Postado 2/01/2024 às 13:09 01/2, 2024 Heavy Duty popularizado por Mike Mentzer é uma das formas de musculação pouco ortodoxa que já vi. Uma séria no máximo com 10 repetições com o maior peso possível que você possa fazer nessa faixa, até atingir a falha e só voltar daqui uma semana. Achei interessante alguns dos princípios que anotei, e vou listá-los aqui: Deve treinar os músculos maiores para os menores (ORDEM: coxa -> panturrilha -> costas -> peitoral -> ombro -> tríceps -> bíceps -> abdômen); Na região do corpo que irá treinar, primeiro irá treinar isoladamente (uma espécie de aquecimento) aumentando a carga progressivamente até chegar no SUPERSET, um composto que irá dar tudo de si até atingir a falha; Sempre fazer os movimentos perfeitos e com amplitude completa; Quando o músculo estiver contraído fazer uma pausa de 2 segundos; 4-2-4 é a cadência ideal. Raciocinando essa maneira de treinar, pensei em como adapta-lo para a calistenia, que é mais difícil. Ficou mais ou menos assim: Treinos isolados são difíceis de praticar na calistenia, a maioria são compostos, então fazer algum exercício "mais fácil" com 2 séries aumentando sua dificuldade ou peso junto ao corpo. Até chegar no SUPERSET, no qual você faz o que for mais difícil para aquele grupo muscular (Ex: flexão - flexão - flexão diamante até a falha); Manter a cadência 4-2-4; Movimentos perfeitos e amplitude completa é um principio básico; 3-4 dias de descanso (segunda - A, terça - B, quarta - C, quinta - descanso, sexta - A ... / segunda - A, terça - B, quarta - C, quinta - descanso , sexta - descanso, sábado - A ...). Mas gostaria de ouvir a opinião dos meus nobres, sei que não são lá praticantes de calistenia, mas suas opiniões podem ajudar bastante.
Postado 2/01/2024 às 13:31 01/2, 2024 Acho meio perigoso unir os 2. Na academia vc poe o peso nas maquinas ou na barra e neles tem certos acessórios para segurança do usuário. Logo, ao meu ver, o peso nos exercicios pra calistenia irão estar ligados diretos no seu corpo, o que pode ocasionar em um acidente caso vc erre na medida da carga e algum musculo falhe de maneira/hora indesejada. O único exercicio que é de calistenia que vi o Mike usando é barra paralela, que da pra usar peso de maneira relativamente segura. Outro seria barra fixa com carga tbm. De resto, creio que a segurança vai ser complicado pois, do que vi na calistenia, se utiliza vários angulos desfavoraveis pro corpo nas execuções. Minha opinião seria de adicionar peso na calistenia, devagar e de modo seguro, porém não aplicar o método heavy duty. Mas posso estar errado, pois não tenho experiência em calistenia.
Postado 2/01/2024 às 13:37 01/2, 2024 em sua essencia os dois já se contradizem no que entregar ao participante, calistenia tem objetivo desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade. O HIT tem o objetivo de hipertrofia.
Crie uma conta ou entre para comentar