Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sono profundo - Procurando o equilibrio ideal.


Posts Recomendados

Fala galera! Tudo certinho?

 

De uns tempo para cá comecei a analisar o meu sono, antes e pós iniciar com recursos ergogênicos.

 

Atualmente estou com 500mg Enantato semana 2x. ( a 2 semanas nessa subida ) Porém estava 16/s com 250mg enan 1x

Antes dos recursos, conseguia dormir bem, mesmo após um treino pesado, o excesso de fadiga ajudava a desligar mais rápido e de maneira mais profunda.

 

Após iniciar com os recursos, lá pela 4º semana percebi alterações no sono significativas.

Comecei a monitorar o meu sono através de apps conectados ao smartwatch, e percebi que o meu sono REM continua ok. Consigo ter horas suficientes para limpar a cabeça do dia anterior, e consigo sentir isso no dia a dia, mas o sono profundo não passa mais de 2 horas se somar todos os picos e vales do sono.

 

A testo deixou o meu corpo em estado de alerta meio que constante, como se eu sempre estivesse pronto para fazer alguma coisa/atividade, o que até ficar na cama se torna exaustivo.

 

Psicologicamente, percebi que tenho sonhos mais vividos, a ponto de falar durante a noite dependendo do cansaço, coisa que não fazia anteriormente. kkkk

 

Uma das estratégias que adotei, é dormir curtos períodos fracionados durante o dia, incluindo nos dias de descanso, assim consigo manter o meu corpo estimulado com a quantidade necessária de exercício e consigo descansar por mais tempo. Em resumo, surgiu uma oportunidade para dormir, não penso 2x.

 

Psicologicamente, não é algo que não consiga suportar, porém a recuperação muscular após o quarto dia de treino já esta prejudicada. Uma fadiga maior, cansaço mental, dependendo da dieta uma certa irritabilidade.

 

Recentemente, fiquei doente, no qual fiquei 10 dias afastado dos treinos, durante este período consegui voltar a dormir bem, mantive o cronograma de aplicação, dieta e horário/quantidade de sono

 

Porém após  retornar aos treinos, no 2° dia, o meu sono já estava uma bagunça novamente. O que me levou a perceber que o recurso sozinho não gera tanto males, ( se tratando de sono ) mas sim a combinação intensidade x estimulo x potencialização do recurso.

 

O que eu acredito que quem esta fazendo uma TRT, ou uso supra-fisilógico, com um treino menos intenso visto a proporção força x recurso, deve conseguir administrar melhor o sono.

 

Não faço uso de estimulantes, isso inclui cafeína, efedrina ou afins. Simplesmente não gosto.

Não utilizo pré treinos, gosto de treinar focado e no arrebento mesmo.

 

Agora o ponto fino é consegui encontrar uma forma de manter a intensidade dos treinos, a quantidade dos recursos, junto com a qualidade do sono.

Saudades de dormir 08 hrs seguidas kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A tendência é adaptar até chegar em uma homeostase. Só pegar a libido como base, todo mundo que começa a usar sente (normalmente) um aumento grande na libido, aí passam-se uns meses e as coisas estabilizam. Não vai mais sentir esse alerta constante.

 

Mas sim, excesso de intensidade vai prejudicar sua vida em um contexto geral, ninguém tá falando pra você treinar fofo, mas dificilmente você pode dedicar os pilares da sua vida pro treino, acredito que aqui a maioria trabalha e estuda, quando não é o pessoal que é coach e faz o dia todo de acompanhamento presencial e de noite vai ajudar os alunos do online.


Você tá tendo sinais de fadiga, pode ter sido azar essa de ficar doente, mas com o contexto geral parece que você tá em um nível constante de certo estresse, seja pelo cortisol ou rotina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu to usado o galaxy watch 6 e nunca tive mais de 1:30 de sono profundo. Olha q tomo Magnésio, ashawaganda e melatonina, as vezes até um chazinho kkkk. Minha média de profundo é 1h, um pouco mais.

 

Pelo que tenho estudado, usar testo mexe com ciclo cicardiano. A produção natural não é constante, por isso alguns coachs orientam aplicar tsd pela manhã, para tentar deixar o mais próximo possível do normal. Se bem q furar tsd deve ser meio tenso tbm. Quando é TRT alguns ainda optam por SC já que aplicando tsd o volume seria mínimo.

 

O fator de recuperação da testo supraf é a nível muscular, enquanto a recuperação mental depende do sono. Creio que esse é o maior fator que diferencia o atleta do trabalhador, podem tomar a mesma coisa, ou até mais, fazer a mesma dieta, etc. Só que a pessoa normal vai ter o estresse do trabalho, vai gastar energia mental ali.

 

Dormir um sábado/domingo a tarde tbm sinto que ajuda, mas não da pra exagerar, 1:30-talvez 2h acho que seria o limite para não atrapalhar o sono a noite.

 

Sugiro q vc começe a periodizar o treino, faça higiene no sono, e use mais alguma coisa para ajudar a pegar no sono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 em 11:09, surf disse:

Pelo que tenho estudado, usar testo mexe com ciclo cicardiano. A produção natural não é constante, por isso alguns coachs orientam aplicar tsd pela manhã, para tentar deixar o mais próximo possível do normal. Se bem q furar tsd deve ser meio tenso tbm. Quando é TRT alguns ainda optam por SC já que aplicando tsd o volume seria mínimo.

O caso mais extremo que eu vi de tentar otimizar TRT foi do Derek do MPMD onde era TSD e além disso entre 8-10h da manhã pra mimicar a produção natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 em 11:19, GordãoLanches disse:

O caso mais extremo que eu vi de tentar otimizar TRT foi do Derek do MPMD onde era TSD e além disso entre 8-10h da manhã pra mimicar a produção natural.

 

Acho que aquele carinha que ta gastando milhões com antiaging ta fazendo isso tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 em 11:09, surf disse:

Cara eu to usado o galaxy watch 6 e nunca tive mais de 1:30 de sono profundo. Olha q tomo Magnésio, ashawaganda e melatonina, as vezes até um chazinho kkkk. Minha média de profundo é 1h, um pouco mais.

 

Pelo que tenho estudado, usar testo mexe com ciclo cicardiano. A produção natural não é constante, por isso alguns coachs orientam aplicar tsd pela manhã, para tentar deixar o mais próximo possível do normal. Se bem q furar tsd deve ser meio tenso tbm. Quando é TRT alguns ainda optam por SC já que aplicando tsd o volume seria mínimo.

 

O fator de recuperação da testo supraf é a nível muscular, enquanto a recuperação mental depende do sono. Creio que esse é o maior fator que diferencia o atleta do trabalhador, podem tomar a mesma coisa, ou até mais, fazer a mesma dieta, etc. Só que a pessoa normal vai ter o estresse do trabalho, vai gastar energia mental ali.

 

Dormir um sábado/domingo a tarde tbm sinto que ajuda, mas não da pra exagerar, 1:30-talvez 2h acho que seria o limite para não atrapalhar o sono a noite.

 

Sugiro q vc começe a periodizar o treino, faça higiene no sono, e use mais alguma coisa para ajudar a pegar no sono

 

cara obrigado pela resposta.

 

Na real eu aceitei que esse é o novo " normal " kkkk.

 

Pensei seriamente em investir em algo, mas não é nada insuportável, então imaginei que seria uma grana jogada fora no qual poderia aplicar em algo 👀👀👀 Alguns dias são mais difíceis, mas tudo certo. Esses fitoterápicos para sono não me passam credibilidade alguma kkkk acho muito placebo.

Talvez funcione para um determina grupo de pessoas, mas seria o mesmo que tomar um chá de camomila, precisava de uns estudos científicos para verificar.

Tenho uma amigo suplementando magnésio, ajudou nas dores cronicas gerais que ele possuia, e em consequência melhorou o sono!


E analisando de maneira consciente, é tentar fazer uma limpeza do sono conforme você comentou e ficando mais de boa com o estresse do dia a dia já tem ajudado.

 

Ter uma mulher ajuda a manter as coisas mais calmas, então por hora tem dado boa. ( as vezes nem tão calmas kk )

 

Caso mude o protocolo ou sinta algo diferente no sono, venho aqui complementar o post!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 em 11:02, GordãoLanches disse:

A tendência é adaptar até chegar em uma homeostase. Só pegar a libido como base, todo mundo que começa a usar sente (normalmente) um aumento grande na libido, aí passam-se uns meses e as coisas estabilizam. Não vai mais sentir esse alerta constante.

 

Mas sim, excesso de intensidade vai prejudicar sua vida em um contexto geral, ninguém tá falando pra você treinar fofo, mas dificilmente você pode dedicar os pilares da sua vida pro treino, acredito que aqui a maioria trabalha e estuda, quando não é o pessoal que é coach e faz o dia todo de acompanhamento presencial e de noite vai ajudar os alunos do online.


Você tá tendo sinais de fadiga, pode ter sido azar essa de ficar doente, mas com o contexto geral parece que você tá em um nível constante de certo estresse, seja pelo cortisol ou rotina.

 

Preciso na sua analise!
Obrigado pela resposta.

 

Comecei a diversificar as atividades para liberar mais serotonina/dopamina nos dias de descanso. Melhorou muito meu sono.

 

Me tornei o amigo dos hobbys kkk Escalada, caminhada, fazer mais piada 5 serie, ver os amigos de vez em quando.

 

Estar feliz ou não, afeta diretamente a saúde do sono Nunca tinha considerado isso, visto que sempre dormia bem e pesado, triste ou feliz, ansioso ou não.

 

Mas o empilhamento de uma maior intensidade fisica, junto dos recursos, me fez verificar que a nossa mente sente bastante a ultrapassagem desses limites.

 

Por isso vejo alguns marombas irritados, tristes e afins. O cara entra numa rotina insana de dieta e treino e esquece da vida no geral.

 

Eu acredito que tem como você direcionar essa raiva normal da testo - Não sei com trembo, quero segurar um pouco para testar ela.

 

E nessa fase falar que o sexo é hobby é difícil, pq o cara ta sempre querendo, mesmo em baixa. Basta engatar uma duas que pronto, nem lembra que tinha problema de libido kkkkk Ai se o cara fica 1 semana sem, ja ta surtando, e quando transando entra no novo normal kkkk

 

Ser marombeiro é o supra sumo da vida, bom demais kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 em 11:09, surf disse:

A produção natural não é constante, por isso alguns coachs orientam aplicar tsd pela manhã, para tentar deixar o mais próximo possível do normal.

o pico sanguíneo da testo é de 8 a 10 horas, ai nao faz muito sentido pois vai bater de tarde/noite, nesse raciocínio teria que aplicar antes de dormir pra ter o pico de manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...