Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Prolactina muito alta


Mousetwo

Posts Recomendados

Boa noite, decidi fazer um exame de sangue por ter (o que eu acredito ser) gineco desde a adolescência. Nunca fiz uso de nenhum hormônio, embora eu tenha 2 dos colaterais (calvíce e gineco, obrigado genética). Fiquei um tanto preocupado com o resultado pois a prolactina está muito alta e estradiol também. Vou retornar no médico, mas pelos relatos que leio aqui tenho medo do que esse médico pode passar e queria me precaver um pouco (fiquei um tempo sem entrar e perdi minha outra conta, tive que criar essa). Vou colocar só o que parece ser importante pelo pouco que entendo. Dihidrotestosterona e Androstenediona ainda não sairam o resultado.

 

HORMONIO TIROESTIMULANTE (TSH), soro
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
1,2 mUI/L                     20 - 59 a: 0,45 a 4,5 mUI/L

 

TIROXINA (T4) LIVRE, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
1,1 ng/dL                     Acima de 20 a: 0,9 a 1,7 ng/dL

 

ANTICORPOS ANTI-PEROXIDASE TIROIDIANA, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
inferior a 34 U/mL                 Inferior a 34 U/mL

 

HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE (FSH), plasma
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
2,6 UI/L                           Homens: até 10,0 UI/L

HORMONIO LUTEINIZANTE (LH), plasma
Método: Eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
5,8 UI/L                           Homens: até 9,0 UI/L

 

ESTRADIOL, plasma
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
4,9 ng/dL                     Homens: 1,1 a 4,3 ng/dL

 

TESTOSTERONA, plasma
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência

RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA

639 ng/dL                          Homens: 240 a 816 ng/dL

 

GLOBULINA LIGADORA DE HORMONIOS SEXUAIS(SHBG), plasma
Método: Eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA ( nmol/L )
                         IDADE:          FEMININO:     MASCULINO:

                         Adultos: 
21 nmol/L                Até 49 anos  :   32 - 128      18 - 54
                         Acima 50 anos:   27 - 128      21 - 77

 

CORTISOL, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                          VALOR DE REFERÊNCIA
14,2 microg/dL                     Para condições basais
                                   Entre  7 e  9 h: 6,0 a 18,4 microg/dL
Colhido às 09:00 horas.            Entre 16 e 17 h: 2,7 a 10,5 microg/dL

 

SULFATO DE DEHIDROEPIANDROSTERONA (DHEA-S), soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
                              Para condições basais (em microg/dL)
                                                  MULHERES    HOMENS
                              10 a 14 anos    :   34 a 280    24 a 247
                              15 a 19 anos    :   65 a 368    70 a 492
259 microg/dL                 20 a 34 anos    :   99 a 407   160 a 492
                              35 a 44 anos    :   61 a 337    89 a 427
                              45 a 64 anos    :   19 a 256    44 a 331

 

PROLACTINA, soro
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
38 microg/L                        Homens: até 20 microg/L

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Passando pra atualizar (só dessa vez, não vou ficar upando o tópico toda hora) comprei cabergolina pq essa prolactina tá realmente me preocupando, provavelmente só vai ter endócrino pra marcar pelo plano daqui uns meses e não queria esperar até lá. Tomei 0.25mg.

 

Algumas outras informações que talvez sejam relevantes:

24 anos, 1.84 e 80kg. Nunca fui obeso, mas minha composição corporal sempre foi uma porcaria. Academia 6x por semana (gosto de manter rotina) cardio 4x por semana faz quase 1 ano. Nunca fiz uso de nenhum remédio de forma contínua que eu lembre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2023 em 18:46, Mousetwo disse:

Boa noite, decidi fazer um exame de sangue por ter (o que eu acredito ser) gineco desde a adolescência. Nunca fiz uso de nenhum hormônio, embora eu tenha 2 dos colaterais (calvíce e gineco, obrigado genética). Fiquei um tanto preocupado com o resultado pois a prolactina está muito alta e estradiol também. Vou retornar no médico, mas pelos relatos que leio aqui tenho medo do que esse médico pode passar e queria me precaver um pouco (fiquei um tempo sem entrar e perdi minha outra conta, tive que criar essa). Vou colocar só o que parece ser importante pelo pouco que entendo. Dihidrotestosterona e Androstenediona ainda não sairam o resultado.

 

HORMONIO TIROESTIMULANTE (TSH), soro
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
1,2 mUI/L                     20 - 59 a: 0,45 a 4,5 mUI/L

 

TIROXINA (T4) LIVRE, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
1,1 ng/dL                     Acima de 20 a: 0,9 a 1,7 ng/dL

 

ANTICORPOS ANTI-PEROXIDASE TIROIDIANA, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
inferior a 34 U/mL                 Inferior a 34 U/mL

 

HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE (FSH), plasma
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
2,6 UI/L                           Homens: até 10,0 UI/L

HORMONIO LUTEINIZANTE (LH), plasma
Método: Eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
5,8 UI/L                           Homens: até 9,0 UI/L

 

ESTRADIOL, plasma
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
4,9 ng/dL                     Homens: 1,1 a 4,3 ng/dL

 

TESTOSTERONA, plasma
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência

RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA

639 ng/dL                          Homens: 240 a 816 ng/dL

 

GLOBULINA LIGADORA DE HORMONIOS SEXUAIS(SHBG), plasma
Método: Eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA ( nmol/L )
                         IDADE:          FEMININO:     MASCULINO:

                         Adultos: 
21 nmol/L                Até 49 anos  :   32 - 128      18 - 54
                         Acima 50 anos:   27 - 128      21 - 77

 

CORTISOL, soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                          VALOR DE REFERÊNCIA
14,2 microg/dL                     Para condições basais
                                   Entre  7 e  9 h: 6,0 a 18,4 microg/dL
Colhido às 09:00 horas.            Entre 16 e 17 h: 2,7 a 10,5 microg/dL

 

SULFATO DE DEHIDROEPIANDROSTERONA (DHEA-S), soro
Método: Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
RESULTADO                     VALORES DE REFERÊNCIA
                              Para condições basais (em microg/dL)
                                                  MULHERES    HOMENS
                              10 a 14 anos    :   34 a 280    24 a 247
                              15 a 19 anos    :   65 a 368    70 a 492
259 microg/dL                 20 a 34 anos    :   99 a 407   160 a 492
                              35 a 44 anos    :   61 a 337    89 a 427
                              45 a 64 anos    :   19 a 256    44 a 331

 

PROLACTINA, soro
Método: Ensaio eletroquimioluminométrico
RESULTADO                          VALORES DE REFERÊNCIA
38 microg/L                        Homens: até 20 microg/L

 

 

Vc certamente está com % elevado de gordura, sua alimentação pelo peso e relato do que já treina a 1 ano deve estar uma merda.

 

Olharia primeiro pra ela antes. Essa cabergolina que tomou vai baixar pouco a sua prolactina, mas não vai resolver nada se não olhar pros outros fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, existem outras medicações que podem aumentar a prolactina, como antidepressivos. Vi ali que você relatou não fazer uso de nenhum medicamento mas, para confirmar, é medicamento em geral mesmo ou hormônios ao que você estava se referindo?

 

Sobre ter gineco desde a adolescência.. se tem, tratamento é operando. Depois de um ano da ginecomastia instalada não tem mais medicação que vá fazer ela desaparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2023 em 19:51, Vitor_Maromba disse:

 

Vc certamente está com % elevado de gordura, sua alimentação pelo peso e relato do que já treina a 1 ano deve estar uma merda.

 

Olharia primeiro pra ela antes. Essa cabergolina que tomou vai baixar pouco a sua prolactina, mas não vai resolver nada se não olhar pros outros fatores.

Minha dieta: https://ibb.co/nCqKDPk

Eu mesmo que fiz e admito que o lanche da tarde não é dos melhores, mas eu não acho que seja tão ruim assim no geral.

Como eu disse tenho gineco desde a adolescência, nessa época eu pesava em torno de 65kgs, isso tendo 1.84 de altura, pele e osso. Antes de começar a academia eu pesava 74kg e nesse ano (na verdade foram 10 meses) ganhei esses 6kg fazendo essa dieta (que na verdade não foi exatamente essa desde o início, fui adaptando com o tempo, mas já to com essa aí fazem uns meses).

 

Em 14/04/2023 em 20:02, ArthurFGM disse:

Olha, existem outras medicações que podem aumentar a prolactina, como antidepressivos. Vi ali que você relatou não fazer uso de nenhum medicamento mas, para confirmar, é medicamento em geral mesmo ou hormônios ao que você estava se referindo?

 

Sobre ter gineco desde a adolescência.. se tem, tratamento é operando. Depois de um ano da ginecomastia instalada não tem mais medicação que vá fazer ela desaparecer.

 

Me refiro a medicamentos em geral mesmo, nunca tomei absolutamente nada que possa alterar hormônios. Sinceramente não tô tão preocupado com a gineco em questão de aparência, dá pra levar por enquanto, o que me preocupa mesmo é essa prolactina astronômica e estradiol alto. Agora me veio uma dúvida, o desbalanço hormonal causa gineco, mas o contrário também é verdade? Poderia a gineco causar o desbalanço hormonal?

Editado por Mousetwo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2023 em 20:09, Mousetwo disse:

Minha dieta: https://ibb.co/nCqKDPk

Eu mesmo que fiz e admito que o lanche da tarde não é dos melhores, mas eu não acho que seja tão ruim assim no geral.

Como eu disse tenho gineco desde a adolescência, nessa época eu pesava em torno de 65kgs, isso tendo 1.84 de altura, pele e osso. Antes de começar a academia eu pesava 74kg e nesse ano (na verdade foram 10 meses) ganhei esses 6kg fazendo essa dieta (que na verdade não foi exatamente essa desde o início, fui adaptando com o tempo, mas já to com essa aí fazem uns meses).

 

 

Me refiro a medicamentos em geral mesmo, nunca tomei absolutamente nada que possa alterar hormônios. Sinceramente não tô tão preocupado com a gineco em questão de aparência, dá pra levar por enquanto, o que me preocupa mesmo é essa prolactina astronômica e estradiol alto. Agora me veio uma dúvida, o desbalanço hormonal causa gineco, mas o contrário também é verdade? Poderia a gineco causar o desbalanço hormonal?

 

Vc toma algum remédio de forma crônica ou se masturba demais?

 

Se a resposta for não para ambas, procure um bom endócrino e peça pra investigar sua hipofise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2023 em 20:48, Vitor_Maromba disse:

 

Vc toma algum remédio de forma crônica ou se masturba demais?

 

Se a resposta for não para ambas, procure um bom endócrino e peça pra investigar sua hipofise.

Só o que tomava de forma crônica era um multivitamínico por ter vit D baixa uns anos atrás, nenhum remédio. Sobre masturbação... talvez... vou diminuir. O problema do endócrino é que plano de saúde tá uma coisa muito complicada, esse que me passou o exame mal olhou pra minha cara, além de que sempre demora pra achar vaga. De qualquer maneira vou voltar nele e pedir pra investigar isso e retorno aqui.

 

Em 14/04/2023 em 21:00, Sazonal disse:

sempre fez esportes?

Não, meio da pandemia subi numa esteira e vi que tava sedentário demais e aí tomei vergonha na cara, comecei com cardio em casa mesmo e depois passei pra academia quando melhorou a questão da pandemia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2023 em 21:25, Mousetwo disse:

Só o que tomava de forma crônica era um multivitamínico por ter vit D baixa uns anos atrás, nenhum remédio. Sobre masturbação... talvez... vou diminuir. O problema do endócrino é que plano de saúde tá uma coisa muito complicada, esse que me passou o exame mal olhou pra minha cara, além de que sempre demora pra achar vaga. De qualquer maneira vou voltar nele e pedir pra investigar isso e retorno aqui.

 

Não, meio da pandemia subi numa esteira e vi que tava sedentário demais e aí tomei vergonha na cara, comecei com cardio em casa mesmo e depois passei pra academia quando melhorou a questão da pandemia.

Cara, ela não ta em um valor astronômico com você esta achando. Sim, está mais alto que o valor de referência..

 

Você tem algum sintoma clínico? Talvez algo que já aconce há muito tempo e que você sempre achou estranho mas considera ''ser seu'' já.. algo assim.

 

Existem sim muitas doenças que podem cursar com o aumento da prolactina mas, muitas vezes, elas também tem clínica além de alterações em outros exames. Seria interessante retornar ao médico e fazer dessa vez um exame laboratorial um pouco mais completo além de repetir essa prolactina e ver se o valor vai estar normal ou novamente alterado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2023 em 18:46, Mousetwo disse:

Boa noite, decidi fazer um exame de sangue por ter (o que eu acredito ser) gineco desde a adolescência. Nunca fiz uso de nenhum hormônio, embora eu tenha 2 dos colaterais (calvíce e gineco, obrigado genética). Fiquei um tanto preocupado com o resultado pois a prolactina está muito alta e estradiol também. Vou retornar no médico, mas pelos relatos que leio aqui tenho medo do que esse médico pode passar e queria me precaver um pouco (fiquei um tempo sem entrar e perdi minha outra conta, tive que criar essa). Vou colocar só o que parece ser importante pelo pouco que entendo. Dihidrotestosterona e Androstenediona ainda não sairam o resultado.

 

 

Primeiro: Você acredita ter ginecomastia sem nunca ter feito algum exame específico ao que parece. Para não ficar apenas no "eu acredito" você deveria ir a um médico competente para que ele possa avaliar se realmente é gineco ou não.

 

Segundo: Se o seu médico for um profissional competente, se ele te esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre sua saúde de forma geral e também sobre os hormônios e ciclos que porventura ele possa te recomendar, não há motivos para ter medo do que ele possa receitar.

 

Você deveria ter mais medo de tomar decisões baseado apenas em opiniões de colegas de fórum que não tem o conhecimento suficiente sobre sua fisiologia, seu estilo de vida, dieta, sono... e muito menos conhecimentos científicos na profundidade que um médico competente e experiente tem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...