Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aorta dilatada. E agora?


VilmarNunes
Ir para solução Solucionado por Sucessor do Cbum ,

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Sou natural, sempre fiz exercício físico (períodos de maior e outros de menor intensidade) mas, natação, basquete, musculação, surf, JJ, corrida, futebol...

Depois de uns 2 anos q estava parado (pandemia, filho recém nascido...), fazia agora uns 6 meses que tinha voltado para a academia, tentando pegar mais forte, com mais disciplina e tal.

Fui fazer uns exames de rotinha no cardiologista, nunca tinha ido, e apareceu no ECOCARDIOGRAMA TRANSTORACICO a medida da aorta um pouco fora dos parâmetros desejados (39mm, a qual era para estar de 20 a 37mm).

Cardiologista falou que meus exames estavam tudo certo (sangue, esteira...), menos essa medida da aorta que teria que ser acompanhada (fazer outro exame em um ano), mas ele não recomendaria treinos de hipertrofia.

Falou que pode ter sido de algum treinamento intenso no decorrer da vida ou poderia estar aumentando agora, por isso o acompanhamento.

Fui ectomorfo, já tive 18kg a menos com essa minha altura (1,90), mas nunca cresci muito também, máximo que cheguei foi em 95kg com uns 17% BF 

 

E agora? Estava querendo intensificar os treinos, ganhar um peso magro, talvez em 1-2 anos entrar com uma Testo.

 

Alguém com algum relato parecido? Alguma ideia?

Porque ir para academia para fazer cardio e treinar leve também nem dá vontade né.

 

 

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORACICO
Altura 190 cm
Peso 92 kg

Idade: 40

BF 20%
Superfície Corporal 2,193 m²


Parâmetros Estruturais:
Aorta (Diâmetro de Raiz) 39 mm                                       20 a 37 mm
Átrio Esquerdo 38 mm                                                          20 a 40 mm
Diâmetro Ventricular Direito                                                21 a 35 mm
Diâmetro Diastólico Final do VE 54 mm                             35 a 56 mm
Diâmetro Sistólico Final do VE 34 mm                                 25 a 40 mm
Espessura Diastólica do Septo 09 mm                              07 a 11 mm
Espessura Diastólica da PPVE 08 mm                                  07 a 11 mm
Diâmetro da Via de Saída do VE                                         18 a 22 mm
Volume do Átrio Esquerdo Indexado 30 ml/m²                     < 34 ml/m²

 

Raiz aórtica com diâmetro limítrofe para a superfície corpórea. Aorta ascendente mede 3,5cm. Arco aórtico sem
anormalidades anatômicas. 

Editado por VilmarNunes
ortografia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 19/06/2023 em 19:37, Baiano17 disse:

Recomendo uma segunda opinião de outro cardiologista porque provavelmente houve algum erro no exame. A aorta dificilmente remodela, tanto é que é utilizada em razões de mensuração morfológica do coração justamente por isso, por ser uma "constante". 

 

Seria mais refazer o exame então.

 

Do que eu andei lendo, não tendo outros indicadores de saúde, sangue, pressão... não teria problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2023 em 18:55, VilmarNunes disse:

Boa tarde pessoal.

 

Sou natural, sempre fiz exercício físico (períodos de maior e outros de menor intensidade) mas, natação, basquete, musculação, surf, JJ, corrida, futebol...

Depois de uns 2 anos q estava parado (pandemia, filho recém nascido...), fazia agora uns 6 meses que tinha voltado para a academia, tentando pegar mais forte, com mais disciplina e tal.

Fui fazer uns exames de rotinha no cardiologista, nunca tinha ido, e apareceu no ECOCARDIOGRAMA TRANSTORACICO a medida da aorta um pouco fora dos parâmetros desejados (39mm, a qual era para estar de 20 a 37mm).

Cardiologista falou que meus exames estavam tudo certo (sangue, esteira...), menos essa medida da aorta que teria que ser acompanhada (fazer outro exame em um ano), mas ele não recomendaria treinos de hipertrofia.

Falou que pode ter sido de algum treinamento intenso no decorrer da vida ou poderia estar aumentando agora, por isso o acompanhamento.

Fui ectomorfo, já tive 18kg a menos com essa minha altura (1,90), mas nunca cresci muito também, máximo que cheguei foi em 95kg com uns 17% BF 

 

E agora? Estava querendo intensificar os treinos, ganhar um peso magro, talvez em 1-2 anos entrar com uma Testo.

 

Alguém com algum relato parecido? Alguma ideia?

Porque ir para academia para fazer cardio e treinar leve também nem dá vontade né.

 

 

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORACICO
Altura 190 cm
Peso 92 kg

Idade: 40

BF 20%
Superfície Corporal 2,193 m²


Parâmetros Estruturais:
Aorta (Diâmetro de Raiz) 39 mm                                       20 a 37 mm
Átrio Esquerdo 38 mm                                                          20 a 40 mm
Diâmetro Ventricular Direito                                                21 a 35 mm
Diâmetro Diastólico Final do VE 54 mm                             35 a 56 mm
Diâmetro Sistólico Final do VE 34 mm                                 25 a 40 mm
Espessura Diastólica do Septo 09 mm                              07 a 11 mm
Espessura Diastólica da PPVE 08 mm                                  07 a 11 mm
Diâmetro da Via de Saída do VE                                         18 a 22 mm
Volume do Átrio Esquerdo Indexado 30 ml/m²                     < 34 ml/m²

 

Raiz aórtica com diâmetro limítrofe para a superfície corpórea. Aorta ascendente mede 3,5cm. Arco aórtico sem
anormalidades anatômicas. 

 

Amigo, essa resposta vc não vai encontrar em fórum. Procure mais 2 cardios, de preferência especializados em esporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2023 em 16:36, Vitor_Maromba disse:

 

Amigo, essa resposta vc não vai encontrar em fórum. Procure mais 2 cardios, de preferência especializados em esporte.

 

Em 20/06/2023 em 16:53, Samart disse:

porra perguntar isso aqui é doidera kkkk

 

Sim, sim

 

Já ia marcar um outro cardiologista ontem, mas estou atrás de algum mais ligado ao esporte.

A questão aqui seria mais para pegar informações com os entendidos do fórum para poder argumentar algumas ideias com o médico.

Não simplesmente aceitar o que o cara disse, pois sabemos da desinformação de alguns médicos e o preconceito contra a maromba.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vai precisar consultar um cardiologista com especialidade esportiva se quiser um prognóstico mais acurado e saber qual será a repercussão dessa anormalidade.

 

Pessoas fisicamente ativas, com histórico de anos em exercícios principalmente intensos, podem sofrer com algumas adaptações cardíacas e vasculares, mas normalmente não oferece risco à saúde.

 

Tem o Luciano Reges que é cardio dessa área, talvez ele te dê alguma direção e se vc não conseguir uma consulta com ele, pede uma indicação de outro médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...