Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Oq é progressão de carga? E o que muda da pirâmide??


Um iniciante

Posts Recomendados

Estou iniciando na academia e estou com dúvidas, umas das dúvidas está no título, a "progressão de carga", procurei e procurei mas n entendi muito bem. Bem eh isso n tem muito d diferente é só uma dúvida d um iniciante, irei falar algumas dúvidas que eu tenho a relação da progressão de carga.

 

1- qual é o diferencial da progressão de carga e a pirâmide crescente

 

2- posso usar uma 3 ou 4 série de 12,10,8,6 ou tenho sempre q deixa as repetições em número. EX: 12,12,12,12?

 

3- Eu entendi q se passar do teto programado está na hora de progredir a carga, mas e quando tiver no meio termo? Continua fazer o exercício até chegar no teto de repetições?

 

4- poderia usar a pirâmide crescente no 1 exercícios do meu treino.?Ex: agachamento

 

5- se eu treino o mesmo músculo duas vezes na semana eu poderia fazer a progressão da seguinte forma. Ex: Fiz supino com 24kg na terça e no sábado fazer com  25kg. Ou seria mais seguro fazer progressão uma vez na semana para o corpo e a mente possa se adaptar??

 

No momento é isso 

Espero q vcs possa me ajudar pq eu estou quebrando a cabeça com essa dúvida.

Editado por Um iniciante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

qual é o diferencial da progressão de carga e a pirâmide crescente

Já falaram o que é progressão.

Pirâmide é você aumentar a carga ao longo das séries e diminuir o número de reps. Ex: Primeira série você falha com 15 reps, segunda com 12 reps, terceira com 8...

 

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

- posso usar uma 3 ou 4 série de 12,10,8,6 ou tenho sempre q deixa as repetições em número. EX: 12,12,12,12?

O que você preferir, vai de gosto. O que importa é chegar perto da falha para a série ser válida para hipertrofia.

 

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

Eu entendi q se passar do teto programado está na hora de progredir a carga, mas e quando tiver no meio termo? Continua fazer o exercício até chegar no teto de repetições?

Sim, progride reps. A ideia é justamente essa. Progredir repetições pro mesmo peso é uma forma de progressão assim como a evolução no peso pras mesmas reps.

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

- poderia usar a pirâmide crescente no 1 exercícios do meu treino.?Ex: agachamento

Sim, acho até bem válido usar no primeiro exercício pra não chegar logo de cara numa intensidade (carga) muito alta

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

se eu treino o mesmo músculo duas vezes na semana eu poderia fazer a progressão da seguinte forma. Ex: Fiz supino com 24kg na terça e no sábado fazer com  25kg. Ou seria mais seguro fazer progressão uma vez na semana para o corpo e a mente possa se adaptar??

Tente progredir geralmente 5 a 10% no máximo do que você fazia (isso é uma orientação geral, não leve ao pé da letra, tem exceções), para ser mais seguro, de 24 para 25 é tranquilo sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

Estou iniciando na academia e estou com dúvidas, umas das dúvidas está no título, a "progressão de carga", procurei e procurei mas n entendi muito bem. Bem eh isso n tem muito d diferente é só uma dúvida d um iniciante, irei falar algumas dúvidas que eu tenho a relação da progressão de carga.

 

1- qual é o diferencial da progressão de carga e a pirâmide crescente

 

2- posso usar uma 3 ou 4 série de 12,10,8,6 ou tenho sempre q deixa as repetições em número. EX: 12,12,12,12?

 

3- Eu entendi q se passar do teto programado está na hora de progredir a carga, mas e quando tiver no meio termo? Continua fazer o exercício até chegar no teto de repetições?

 

4- poderia usar a pirâmide crescente no 1 exercícios do meu treino.?Ex: agachamento

 

5- se eu treino o mesmo músculo duas vezes na semana eu poderia fazer a progressão da seguinte forma. Ex: Fiz supino com 24kg na terça e no sábado fazer com  25kg. Ou seria mais seguro fazer progressão uma vez na semana para o corpo e a mente possa se adaptar??

 

No momento é isso 

Espero q vcs possa me ajudar pq eu estou quebrando a cabeça com essa dúvida.

Progressão de carga é o aumento de carga numa série, aumento de repetições, melhora da técnica, já pirâmide crescente é vc aumentar a carga durante a série até chegar em uma série de trabalho. 

 

Poder vc pode, não é uma regra, é normal o número de repetições cair ao decorrer das séries, por isso é bom descansar bastante.. aí sim com certeza vai conseguir ao menos manter ou perder menos desempenho.

 

Você pode progredir carga quando chegar em um número estipulado de repetições.. tipo 10-12 aí você pode aumentar.. desde que tenha uma técnica do movimento decente e antes de progredir é interessante fazer trabalho de mobilidade, alongamentos/ série de aquecimento, preparatórias e por fim a de trabalho que vc irá aumentar carga.

 

Sim acho válido usar no começo do treino, ja que no final vai estar mais fadigado, importante periodizar para que não cai tanto o desempenho no final do treino.

 

Poder você pode, desde que vc respeite a si mesmo, está em um dia bom?, vai conseguir manter a mesma ou próxima da faixa de repetições?, vai manter uma boa técnica? Vale fazer um trabalho de aquecimento/mobilidade e séries de reconhecimento antes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2024 em 18:05, Um iniciante disse:

1- qual é o diferencial da progressão de carga e a pirâmide crescente

 

Progressão de carga é o aumento da carga/reps ao longo das semanas. Pirâmide crescente seria um aumento da carga e a diminuição da reps dentro de um exercício. 
 

2- posso usar uma 3 ou 4 série de 12,10,8,6 ou tenho sempre q deixa as repetições em número. EX: 12,12,12,12?

 

Trabalhe com faixa de repetições. 6-8, 8-10, 10-12, 12-15.

Se fizer as mesmas repetições em todas as séries, está trabalhando muito aquém da sua capacidade nas primeiras séries, concorda?

 

3- Eu entendi q se passar do teto programado está na hora de progredir a carga, mas e quando tiver no meio termo? Continua fazer o exercício até chegar no teto de repetições?

 

Continua até chegar no teto. 

 

4- poderia usar a pirâmide crescente no 1 exercícios do meu treino.?Ex: agachamento

 

Sim. Isso pode servir como aquecimento. 

 

5- se eu treino o mesmo músculo duas vezes na semana eu poderia fazer a progressão da seguinte forma. Ex: Fiz supino com 24kg na terça e no sábado fazer com  25kg. Ou seria mais seguro fazer progressão uma vez na semana para o corpo e a mente possa se adaptar??

 

Varia. Isso não tem regra. Aumente a carga quando bater o teto de repetições e estiver com boa execução (até uns 80% do movimento perfeito, é válido).  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...