Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saindo de TRT de 6 anos para ter fertilidade


Posts Recomendados

Pessoal,

 

Gostaria de relatar aqui minha experiência e pedir para comentar se estou seguindo o caminho correto.

 

Comecei a fazer TRT com 33 anos porque minha testosterona estava na casa dos 300 e queria sentir os benefícios de um nível maior para a vida em geral.

Tomei a decisão porque já tinha 2 filhos e não sentia vontade de ter o terceiro.

 

Durante cerca de 6 anos, fiz TRT. Primeiro com cipionato (aprox. 100 mg/semana), depois com Nebido (uma injeção a cada 10/12 semanas). A TRT foi bem tranquila, me senti muito bem na maior parte do tempo, sem aromatização, saúde sendo monitorada sem grandes problemas (apenas um pequeno aumento no colesterol total e trigliceridios).

 

Em 2023, tomei a decisão de querer ter mais um filho e, por isso, tive que descontinuar a TRT.

 

Devido à longa meia-vida, em junho de 2023, troquei o Nebido pelo cipionato. Passei a tomar uma ampola de Deposteron (2 mL) a cada 12 dias.

 

Segue a cronologia

 

17/03/2024 - última aplicação de cipionato.

 

30/03/2024 - Primeiro exame:

Testosterona: 456 ng/dL

LH: <0,07 miU/mL

FSH: <0,3 mIU/mL

Estradiol: 30 pg/mL

 

31/03/2024 - 14 dias após a última aplicação, comecei a tomar 100 mg de Clomid por dia

 

05/04/2024 - Segundo exame:

Testosterona: 171 ng/dL

LH: 0,12 miU/mL

FSH: 1,3 mIU/mL

Estradiol: 12,7 pg/mL

 

10/04/2024 - Após 10 dias com 100mg/dia de clomid, a dose de clomid foi reduzida para 50 mg/dia

 

12/04 - Terceiro exame

Testosterona: 230 ng/dL

LH: 2,98 mIU/mL

FSH: 4,6 mIU/mL

Estradiol: < 11,8 pg/mL

 

A semana de testosterona muito baixa (na faixa de 170) nem foi ruim. Fiquei um pouco mais desaminado que o normal, mas estava tranquilo, trabalhei e fiz normalmente minhas atividades. A única anormalidade é uma dor de cabeça (irradiando para um lado da face) que tenho diariamente ao acordar, mas não está claro para mim se está relacionado com a queda hormonal.

 

Fiquei feliz com os últimos exames, pois parece que o eixo está voltando rápido e já há produção endógena de testosterona. 

 

Peço a opinião de vocês sobre os exames e por quanto tempo devo continuar com o Clomid.

Queria colocar HCG também, mas não encontro para comprar.

 

Abs

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 13/04/2024 em 15:20, VFerreira disse:

Peço a opinião de vocês sobre os exames e por quanto tempo devo continuar com o Clomid.

 

 

Se o objetivo é ter mais um filho, pq não tem o exame mais importante? espermograma.

 

A realidade é que nem precisava interromper nada pra fazer o tratamento de fertilidade, só clomid e hcg até o espermograma confirmar a fertilidade.

Pode demorar de 2 a 12 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2024 em 15:50, carlosfelipe.bas disse:

 

Se o objetivo é ter mais um filho, pq não tem o exame mais importante? espermograma.

 

A realidade é que nem precisava interromper nada pra fazer o tratamento de fertilidade, só clomid e hcg até o espermograma confirmar a fertilidade.

Pode demorar de 2 a 12 meses.


claro que irei fazer. Como pode ter percebido, não tem nem 1 mês que tomei a ultima injeção!

quando fiz espermograma durante a trt (em 2023), o resultado foi ruim, como esperado.

A ideia é voltar a ficar natural e depois fazer o esmermograma. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 anos de trt e sua testo mínima após parar foi 170 por 1 semana e já voltou a subir, tudo em menos de 1 mês???

 

Esse post deveria ser fixado contra os "3dura/semana" falando q TRT não vale a pena e se parar "vai se fuder". 

 

Muito bom.

Editado por wlox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, as vezes vc nem precisa tirar a testo pra ter o terceiro filho. Brandão em off pesado engravidou a esposa dele e isso acontece com vários bodybuilders.

Antes de ter tirado a testo, vc deveria ter feito um espermograma como o amigo acima disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2024 em 15:20, VFerreira disse:

Peço a opinião de vocês sobre os exames e por quanto tempo devo continuar com o Clomid.

Queria colocar HCG também, mas não encontro para comprar.

 

 

Com três herdeiros, grana não deve ser o problema, mas fica a dica:

 

Você não vai encontrar HCG em farmacia comum tão cedo. Peça uma receita controlada pro seu médico pra manipular HCG, eu mesmo já usei e foi bom. Comprei de uma farmácia de manipulação de injetáveis de São Paulo. Mesma coisa com clomifeno, manda manipular que vai economizar uma graninha. Na época do tratamento a testo bateu 1200, a recuperação nos treinos era muito boa, sinto saudades haha 

Usei clomifeno por uns 8 meses seguido, dose de 50mg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 10:51, Felipe666 disse:

Mano, as vezes vc nem precisa tirar a testo pra ter o terceiro filho. Brandão em off pesado engravidou a esposa dele e isso acontece com vários bodybuilders.

Antes de ter tirado a testo, vc deveria ter feito um espermograma como o amigo acima disse.

 

Pois é, vi aqui que fiz o esmermograma em 2021 (durante TRT) e o resultado foi ruim (contagem de 5 milhões/mL, com 27% normais - a referência é maior que 15 milhões e maior que 30% normais). Ou seja, não totalmente zerado, mas abaixo do mínimo e com qualidade baixa. Teoricamente daria para engravidar, mas prefiro voltar ao natural e melhorar a qualidade dos espermatozoides (com outras práticas saudáveis também como melhorar alimentação, tirar alguns remédios, etc).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 10:55, juhchaos disse:

3 filhos é coragem ein mano... e dinheiro rsrs

 

mas filho é uma benção, boa sorte

 

Valeu, mano! 

 

Em 14/04/2024 em 13:27, BerasMaromba disse:

 

Com três herdeiros, grana não deve ser o problema, mas fica a dica:

 

Você não vai encontrar HCG em farmacia comum tão cedo. Peça uma receita controlada pro seu médico pra manipular HCG, eu mesmo já usei e foi bom. Comprei de uma farmácia de manipulação de injetáveis de São Paulo. Mesma coisa com clomifeno, manda manipular que vai economizar uma graninha. Na época do tratamento a testo bateu 1200, a recuperação nos treinos era muito boa, sinto saudades haha 

Usei clomifeno por uns 8 meses seguido, dose de 50mg.

 

Cara, realmente minha situação financeira é tranquila, mas longe de jogar dinheiro fora. Valeu pela dica. HCG em comprimido presta? Liguei para uma farmácia e eles não tem o injetável.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 10:36, wlox disse:

6 anos de trt e sua testo mínima após parar foi 170 por 1 semana e já voltou a subir, tudo em menos de 1 mês???

 

Esse post deveria ser fixado contra os "3dura/semana" falando q TRT não vale a pena e se parar "vai se fuder". 

 

Muito bom.

 

Exatamente! Pelos relatos que via, achei que essa saída da TRT seria muito mais longa e dolorosa.

Ainda não quero cantar vitória, mas está bem tranquilo por enquanto. Vou mantendo os posts dos exames aqui na medida que eu for fazendo para mostrar o desfecho para vocês.

Valeu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...