótimo tanto das variáveis que geram a alteração do estado fisiológico individual (carga de treino), como da melhor mecânica corporal para a otimização da ativação muscular específica.

Deste modo, o bom entendimento dos parâmetros biomecânicos de execução dos exercícios é de extrema importância para a redução dos níveis de lesão e para a obtenção do melhor rendimento muscular. Assim, entra em cena a ciência do treinamento, que vem auxiliar no entendimento e conseqüente otimização de tais variáveis, que por tanto tempo permaneceram dominadas pelo conhecimento empírico dos praticantes. A área intitulada neuromecânica auxilia na compreensão de como o sistema nervoso interpreta a ação articular (torque), e solicita a musculatura específica da forma mais eficiente e econômica possível.

Para isto, utilizamos uma técnica chamada eletromiografia, que quantifica a ação elétrica muscular por meio de eletrodos dispostos superficialmente nos músculos, definindo sua real participação nos movimentos estudados. O exercício pullover, então, foi escolhido como foco deste estudo, pois dentre os exercícios executados na sala de musculação, este é o que possui maior controvérsia quanto à participação dos diversos músculos, principalmente peitoral maior e latíssimo do dorso. Na literatura disponível atualmente, apenas um autor (Delavier, 2000) faz menção a tal exercício, entretanto, sua abordagem é simplesmente anatômica, o que diminui a confiabilidade em tais informações, quando se tem por base o pressuposto de que existe uma forte dependência neural na ativação muscular.

O estudo conduzido enfatizou a ativação eletromiográfica dos grupos musculares: peitoral maior e latíssimo do dorso, em uma tarefa dinâmica de baixa velocidade e utilizando como sobrecarga 30% da massa corporal do indivíduo. Baseado neste estudo observa-se uma maior participação (aproximadamente 50%) na ação muscular do peitoral maior em relação ao latíssimo do dorso. Obviamente, a ação de ambos é aumentada em ângulos articulares extremos em função da maior alavanca corporal e, conseqüentemente, maior solicitação por parte do sistema nervoso. Pode-se observar também, diferenças na fase concêntrica e excêntrica dos músculos estudados. Estudos neuromusculares relatam diferenças da ativação muscular nas diferentes fases do movimento, sendo a fase concêntrica a de maior ativação das fibras musculares (unidades motoras).

O presente estudo corrobora tais afirmações, pois se comprova uma maior atividade eletromiográfica na fase concêntrica do movimento. Pode-se concluir então, que o pullover é um exercício que solicita ambos os músculos, embora sua participação durante o movimento seja diferenciada e, nas várias fases de movimento, ocorre uma solicitação neuromuscular específica.

fonte: http://thomaz-silva.blogspot.com/2010/03/exercicio-pullover-peitoral-ou-costas.html

-------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, fazendo um relato aqui, eu achei melhor pra costas. Treinei costas na segunda e fui fazer pullover na terça (treino de peito). O que aconteceu foi que senti alongar muito a "asa" e nem percebi nada no peito. Fiz o exercício só essa vez, há umas 2 semanas, só pra testar. Agora que vou incluí-lo definitivamente no treino, acho que vou por no treino de costas mesmo.

Dando uma olhada nas opiniões em outros fóruns pela internet, vi que muita gente partilha da minha:

"Costas sem sombra de dúvida."

"Ja expliquei no outro forum que um exercicio que trabalha varios musculos nas costas e, como sinergista, alonga o peitoral, não pode ser para peito né?!

mas entendo que tem gente que ainda tem duvida (falta de leitura)... mas tudo bem.

E. para não deixar duvda...É para costas!!!"

"Pullover: Costas. Mas a gente cansa de ver pseudo-instrutores passando pullover pra peito."

"Costas, sem duvida."

"Peitoral = Suas ações principais são a rotação medial e adução do braço, mas também estão envolvidos na flexão e extensão deste membro.

Pollover = Costas."

"Bom, tirando o fato de que nos anos 60-70 superséries de agachamento com pulover com halter eram comuns, eu acho que é para costas...

Se alguém acha que é para peito, sugiro que faça 3 x 6-8 de pulley pela frente, 2 x 8-12 de remada curvado, 2 superséries de barra supinada e pullover com corda no pulley, e depois 1 x 12 de pullover com halter bem pesado, e nos diga o que sente e aonde sente...huhauhauahuahua..."

Chamo atenção para essa última opinião ai, do cara sugerindo fazer um treino completo de costas e fazer o teste... Comigo foi mais ou menos isso. Eu treinei costas na segunda e peito na terça. Meu último exercício pra peito foi o pullover, ou seja, minhas costas estavam já treinadas/cansadas do dia anterior e meu peito já estava cansado/treinado do presente treino e o que eu só senti foi costas. Bom, sei lá...

Importante galera: não estou aqui tentando "provar" que pullover é para costas. Apenas postei esse pequeno estudo e aproveitei para partilhar opiniões.

Abraços e bons treinos!

Árduos treinos, sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Faço Pullover com halter no fim do treino de peito e puxa bastante. Não sinto nada nas costas executando ele. Segundo o que li, o exercício passa a solicitar mais as costas se executado com barra. Sinto muito forte a participação dos tríceps, alem do peito e serrátil, porém faço com o corpo todo no banco, como alias vejo que a maioria faz, e não só com os ombros como mostra na figura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faço ele por ultimo no meu treino de peito, e pega pra kct

geralmente sinto as costas pq faço costa na segunda e peito na terça

mais acredito que se ele for feito sem ser deitado em um banco mais somente com as costas apoiadas pegue a costa um pouco sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...