Postado 4/05/2026 às 19:35 05/4, 2026 Fala, pessoal!Então, depois de muito tempo lendo e analisando vários tópicos aqui do fórum, decidi criar meu próprio “diário de treino”, que na verdade servirá mais como um espaço para pedir dicas ou conselhos sobre o que fazer em relação a treinos, dieta, etc.Um breve resumo sobre mim:Tenho 24 anos. Em vários momentos da vida já treinei, mas nunca realmente foquei, nem em treinos, nem em dieta;Em outubro do ano passado, após alguns momentos conturbados na minha vida pessoal, comecei a fazer treinamento funcional, porque estava com problemas de mobilidade e pesando 90kg, um pouco acima do peso;Em janeiro, para cumprir uma meta que estabeleci para o ano novo, virei a chave e comecei uma dieta. Como nunca tinha feito isso antes, segui um daqueles planos do Leandro Twin. Poderia ter pesquisado e feito sozinho, mas me senti mais “seguro” pegando um auxílio nessa primeira etapa;No dia 25 de fevereiro, voltei a treinar em academia, tentando sempre manter 5 dias por semana, com 2 dias de descanso.A DIETA está estruturada da seguinte forma:Café da manhãAlmoçoRefeição da tarde (serve como pré-treino)Jantar (serve como pós-treino)1 pão francês;4 ovos inteiros;20g de requeijão; e1 fatia de queijo.100g de arroz branco; e200g de frango (sassami).1 barrinha de proteína; e2 bananas.100g de arroz branco;200g de frango (sassami);1 cápsula multivitamínico; eCreatina (aqui nem calculo, mas geralmente é mais de 5g).Obs.:As quantidades estão em alimentos já prontos/cozidos. Ainda não calculei os macros com precisão, mas a dieta gira em torno de 2000 kcal. Sei que pode ser um déficit um pouco agressivo, porém, por enquanto, estou saciado, com boa energia nos treinos e sem queda relevante de desempenho.Tenho consciência de que a dieta está bem simples e talvez falte variedade, principalmente em verduras, legumes e fibras. Aceito sugestões nesse ponto também.Os TREINOS foram montados por um parceiro meu. Atualmente treino 5x por semana, com 2 dias de descanso. Em algumas semanas, substituímos o treino “Posterior/Glúteo” por um segundo treino de costas, para tentar equilibrar melhor a divisão.Peito/Ombro/TrícepsPernas com foco em quadrícepsCostas/BícepsPeito/Ombro/TrícepsPosterior/GlúteoVoador - 1 série aquecimento - 3 séries - 8 a 10rep;Supino inclinado 30º halteres - 3 séries - 8 a 10rep;Supino reto smith - 3 séries - 8 a 10rep;Crossover declinado polia - 3 séries - 8 a 10rep;Desenvolvimento máquina - 3 séries - 8 a 10rep;Elevação lateral sentado com halteres - 3 séries - 8 a 10 rep; eTríceps barra w polia - 3 séries - 8 a 10rep;Tríceps francês polia - 3 séries - 8 a 10rep.Cadeira adutora - 3 séries - 8 a 10rep;Cadeira abdutora - 3 séries - 8 a 10rep;LegPress 45º - 3 séries - 8 a 10rep;Agachamento hack articulado - 3 séries - 8 a 10rep;Cadeira extensora - 4 séries - 8 a 10rep;Posterior de ombro polia - 3 séries - 8 a 10rep.Pulldown - 1 série aquecimento + 3 - 8 a 10rep;Puxada unilateral polia alta apoiado no banco - 3 séries - 8 a 10rep;Puxada frente aberta - 3 séries - 8 a 10rep;Puxada frente fechada (neutra) - 3 séries - 8 a 10rep;Remada máquina - 3 séries - 8 a 10rep;Rosca unilateral com halteres banco 45º - 3 séries - 8 a 10rep;Rosca inversa barra w - 3 séries - 8 a 10rep.Voador - 1 série aquecimento - 3 séries - 8 a 10rep;Supino inclinado 30º halteres - 3 séries - 8 a 10rep;Supino reto máquina - 3 séries - 8 a 10rep;Crossover declinado polia - 3 séries - 8 a 10rep;Desenvolvimento halteres - 3 séries - 8 a 10rep;Elevação lateral polia por trás - 3 séries - 8 a 10 rep; eTríceps coice polia - 3 séries - 8 a 10rep;Tríceps testa barra w - 3 séries - 8 a 10rep.Cadeira flexora - 1 série aquecimento + 3 - 8 a 10rep;Mesa flexora - 3 séries - 8 a 10rep;Terra romeno - 3 séries - 8 a 10rep;Banco romano - 3 séries - 8 a 10rep;Agachamento sumo máquina - 3 séries - 8 a 10rep.Obs.:A faixa principal é de 8 a 10 repetições, buscando progredir carga ou repetições quando possível, sempre tentando manter boa execução. Ainda estou ajustando melhor a intensidade, o descanso entre séries e a proximidade da falha.Não coloquei as cargas para não deixar o post muito extenso, até porque ainda estou ajustando execução e progressão. Em geral, tento usar cargas que me permitam ficar dentro da faixa proposta, chegando próximo da falha nas últimas séries. Quando consigo bater o topo das repetições com boa execução, tento aumentar a carga.Caso seja útil para avaliação, posso ir atualizando o diário com as cargas principais ao longo das semanas.Dados importantes:Altura: 1,80m (1,81m quando não estou corcunda);Peso atual: 80kgCardio 6x p/semana, consistindo em 5x caminhada de 6km (às vezes eu falho) e 1x 1 hora futsal.Vou deixar algumas fotos de quando ainda não treinava, da época em que fazia funcional e do físico atual. Sei que não são as melhores fotos para comparação, pois têm iluminações, ângulos e poses diferentes, mas ajudam a mostrar a evolução geral.Fevereiro de 2025: https://imgur.com/a/KKz7iLMAntes de iniciar o treinamento funcional, outubro 2025: https://imgur.com/a/tDF60Y1Janeiro de 2026, quando comecei a dieta: https://imgur.com/a/0R1GaigFísico atual (30/04/2026): https://imgur.com/a/PyaWRlwMeu objetivo agora é chegar em 77–78kg, tentando perder o máximo possível de gordura e preservar massa magra. A evolução total até aqui foi em cerca de 7 meses, sendo aproximadamente 4 meses com dieta estruturada.Depois disso, pretendo iniciar um bulking limpo, sem subir gordura de forma desnecessária.Gostaria de opiniões principalmente sobre:Se o déficit atual está agressivo demais para meu peso, rotina e nível de atividade;Se o volume do treino está adequado para essa fase de cutting;Se faz sentido manter 5x musculação + 6x cardio por semana;Se há algum desequilíbrio na divisão do treino, principalmente entre peito, costas, pernas e ombros;Se vocês acham melhor continuar secando até 77–78kg ou já começar uma transição para manutenção/bulking limpo antes disso.Aceito críticas sobre dieta, treino e estratégia geral. O objetivo é aprender e ajustar o processo da melhor forma possível. Minha intenção com o tópico não é buscar validação, mas sim ouvir quem tem mais experiência e corrigir o que for necessário.Desde já, agradeço quem puder contribuir!
Crie uma conta ou entre para comentar