Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Basico Do Arroz


Gusmão420

Posts Recomendados

arroz1.jpg

Meia xícara de arroz branco contém aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral pode ter de 105 a 110 calorias. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g na mesma quantidade de arroz branco. O arroz é o verdadeiro alimento básico no planejamento das refeições. Ele é um dos ingredientes dos pratos quentes e frios compostos de cereais para o café da manhã, uma base excelente para saladas e um acompanhamento natural para legumes, peixe, carne e queijo.

O farelo de arroz também adiciona volume a biscoitos e pães. Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem para obter o arroz branco.

O arroz integral, que consiste de caroços intactos em camadas de farelo tem um valor nutritivo maior do que o arroz branco. O arroz branco cultivado e processado é freqüentemente enriquecido com ferro.

O arroz deve ser cozido num volume de água que represente apenas o dobro do seu volume. Essa água será absorvida pelos grãos, garantindo a preservação do seu conteúdo nutricional. O arroz parabolizado é processado por um método tradicional há mais de dois mil anos: o grão inteiro é parboilizado, deixando a casca solta e, desse modo, facilitando a moagem. Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos.

vv_destaque_arroz_soltinho.jpg

ORIGEM DO ARROZ

Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egito e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas. Na Itália, os risotos e na Espanha, as paellas atribuem ao arroz o papel principal na cozinha.

Na América, o arroz foi introduzido quando um navio castigado pelas tempestades chegou às docas de Charleston, na Carolina do Sul. O capitão da equipe deu algumas sementes a um fazendeiro local.

A matéria-prima do risoto também era utilizada na China para fazer sorvete. No Brasil, o arroz está presente no dia-a-dia das mesas de restaurantes e em casa e combinações exóticas ou as mais tradicionais conquistam o paladar de todos.

TIPOS DE ARROZ

Arroz Vermelho

Apresenta uma película vermelha em seus grãos.

Arroz Parboilizado

Passa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos.

Arroz Basmati

Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas.

Arroz Tailandês

Também conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia.

Arroz Selvagem

Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco.

Arroz Japonês

Conhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis.

Arroz Ráris

Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem.

Arroz Agulha

É o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira.

Arroz Integral

Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos.

arroz_2Dfeijao.jpg

Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.

O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.

As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.

Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias.

Arroz Branco Cozido

Quantidade 100 gramas

Água (%) 69,1

Calorias (Kcal) 128

Proteína (g) 2,5

Carboidrato (g) 28,1

Fibra Alimentar (g) 1,6

Colesterol (mg) n/a

Lipídios (g) 0,6

Cálcio (mg) 4

Fósforo (mg) 106

Ferro (mg) 0,3

Potássio (mg) 75

Sódio (mg) 1

Tiamina (mg) 0,23

Riboflavina (mg) 0,02

Niacina (mg) 2,1

Arroz Integral Cozido

Quantidade 100 gramas

Água (%) 70,1

Calorias (Kcal) 124

Proteína (g) 2,6

Carboidrato (g) 25,8

Fibra Alimentar (g) 2,7

Colesterol (mg) n/a

Lipídios (g) 1

Ácido Graxo Polinsaturado (g) 0,3

Ácido Graxo Saturado (g) 0,3

Ácido Graxo Mono insaturado (g) 0,4

Cálcio (mg) 5

Fósforo (mg) 106

Ferro (mg) 0,3

Potássio (mg) 75

Sódio (mg) 1

Tiamina (mg) 0,8

Fontes: http://musclemassablog.site.br.com/?p=7587

http://www.informacaonutricional.net/nutricao/arroz-branco-tabela-valor/

http://www.informacaonutricional.net/nutricao/arroz-integral-tabela-valor/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olha, como eu não constumo ir a supermercados, gostaria de saber o qual tem um custo x beneficio melhor, visto que nutricionalmente segundo a tabela colocada ai, os dois são muito parecidos.

Obrigado!

Vou citar algumas vantagens do arroz integral:

O arroz integral tem grãos intactos, preservando assim a película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes, o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.

A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. Além disso, contém grande quantidade de vitamina B1 que é praticamente ausente no arroz branco.

O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.

Outro bom artigo: http://pt.petitchef.com/receitas/arroz-integral-beneficios-e-curiosidades-fid-378143

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/arroz-integral.html

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, ele compensaria por ter uma porçao de vitaminas e acidos-graxos que o arroz refinado não possui, é isso?

Estou fazendo essas perguntas pois eu já tomo um complexo vitamínico que faz tudo isso, ae não queria gastar um x a mais com comida "diferente" daqui de casa...

Se o lance se resume apenas ao que eu disse ae, vou continuar no arroz branco mesmo. O pessoal aqui não curte muito o integral. :lol:

Valeu pelas respostas brother!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...