Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maionese!


redlight

Posts Recomendados

Olá,

caros, eu já vi em alguns tópicos aqui, algumas pessoas criticando a maionese, abominando. Não consegui achar nenhum tópico sobre isso, então venho aqui perguntar. Quais são os reais malefícios dela na construção muscular? Apenas a gordura? Seria ela tão contra-indicada assim, fora da fase de cutting?

Ex: quando o tempo tá curto aqui, eu abro uma lata de atum, coloco um pouco de mostarda e pimenta e só um pouco de maionese pra dar uma "liga" e não ficar aquele negócio molhado véio ueheuh. Além das calorias extras, existe realmente algum malefício nisso? Ou no uso dela em geral?

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olha o CTRL+C CTRL+V

De maneira geral, podemos dizer que a maionese faz bem ou faz mal à saúde?

A maionese é uma preparação que, em geral, é composta por água e óleo, que se misturam na presença do ovo. Algumas contêm também suco de limão e condimentos, como sal, açúcar e mostarda. O óleo geralmente utilizado na sua preparação é o vegetal, que contém as gorduras consideradas boas para nosso organismo, como as poli e as monoinsaturadas, que ajuda a aumentar o HDL, que é o bom colesterol. A afamada gordura trans, que pode trazer complicações cardiovasculares, não está presente nos óleos vegetais e, assim, não consta da receita da maionese. Dessa forma, desde que utilizada com moderação a maionese pode fazer parte de uma alimentação saudável.

Quais são os benefícios?

O óleo geralmente utilizado na maionese é vegetal e, portanto contém as gorduras consideradas boas para nosso organismo, como as poli e as monoinsaturadas, que consumidas com moderação não aumentam o LDL, o mau colesterol como a versão saturada. Na maionese também encontramos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, gorduras essenciais para o nosso corpo e que não conseguimos produzir. O que geralmente varia é sua quantidade em cada uma delas, por causa do tipo de óleo usado.

Quais são os malefícios?

A maionese é um alimento fonte de gordura e como tal deve ser utilizado com moderação para que não haja um excesso de calorias diário.

Qual a maneira indicada para consumo da maionese?

A maionese pode ser utilizada em diversas preparações, principalmente na forma de molhos e de preferência acompanhando alimentos saudáveis como, por exemplo, em um lanche que combina a maionese com pão integral, alface, cenoura ralada e atum. Começar a refeição com um prato de salada temperada com um molho à base de gorduras benéficas como a maionese proporciona saciedade. Isso porque os lipídios têm uma digestão mais vagarosa. Dessa forma, come-se menos nos outros pratos, diminuindo-se a ingestão calórica.

A nutrição em geral deve ser contrabalançada, com carboidratos, proteínas magras e gorduras de boa qualidade. Um lanche saudável pode combinar maionese com pão integral, folhas de alface, cenoura raladinha e um filé de frango grelhado. Outra escolha é um sanduíche de maionese com salada ou ainda maionese com uma carne assada.

O maior problema para as pessoas que esperam emagrecer não é a maionese em si, mas o que a acompanha à mesa. Um exemplo é o trio batata frita, sanduíche e bacon. Esses alimentos são lotados de calorias. Daí, não é de espantar que devam ser evitado em uma dieta para afinar a silhueta

Vale lembrar que uma colher de sopa de maionese industrializada tradicional, fornece apenas 40 kcal.

Quando ela não é indicada para consumo?

As pessoas com colesterol alto devem consumir a maionese com moderação, pois o consumo excessivo de gorduras (boas ou ruins) em contribui para elevação do colesterol.

“Somente os diabéticos precisam ser mais cuidadosos com seu consumo”. É que eles absorvem mais colesterol do que as diversas pessoas devido a uma maior atividade de uma proteína responsável por esse serviço.

O corpo humano produz diariamente cerca de 1,5g de colesterol e os alimentos ingeridos são responsáveis apenas por 0,5g da substância. “O que verdadeiramente interfere nos níveis de colesterol no sangue é a quantidade de gordura saturada e trans que se ingere”, “A maionese industrializada fornece, em 1 colher de sopa, em torno de 98% menos colesterol que um ovo, tem pouquíssima gordura saturada e praticamente nada de gordura trans.”

Qual o período máximo para conservação? Após esse período, quais são os perigos?

Deve-se observar sempre na embalagem a data de validade e o período de conservação recomendado após aberta. Após o período recomendado na embalagem, há o risco de intoxicação alimentar.

O consumo da maionese fora do tempo de conservação pode trazer alguma doença? Qual? É verdade que a maionese é a principal transmissora da salmonela?

A maionese caseira é feita com ovos acrescentados crus à mistura, o que pode provocar salmonelose, doença causada pela bactéria salmonela, presente em alguns produtos de origem animal. O risco de desenvolvimento da infecção é grande porque a maionese caseira fica muito tempo exposta à temperatura ambiente e é bastante manipulada. A industrializada utiliza ovos pasteurizados e, portanto não apresenta riscos de apresentar salmonela.

A maionese é um alimento contra indicado para quem está de dieta? É muito calórica? As versões light são mais indicadas?

Pessoas que se encontram acima do peso devem procurar ter uma alimentação balanceada, ou seja, com todos os tipos de alimentos, porém sem excessos. Dessa forma, a maionese também pode ser consumida por pessoas que querem perder peso, desde que em pequena quantidade. A versão light contém menos calorias, pois possui alguns substitutos de parte da gordura, e, portanto se for utilizada na mesma quantidade que a normal pode contribuir para redução no consumo total de calorias da dieta.

A diferença entre elas está apenas na quantidade de gorduras. A light tem mais substituto de gordura e água, o que, por sua vez, faz com que ela perca um pouco de sabor.

É verdade que a maionese não pode ser congelada? Por quê?

A maionese contém ovos, água e óleo, que ao serem descongelados pode ser separar e deixar a maionese com o aspecto de coalhadas, tornando a sua textura desagradável.

Existem diferenças entre as maioneses caseiras e as industriais? Alguma das duas seria a mais indicada?

A maionese caseira contém mais gordura e ovos do que a industrializada, o que a deixa mais saborosa, porém há grande risco de contaminação, pois os ovos são acrescentados crus à mistura, o que pode provocar salmonelose, causada pela bactéria salmonela. A gordura deixa os alimentos mais deliciosos. E gordura é o que não falta na maionese caseira. Não é à toa que sua uma validade seja curta – de dois a três dias.

Já a industrializada contém mais água e menos ovos e óleo do que a caseira o que a deixa com menos calorias, menos colesterol e menos gordura saturada, sendo mais recomendada para a saúde. Além disso, a maionese industrializada utiliza ovos pasteurizados o que reduz totalmente o risco de contaminação. A maionese industrializada, no entanto, tem vantagens que tornam seu consumo muito mais recomendado. A primeira delas diz respeito exatamente aos lipídios (gorduras). O desenvolvimento tecnológico na indústria de alimentos permitiu que os ovos, empregados no alimento para criar a liga entre água e óleo, pudessem ser trocados. No lugar deles, os produtores empregam amido transformado ou outro substituto, que não apresentam gordura nem colesterol em sua composição, mas dão ao molho a consistência confiada.

Fonte: http://www.clinicaq.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=178&Itemid=29

Editado por ulukai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

caros, eu já vi em alguns tópicos aqui, algumas pessoas criticando a maionese, abominando. Não consegui achar nenhum tópico sobre isso, então venho aqui perguntar. Quais são os reais malefícios dela na construção muscular? Apenas a gordura? Seria ela tão contra-indicada assim, fora da fase de cutting?

Ex: quando o tempo tá curto aqui, eu abro uma lata de atum, coloco um pouco de mostarda e pimenta e só um pouco de maionese pra dar uma "liga" e não ficar aquele negócio molhado véio ueheuh. Além das calorias extras, existe realmente algum malefício nisso? Ou no uso dela em geral?

abraço!

Uso exatamente como vc, no preparo de patê de atum ou sardinha... Minha dieta tava fraca em gosrduras, tva em 14% do total de calorias, ai adicionei um pouco de maionese nesses patês e consegui chegar a 19-20%. E ao contrario do que eu imaginava meu BF começou ate a baixar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, hoje em dia tem umas maioneses sem gordura,

se vc tá muuuito preocupado com sua definição pegue uma dessas,

senao nem ligue a diferença não é gritante.

é isso, a que eu uso é quase sem gordura e ainda tem uns omega 3 (quase nada, mas ta valendo hehe)

e se o caprog usa, vou me afundar na maionese agora! hahaha

/brinks :D

Editado por redlight
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To fazendo dieta hipercalórica dnovo.. ai as vezes eu boto uma colherinha no meio da comida, maionese é bom d+ !!

Quando to fazendo dieta pra perder gordura eu corto a maionese, e não misturo gordura com carb, c alguém tiver algum link explicando o pq de não se misturar gordura e carboidrato ficaria mto grato !! A única conclusão que consigo tirar é a insulina mandando gordura nas veias junto com a glicose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...