Postado 13/09/2025 às 20:17 09/13, 2025 Salve galera, preciso de uma ajuda.Treino há uns 2/3 anos sempre em ABCDE (meu treinador só ia trocando os exercícios, mas a estrutura sempre foi essa).📌 Esquema de sériesPrimeiro exercício de cada treino → 6 séries (2 aquecimento, 2 reconhecimento, 2 válidas).Todos os demais → 3 séries (1 reconhecimento, 2 válidas – sempre até a falha em 4–8 reps). A – Peito / Ombro / TrícepsVoador (6)Supino inclinado máquinaSupino reto máquinaSupino declinado máquinaDesenvolvimento máquinaElevação lateral máquinaTríceps pulley barra VTríceps coice no crossB – Costas / Bíceps / AntebraçoPuxada alta aberta pronada (6)Remada curvada supinadaPuxada alta triânguloRemada MTS row supinada(+ às vezes coloco mais 1 puxada e 1 remada em máquinas)Voador invertidoRosca direta máquinaRosca direta corda no crossBiset de antebraço com barra (não sei o nome) C – Pernas completasAgachamento hack (6)StiffLeg pressMesa flexoraCadeira flexoraCadeira extensoraPanturrilha sentado máquinaPanturrilha em pé smith D – Ombro isolado + estímulo pequeno de peitoDesenvolvimento máquina (6)Elevação lateral máquinaElevação frontal halterElevação lateral cross unilateralVoador invertidoVoadorSupino inclinado máquinaE – Braço isoladoRosca direta máquina (6)Rosca direta corda no crossRosca concentradaRosca scott barra WTríceps pulley barra V (6)Tríceps coice bilateral crossTríceps corda acima da cabeça crossTríceps paralela máquinaTreino 5x na semana (nessa ordem). Além da musculação, faço Muay Thai praticamente todo dia (6–7 treinos semanais), o que acredito já dar um bom estímulo em braço e ombro também.👉 Minha dúvida: será que ainda faz sentido manter esses dias só de braço e só de ombro?Ou seria mais produtivo mudar pra algo tipo ABC 2x ou ABC + Upper/Lower? Recomendam alguma ficha de treino?Valeu quem puder opinar. Editado 13/09/2025 às 20:22 09/13, 2025 por thesyxal
Postado 13/09/2025 às 20:54 09/13, 2025 Em 13/09/2025 em 17:17, thesyxal disse:será que ainda faz sentido manter esses dias só de braço e só de ombro?Depende.Nesse modelo de treino, monitorou algum progresso? se sim, faz sentido.eu sou da opinião de que:Já tem braços grandes e quer usar um volume de treino ainda maior pra tentar conseguir braços gigantes? Faz sentido.Já tem ombros grandes e quer quer usar um volume de treino ainda maior pra tentar conseguir ombros enormes? Faz sentido
Postado 13/09/2025 às 22:34 09/13, 2025 Melhor seria vc ir testando e analisando os resultados, tem gente q consegue resultados com todos esses modelos citados, agora vc precisa testar qual é o seu
Postado 14/09/2025 às 01:06 09/14, 2025 Eu prefiro modelos de maior frequência por grupo muscular, inclusive os citados por você ao fim. Porém, se estiver funcionando bem seu esquema, segue o barco. Progressões, ganho de massa no longo prazo sem explodir BF etc...
Postado 19/09/2025 às 03:37 09/19, 2025 Volume bem grande nos braços seria melhor vc fazer no máximo dois exercícios para biceps e 2 para triceps. Para biceps faça um com perfil descendente e para triceps fac esse de costa para o cros muito bom com polia média.
Postado 19/09/2025 às 04:12 09/19, 2025 Em 19/09/2025 em 00:37, rodolfo009 disse:Volume bem grande nos braços seria melhor vc fazer no máximo dois exercícios para biceps e 2 para triceps. Para biceps faça um com perfil descendente e para triceps fac esse de costa para o cros muito bom com polia média.Se não tem o número de séries como vc sabe se é bastante?
Crie uma conta ou entre para comentar